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Flavia Bascunan Timm
Citações | TIMM, F. B. |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2013 a 2017 - Programa de Pós Graduação em Psicologia
Universidade Católica de Brasília - Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1999 a 2005 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Centro de Desenvolvimento Social de Planaltina/DF- / Periodo: 2006 a 2006
- Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF- / Periodo: 2006 a 2006
- Hospital Regional da Asa Norte- / Periodo: 2007 a 2008
- Núcleo de Estudos e Atenção à Exclusão Social- / Periodo: 2001 a 2003
- Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres- / Periodo: 2008 a 2009
- UDF Centro Universitário- / Periodo: 2007 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Comunitária da Região de Chapecó- / Periodo: 2016 a 2016
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a 2010
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Projeto SIM - Serviço de Atendimento Integral às Mulheres em situação de conflito doméstico e familiar
Objetivo: inovar e trabalhar de maneira diferenciada no apoio e assistências às mulheres em situação de violência doméstica, e prestar um serviço relevante, de utilidade púbica e de extensão universitária, em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da Cátedra para a Cultura da Paz. O projeto visa o combate à violência bem como a promoção de um tratamento multi e interdisciplinar de todos os/as envolvidos/as no problema da violência doméstica.
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Amor, Gênero e subjetividade de consumo: desafios teóricos para uma vida sem violência.
O presente de pesquisa objetiva investigar o amor construído como objeto de consumo e as subjetividades amorosas tal como têm se constituído nessa sociedade (descrita e analisada por Baudrillard) com sua oferta ilimitada de objetos de desejo, entre os quais figura o amor. O amor como objeto de consumo é, como todos os outros objetos, um valor-signo que não significa por si só, mas ganha significação no interior de um sistema social no qual nos deparamos com as hierarquizações discursivas, entre as quais as de gênero. Nossa hipótese é a de que a sociedade de consumo cria uma forma de existência paradoxal e, com isso, subjetividades atravessadas pelo mesmo paradoxo: a proliferação das ofertas cria a impressão de vivermos nossa vida com liberdade para escolher, ao passo que não podemos escolher a nossa forma de viver. Esse quadro de ofertas de objetos, fadados à inutilidade no dia seguinte, torna-se evidente segundo os termos da teoria do desejo baseado na falta (Platão, Lacan), de acordo com os quais nosso desejo é sem objeto, sendo movido por um estado imaginário de completude que perdemos. De acordo com essa perspectiva, a perda nos engaja em uma existência de busca contínua, na qual passamos de objeto a objeto, sejam estes ofertados no mercado de bens materiais ou no de bens simbólicos. Pretendemos articular essa forma de vida, na qual o amor torna-se objeto de consumo, com as afetividades geradoras de diversos tipos de violência, especialmente as que acontecem contra as mulheres. Para tal, buscaremos apoio na concepção do desejo como positividade, desenvolvida por Spinoza, Deleuze & Guattari e na perspectiva trágica de Rosset, com base nas quais estabeleceremos a diferença entre o amor-norma e o amor-experiência, este último desvencilhado do projeto mercadológico de consumo. Trata-se, pois, de uma investigação científica fundamentada no método qualitativo exploratório, organizado em extensa revisão de literatura e Etnografia.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Promotoras Legais Populares pelo Trabalho Doméstico Decente - PLP-TD
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Violência de gênero, potência e diferença: por uma política feminista de atendimento
Este projeto de pesquisa-ação pretende investigar, por meio de narrativas escritas por mulheres sobre experiência de violência a que se submeteram/submetem, formas de atendimento/escuta dessa população que mobilizem um processo de busca ativa por emancipação em relação aos discursos hegemônicos que as fixam em posições subalternas. Nessa escuta, pretende-se captar os traços daquilo que se pode chamar de potência (Spinoza) e da diferença (Deleuze) com o objetivo de construir um modelo crítico-feminista em psicologia, no qual seja possível ultrapassar as formas de atendimento que tendem a investir em uma leitura privatizada e psicologizada do sofrimento das mulheres. Assim, ao invés de trabalhar com teorias que circunscrevem o fenômeno nos confins da esfera íntima, serão investigados os elementos que se abrem a uma análise política desse sofrimento, buscando, nas narrativas repetitivas das representações da violência, as diferenças com as quais se constroem saídas, as quais poderão ser articuladas com teorias feministas de gênero. As mulheres que buscam ajuda psicológica ao CEFPA-UCB serão reunidas em grupo para partilhar suas experiências, através de narrativas escritas. Tais narrativas compartilhadas serão a fonte de captação de elementos diferenciais que têm potência emancipatória.
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - SANKOFA ? IDENTIDADES E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA
Contribuir para a construção de um modelo de mediação social de conflitos na escola a partir da reflexão e implementação da Educação em Direitos Humanos no enfrentamento das violências
Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Alteridade e violência: travestis e mulheres transexuais em situação de prostituição no DF
Identificou, por meio de oitenta e cinco entrevistas, a situação de vulnerabilidade e violências a que estão submetidas às travestis e mulheres transexuais em situação de prostituição no DF. Os dados evidenciam discriminações sofridas na rede pública de saúde, em transportes públicos, por policiais, no judiciário, no ambiente religioso, na escola e na esfera doméstica e familiar.
Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Os Infanticídios em Aldeias indígenas do Brasil
Mapear os conhecimentos e opiniões existentes em torno ao tema de modo a contribuir para organizar o debate, iluminar a discussão e o os discursos ideológicos que a permeiam, clarificar os propósitos dos diversos atores que participam do mesmo, e fornecer subsídios para as decisões de legisladores, membros do judiciário, autoridades da administração pública e assessores de todas essas instâncias.
Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto Vidas Plurais: Enfrentando o Sexismo e a Homofobia nas Escolas
O Projeto Vidas Plurais é uma realização do Núcleo da Diversidade Sexual e de Gênero da UnB (NEDIG/CEAM/UnB), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Sindicato de Professores do DF - SINPRO/DF, a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação da Secretaria de Educação do DF (EAPE/SEE). Foi um dos projetos nacionalmente selecionados e conveniados pela Secad/MEC, em 2009, no âmbito da Formação de Profissionais da Educação para Promoção do Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero nas Escolas, em cumprimento ao Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Programa Brasil sem Homofobia e II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Institucional ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Jurídica ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 8 | 1 | 9 |
Total | 8 | 1 | 9 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 3 | 0 | 3 |
Participação em Encontro | 3 | 2 | 5 |
Participação em Oficina | 3 | 0 | 3 |
Participação em Seminário | 9 | 2 | 11 |
Participação em Simpósio | 1 | 0 | 1 |
Total | 19 | 4 | 23 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Aperfeiçoamento Especialização | 0 | 1 | 1 |
Orientações em Andamento para Graduação | 0 | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 16 | 1 | 17 |
Total | 16 | 3 | 19 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 4 | 0 | 0 | 4 |
Artigo Publicado | 1 | 0 | 0 | 1 |
Capitulo de Livro Publicado | 6 | 1 | 2 | 9 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 8 | 2 | 0 | 10 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 0 | 0 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 0 | 1 | 1 |
Organização de Evento | 3 | 1 | 0 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 6 | 0 | 0 | 6 |
Programa de Rádio ou TV | 6 | 0 | 0 | 6 |
Relatório de Pesquisa | 2 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho em Eventos | 9 | 0 | 0 | 9 |
Total | 47 | 4 | 3 | 54 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 2 | 2 |
Trabalho Técnico | 5 | 5 |
Total | 7 | 7 |