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Miriam Abramovay
Citações | ABRAMOVAY, M. |
Curso/Programa | Licenciatura Pedagogia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2013 a atual - REDE CLACSO DE POSGRADOS
- Doutorado - Periodo: 2011 a 2012 - Education Psychologie Information et Communication
Université Lumière Lyon2 - Mestrado - Periodo: 1983 a 1986 - Educação: História, Política, Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Especialização - Periodo: 1983 a 1985 - Pós Graduação Em Educação
Fundação Getúlio Vargas - Especialização - Periodo: 1976 a 1977 - Pós Graduação Em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa - Graduação - Periodo: 1974 a 1975 - Sociologia
Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis - Graduação - Periodo: 1972 a 1975 - Ciência da Educação
Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis - Graduação - Periodo: 1967 a 1968 - Pedagogia
Universidade de São Paulo
Atuação Profissional
- Bahia Análise & Dados- / Periodo: 2010 a atual
- Banco Interamericano para o Desenvolvimento- / Periodo: 1998 a 1998
- Banco Interamericano para o Desenvolvimento- / Periodo: 1995 a 1995
- Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2001
- Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2001
- Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2000
- Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2000
- Banco Mundial- / Periodo: 1994 a 1995
- Central Única das Favelas do DF- / Periodo: 2007 a 2009
- Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos- / Periodo: 2013 a atual
- Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina- / Periodo: 2011 a 2011
- Conselho Latino Americano de Ciencias Sociais (BRA)- / Periodo: 2011 a atual
- Conselho Nacional de Juventude- / Periodo: 2005 a 2008
- Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP- / Periodo: 2012 a atual
- Educação & Sociedade (Impresso)- / Periodo: 2011 a atual
- Escola de Educação Instituto Antônio Aurélio da Costa Ferreira- / Periodo: 1977 a 1978
- Escola de Educação Instituto Antônio Aurélio da Costa Ferreira- / Periodo: 1977 a 1978
- Faculdade FIA de Administração e Negócios- / Periodo: 2007 a 2007
- Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais- / Periodo: 1996 a 1997
- Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais- / Periodo: 1989 a 1991
- Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (BRA)- / Periodo: 2011 a atual
- Food and Agriculture Organization of United Nation- / Periodo: 1995 a 1995
- Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ- / Periodo: 2013 a atual
- Fundação Oswaldo Cruz- / Periodo: 1998 a 1999
- Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1998 a 1999
- Grupo de Encontro de Mulheres- / Periodo: 1981 a 1982
- INEAM - Instituto de Estúdios Avanzados de las Américas- / Periodo: 2006 a 2007
- INNOVAMERICA, INC- / Periodo: 2011 a 2011
- Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais- / Periodo: 1998 a 1998
- Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura- / Periodo: 1988 a 1989
- Ministério da Educação- / Periodo: 2001 a 2003
- Movimento Brasileiro de Alfabetização- / Periodo: 1981 a 1986
- NUCLEO DE ESTUDOS DA INFANCIA E JUVENTUDE- / Periodo: 2008 a 2008
- Nucleo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Identidades e Cidadania- / Periodo: 2008 a atual
- Ong Cidadania Estudo Pesquisa Informação e Ação- / Periodo: 1997 a 1997
- Organização das Nações Unidas- / Periodo: 1994 a 1994
- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 1997 a 2005
- Organizacao dos Estados Americanos- / Periodo: 1986 a 1987
- Organização dos Estados Iberoamericanos- / Periodo: 2007 a 2008
- Organização dos Estados Iberoamericanos- / Periodo: 2006 a 2008
- Pan American Health Organization- / Periodo: 1997 a 1997
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 1980 a 1981
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 1979 a 1981
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 1979 a 1979
- Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- / Periodo: 2009 a 2009
- REDE DE INFORMAÇÃO TECNOLOGICA LATINO AMERICANA- / Periodo: 2008 a 2010
- Revista Actualidades Investigativas en Educación- / Periodo: 2014 a atual
- Revista de Sociologia política - Política & Sociedade- / Periodo: 2008 a atual
- Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso)- / Periodo: 2011 a atual
- Revista Ibero Americana- / Periodo: 2006 a 2007
- REVISTA PSICOLOGIA & SOCIEDADE - ABRAPSO- / Periodo: 2007 a atual
- SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (PR)- / Periodo: 2010 a 2011
- Serviço Social da Indústria- / Periodo: 1999 a 1999
- United Nations- / Periodo: 1998 a 1999
- United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1999 a 2000
- United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1997 a 1997
- United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1997 a 1997
- United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1996 a 1996
- United Nations Division for the Advancement of Women- / Periodo: 1995 a 1995
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2002 a 2005
- Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2007 a 2009
- Universidade Estadual de Campinas- / Periodo: 1999 a 1999
- World Conservation Union- / Periodo: 1992 a 1994
- World Conservation Union- / Periodo: 1991 a 1992
Linha de Pesquisa
- Educação
- Educação e saúde na favela do Acari, uma experiência participativa
- Educação primária e sucesso escolar na cidade do Rio de Janeiro
- Gangues
- Juventude
- Juventudes
- Mulher, com ênfase em pesquisa rural participativa
- Mulher e educação infantil
- Pesquisa sobre experiênias bem sucedidas com escolas(escolas inovadoras)
- Pesquisa sobre Gangues e Genero do DF
- Políticas Públicas
- Políticas Públicas
- Raça
- Violência e Juventude
- Violências nas escolas
Projetos de Pesquisa
- JOVENS, ADOLESCENTES E O TRÁFICO DE DROGAS E AS UPPS: INTERSEÇÕES, GÊNERO E CICLO DE VIDA. DISCURSOS SOBRE TEMPOS VIVIDOS, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS. ESTUDO DE CASO NO COMPLEXO DO ALEMÃO, RIO DE JANEIRO
Propõe-se um estudo de caso focalizando representações de jovens sobre o tráfico de drogas e a política de estado Unidades de Policia Pacificadora, destacando como a intersecção sexo/gênero e ciclo de vida (na coorte de 15 a 29 anos) emprestam singularidades a vivencias e expectativas, além do fato de tais jovens terem estado, estarem envolvidos ou não no tráfico de drogas. Pretende-se discutir o lugar das relações entre os jovens, com ênfase nas de gênero, no seu imaginário sobre poderes (tráfico de droga e intervenção do Estado, pela policia). Discutir-se-á a constituição de fratrias, o ser reconhecido entre os iguais, e admirado, assim como buscas no lugar de distribuição de riquezas na sociedade e afirmação nas relações de gênero, quer por estereótipos quer por subvenções desses. Opta-se por um estudo de caso, explorando historias de vida e a historia das relações sociais na comunidade, sua singularidade, cenários e oportunidades, e memórias de violências, inclusive institucionais, vulnerabilizações sociais e processos de intervenção pelo Estado.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - JUVENTUDE, GÊNERO, SEXUALIDADE, FAMILIA E ESCOLA (Perfil da população escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relação à escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com ênfase em percepções sobre formação escolar e o lugar da família e da escola
Mapeamento da diversidade de Perfis da população escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relação à escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com ênfase em percepções sobre formação escolar e o lugar da família e da escola quanto a sexualidade,-Salvador e Jequié, Bahia. O estudo em proposição pretende: primeiro, uma caracterização sócio-demográfica dos jovens entre 15-29 anos em escolas, a nível de Brasil e Bahia, por exploração de dados secundários (IBGE- censo de 2010 e banco de dados do MEC-Censo escolar de 2011, microdados); segundo, através de um survey nacional mais explorar o perfil sócio demográfico desses jovens e suas expectativas sobre a escola, focalizando a UF Bahia ; e terceiro, por entrevistas e grupos focais em Salvador e Jequié (municípios da Bahia) discutir por estudos de casos, percepções de jovens que se consideram heterossexuais e jovens que se consideram homosexuais-homens e mulheres- os temas família,formação escolar, culturas juvenis e cultura escolar, com inflexão sobre gênero, sexualidade e conhecimento critico. Na busca de compreender a relação da escola com os jovens a partir de suas expectativas, de fato, se pretende dialogar com os jovens, ressaltando a heterogeneidade de trajetórias sexuais e mapear diversidades de representações sobre o conhecimento, a família, a escola e essas nas suas vidas e projetos. Tal consideração sobre diversidades se alinha à reflexão de que as juventudes devem ser consideradas ?como uma categoria social transversalizada pelas categorias de gênero, de classe social, de etnia e de geração, dentre outras variáveis? (DAYRELL; MOREIRA; STENGEL, 2011, p. 12). De fato buscamos com esta proposta de pesquisa melhor conhecer a relação entre jovens e conhecimento escolar, jovens e ambiência escolar, com olhar atento a sexualidade como construtor de culturas juvenis, mas sem marginalizar o debate mais contextual, ou seja, projetos de vida dos jovens, seus hábitos e valores e tipos de circulação por diferentes espaços, como por exemplo a família e o grupo de pares, e como participam do conhecimento - como receptores ou como críticos. Serão registradas violencias quer na escola quer na família por conta da sexualidade assumida ou insinuada pelos jovens (homens e mulheres) e discutidas alternativas para uma educação para a diversidade, que a nosso juízo passa por refletir sobre as lógicas de conhecimento ou perspectivas pedagógicas da escola, independente da material que se focalize. OBJETIVO Pretende-se um estudo interdisciplinar, decolando da demografia da população jovem em escolas e por pesquisas empíricas mais modeladas pela sociologia e pelos estudos culturais, recorrer tanto a estudos mais qualitativos como a ensaios, considerando discursos de autores de campos e objetos diversos preocupados com juventudes, conhecimento e formação para a diversidade quanto a orientações sexuais e falas de jovens ou seja suas praticas discursivas sobre tais temas para melhor compreender a produção de sentidos no cotidiano sobre escola, conhecimento e sexualidade (sobre produção de sentidos e produção de sentidos no cotidiano ver (SPINK 2004). Em que medida viria a escola produzindo sujeitos ?dóceis? (FOULCAULT 1988) reprodutores de estereótipos e conhecimento não reflexivo ou potencializando uma postura critica reflexiva e sensível à alteridade, ou seja o outro, a outra e que colabore com autonomia (FREIRE 1996) . Tem-se como hipótese que o ethos da docilidade é parte também da socialização a nível familiar, orientada para a heteronormatividade e divisões sexuais ou expectativas formais sobre cada sexo/gênero. Contudo discutir culturas, hábitus (BOURDIEU 1992) e praticas discursivas (SPINK et al 2004) sem estar atento para quem são os jovens em termos de perfilhação sócio demográfica, separando demografia, sociologia e cultura pode levar a inferências casuísticas?, falácias de níveis equivocad
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Experiências Inovadoras: Boas Práticas de Promoção dos Direitos Humanos e Prevenção às violências nas escolas
Esta proposta dá continuidade à pesquisa Violência e Convivência nas Escolas Brasileiras , realizada pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - FLACSO Brasil em 2011, em conjunto com o Ministério da Educação - MEC e a Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, com o objetivo de retratar os aspectos relevantes relacionados às razões, repercussões e dimensões que envolvem o fenômeno das violências nas escolas.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Jovens (15 a 29 anos) em escolas: quem são, o que pensam e suas expectativas sobre educação.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Programa de Avaliação e Apoio à Gestão de Programas de Voluntariado no Estado do Rio Grande do Sul -Produto 1
Descrição: Revisão da bibliografia nacional sobre os temas nucleares: juventudes; voluntariado; sociedade civil; violência e participação e elaboração do marco teórico e metodológico do Projeto, com ênfase no monitoramento e avaliação dos programas em realização pela ONG focalizada Parceiros Voluntários.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - JOVENS (15 A 29) EM ESCOLAS: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E SUAS EXPECTATIVAS SOBRE EDUCAÇÃO
Para melhor conhecer quem são os jovens que frequentam as escolas com a perspectiva de identificar melhor as motivações para tal hábito, o lugar da escola como produção de conhecimento no horizonte de tais motivações, do clima escolar, das fratrias e estímulos externos à escola (como a família entre outros) e singularizar a juventude que frequenta o espaço escolar em relação a outras populações jovens.
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Jovens em comunidades com UPPs, Rio de Janeiro 2011: Perfil, perspectivas e planos
A pesquisa segue caminho quanti-quali, e por meio de um survey que conta com a colaboração do IBOPE, junto a jovens, por uma amostra representativa de 17 comunidades em que foram implantadas Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro, e cerca de 30 grupos focais, etapa em que se conta com a colaboração de equipe do IESP/UERJ, uma serie de dimensões são pesquisadas no sentido de perfilar condições de vida, olhares sobre a comunidade, representações sobre as UPPs e planos tanto para sua comunidade como para suas vidas. Nos grupos focais algumas juventudes são mais focalizadas, como: jovens grávidas e mães; jovens que não estudam e não trabalham; jovens que estão ou já estiveram em projetos governamentais ou da sociedade civil e jovens que cursam a universidade. No plano de analise dos dados quantitativos se controla sistematicamente as seguintes variáveis: classe social (critério Brasil); renda familiar; raça/cor auto atribuída; idade e sexo. Considera-se jovens aqueles entre 15 a 29 anos
Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Educação e População Afrodescendente no Brasil: avanços, desafios e perspectivas
Analise da situação dos afrodescendentes em comparação com outros grupos etnico-raciais em relação a escolaridade, enfatizando mudanças no período 2004 -2010 e políticas relacionadas a tal setor. Exploram-se bancos de dados oficiais e bibliografia sobre o tema.
Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Violência e Convivência nas escolas brasileiras
Pesquisa realizada cinco capitais (Rio Branco, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Cuiabá), abrangendo quatro escolas duas estaduais e duas municipais em cada uma delas. Ao todo, nos 20 estabelecimentos, foram ouvidos 631 atores sociais. No processo de escuta, utilizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas com diretores, coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos, inspetores, porteiros, merendeiras e outros agentes. Em relação aos estudantes, familiares e professores, foram realizados grupos focais.
Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Perfil participantes da Mostra Jovem - Projovem
Combinando um survey com grupos focais, realização de pesquisa com jovens selecionados para participar da Mostra Jovem, em Brasília--agosto 2010. Cerca de 2000 questionários e 60 grupos focais constituem a base da pesquisa versando sobre historias de vida, projetos, relação com o Projovem, representação sobre temas contemporâneos polêmicos e problemas do Brasil..
Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Pesquisa de Repetência e Abandono nas escolas do Distrito Federal. Parceria da RITLA com a SEE/DF
Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Meninas em Gangues - Brasília
Pesquisa sobre gênero em gangues em Brasília, considerando temas como historia das gangues, relações com instituições, principais atividades, produção da masculinidade, relações de gênero, drogas, trafico, violência e recomendações para políticas. Recorrem-se ao quadro teórico das políticas de reconhecimento (Fraser, Turner), questão da política de espetáculo (Dabord), estado policial (Wacquant) e debate sobre juventudes e violências (Soares e outros). Através de metodologia de sociologia compreensiva aplica-se historia oral, entrevistas e grupos focais a jovens em gangues em Brasília de ambos os sexos.
Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Desafios para políticas de juventudes. Vontades, enfoques e o lugar do jovem
O projeto consta de varias peças, considerando os jovens e escritos voltados a normatização da vida desses, como políticas de juventudes. Em um primeiro elenco se desenvolveu estudos voltados a exploração a nível de grandes números do perfil dos jovens quanto a uma serie de dimensões - trabalho, escolaridade, participação e sexualidade--, recorrendo à pesquisa que co-coordenamos "Juventude, Juventudes, o que une e o que separa" (Abramovay e Castro, UNESCO 2006)--a nível de Brasil, comparando perfis segundo regiões, tipos de aglomerados urbanos e situação domiciliar urbano e rural, alem de sexo, grupos etários e classe (critério Brasil). O Projeto se desenvolveu por interinstitucional idade participando tanto o Programa de Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania (com envolvimento de professores, mestres e mestrandos) como do Programa de Família e do Núcleo de Estudos de Pesquisas em Juventudes, Identidades, Cidadania e Cultura - todos três institutos da UCSAL. Também foram produzidos textos na área de gênero e geração (juventude) enfocando programas governamentais, violência, participação, trabalho e educação Ainda no modulo juventude, cultura e participação, em um segundo momento, recorreu-se a pesquisas orientadas por técnicas qualitativas (entrevistas e grupos focais), selecionando diversos grupos juvenis envolvidos em diferentes tipos de militância (inclusive cybermilitancia) e atividades culturais. A intenção foi explorar a diversidade do conceito de participação política e cultural, identificar projetos de vida, historia de vida e a produção de sujeitos políticos, assim como o imaginário dos jovens sobre o fazer política institucional.Discute-se sexualidade tanto por pesquisa quantitativa como aproveitando escritos por pesquisas qualitativas e analises de Orkut e blogs. Alem de um relatório de 350 paginas e que contou com participação de vários membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes, Identidades Cultura e Cidadania - NPEJI-UCSAL
Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Convivência Escolar e Violências nas escolas
Trata-se de uma investigação aprofundada das relações sociais e do clima escolar no DF: conflitos latentes e expressos, percepções de alunos, professores e equipe de direção sobre as escolas, um verdadeiro diagnóstico sobre a convivência escolar.
Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Juventude, Política e Participação - Perfil participantes I Conferencia Nacional de Políticas de Juventude
Pesquisa elaborada com Miriam Abramovay, sobre participantes (delegados, observadores e outros) na I Conferencia Nacional de Políticas de Juventude, ocorrida em Brasília em abril de 2008, com a promoção institucional do Governo do Brasil - Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Nacional de Juventude e RITLA. Investigou-se participação, perspectivas de futuro, representações sobre temas polêmicos como aborto, união de homossexuais, política de cotas, maioridade penal e avaliações sobre programas de governo para jovens, maquinaria estatal no campo de políticas de juventudes e propostas de grupos e ativistas na área de políticas de juventude. Recorreu-se a um survey com os participantes da Conferencia-cerca de 2000 participantes, e realização durante os três dias de conferencia em Brasília, de grupos focais e grupos de discussões com 15 organizações juvenis de militância variada. Produziu-se dois livros com ISBN que vem sendo apresentados desde julho de 2009 em diferentes eventos como reunião anual do Conselho Nacional de Juventude, em Fortaleza (setembro de 2009) e será apresentado debate com ativistas durante do Fórum Social Mundial, temático em Salvador, janeiro 2010
Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Juventude, Juventudes-Diversidade e o lugar da família e da escola (Juventude, Família e Sexualidade)
Discutir-se-á o lugar da família e da escola em varias dimensões da vida dos jovens como sexualidade e outros temas. Revisita-se pesquisas que coordenou quando na UNESCO (2000-2006) e banco de dados da Pesquisa Juventude, Juventudes e se recorre a pesquisa compreensiva em Salvador para analisar temas como o lugar da família na produção de sujeitos políticos jovens. Nos estudos sobre juventudes tanto no exterior como no Brasil (e.g.Pais Machado, Abad, Novaes, Abramo, Rodriguez, Castro e Abramovay, entre outros) muito se avançou em subsídios para políticas sociais, contudo na maioria dos nossos estudos tem-se como referencia um ciclo de vida ou um curso de vida--plasticidade do conceito de geração-- contudo no afã de defender a propriedade de uma ou varias identidades juvenis e a importância de reconhecimento de cidadanias juvenis, ou políticas publicas mais formatadas considerando necessidades e singularidades de jovens, pouco se faz referencia à família tanto em políticas de juventudes quanto em textos sobre essas populações. Ao se enfatizar a importância de resgatar o lugar da família em estudos sobre juventudes, a intenção é discutir construções sociais sobre tal instituições entre jovens e em políticas voltadas para esses, ao tempo que se contrapõe discursos entre os pais sobre seus filhos. Tem-se também na agenda de pesquisa sobre o tema, as relações entre duas instituições pelas quais se movem o jovens, a escola e a família, analisando embates e possíveis complementaridades entre elas, frisando papeis em temas tais como iniciação sexual, valores sobre transição sócio sexual, o ficar, o namorar, direitos sexuais e direitos reprodutivos. Tais instituições socializadoras serão discutidas vis a vis outras, como pares e mídia. Apelar-se-á para a sociologia reflexiva para explorar sentidos, sobre o lugar da família e da escola em temas tais como a sexualidade entre jovens, pais e professores, assim como para analises multivariadas de banco de dados.
Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
- Ciências Humanas :: Sociologia :: ::
- Outras :: Ciências Sociais :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Mestrado | 3 | 3 |
Total | 3 | 3 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 22 | 22 |
Participação em Encontro | 13 | 13 |
Participação em Oficina | 2 | 2 |
Participação em Seminário | 88 | 88 |
Participação em Simpósio | 7 | 7 |
Total | 132 | 132 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 10 | 10 |
Total | 10 | 10 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 37 | 37 |
Total | 37 | 37 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 5 | 5 |
Artigo Publicado | 32 | 32 |
Capitulo de Livro Publicado | 29 | 29 |
Demais Trabalhos | 1 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 62 | 62 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 53 | 53 |
Outras Produções Bibliográfica | 7 | 7 |
Programa de Rádio ou TV | 16 | 16 |
Texto em Jornal ou Revista | 465 | 465 |
Trabalho em Eventos | 39 | 39 |
Total | 710 | 710 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |