Andrea Sugai Mortoza

CitaçõesSUGAI, A.;Sugai, Andréa;SUGAI, ANDREA;MORTOZA, A. S.;MORTOZA, Andrea;MORTOZA, ANDREA SUGAI
Curso/ProgramaNutrição
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências da Saúde :: Nutrição

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Política Social
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1998 a 2001 - Nutrição
    Universidade Federal da Bahia
  • Especialização - Periodo: 2006 a 2008 - Nutrição Clínico-Funcional
    Universidade Cruzeiro do Sul - Centro de Ensino Valeria Paschoal
  • Graduação - Periodo: 1987 a 1991 - Nutrição
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • (ABRASCO) Associação Brasileira de Saúde Coletiva- / Periodo: 2012 a atual
  • Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ)- / Periodo: 2008 a 2009
  • DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde- / Periodo: 2016 a atual
  • Developing World Bioethics- / Periodo: 2009 a 2009
  • Hospital Universitário de Brasília- / Periodo: 1991 a 1992
  • Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2008 a 2009
  • Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2008 a 2009
  • Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2007 a 2009
  • Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero- / Periodo: 2008 a 2008
  • Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição- / Periodo: 2012 a atual
  • Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição- / Periodo: 2011 a atual
  • Rede SARAH de Hospitais do Aparelho Locomotor- / Periodo: 1992 a 2004
  • Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde- / Periodo: 2013 a atual
  • Revista de Nutrição (Impresso)- / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a 2007
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2012 a atual

Linha de Pesquisa

  • Alergia alimentar em crianças e adolescentes
  • Alimentação e nutrição na Atenção Básica de Saúde
  • A mulher e as dimensões do "espaço alimentar": uma instrumento para abordagens participativas em educação alimentar e nutricional, conjuntamente com a Universidade de Brasília (UnB)
  • Análise da autopercepção da imagem corporal em adolescentes
  • Apoio à implementação das diretrizes da Política Nacional de ALimentação e Nutrição - PNAN: qualificação da formação profissional e das ações
  • Área de Concentração: Clínica Médica / Pneumologia / Hipersônia Diurna e Roncos x Obesidade x Efeitos da Dieta Hipocalórica
  • Avaliação nutricional subjetiva global: instrumentos para triagem em crianças hospitalizadas
  • Bioética, Ética em Pesquisa e Direitos Humanos
  • Educação Alimentar e Nutricional
  • Ensino na Saúde
  • Estudantes de nutrição no Programa de Ações Afirmativas da UFG: caracterização, intervenção e monitoramento
  • Formação profissional
  • O estresse oxidativo e a lipidemia pós-prandial em indivíduos com dislipidemia
  • Políticas públicas de alimentação e nutrição
  • Promoção da alimentação saudável: determinantes, desafios e estratégias
  • Segurança Alimentar e Nutricional

Projetos de Pesquisa

  • Seminário Integrador da Faculdade de Nutrição
    Seminário com alunos do nono e décimo período no segundo semestre de cada ano. O Seminário visa trabalhar com os alunos questões pertinentes a formação em nutrição.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Análise bioquímica e sensorial de uma preparaçãoelaborada com folhase talos de beterraba e avaliação do seus efeitos sobre o estress eoxidativo e a lipidemia pós-prandial em indivíduos
    Avaliar o efeito da ingestão de diferentes doses de polifenóis provenientes de folhas e talos da beterraba sobre a lipemia e o estresse oxidativo pós-prandial em pacientes com dislipidemia.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação nutricional subjetiva global: instrumentos para triagem em crianças hospitalizadas
    Introdução: Crianças admitidas em hospital tem risco de desenvolver desnutrição. A avaliação nutricional subjetiva global avalia a perda de peso corpóreo, gordura e massa muscular e mudanças na ingestão dietética, sendo considerado um método de triagem eficaz para o diagnóstico de desnutrição em pacientes hospitalizados. Objetivo: Este projeto tem como objetivo investigar a viabilidade e validade de quatro instrumentos de triagem de risco nutricional em crianças hospitalizadas. Método: Para o desenvolvimento, pretende-se realizar um estudo observacional prospectivo, envolvendo dois centros de atendimento hospitalar infantil: Hospital das Clínicas e Hospital da Criança, na cidade de Goiânia/Goiás, conduzido entre os anos de 2014 a 2016. Serão utilizados quatro instrumentos de triagem de risco nutricional elaborados para crianças. Os dados provenientes das aplicações dos quatro instrumentos serão comparados com medidas antropométricas (peso e altura corporais, prega cutânea triciptal e circunferência de braço) e bioquímicas (albumina sérica, hemoglobina, hematócrito e linfócitos de sangue periférico). Os quatro instrumentos serão coletados por estudantes e residentes de nutrição treinados e capacitados e supervisionados por nutricionistas e professores. Os registros dos dados darão origem a artigos científicos e propiciarão a condução de Trabalhos de Conclusão de Curso, tanto para graduandos como para residentes em nutrição clínica.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estudos sobre Consumo, Cultura e Alimentação
    Grupo de pesquisa cujas áreas de interesse são: teoria antropológica, antropologia urbana, antropologia da alimentação, antropologia e consumo. Parceria entre a Faculdade de Nutrição e a Antropologia. Atende alunos da pós-graduação de antropologia da UFG.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação do projeto pedagógico do curso de nutrição da Universidade Federal de Goiás
    Avaliar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. - Promover, por meio de discussões entre os docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes do curso de nutrição/UFG uma reflexão sobre os eixos norteadores que fundamentam o PPC. - Descrever as habilidades e as competências desenvolvidas nas áreas de clínica, saúde pública e alimentação coletiva do curso de nutrição. - Identificar no PPC de Nutrição os conteúdos que possibilitam a formação das habilidades e competências do nutricionista. - Avaliar se as estratégias de avaliação das disciplinas possibilitam o alcance de seus objetivos. - Avaliar se a metodologia de ensino aprendizagem está adequada para a formação do estudante de nutrição. - Analisar se o PPC de Nutrição atende as Diretrizes Curriculares de Nutrição, a Política de Reorientação da Formação do Profissional da Saúde, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os fundamentos filosóficos e políticos da Instituição.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estudantes de Nutrição no Programa de Ações Afirmativas da UFG: caracterização, intervenção e monitoramento
    As ações afirmativas são definidas como medidas de caráter social com o objetivo de democratizar o acesso a meios fundamentais, tais como educação, emprego, por parte da polução em geral. Com a implantação do UFG-Inclui em 2009 e o Programa de Ações Afirmativas (PAA), a partir de 2012, ocorreu uma mudança no perfil de estudantes do curso de Nutrição, com aumento de reprovações e evasões. O objetivo do estudo é avaliar o PAA junto aos estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) e propor ações de intervenção. Trata-se de uma pesquisa de abordagem multimétodo quali-quantitativo, de caráter exploratório e de intervenção . O estudo será desenvolvido em três fases. Na 1ª será realizado o diagnóstico acadêmico, socioeconômico, cultural e demográfico dos estudantes participantes do PAA de 2009 a 2015. A segunda fase será realizada por meio de grupos focais com uma amostra dos sujeitos do estudo. Essa fase tem como objetivo Identificar e analisar os principais desafios e potencialidades apresentadas pelos estudantes do PAA em relação ao curso e a UFG. A partir dos dados coletados e das análises disponíveis de cada instrumento aplicado, na terceira fase, serão discutidos no Núcleo Docente Estruturante (NDE) e propostas medidas de intervenção, aprovadas no Conselho Diretor (CD). A partir de 2016, a coleta de dados ocorrerá no segundo e nono semestres do curso
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • ANALISE DA AUTOPERCEPÇAO DA IMAGEM CORPORAL ATUAL E IDEAL E COMPARAÇAO COM IMC DE ADOLESCENTES
    Validar uma escala de silhueta em adolescentes e em seus cuidadores atendidos no ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, utilizando um software recém-programado.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Liga de Nutrição - LANUTRI
    A Liga Acadêmica de Nutrição - LANUTRI - é uma entidade vinculada a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. A LANUTRI visa a contribuir para uma melhor formação dos profissionais de saúde, promovendo atividades que contemplem a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma transdisciplinar. Constituem estratégias de ação da LANUTRI, dentre outras: (a) Aprofundar o conhecimento de seus integrantes, por meio de aulas, oficinas, discussões, grupos de estudo e auxílio de profissionais da área; (b) Proporcionar o acesso dos participantes a atividades práticas realizadas em centros de atendimento à saúde; (c) Realizar pesquisas com orientação docente, no intuito de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico; (d) Interagir com a comunidade com o objetivo de educar, assistir, prevenir e promover a saúde.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • A mulher e as dimensões do " espaço social alimentar": um instrumento para abordagens participativas em educação alimentar e nutricional
    Desenvolver e implementar abordagens participativas de EAN considerando os saberes, escolhas e práticas alimentares domiciliares estabelecidas no espaço social alimentar de um grupo de mulheres da cidade do Paranoá, Distrito Federal.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Educação alimentar e nutricional aplicada a obesidade e dislipidemias
    Testar receitas que contenham compostos bioativos relacionados a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; Montar um livreto com as receitas testadas; Confeccionar um gibi com orientações nutricionais para o controle da dislipidemia em crianças; Montar um livreto com orientações nutricionais para o controle da dislipidemia em adultos.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • V MOPESCO: Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada
    COMISSÃO EXPERIÊNCIA, CIÊNCIA E CULTURA A MOPESCO tem, desde sua origem em 2007, o intuito de consolidar e fortalecer vínculos e a corresponsabilização entre usuários, trabalhadores da saúde e da educação, estudantes e gestores. Trazendo sempre temas que provoque reflexões e diálogos sobre o processo interminável de construção do SUS. O Tema dessa edição ?Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada? traz à baila a responsabilidade constitucional do SUS na ordenação da formação dos recursos humanos em saúde num papel solidário às IES atendendo as necessidades da sociedade.
    Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Apoio à implementação das diretrizes da Política Nacional de ALimentação e Nutrição - PNAN: qualificação da formação profissional e das ações
    Propor e implementar uma estratégia que contribua para a qualificação da formação profissional e das ações realacionadas à PNAN no âmbito do Sistem Único de Saúde, elaborar processos metodológicos para o consenso das competencias e habilidades do profissional nutricionista no âmbito da saúde coletiva e idealizar e implementar, no escopo da RedeNutri (Rede Social de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde), processos de qualificação da formação profissional relacionados à implementação da PNAN.
    Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Consenso sobre Competências e Habilidades do Nutritionista no Âmbito da Saúde Coletiva
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Curso de Atualização a Distância em Ética em Pesquisa
    Este é um projeto de capacitação à distância destinado a membros de comitês de ética em pesquisa com seres humanos (CEP). O objetivo é fortalecer a ação de membros de comitês para o exercício de avaliação ética e acompanhamento de projetos de pesquisa por meio de uma formação em bioética aplicada à ética em pesquisa. As atividades do projeto dividem-se em iniciativas de capacitação e de produção de informação especializada: um curso de atualização de 110 horas à distância para mais de 200 membros de CEP promovido pela Universidade de Brasília, aquisição e distribuição de material bibliográfico para a educação continuada sobre ética em pesquisa e bioética. O público-alvo deste projeto são membros de CEP do sistema CEP/Conep de diferentes formações disciplinares e regiões do país. O projeto visa fortalecer a atividade dos CEP para o controle social da pesquisa científica.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Sistema Cep/Conep: diagnóstico e proposições
    O objetivo deste projeto é analisar o sistema regulatório brasileiro em ética em pesquisa.
    Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências da Saúde :: Nutrição :: Avaliação Clínica Nutricional/Funcional :: Avaliação Nutricional Clínica/Funcional e Análise Nutricional da População
  • Ciências da Saúde :: Nutrição :: Ética em Pesquisa e Nutrição - Bioética e ética em pesqusia ::
  • Ciências da Saúde :: Nutrição :: Segurança Alimentar e Nutricional/Política Social/Obesidade ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização3216
Participação em Banca de Doutorado4004
Participação em Banca de Exame de Qualificação6118
Participação em Banca de Graduação277034
Participação em Banca de Mestrado93113
Total4913365

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso241337
Participação em Encontro516
Participação em Oficina11415
Participação em Seminário15116
Participação em Simpósio718
Total622082

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica022
Orientação em Andamento de Mestrado112
Orientações Concluídas para Mestrado112
Orientações em Andamento para Graduação213
Outras Orientações Concluídas43043
Total47552

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de Produção2016Total
Artes Visuais11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho211334
Artigo Publicado415
Capitulo de Livro Publicado303
Curso de Curta Duração Ministrado202
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional202
Livro Publicado ou Organizado617
Organização de Evento617
Outras Bancas Julgadoras101
Outras Participações em Eventos e Congressos28331
Outras Produções Bibliográfica606
Programa de Rádio ou TV303
Relatório de Pesquisa404
Texto em Jornal ou Revista31821
Trabalho em Eventos4913
Total9346139

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Prefacio Posfacio101
Trabalho Técnico527
Total628