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Glauceny Cirne de Medeiros
Citações | MEDEIROS, G. C. |
Curso/Programa | Engenharia Civil |
Titulação | Doutorado |
Área | Engenharias :: Engenharia Civil |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2001 a 2005 - Estruturas e Construção Civil
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1999 a 2001 - Estruturas e Construção Civil
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1994 a 1998 - ENGENHARIA CIVIL
Universidade Federal da Paraíba - Graduação - Periodo: 2008 a 2010 - Administração
Associação Internacional de Educação Continuada
Atuação Profissional
- Associação Internacional de Educação Continuada- / Periodo: 2004 a 2011
- Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba- / Periodo: 1997 a 1998
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 2000 a 2002
- Planc Planejamento, Construção e Incorporação Ltda- / Periodo: 1998 a 1999
- União Pioneira de Integração Social- / Periodo: 2002 a 2010
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2002 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a atual
- Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 1998 a 1999
- Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 1995 a 1998
- Universidade Paulista- / Periodo: 2000 a 2008
Linha de Pesquisa
- Avaliação de Resistência de Materiais Alternativos
- Estruturas de Concreto
- Métodos Numéricos aplicados a Problemas de Engenharia
- Reutilização de materiais na construção civil
Projetos de Pesquisa
- EXPERIMENTOS DA FÍSICA APLICADOS À ENGENHARIA
Tradicionalmente a Física é considerada pelos professores uma disciplina difícil de ser ensinada e consequentemente os alunos relatam dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. Esse quadro é muito preocupante, pois os alunos que não tem uma boa base no ensino da física, certamente fugirão da profissão de Engenheiros, que assim como outras profissões, são necessárias e indispensáveis para o crescimento do país em termos tecnológicos. Por isso, procedimentos alternativos de ensino certamente são necessários para instigar a participação dos alunos e aumentar o interesse pelos conteúdos ministrados nas aulas de Física. Esses procedimentos devem ser dinâmicos e permitirem a participação interativa dos alunos. A sociedade hoje, com toda a tecnologia que dispõe, não aceita a metodologia de ensino exclusivamente expositiva. Isso se reflete na falta de interesse dos alunos em aulas convencionais. Este projeto visa realizar uma sequência de experimentos na física em nível de ensino médio, que são devidamente aplicados nas Engenharias como um todo, como forma de estimular a popularização da ciência, bem como, incentivar o interesse dos alunos de ensino médio por estudos cada vez mais avançados na área científica e tecnológica. Ao longo do desenvolvimento do projeto serão elaborados diversos roteiros de experimentos físicos, que serão testados em laboratório. Em seguida, serão realizadas oficinas e/ou exposições em escolas de Ensino Médio a fim de levar o conhecimento do trabalho realizado para alunos e professores. Numa etapa final, todos os resultados serão disponibilizados em um site ou blog a fim de levar o conhecimento do trabalho desenvolvido para um maior número de pessoas. O presente projeto possui por objetivo geral popularizar e divulgar a Ciência e Tecnologia (C&T) e a Engenharia, e suas respectivas áreas de atuação, junto aos estudantes de escolas do Ensino Médio. Como objetivos específicos tem-se os seguintes: %uF0A7 despertar nos estudantes do Ensino Médio o interesse para as áreas de C&T, Engenharias e seus campos de atuação; %uF0A7 oportunizar aos estudantes do Ensino Médio o contato com as diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelos cursos de Engenharia da Universidade Católica de Brasília (UCB); %uF0A7 oportunizar aos docentes e alunos da UCB a troca de experiências e conhecimentos com os estudantes e professores das escolas de Ensino Médio; %uF0A7 fortalecer a integração entre a UCB e o Ensino Médio por meio de parcerias que favoreçam práticas educacionais inovadoras e de qualidade; %uF0A7 contribuir para a mitigação das deficiências apresentadas pelos alunos do Ensino Médio em áreas de C&T e matemática. Para realização do projeto foram selecionados quatro (4) experimentos, conforme descrição que segue. 1) Ponte de Macarrão 2) Determinação de perda de carga em tubulações 3) Máquinas Hidráulicas 4) Associação de Resistores
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia
Esta proposta visa à criação de um grupo PET no âmbito do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília ? UCB, buscando formar profissionais de nível superior de excelência, na área de Estruturas e Construção Civil, com reconhecidas habilidades de pesquisa, ensino e extensão. Em busca deste objetivo, estes futuros profissionais experimentarão diferentes tecnologias e metodologias de ensino, desenvolvendo diversas atividades extra-curriculares, promovendo uma base sólida na formação geral dos alunos envolvidos, tornando-os aptos para a inserção em setores profissionais ou em programas de pós-graduação, contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia e para a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Vale salientar que o Grupo PET terá a responsabilidade de disseminar as experiências adquiridas, atuando como agentes multiplicadores, capazes de estimular hábitos de estudos e difundir o comportamento ético entre os demais alunos do curso, envolvidos indiretamente. OBJETIVOS Objetivo Geral Criar um grupo de educação tutorial no curso de Engenharia Civil para a execução de estudos e trabalhos acadêmicos referenciados na área de Estruturas e Construção Civil, a fim de promover uma base sólida na formação geral dos alunos envolvidos direta e indiretamente com o programa, obtida através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornando-os aptos para a inserção em setores profissionais ou em programas de pós-graduação, contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia, para a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação e atendendo as demandas do mercado. Objetivos Específicos Estimular a melhoria do ensino de graduação através do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas. Formar alunos multiplicadores, comprometidos com o curso a fim de disseminar a experiências realizadas e as habilidades adquiridas. Sanar deficiências prévias do aluno que ingressa no curso, de forma a prevenir a evasão escolar e a repetência, ajudando-o a obter um excelente aproveitamento acadêmico, principalmente nas disciplinas que compõem o ciclo básico (matemáticas e físicas). Colocar o aluno em contato com os problemas da comunidade na qual está inserido, estimulando a identificação de problemas e a atuação direta na mudança desta realidade. Atrair estudantes do ensino médio para a Engenharia Civil, incentivando e despertando na vocação para a prática da Engenharia. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar. Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior. Propor ações acadêmicas para o combate à evasão de estudantes no âmbito dos cursos de graduação.
Período: 2013 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - UTILIZAÇÃO DE DRONE E TERMOGRAFIA NA DETECÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES - UDTDMPE
O aparecimento de manifestações patológicas nas construções tem sido um dos grandes problemas das construtoras atualmente. Esse problema, antes exclusivo de obras antigas, tem gerando um grande prejuízo financeiro e na saúde dos moradores, pois se tem como uma das manifestações patológicas mais comuns a infiltração de água. Quando uma obra de engenharia civil é realizada, o objetivo é que a estrutura permaneça em boas condições e sem nenhum tipo de problema, porém os mesmos podem acontecer por diversos fatores com o decorrer do tempo e acabarem por comprometer a segurança social. Segundo Helene (2003) o ganho de durabilidade pode ser considerado como uma resultante de ações coordenadas e realizadas durante todo o processo construtivo, que envolve: planejamento, projeto, fabricação dos materiais e componentes, execução e também no uso e operação da estrutura. Porém, além desses fatores deve-se atentar para a manutenção a ser realizada periodicamente, que tem sua eficiência dependente da correta seleção e execução das técnicas de conservação e recuperação. Neste contexto observa-se a necessidade de aplicação de técnicas que detectem as manifestações patológicas de forma rápida e precisa, para que se evitem maiores problemas no futuro. Uma das técnicas que vem sendo aplicadas é a utilização da termografia infravermelha. Assim, o presente trabalho objetiva analisar a utilização da termografia acoplada a um Drone, para detecção de problemas ocultos nas construções.
Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Soluções Numéricas de Equações Diferenciais Parciais: Uma Introdução ao Método dos Elementos Finitos
Projeto de Iniciação Científica
Período: 1997 - 1998 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Equações Diferenciais Parciais em Domínios Gerais
Projeto de Iniciação Científica
Período: 1996 - 1997 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Equações de Evolução em Domínios não Limitados e Termoelasticidade
Projeto de Iniciação Científica
Período: 1995 - 1996 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Engenharias :: Engenharia Civil :: ::
- Engenharias :: Engenharia Civil :: Estruturas ::
- Engenharias :: Engenharia Civil :: Estruturas :: Mecânica Computacional
- Engenharias :: Engenharia Civil :: Estruturas :: Mecânica das Estruturas
- Outras :: Divulgação Científica :: Divulgação Científica ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 10 | 10 |
Total | 10 | 10 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 6 | 6 |
Participação em Encontro | 2 | 2 |
Total | 8 | 8 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações em Andamento para Graduação | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 5 | 5 |
Total | 6 | 6 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 7 | 0 | 7 |
Artigo Publicado | 2 | 0 | 2 |
Organização de Evento | 2 | 0 | 2 |
Trabalho em Eventos | 13 | 2 | 15 |
Total | 24 | 2 | 26 |