This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Luiz Síveres
Citações | SIVERES, LUIZ;SÍVERES, LUIZ |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2013 a 2014 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
- Doutorado - Periodo: 2001 a 2003 - Desenvolvimento Sustentável
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1998 a 2000 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2012 a 2014 - Especialização em Psicologia Junguiana
Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - Especialização - Periodo: 2007 a 2008 - Apre. Coop. Tecn. Educ. na Univ. Estilo Salesiano
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1973 a 1977 - Filosofia
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Atuação Profissional
- Altus Ciência- / Periodo: 2018 a atual
- Altus Ciência- / Periodo: 2013 a atual
- Coleção Juventude Educação e Sociedade- / Periodo: 2013 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2020 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2017 a 2017
- Editora Collaborativa- / Periodo: 2019 a atual
- Editora Collaborativa- / Periodo: 2019 a atual
- Entre Letras. Revista da Academia de Letras do Noroeste de M- / Periodo: 2018 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2016 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2016 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2015 a 2019
- Humanidades & Tecnologia em Revista (FINOM)- / Periodo: 2012 a atual
- International Journal of Contemporary Education- / Periodo: 2019 a atual
- Movimento de Educação de Base- / Periodo: 2013 a atual
- Revista de Educação da ANEC- / Periodo: 2018 a atual
- Revista de Educação da ANEC- / Periodo: 2017 a atual
- Revista de Educação da ANEC- / Periodo: 2017 a atual
- Revista de Educação da ANEC- / Periodo: 2017 a 2017
- Revista de Extensão do Centro Universitário Metodista - IPA- / Periodo: 2012 a atual
- Revista Diálogos- / Periodo: 2002 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1995 a atual
Linha de Pesquisa
- Ensino e Aprendizagem - Formação Docente
Projetos de Pesquisa
- A perspectiva psicossocial da formação do professor
Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Líber - Laboratório Interdisciplinar de metodologias educacionais
Líber - Laboratório interdisciplinar de metodologias educacionais é o nome atribuído ao projeto de pesquisa que irá desenvolver, de forma interdisciplinar, perspectivas educacionais para contribuir com o sentido dos sujeitos e processos envolvidos na educação, através da inspiração de ideias inovadoras e do fluxo de experiências criativas; ampliar e aprofundar a compreensão do pensamento ecossistêmico, com base na complexidade e transdisciplinaridade; e, exercitar processos metodológicos de ensino e aprendizagem para minimizar a distorção idade-série na educação básica.
Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O diálogo na perspectiva da fraternidade
Desenvolver um projeto, dentro co contexto do Study of the United States Institute on Religious Pluralism in the USA, desenvolvendo a temática do diálogo na perspectiva da fraternidade, por meio de Lives e de um vídeo sobre o diálogo na sociedade.
Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - A contribuição do pensamento ecossistêmico no exercício da docência na educação superior
Fatores como a globalização competitiva e exacerbada, o consumismo moldando desejos, vontades e relações humanas, tornando-as cada vez mais frágeis e voláteis, uma civilização insensível e a crise de valores éticos e morais podem ser aspectos que influenciam e são influenciados por instituições escolares. Instituições escolares que prometem aos indivíduos a prosperidade e o sucesso pela colação de grau de currículos formatados em épocas da revolução industrial. Um mundo líquido-moderno onde as ações humanas se constroem e se conduzem a partir da perspectiva da busca da felicidade, do sucesso e da utilidade pautada sob a ótica da descartabilidade. Esses aspectos impactam a educação das pessoas pela formação mecanicista, pela atuação individualista e pela busca racional de maximização de resultados. Um fantasma escolar de centro de repetição, de prescrição e de tratamento que inibe outras oportunidades de aprendizagem, onde o caráter disciplinar é o indicativo da formação. Um pensamento linear de origem cartesiana que entrega para a sociedade sujeitos e organizações com pouca capacidade de resolver problemas. Indivíduos que têm dificuldades em desenvolver um pensamento que articula e une os modos de pensar das pessoas. Uma formação e educação disciplinar, disciplinada e especializada. Sujeitos fragmentados pelo caráter disciplinar de projetos educativos que agem como se fossem ilhas reproduzindo o discurso institucional de prosperidade, de sucesso e de reprodução do conhecimento que dificulta os processos de articulação e de integração do conhecimento que contribuiriam para a aprendizagem significativa das pessoas. Essa situação requer a postulação do pensamento ecossistêmico como princípio articulador do pensamento integrado que une diferentes modos de pensar, que permita construção de uma tessitura comum entre sujeito e objeto, ordem e desordem, estabilidade e movimento, professor e aluno e todos os tecidos que regem os acontecimentos, as ações e interações que tecem a realidade da vida, o que pode propiciar uma educação transformadora que potencializa os processos de ensino e de aprendizagem à resolução de problemas de natureza complexa (MORAES, 2004). Com essa proposta, uma Universidade do Distrito Federal foi reorganizada em cinco Escolas de Educação que agrupam cursos de áreas de conhecimentos similares da graduação, da especialização e de programas de mestrado e de doutorado, em uma concepção do pensamento ecossistêmico, que teria o objetivo de desenvolver de forma integrada e complementar o ensino, a pesquisa e a extensão, porém sua organização curricular manteve uma formação e educação disciplinar, disciplinada e especializada. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é explorar a concepção do pensamento ecossistêmico presente em proposta de Universidade estruturada em Escolas em sua forma de agir e de pensar de professores reconhecidos por seus alunos pela capacidade de estimular o aprendizado sob o olhar do pensamento complexo e transdisciplinar. Este estudo foi classificado como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e com o uso de técnicas estáticas e de análise de conteúdos para o tratamento dos dados. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a aplicação de questionário de pesquisa e entrevistas em profundidade. Utilizando o critério de acessibilidade, optou-se por aplicar os estudos em quinze cursos de graduação, respectivamente, em três cursos de cada Escola da Universidade, o que permitiria a comparabilidade entre cursos de áreas de conhecimentos diferenciadas. Para efeito de comparação dos resultados desta pesquisa com instituição de ensino internacional, definiu-se a Universidade de Ottawa ? Canadá que possui parceria institucional com a Universidade objeto deste estudo. Os participantes da pesquisa serão 450 discentes (30 por curso de graduação), até 45 professores reconhecidos.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos
O Projeto tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da Comunidade Escolar, tendo como princípio, a dinâmica da emancipação de todos os sujeitos envolvidos. Para isso está se propondo o desenvolvimento de uma pedagogia da presença, proximidade e partida, tendo como referencial o pressuposto antropológico, epistemológico e pedagógico. Com base nesta pedagogia está se pesquisando, por meio de pesquisa-ação a possibilidade da formação de professores na respectiva pedagogia e encaminhando uma proposta de avaliação que contemple a passagem da regulação para a emancipação. Enfim, seria fortalecer a Comunidade Escolar, naquilo que já existe, bem como, por meio dos encontros e diálogos educativos.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A Pedagogia da Presença, Proximidade e da Partida
Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Processo de aprendizagem na extensão universitária
Este projeto de pesquisa pretende investigar como a experiência de estudantes que estão envolvidos em projetos de extensão é capaz de produzir um processo de aprendizagem significativa, colabora com a construção de conhecimentos indissociável à pesquisa e ao ensino, e como estes estudantes contribuem para as transformações éticas e políticas desejáveis para a sociedade. Tal trabalho visa confirmar a hipótese de que o ensino, a pesquisa e a extensão, realizada de forma indissociável, qualificam os estudantes universitários de forma acadêmica, profissional e social. A metodologia a ser utilizada nesse projeto é qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas com estudantes universitários. A presente pesquisa faz parte da carteira dos projetos institucionais da Universidade Católica de Brasília / UCB, e conta com a parceria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC-Goiás, da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB e do Fórum de Extensão das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias ? ForExt.
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária
Este projeto de pesquisa pretende investigar como a experiência de estudantes que estiveram envolvidos em projetos de extensão foi capaz de produzir um processo de aprendizagem criativo indissociável à pesquisa e ao ensino. Igualmente, pretende investigar como estes estudantes contribuem para as transformações éticas e políticas desejáveis para a sociedade. Tal trabalho visa confirmar a hipótese de que o ensino, a pesquisa e a extensão, realizadas de forma indissociável, qualificam os estudantes universitários de forma acadêmica, profissional e social. A metodologia a ser utilizada nesse projeto é qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com estudantes universitários. A presente pesquisa faz parte da carteira dos projetos institucionais da Universidade Católica de Brasília / UCB, e conta com a parceria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC-Goiás e da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB. Palavras-chave: Aprendizagem; indissociabilidade; extensão universitária.
Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - " A Organização da Sociedade Civil no Brasil"
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Ética ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Extensão ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: ::
Idiomas
- Alemão: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Italiano: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Banca de Doutorado | 9 | 3 | 1 | 4 | 3 | 0 | 1 | 2 | 23 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 7 | 2 | 0 | 10 | 0 | 0 | 3 | 1 | 23 |
Participação em Banca de Mestrado | 45 | 9 | 6 | 7 | 2 | 2 | 5 | 1 | 77 |
Total | 63 | 14 | 7 | 21 | 5 | 2 | 9 | 4 | 125 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 27 | 4 | 1 | 3 | 2 | 3 | 2 | 6 | 0 | 48 |
Participação em Encontro | 27 | 7 | 0 | 2 | 3 | 3 | 2 | 0 | 2 | 46 |
Participação em Oficina | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 3 |
Participação em Seminário | 29 | 1 | 2 | 0 | 1 | 1 | 1 | 3 | 0 | 38 |
Participação em Simpósio | 5 | 3 | 2 | 1 | 3 | 0 | 3 | 1 | 1 | 19 |
Total | 89 | 16 | 5 | 6 | 9 | 7 | 8 | 11 | 3 | 154 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 1 | 1 | 5 |
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 0 | 1 | 1 | 3 | 2 | 1 | 2 | 10 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 24 | 5 | 1 | 5 | 1 | 3 | 2 | 41 |
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Total | 24 | 6 | 3 | 8 | 6 | 5 | 8 | 60 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2021 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 5 | 1 | 6 |
Total | 5 | 1 | 6 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | 2021 | 2023 | Total |
---|---|---|---|
Artes Visuais | 3 | 1 | 4 |
Total | 3 | 1 | 4 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 26 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 27 |
Artigo Aceito para Publicação | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Artigo Publicado | 28 | 6 | 1 | 6 | 4 | 2 | 8 | 4 | 0 | 59 |
Capitulo de Livro Publicado | 23 | 5 | 4 | 6 | 10 | 2 | 12 | 2 | 4 | 68 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 15 | 3 | 2 | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 23 |
Demais Trabalhos | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Editoração | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 13 | 1 | 2 | 3 | 3 | 0 | 7 | 1 | 2 | 32 |
Organização de Evento | 4 | 1 | 1 | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 |
Outras Bancas Julgadoras | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 35 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 | 0 | 38 |
Outras Produções Bibliográfica | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 19 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 20 |
Total | 175 | 18 | 10 | 17 | 23 | 5 | 30 | 7 | 6 | 291 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 3 | 0 | 1 | 4 | 0 | 0 | 8 |
Prefacio Posfacio | 9 | 0 | 1 | 2 | 3 | 0 | 15 |
Produto Tecnologico | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 4 | 6 |
Tradução | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 | 0 | 3 |
Total | 13 | 1 | 4 | 8 | 3 | 4 | 33 |