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Alexandre Schirmer Kieling
Citações | KIELING, Alexandre S.;KIELING, ALEXANDRE SCHIRMER |
Curso/Programa | Inovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2017 a 2020 - Universidade de Brasília
- Doutorado - Periodo: 2005 a 2009 - Ciências da Comunicação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Ciências da Comunicação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Especialização - Periodo: 1999 a 2000 - Especialização Em Cinevídeo - Arte na Comunicação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Graduação - Periodo: 1980 a 1985 - Comunicação Social
Universidade Federal de Santa Maria
Atuação Profissional
- Associação Brasileira de Televisão Universitária- / Periodo: 2003 a 2007
- E-Compós- / Periodo: 2021 a atual
- Empresa Jornalística Caldas Júnior- / Periodo: 1981 a 1983
- Empresa Jornalística Expresso Ltda- / Periodo: 1980 a 1981
- Empresa Jornalística Expresso Ltda- / Periodo: 1978 a 1980
- Empresa Jornalística Expresso Ltda- / Periodo: 1976 a 1978
- Em Questão (UFRGS. Impresso)- / Periodo: 2012 a atual
- Federação das Indústrias do Distrito Federal- / Periodo: 2017 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2017 a 2019
- Fundação Padre Urbano Thiesen- / Periodo: 2004 a 2006
- Fundação Pe. Anchieta- / Periodo: 2008 a 2009
- Instituto Amigos de Lucas- / Periodo: 2000 a 2006
- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF- / Periodo: 2010 a 2011
- Instituto Fecomércio Distrito Federal- / Periodo: 2019 a atual
- Parceiros Voluntários- / Periodo: 2004 a 2006
- Rádio Imembuí S A- / Periodo: 1981 a 1985
- Revista Esferas- / Periodo: 2011 a atual
- Televisão Centro América S A Tv Globo Centro Oeste- / Periodo: 1995 a 1997
- Televisão Gaúcha S A- / Periodo: 1985 a 1995
- Tv Imembuí S A- / Periodo: 1983 a 1985
- Universidade Catolica de Brasília- / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a 2019
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2015
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos- / Periodo: 1993 a 2011
- Universidade Nove de Julho- / Periodo: 2010 a 2010
- Universidade Presbiteriana Mackenzie- / Periodo: 2010 a 2010
- Universidade São Judas Tadeu- / Periodo: 2010 a 2010
Linha de Pesquisa
- autoria e interatividade
- Desenvolvimento de conteúdos interativos para TV Digital
- Epistemologia, Teoria e Método em Comunicação.
- Estudos de conteúdos digitais interativos e transmidiáticos
- Processos Comunicacionais na Cultura Mediática;
- SAPSA - Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula
- tv digital - sbtvd
Projetos de Pesquisa
- Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal
Produzir um Panorama da Economia Criativa do DF e propor estratégias e um plano de ações de curto, médio e longo prazo com vistas à futura organização de polos articulados em clusters e mesmo em arranjos produtivos locais nas regiões administrativas. Polos inseridos na cadeia de valor desta economia com base empreendedora e tecnológica com vistas à promoção da mudança da matriz econômica e a ampliação das oportunidades de trabalho, especialmente em setores atingidos e impactados pela pandemia.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Convergência midiática: envolvimento e/ou engajamento do público
O propósito do presente projeto é investigar as competências de recepção, a alfabetização transmídia, do público e usuários da ambiência midiática que articula a convergência de meios e conteúdos e dinâmicas de produção e consumo.Como desdobramento daquele que estudou as condições de recepção na TV Digital Pretende-se observar essas experiências de imersão e efeitos de agência entre três faixas etárias em busca do que fazem nessa ambiência e quais os níveis de engajamento e envolvimento. Trata-se de nova etapa de um processo de investigação iniciado em 2016 que procura compreender a adaptação do público de conteúdo audiovisual, especialmente da TV, o sistema de produção, circulação e consumo de conteúdos audiovisuais em ambiências multitela e mutiplataforma nesse processo de convergência de processos e tecnologias.
Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Conteúdos Digitais Interativos e Transmidiáticos
O processo em curso de digitalização das mídias nos apresenta um cenário diverso daquele analógico que norteou as pesquisas sobre televisão no campo da comunicação. Assim, vivemos um processo de convergência de mídias não apenas dos suportes, mas também dos conteúdos. Trata-se do ?fluxo de conteúdos através de diversos suportes?, como define o pesquisador Henry Jenkins (2008, p 27). Um movimento que decorre da digitalização dos meios de produção e de distribuição de conteúdos e que, por sua vez, vem configurando essas novas dinâmicas, tanto nas relações entre produtores e receptores quanto nos textos que desta resultam. Compreender esse fenômeno em curso e, mais, participar da sua processualidade experimentando essa fluidez que escapa da grade de programação que enformava (e ainda o faz) o conteúdo televisivo no paradigma analógico, entendemos, é um desafio emergente na investigação das ciências da comunicação. Ainda mais, se considerarmos a perspectiva da linha de pesquisa Processos Comunicacionais na Cultura Mediática que ?analisa criticamente as questões da linguagem e do sentido no campo da produção cultural mediada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, sob a ótica dos paradigmas comunicacionais que orientam a produção, a circulação e a recepção? a qual aqui postula a incorporação da dinâmica da pesquisa aplicada. Nesse sentido, o presente projeto propõe ações de pesquisa e mapeamento dos processos de produção de conteúdos digitais e de desenvolvimento de produtos audiovisuais a partir de narrativas transmidiáticas e interativas destinadas à circulação em TV Digital Aberta e Fechadas, IPTV e recepção em suportes móveis. Uma perspectiva que tem como horizonte a produção de conhecimento e a reconfiguração de modelos metodológicos de pesquisa contemplando primeiramente as dinâmicas de produção, mas também de recepção (embora em caráter mais restrito). Vislumbra-se ainda a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de novos formatos
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Metodologia de Pesquisa em Comunicação Organizacional
O projeto se propõe ao desenvolvimento de metodologia para pesquisa em comunicação organizacional por meio de um aplicativo criado a partir de uma abordagem semiótica peirceana.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Economia Criativa no Distrito Federal: mapeamento e clusterização
Elaborar e propor um plano de clusterização da economia Criativa no DF.. Torna-se necessário conhecer as potencialidades locais com vistas à articulação sistêmica para afetivamente viabilizar uma cadeia de valor do setor induzindo e fomentando a consolidação e a formação de Polos em cada seguimento criativo. A organização em cluster e arranjos produtivos tende a acelerar o desenvolvimento setorial. E o que se pretende nessa fase é a construção de um plano de criação e articulação dos clusters locais, com base na especialização inteligente e que também permita a dinâmica de circulação entre eles. Desta maneira, o estudo vai desenvolver uma análise dos resultados da pesquisa ampliada em curso pelo Mestrado Profissional de Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília que contempla um Panorama, levantamento documental de indicadores existentes, instrumental de metodologia de aferição, de campo que envolve coleta de dados locais, para desenvolver a proposta de clusterização que o presente projeto almeja.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Programa de Iniciação Científica da Universidade Católica de Brasilia
Coordenador Geral junto ao CNPQ do Programa de Iniciação Cientifica da Universidade Católica de Brasília
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Alfabetização Transmídia
O propósito é conhecer as competências de recepção e mesmo a alfabetização transmídia de três gerações conectadas, ou seja, que já usam TV, computadores, dispositivos móveis. Almeja-se aplicar entrevistas em grupos de estudantes de nível médio, universitários e professores de, pelo menos em cinco sujeitos de cada grupo etário ? 14 a 18, 19 a 29 e 30 a 50 anos ? em, pelo menos, 10 unidades de ensino diferentes no Distrito Federal.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - WP 4 no Global ITV - GLOBAL ITV: Interoperability of Interactive and Hybrid TV systems
Desenvolvimento de aplicativos destinados à TV Digital para distribuição interoperável com uso de segunda tela. Pacote de tarefas 4 no escopo do projeto Global ITV que prevê o desenvolvimento de uma plataforma interoperável em sistemas de transmissão terrestre e por rede.
Período: 2014 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Global ITV - Aplicações Interativas
Desenvolvimento de plataforma interoperável para broadcast e broadband em cooperação Brasil e Comunidade Europeia. O consorcio Brasileiro é liderado pela USP por meio da Politécnica - Professor Marcelo Zuffo.. Nossa equipe atua no desenvolvimento de aplicativos com interatividade e segunda tela.
Período: 2013 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Migração do sinal de transmissão terrestre da TV Digital
Do objeto Pesquisar, planejar e executar, em apoio à empresa responsável pela migração de sistemas de transmissão, uma grande ação de mobilização e capacitação do universo alvo de 3.862.218 habitantes do distrito federal, priorizando a população de baixa renda, pessoas com deficiência, idosas e imigrantes. Do Objetivo Como escreve a empresa EAD e parceira na proposta, o objetivo é ?apoiar uma camada da população que enfrenta dificuldades físicas e socioeconômicas e que, em muitos casos, depende da televisão como único meio de acesso à informação e ao entretenimento para garantir que ninguém fique sem acesso a um bem que é de todos os brasileiros: o sinal de televisão transmitido, gratuitamente, por radiodifusão?.
Período: 2016 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Convergência midiática na televisão: envolvimento e/ou engajamento do telespectador
A pesquisa em curso, que dá continuidade às investigações e interações, direcionadas ao estudo da televisão, já existentes e em andamento no grupo de estudos de narrativas interativas e transmidiáticas ? vinculado ao Programa de Mestrado da Universidade Católica de Brasília ? do qual o proponente é coordenador. A presente desta etapa envolve um esforço de análise crítica diante dos resultados coletados na pesquisa de campo realizada no final de 2016 e tabulada no primeiro semestre de 2017 de 2017. A meta segue compreender do ponto do vista do telespectador, sua reação e dinâmica de consumo dos conteúdos televisivos agora disponíveis em ambiente digital. As reflexões estão abrigadas no escopo da linha de Políticas de Comunicação e Cultura que contempla estudo de ?processos e estratégias de produção distribuição, comercialização e consumo midiáticos? sob a supervisão do Professor Carlos Eduardo Esch.
Período: 2016 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Projeto - Migração Tecnológica da TV Aberta no Distrito Federal: do analógico para o digital
Trata-se de uma articulação que envolve a proposta pedagógica da UCB que engloba a promoção do protagonismo acadêmico, da vivência prática dos ambientes e dinâmicas sociais, da inovação, do voluntariado, do empreendedorismo social, que resultam na formação cidadã ética e solidária e na produção do conhecimento. Desenvolver uma pesquisa de recepção de hábitos e reação do telespectador diante da nova experiência. Planejar processo de sensibilização e capacitação com vistas ao esclarecimento da população buscando esclarecer dúvidas e dificuldades diante da adoção da nova tecnologia que envolve instalação de antenas e conversor e processos de interação simbólica e/ou física com conteúdos e emissoras.
Período: 2016 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Conteúdos digitais interativos e transmidiáticos
O projeto propõe ações de pesquisa e mapeamento dos processos de produção de conteúdos digitais e de desenvolvimento de produtos audiovisuais a partir de narrativas transmidiáticas e interativas destinadas à circulação em TV Digital Aberta e Fechadas, IPTV e recepção em suportes móveis. Uma perspectiva que tem como horizonte a produção de conhecimento e a reconfiguração de modelos metodológicos de pesquisa contemplando primeiramente as dinâmicas de produção, mas também de recepção (embora em caráter mais restrito). Vislumbra-se ainda a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de novos formatos e aplicações narrativas com vistas ao fomento da inclusão digital e da própria cadeia produtivas do audiovisual.
Período: 2011 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Iniciação Cientifica no ensino Médio na área de audiovisual
Dentro do Programa de Iniciação Científica para Ensino Médio da Universidade Católica de Brasília usamos o processo de produção audiovisual para ensinar o processo da pesquisa para estudantes de escolas públicas de Taguatinga.
Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Migração de TV Digital DF
Pesquisa que avaliou os impactos junto ao publico de TV Aberta a migração do sinal analógico para digital. A principal amostra foram as famílias que receberam conversores no Distrito federal.
Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Brasil 4D
Desenvolvimento de conteúdos e aplicativos com base na linguagem NCL e Java para a plataforma Ginga da TV Digital
Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Industrias Criativas e De Conteúdos Digitais
Estudos sobre processo de digitalização dos meios de comunicação no Brasil, Impressos, TV, Radio, Cinema e menos as transformações da Internet
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Apontamentos sobre a acomodação e reconfiguração das Indústrias Criativas e De Conteúdos Digitais
Uma atualização do estado da arte da Indústria Criativa de Conteúdos Digitais, com vistas a oferecer os subsídios desejados para a comprenção desse cenário de convergência, deve também revisar a compreensão sobre os atuais percursos, ajustes e acomodação, deste segmento, no âmbito de um novo paradigma dos processos e produção, circulação e consumo. Sem essas pistas o traçado de políticas públicas ou setoriais pode atingir um espectro limitado.
Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Efeitos da digitalização nas indústrias criativas e de conteúdos digitais
Projeto de pesquisada organizado pelo IPEA que faz parte de um conjunto de quatro pesquisas que desenvolvem um panorama das telecomunicações e comunicação nos país. A investigação se ocupa de um mapeamento do desempenho das indústrias criativas e de conteúdo digitais nos últimos dez anos.
Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Televisão: a presença do telespectador na configuração discursiva da interatividade nos programas de informação. Pesquisa de doutoramento no PPGCOM.
Trata-se de uma pesquisa de doutoramento junto ao Programa de Pesquisa e Pós Graduação Da Universidade do vale dos Sinos e à Sorbonne Nouvelle Paris 3 na França. Os projetos investiga a produção de conteúdo interativo na TV, sobretudo a partir das tecnologias digitais. A proposta que vai nos ocupar é a de olhar o produto televisivo com uso destes dispositivos interativos, no caso das experiências brasileiras, e com os dispositivos digitais, já em experiência na Europa, como é o caso da França. Nosso esforço seria no sentido de confrontar o resultado (o texto dos programas de informação) com a promessa de interatividade (noção de Jost), com vistas a verificar a participação efetiva do telespectador na construção do discurso televisivo, averiguando em que grau essas estratégias, que se renovam com os novos dispositivos, estruturam-se e se atingem seus objetivos. Enfim, buscam-se as reconfigurações destas mediações e ambiências de produção de sentido do ponto de vista acadêmico, a partir, portanto, da reflexão crítica, de um esforço de pesquisa e produção teórico-metodológica sobre o tema de forma a poder dar conta da análise dos fenômenos da digitalização e da convergência de mídias.
Período: 2005 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Codificador e Decodificador de Vídeo Escalável MPEG-2
Objetivo Geral (objeto da proposta): Desenvolver um codificador e decodificador escalável MPEG-2 para o SBTVD. Os produtos a serem desenvolvidos são compostos de duas partes principais: a) simulador em software: codificador / decodificador em ANSI C, que deve funcionar em ambiente linux e Windows. A entrada é HDTV YCbCr 4:2:2 1920x1080i (conforme norma BT.709) e a saída pode ser SDTV YCbCr 4:2:2 720x486i (conforme norma BT.601) ou HDTV YCbCr 4:2:2 1920x1080i; b) protótipo em hardware: deve seguir as mesmas características de entrada e saída definidas para o software. O projeto foi executado por uma rede de pesquisa formada pelas seguintes Universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela empresa PD3. .
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Desenvolvimento de um Codificador e Decodificador de Vídeo Escalável MPEG-2 para o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital)
Objetivos: desenvolvimento de um codificador MPEG-2 escalável (software e hardware), visando apoio para o governo decidir sobre o padrão de TV Digital a ser utilizado no Brasil. - Metas: Entregar dois produtos: Produto 1. Implementação em software do codificador / decodificador escalável; Produto 2. Implementação em hardware do codificador / decodificador escalável; - Resultados alcançados: o produto 1 (implementação em software), está concluído. O produto 1 (hardware) está especificado, com alguns blocos concluídos e o decodificador funcional.
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Desenvolvimento da Camada de Transporte para o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital)
Objetivos: desenvolvimento da camada de transporte (multiplexador H.222), visando apoio para o governo decidir sobre o padrão de TV Digital a ser utilizado no Brasil. - Metas: Entregar quatro produtos: Produto 1. Especificação Técnica Sistêmica; Produto 2. Especificação Técnica do objeto; Produto 3A: Implementação do MUX / DEMUX; Produto 3B, C: relatórios de implementação; Produto 4: Relatório de testes e integração; - Resultados alcançados: especificação sistêmica e do objeto, visando a integração com os outros parceiros no Brasil;.
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - CODECSUL: Pesquisa de Codificadores e Decodificadores de Vídeo Escaláveis para o Sistema Brasileiro de TV Digital
O projeto CODECSUL à pesquisa e desenvolvimento de codificadores e decodificadores de vídeo escaláveis para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). O papel do codec (Codificador / Decodificador) no SBTVD é a recepção sinal de vídeo no formato YCbCr, comprimindo o mesmo em duas taxas complementares: uma para Standard Definition (720x486i) e outra para High Definition (1920x1080i). O terminal de acesso adapta o sinal, entregando para a televisão de acordo com o aparelho receptor do usuário. O codec interage com outros elementos do terminal de acesso do SBTVD, como a camada de multiplexação, que recebe os sinais de áudio e vídeo e os empacota de forma que os mesmos sejam modulados e transmitidos em broadcast. A arquitetura não se resume a um único protótipo de codec, mas abrange um estudo de outros mecanismos para solucionar a problemática de comprimir sinais visuais de forma eficiente e com qualidade. Já existe experiência anterior na equipe participante do projeto, como o desenvolvimento atual de um codec MPEG2 MP@ML (Main Profile @ Main Level).
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Análise de soluções de CODECs MPEG-2 MP@ML em FPGA
Objetivos: Consultoria para validar, em FPGA, soluções de CODEC (encoder e decoder) MPEG-2 parte 2 (Vídeo) de perfil e nível MP@ML (SDTV) - Metas: análise das possibilidades de implementação, em FPGA, de um codificador e um decodificador de vídeo MPEG-2, perfil Main e nível Main (SDTV). As seguintes análises devem ser efetuadas de forma conclusiva: a) Codificador e decodificador serem implementados em placas separadas, funcionando de forma independente; b) Código (VHDL) ser portável para qualquer plataforma FPGA; c) Codificador aceitar, como entrada, um sinal digital contínuo YUV 422, 30 quadros por segundo, no modo progressivo. Este sinal seria obtido através de um arquivo YUV armazenado em memória flash, conforme implementação de referência do MPEG-2; d) Codificador fornecer, em sua saída, uma taxa de bits VBR MPEG-2 vídeo padrão ISO/IEC 13.818 parte 2; e) Decodificador aceitar em sua entrada uma taxa de bits MPEG-2 conforme padrão ISO/IEC 13.818 parte 2; f) Decodificador fornecer, em sua saída, um sinal digital YUV 422, 30 quadros por segundo, no modo progressivo. Este sinal será armazenado em memória flash (opcionalmente, essa saída será transmitida via conector s-vídeo (usando a implementação de linux embedded)); g) Possibilidade do codificador e decodificador ajustarem a configuração de parâmetros, tais como o GOP, distância entre quadros I e P dentro de quatro distâncias pré-definidas, taxa de bits de operação dentro de quatro taxas pré-definidas, de modo a possibilitar o teste de desempenho sob diferentes configurações dos parâmetros especificados acima; h) Necessidades de etapas de pré e pós-processamento, juntamente com sua especificação. - Resultados alcançados: a análise foi efetuada conforme solicitado. Foi entregue um codificador e decodificador em software, bem como um decodificador em lógica programável..
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - SAPSA - Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula
O SAPSA constitui-se um primeiro passo para obter-se interatividade através da televisão. O professor utilizará o serviço SAPSA por meio da televisão, na qual será apresentado um guia de conteúdo educacional com endereçamentos do tipo Matemática, História, entre outros. Este guia permitirá ao professor escolher um conteúdo transmitido e apresentá-lo em tempo real, fazer agendamentos e gravação de conteúdos por horário e por local (por exemplo, uma determinada sala de aula) de forma que seja possível apresentar um mesmo conteúdo para turmas diferentes. A arquitetura que envolve o SAPSA é composta de um repositório de conteúdo e várias unidades receptoras decodificadoras (URDs) ligadas às diferentes escolas. Os conteúdos educacionais são cadastrados no repositório, que está associado a uma emissora de televisão. Esse conteúdo é transmitido e recebido nas escolas por uma URD ligada à TV.Concluído e entregue.
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Audiovisual ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Jornalismo e Editoração :: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Rádio e Televisão :: Cinema
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Rádio e Televisão :: Radiodifusão
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Rádio e Televisão :: Videodifusão
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação :: Autoria e Interatividade
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2020 | 2021 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 0 | 1 | 1 | 3 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 6 | 4 | 0 | 0 | 10 |
Participação em Banca de Graduação | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Mestrado | 5 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Total | 14 | 4 | 1 | 1 | 20 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | 2019 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 18 | 0 | 2 | 2 | 2 | 24 |
Participação em Encontro | 3 | 0 | 0 | 1 | 2 | 6 |
Participação em Seminário | 7 | 0 | 1 | 0 | 0 | 8 |
Participação em Simpósio | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Total | 30 | 1 | 3 | 3 | 4 | 41 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 10 | 3 | 3 | 4 | 2 | 4 | 3 | 0 | 29 |
Outras Orientações Concluídas | 41 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 21 | 69 |
Total | 51 | 4 | 3 | 5 | 2 | 4 | 9 | 21 | 99 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 13 | 13 |
Total | 13 | 13 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2019 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Artes Cênicas | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Artes Visuais | 18 | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 24 |
Outra Produção Artística Cultural | 7 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 9 |
Total | 26 | 2 | 1 | 1 | 2 | 2 | 34 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 21 | 4 | 1 | 3 | 2 | 0 | 3 | 0 | 1 | 35 |
Artigo Aceito para Publicação | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Artigo Publicado | 14 | 0 | 0 | 0 | 3 | 1 | 1 | 0 | 0 | 19 |
Capitulo de Livro Publicado | 8 | 2 | 2 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 | 15 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 19 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 20 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 13 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 14 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 3 | 9 |
Organização de Evento | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 1 | 0 | 12 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Feira | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 10 | 1 | 0 | 0 | 5 | 0 | 6 | 1 | 0 | 23 |
Relatório de Pesquisa | 3 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 | 2 | 8 |
Texto em Jornal ou Revista | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 21 | 1 | 3 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 3 | 32 |
Total | 126 | 9 | 8 | 4 | 13 | 3 | 17 | 11 | 10 | 201 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 9 |
Patente | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Prefacio Posfacio | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Processos e Técnicas | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Produto Tecnologico | 5 | 2 | 0 | 1 | 0 | 2 | 0 | 10 |
Software | 6 | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 | 10 |
Trabalho Técnico | 15 | 0 | 5 | 1 | 3 | 1 | 0 | 25 |
Total | 34 | 4 | 6 | 3 | 3 | 3 | 4 | 57 |