This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Maria Candida Borges de Moraes
Citações | MORAES, M. C.;Maria Cândida Moraes |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 1993 a 1996 - educação ( curriculo)
Pontificia Universidade Católica de São Paulo - Mestrado - Periodo: 1973 a 1975 - Tecnologias Educacionais
Instituto de Pesquisas Espaciais - Graduação - Periodo: 1966 a 1970 - agronomia
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Atuação Profissional
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2007 a 2008
- Enseñanza & teaching- / Periodo: 2009 a atual
- Enseñanza & teaching- / Periodo: 2009 a atual
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- / Periodo: 1971 a 1975
- Ministério da Educação- / Periodo: 1980 a 1997
- Ministério da Educação- / Periodo: 1980 a 1997
- Ministério da Educação- / Periodo: 1975 a 1997
- pontificia universidade católica de são Paulo- / Periodo: 1997 a 2008
- Revista de Complejidad transdisciplinariedad y ecoformación- / Periodo: 2012 a atual
- Revista Diálogos- / Periodo: 2008 a atual
- Revista Diálogos- / Periodo: 2008 a 2010
- Revista Diálogos- / Periodo: 2008 a 2010
- Revista @mbienteeducação- / Periodo: 2008 a atual
- Revista Terceiro Incluído- / Periodo: 2015 a atual
- Rizoma Freireano- / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a atual
- Universitat de Barcelona- / Periodo: 2002 a atual
- Universitat de Barcelona- / Periodo: 1999 a atual
- Universitat de Barcelona- / Periodo: 2002 a 2017
Linha de Pesquisa
- Produção de material didático para rádio e televisão
Projetos de Pesquisa
- Docência transdisciplinar
Através deste projeto vem sendo construída uma base conceitual sólida capaz de apontar caminhos e viabilizar novos cenários para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que reconciliem os processos de construção do conhecimento com a dinâmica complexa da vida, colaborando para a reconfiguração epistemológica e paradigmática do agir pedagógico, além de fornecer subsídios teóricos e vivenciais para a construção de uma proposta de educação transdisciplinar, visando à transformação e à evolução da ação pedagógica e do ser educador na inteireza de seu sentir, pensar e agir, a partir das relações consigo mesmo, com o outro e com a natureza. Pretende-se também contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas que privilegiem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, tanto na docência como na pesquisa educacional.
Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Docência transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora.
Nossa questão de pesquisa está contida no próprio cabeçalho do projeto Internacional da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes e pode ser traduzida pela pergunta que todos nós estamos comprometidos em encontrar possíveis respostas: Como levar à prática o olhar transdisciplinar, complexo e eco-formador para o desenvolvimento de uma educação criativa e de qualidade, a partir de processos que envolvam uma aprendizagem integrada e integradora do aprendiz no mundo em que vive?
Período: 2007 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Pesquisando em Educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade
1.1- Desenvolver processos de intercâmbio e cooperação técnica entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP e o Departamento DOE/UB visando a implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento de pesquisa científica e o aperfeiçoamento de professores e alunos, em nível de Pós-Graduação. 1.2- Possibilitar a formação e o aperfeiçoamento de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo), mediante a oferta de bolsas de Doutorado-Sandwich e de Pós-doutorado, a serem desenvolvidas junto ao Departamento de Didática e Organização Educativa, da Universidade de Barcelona. 1.3- Compartilhar experiências de pesquisa cientifica em educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade, desenvolvendo estratégias de pesquisa e de formação docente a partir destes referenciais, tendo como uma das prioridades a serem trabalhadas processos de formação docente a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem. 1.4- Desenvolver atividades de intercâmbio e de cooperação técnica que estimulem o desenvolvimento de cooperação binacional em rede, envolvendo instituições nacionais e internacionais.
Período: 2007 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Pesquisando em educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade
O projeto visa o desenvolvimento de estudos de pós-doc junto à UB, bem como o estabelecimento de linhas de intercâmbio entre alunos de Doutorado de ambas universidades; Organização conjunta de congressos e seminários sobre o tema, publicação de artigos e livros sobre os temas, atividades de intercambio e cooperação técnica a partir da Criação de uma Rede Internacional de Ecologia dos Saberes.
Período: 2007 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Fundamentos da Educação :: Filosofia da Educação
- Ciências Humanas :: Educação :: Tópicos Específicos de Educação ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Tópicos Específicos de Educação :: educação a distância
- Ciências Humanas :: Filosofia :: Epistemologia ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 44 | 0 | 4 | 48 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 36 | 2 | 0 | 38 |
Participação em Banca de Mestrado | 44 | 2 | 1 | 47 |
Total | 124 | 4 | 5 | 133 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 41 | 4 | 0 | 45 |
Participação em Encontro | 24 | 0 | 0 | 24 |
Participação em Oficina | 2 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Seminário | 51 | 0 | 0 | 51 |
Participação em Simpósio | 11 | 0 | 2 | 13 |
Total | 129 | 4 | 2 | 135 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 1 | 0 | 1 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 16 | 0 | 3 | 19 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 26 | 1 | 1 | 28 |
Total | 42 | 2 | 4 | 48 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 11 | 0 | 11 |
Artigo Publicado | 24 | 0 | 24 |
Capitulo de Livro Publicado | 56 | 0 | 56 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 5 | 0 | 5 |
Demais Trabalhos | 4 | 0 | 4 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 35 | 0 | 35 |
Organização de Evento | 17 | 3 | 20 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 30 | 1 | 31 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 1 | 2 |
Relatório de Pesquisa | 4 | 0 | 4 |
Texto em Jornal ou Revista | 2 | 0 | 2 |
Trabalho em Eventos | 13 | 1 | 14 |
Total | 203 | 6 | 209 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 3 | 0 | 3 |
Prefacio Posfacio | 11 | 1 | 12 |
Trabalho Técnico | 64 | 3 | 67 |
Total | 78 | 4 | 82 |