This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Andrea Sugai Mortoza
Citações | SUGAI, A.;Sugai, Andréa;SUGAI, ANDREA;MORTOZA, A. S.;MORTOZA, Andrea;MORTOZA, ANDREA SUGAI |
Curso/Programa | Nutrição |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências da Saúde :: Nutrição |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Política Social
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1998 a 2001 - Nutrição
Universidade Federal da Bahia - Especialização - Periodo: 2006 a 2008 - Nutrição Clínico-Funcional
Universidade Cruzeiro do Sul - Centro de Ensino Valeria Paschoal - Graduação - Periodo: 1987 a 1991 - Nutrição
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- (ABRASCO) Associação Brasileira de Saúde Coletiva- / Periodo: 2012 a atual
- Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ)- / Periodo: 2008 a 2009
- DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde- / Periodo: 2016 a atual
- Developing World Bioethics- / Periodo: 2009 a 2009
- Hospital Universitário de Brasília- / Periodo: 1991 a 1992
- Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2008 a 2009
- Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2008 a 2009
- Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2007 a 2009
- Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2008 a 2008
- Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição- / Periodo: 2012 a atual
- Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição- / Periodo: 2011 a atual
- Rede SARAH de Hospitais do Aparelho Locomotor- / Periodo: 1992 a 2004
- Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde- / Periodo: 2013 a atual
- Revista de Nutrição (Impresso)- / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a 2007
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a atual
- Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2012 a atual
Linha de Pesquisa
- Alergia alimentar em crianças e adolescentes
- Alimentação e nutrição na Atenção Básica de Saúde
- A mulher e as dimensões do "espaço alimentar": uma instrumento para abordagens participativas em educação alimentar e nutricional, conjuntamente com a Universidade de Brasília (UnB)
- Análise da autopercepção da imagem corporal em adolescentes
- Apoio à implementação das diretrizes da Política Nacional de ALimentação e Nutrição - PNAN: qualificação da formação profissional e das ações
- Área de Concentração: Clínica Médica / Pneumologia / Hipersônia Diurna e Roncos x Obesidade x Efeitos da Dieta Hipocalórica
- Avaliação nutricional subjetiva global: instrumentos para triagem em crianças hospitalizadas
- Bioética, Ética em Pesquisa e Direitos Humanos
- Educação Alimentar e Nutricional
- Ensino na Saúde
- Estudantes de nutrição no Programa de Ações Afirmativas da UFG: caracterização, intervenção e monitoramento
- Formação profissional
- O estresse oxidativo e a lipidemia pós-prandial em indivíduos com dislipidemia
- Políticas públicas de alimentação e nutrição
- Promoção da alimentação saudável: determinantes, desafios e estratégias
- Segurança Alimentar e Nutricional
Projetos de Pesquisa
- Seminário Integrador da Faculdade de Nutrição
Seminário com alunos do nono e décimo período no segundo semestre de cada ano. O Seminário visa trabalhar com os alunos questões pertinentes a formação em nutrição.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Análise bioquímica e sensorial de uma preparaçãoelaborada com folhase talos de beterraba e avaliação do seus efeitos sobre o estress eoxidativo e a lipidemia pós-prandial em indivíduos
Avaliar o efeito da ingestão de diferentes doses de polifenóis provenientes de folhas e talos da beterraba sobre a lipemia e o estresse oxidativo pós-prandial em pacientes com dislipidemia.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Avaliação nutricional subjetiva global: instrumentos para triagem em crianças hospitalizadas
Introdução: Crianças admitidas em hospital tem risco de desenvolver desnutrição. A avaliação nutricional subjetiva global avalia a perda de peso corpóreo, gordura e massa muscular e mudanças na ingestão dietética, sendo considerado um método de triagem eficaz para o diagnóstico de desnutrição em pacientes hospitalizados. Objetivo: Este projeto tem como objetivo investigar a viabilidade e validade de quatro instrumentos de triagem de risco nutricional em crianças hospitalizadas. Método: Para o desenvolvimento, pretende-se realizar um estudo observacional prospectivo, envolvendo dois centros de atendimento hospitalar infantil: Hospital das Clínicas e Hospital da Criança, na cidade de Goiânia/Goiás, conduzido entre os anos de 2014 a 2016. Serão utilizados quatro instrumentos de triagem de risco nutricional elaborados para crianças. Os dados provenientes das aplicações dos quatro instrumentos serão comparados com medidas antropométricas (peso e altura corporais, prega cutânea triciptal e circunferência de braço) e bioquímicas (albumina sérica, hemoglobina, hematócrito e linfócitos de sangue periférico). Os quatro instrumentos serão coletados por estudantes e residentes de nutrição treinados e capacitados e supervisionados por nutricionistas e professores. Os registros dos dados darão origem a artigos científicos e propiciarão a condução de Trabalhos de Conclusão de Curso, tanto para graduandos como para residentes em nutrição clínica.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Estudos sobre Consumo, Cultura e Alimentação
Grupo de pesquisa cujas áreas de interesse são: teoria antropológica, antropologia urbana, antropologia da alimentação, antropologia e consumo. Parceria entre a Faculdade de Nutrição e a Antropologia. Atende alunos da pós-graduação de antropologia da UFG.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Avaliação do projeto pedagógico do curso de nutrição da Universidade Federal de Goiás
Avaliar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. - Promover, por meio de discussões entre os docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes do curso de nutrição/UFG uma reflexão sobre os eixos norteadores que fundamentam o PPC. - Descrever as habilidades e as competências desenvolvidas nas áreas de clínica, saúde pública e alimentação coletiva do curso de nutrição. - Identificar no PPC de Nutrição os conteúdos que possibilitam a formação das habilidades e competências do nutricionista. - Avaliar se as estratégias de avaliação das disciplinas possibilitam o alcance de seus objetivos. - Avaliar se a metodologia de ensino aprendizagem está adequada para a formação do estudante de nutrição. - Analisar se o PPC de Nutrição atende as Diretrizes Curriculares de Nutrição, a Política de Reorientação da Formação do Profissional da Saúde, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os fundamentos filosóficos e políticos da Instituição.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Estudantes de Nutrição no Programa de Ações Afirmativas da UFG: caracterização, intervenção e monitoramento
As ações afirmativas são definidas como medidas de caráter social com o objetivo de democratizar o acesso a meios fundamentais, tais como educação, emprego, por parte da polução em geral. Com a implantação do UFG-Inclui em 2009 e o Programa de Ações Afirmativas (PAA), a partir de 2012, ocorreu uma mudança no perfil de estudantes do curso de Nutrição, com aumento de reprovações e evasões. O objetivo do estudo é avaliar o PAA junto aos estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) e propor ações de intervenção. Trata-se de uma pesquisa de abordagem multimétodo quali-quantitativo, de caráter exploratório e de intervenção . O estudo será desenvolvido em três fases. Na 1ª será realizado o diagnóstico acadêmico, socioeconômico, cultural e demográfico dos estudantes participantes do PAA de 2009 a 2015. A segunda fase será realizada por meio de grupos focais com uma amostra dos sujeitos do estudo. Essa fase tem como objetivo Identificar e analisar os principais desafios e potencialidades apresentadas pelos estudantes do PAA em relação ao curso e a UFG. A partir dos dados coletados e das análises disponíveis de cada instrumento aplicado, na terceira fase, serão discutidos no Núcleo Docente Estruturante (NDE) e propostas medidas de intervenção, aprovadas no Conselho Diretor (CD). A partir de 2016, a coleta de dados ocorrerá no segundo e nono semestres do curso
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - ANALISE DA AUTOPERCEPÇAO DA IMAGEM CORPORAL ATUAL E IDEAL E COMPARAÇAO COM IMC DE ADOLESCENTES
Validar uma escala de silhueta em adolescentes e em seus cuidadores atendidos no ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, utilizando um software recém-programado.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Liga de Nutrição - LANUTRI
A Liga Acadêmica de Nutrição - LANUTRI - é uma entidade vinculada a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. A LANUTRI visa a contribuir para uma melhor formação dos profissionais de saúde, promovendo atividades que contemplem a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma transdisciplinar. Constituem estratégias de ação da LANUTRI, dentre outras: (a) Aprofundar o conhecimento de seus integrantes, por meio de aulas, oficinas, discussões, grupos de estudo e auxílio de profissionais da área; (b) Proporcionar o acesso dos participantes a atividades práticas realizadas em centros de atendimento à saúde; (c) Realizar pesquisas com orientação docente, no intuito de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico; (d) Interagir com a comunidade com o objetivo de educar, assistir, prevenir e promover a saúde.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - A mulher e as dimensões do " espaço social alimentar": um instrumento para abordagens participativas em educação alimentar e nutricional
Desenvolver e implementar abordagens participativas de EAN considerando os saberes, escolhas e práticas alimentares domiciliares estabelecidas no espaço social alimentar de um grupo de mulheres da cidade do Paranoá, Distrito Federal.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Educação alimentar e nutricional aplicada a obesidade e dislipidemias
Testar receitas que contenham compostos bioativos relacionados a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; Montar um livreto com as receitas testadas; Confeccionar um gibi com orientações nutricionais para o controle da dislipidemia em crianças; Montar um livreto com orientações nutricionais para o controle da dislipidemia em adultos.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - V MOPESCO: Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada
COMISSÃO EXPERIÊNCIA, CIÊNCIA E CULTURA A MOPESCO tem, desde sua origem em 2007, o intuito de consolidar e fortalecer vínculos e a corresponsabilização entre usuários, trabalhadores da saúde e da educação, estudantes e gestores. Trazendo sempre temas que provoque reflexões e diálogos sobre o processo interminável de construção do SUS. O Tema dessa edição ?Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada? traz à baila a responsabilidade constitucional do SUS na ordenação da formação dos recursos humanos em saúde num papel solidário às IES atendendo as necessidades da sociedade.
Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Apoio à implementação das diretrizes da Política Nacional de ALimentação e Nutrição - PNAN: qualificação da formação profissional e das ações
Propor e implementar uma estratégia que contribua para a qualificação da formação profissional e das ações realacionadas à PNAN no âmbito do Sistem Único de Saúde, elaborar processos metodológicos para o consenso das competencias e habilidades do profissional nutricionista no âmbito da saúde coletiva e idealizar e implementar, no escopo da RedeNutri (Rede Social de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde), processos de qualificação da formação profissional relacionados à implementação da PNAN.
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Consenso sobre Competências e Habilidades do Nutritionista no Âmbito da Saúde Coletiva
Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Curso de Atualização a Distância em Ética em Pesquisa
Este é um projeto de capacitação à distância destinado a membros de comitês de ética em pesquisa com seres humanos (CEP). O objetivo é fortalecer a ação de membros de comitês para o exercício de avaliação ética e acompanhamento de projetos de pesquisa por meio de uma formação em bioética aplicada à ética em pesquisa. As atividades do projeto dividem-se em iniciativas de capacitação e de produção de informação especializada: um curso de atualização de 110 horas à distância para mais de 200 membros de CEP promovido pela Universidade de Brasília, aquisição e distribuição de material bibliográfico para a educação continuada sobre ética em pesquisa e bioética. O público-alvo deste projeto são membros de CEP do sistema CEP/Conep de diferentes formações disciplinares e regiões do país. O projeto visa fortalecer a atividade dos CEP para o controle social da pesquisa científica.
Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Sistema Cep/Conep: diagnóstico e proposições
O objetivo deste projeto é analisar o sistema regulatório brasileiro em ética em pesquisa.
Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências da Saúde :: Nutrição :: Avaliação Clínica Nutricional/Funcional :: Avaliação Nutricional Clínica/Funcional e Análise Nutricional da População
- Ciências da Saúde :: Nutrição :: Ética em Pesquisa e Nutrição - Bioética e ética em pesqusia ::
- Ciências da Saúde :: Nutrição :: Segurança Alimentar e Nutricional/Política Social/Obesidade ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 3 | 2 | 1 | 6 |
Participação em Banca de Doutorado | 4 | 0 | 0 | 4 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 6 | 1 | 1 | 8 |
Participação em Banca de Graduação | 27 | 7 | 0 | 34 |
Participação em Banca de Mestrado | 9 | 3 | 1 | 13 |
Total | 49 | 13 | 3 | 65 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 24 | 13 | 37 |
Participação em Encontro | 5 | 1 | 6 |
Participação em Oficina | 11 | 4 | 15 |
Participação em Seminário | 15 | 1 | 16 |
Participação em Simpósio | 7 | 1 | 8 |
Total | 62 | 20 | 82 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 2 | 2 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 1 | 1 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 1 | 1 | 2 |
Orientações em Andamento para Graduação | 2 | 1 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 43 | 0 | 43 |
Total | 47 | 5 | 52 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | 2016 | Total |
---|---|---|
Artes Visuais | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 21 | 13 | 34 |
Artigo Publicado | 4 | 1 | 5 |
Capitulo de Livro Publicado | 3 | 0 | 3 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 2 | 0 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 0 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 6 | 1 | 7 |
Organização de Evento | 6 | 1 | 7 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 0 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 28 | 3 | 31 |
Outras Produções Bibliográfica | 6 | 0 | 6 |
Programa de Rádio ou TV | 3 | 0 | 3 |
Relatório de Pesquisa | 4 | 0 | 4 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 18 | 21 |
Trabalho em Eventos | 4 | 9 | 13 |
Total | 93 | 46 | 139 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Prefacio Posfacio | 1 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 5 | 2 | 7 |
Total | 6 | 2 | 8 |