This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Carlos Alberto Lopes de Sousa
Citações | LOPES DE SOUSA, Carlos Alberto;LOPES, Carlos |
Curso/Programa | Educação a Distância - Especialização - EAD |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2001 a 2005 - Ciências Sociais - Sociologia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Mestrado - Periodo: 1994 a 1997 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1985 a 1990 - Pedagogia
Universidade Federal do Piauí
Atuação Profissional
- Avances en Psicologia Latinoamericana- / Periodo: 2015 a atual
- Cadernos de Docência - UNESP (Bauru - SP)- / Periodo: 2014 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2013 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2015 a 2015
- Informática na Educação: Teoria & Prática- / Periodo: 2013 a atual
- Inter-ação (UFG. Impresso)- / Periodo: 2015 a atual
- Inter-ação (UFG. Impresso)- / Periodo: 2015 a atual
- Linhas Críticas (Online)- / Periodo: 2013 a atual
- Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2010 a atual
- Movimento de Educação de Base- / Periodo: 1992 a 1996
- Revista Habitus- / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1996 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2006
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1997 a 2000
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a atual
Linha de Pesquisa
- Jovens, Adultos e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Sociedade, Capital Cultural e Tecnologias
- Sociologia da Educação
Projetos de Pesquisa
- Educação a Distância: agentes e estruturas na perspectiva sociológica da educação
Educação a Distância: Esse projeto tem objetivo geral situar e analisar criticamente a EAD no âmbito do desenvolvimento do capitalismo, considerando: - Identificação das trajetórias e estratégias de investimento dos estudantes das famílias oriundas das classes médias e populares em cursos de graduação a distância; - Análise dialética das condições objetivas em que os projetos ou programas de EAD se desenvolvem e a correspondência aos sentidos das representações que os diferentes agentes (estudantes e/ou professores e/ou intelectuais e/ou coletivos organizadores) conferem às suas ações e estratégias para dar sentido à realidade social em que agem, apontando para mudanças sociais ou tendências. A Sociologia da Educação, Pedagogia (enquanto Ciência da Educação), entre outras possibilidades "disciplinares", auxiliam na formação do quadro teórico, com ênfase ao pensamento teórico de Pierre Bourdieu, Freire e outros autores (Lahire, Otto Peters, Lojkine). Enfoque de análise a partir das ideias de Pierre Bourdieu, Freire e outros autores (Bernard Lahire, Otto Peters, Lojkine). Análise e problematização de noções tais como capital cultural, campo, habitus (entre outros conceitos) são utilizados seletivamente numa perspectiva heurística de estudos e pesquisas orientados para o desvelamento de tendências e mudança social.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Jovens, Adultos, Capital Cultural e Tecnologias da Informação e Comunicação
Jovens, Adultos, Capital Cultural e as Tecnologias da Informação e Comunicação é um projeto que se desenvolve a partir da categoria dos jovens e adultos inseridos em processos educativos e pedagógicos, tendo como objetivos gerais: - Identificar e analisar a relação entre as condições materiais de existência dos agentes sociais, o capital cultural e o modo como realizam classificações e distinções de objetos, valores, costumes, práticas sociais e culturais em situações que envolvem o uso das tecnologias da informação e comunicação. Inclui-se nesse estudo a relação entre sucesso escolar e herança cultural.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - TIC na Escola Pública (educação básica e na formação de professores)
TIC na Escola Pública (educação básica e na formação de professores): Esse projeto abarca a análise crítica de programas governamentais e projetos que se utilizam da internet, considerando o nível da microssociologia do fenômeno educativo quanto aos uso das tecnologias na educação, mas sem perder de vista os aspectos estruturais mais amplo. Como exemplo há a análise do processo pedagógico e educativos como parte das lógicas de programas como o Programa Mais Educação; programas de formação de professores como o PIBID e projetos de uso da internet em IES públicas com interface com o sistema público.
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Pesquisa avaliativa: Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA
Pesquisa avaliativa realizada no âmbito do Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, iniciada no segundo semestre de 2009 e concluído em setembro de 2010. Objetivos: Avaliar e analisar o processo de realização do curso a partir de sua concepção, desenvolvimento e indicativos de resultados, com foco na chamada ?vozes dos atores?, expressas por meio das entrevistas efetuadas no decorrer da pesquisa de campo. Foram destacados os seguintes eixos de pesquisa e análise: a criação da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede na Diversidade ? CTARD; a utilização do Portal EJA e o Projeto de Intervenção Local em escolas públicas do Distrito Federal e Anápolis (Go). A metodologia adotada recorreu a análise qualitativa das entrevistas semi-estruturadas efetuadas com os distintos atores, em face à natureza metodológica da ação formativa mediada por recursos tecnológicos. A bibliografia internacional (Farrel, 1993; Feldens, 1981; Flanders, 1970; Weiss, 1982) tem chamado a atenção para a importância de que se proceda a estudos avaliativos, considerando-se, entre outros aspectos, que seus resultados, também parcias, poderão fornecer os insumos necessários para a tomada de decisões mais próximas das realidades do público-alvo, em especial no processo de seu desenvolvimento.
Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - ?Habitus Professoral e Entusiasmo na Docência (Presencial/Híbrido/Virtual)?.
O presente projeto de pesquisa se intitula ?Habitus Professoral e Entusiasmo na Docência?. A pesquisa se desdobra em três vertentes de pesquisa e análise. 1ª vertente trata do ?Habitus Professoral e Entusiasmo em Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino de Graduação a Distância na UnB?. Nessa vertente analisa-se as distinções sociais e o capital cultural de professores supervisores das disciplinas da graduação a distância em relação aos tutores, considerando a manifestação do entusiasmo dos docente com a educação a distância. 2ª vertente trata da pesquisa sobre ?Estrutura e Manifestação do Entusiasmo do Estudante em Fórum de Discussão Virtual em Curso de Graduação a Distância da UnB?. Nessa investigação reside o desafio teórico e metodológico de compreensão do entusisamo do estudante em fórum de discussão virtual. 3ª vertente tem um escopo de pesquisa que se intitula ?Disposições Sociais da Gênese Familiar e Escolar e Influências no Entusiasmo Docente. A pesquisa discute a questão do entusiasmo a partir das influências das disposições sociais da família e de grupos de referência na formação desse fenômeno e a postura do professor entusiasmado em sala de aula, a partir de uma perspectiva qualitativa e exploratória. Essa pesquisa tem foco maior de estudo em relação ao entusiasmo, não se restringindo às mídias.
Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Uso da Internet por Pessoas Idosas
Pesquisa com pessoas idosas que fazem uso da Internet no Distrito Federal. O objetivo da pesquisa é diagosticar, a partir da qualidade de vida das pessoas, o uso e as perspectiva de utilização das tecnologias da informação e comunicação, em particular, a Internet, nos processos de sociabilidade seja quanto à questão da sexualidade e perspectiva de formação para atuação no mercado de trabalho.Pesquisa desenvolvida em duas fases: fase de aplicação de questionários e fase de entrevistas. O projeto de pesquisa envolve professores do Mestrado em Gerontologia e do Centro de Educação a Distância da Brasília Virtual.
Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Projeto de Iniciação Científica:Terceira Idade, Mercado de Trabalho e Aprendizagem em Ambientes Virtuais
Subprojeto de uma pesquisa mais ampla que envolve o uso da internet por pessoas da terceira idade, tendo esta investigação duas dimensões: o uso da internet para relações amorosas e afetivas e, uma segunda, com ênfase em relação ao mercado de trabalho. Esse último é o enfocado neste subprojeto.
Período: 2007 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Sociologia :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 3 | 0 | 3 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 89 | 0 | 89 |
Participação em Banca de Doutorado | 12 | 3 | 15 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 37 | 5 | 42 |
Participação em Banca de Graduação | 61 | 0 | 61 |
Participação em Banca de Mestrado | 30 | 3 | 33 |
Total | 232 | 11 | 243 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 3 | 0 | 3 |
Participação em Encontro | 9 | 1 | 10 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 5 | 0 | 5 |
Participação em Simpósio | 1 | 0 | 1 |
Total | 19 | 1 | 20 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 1 | 1 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 2 | 3 | 5 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 9 | 0 | 9 |
Outras Orientações Concluídas | 44 | 0 | 44 |
Total | 55 | 4 | 59 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 16 | 0 | 16 |
Artigo Publicado | 12 | 0 | 12 |
Capitulo de Livro Publicado | 7 | 0 | 7 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 10 | 0 | 10 |
Demais Trabalhos | 2 | 0 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 5 | 0 | 5 |
Editoração | 8 | 1 | 9 |
Livro Publicado ou Organizado | 5 | 0 | 5 |
Organização de Evento | 1 | 1 | 2 |
Outras Bancas Julgadoras | 14 | 0 | 14 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 9 | 2 | 11 |
Outras Produções Bibliográfica | 5 | 0 | 5 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 2 | 0 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 18 | 0 | 18 |
Total | 118 | 4 | 122 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prefacio Posfacio | 2 | 2 |
Trabalho Técnico | 9 | 9 |
Total | 11 | 11 |