Miriam Abramovay

CitaçõesABRAMOVAY, M.
Curso/ProgramaLicenciatura Pedagogia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2013 a atual - REDE CLACSO DE POSGRADOS
  • Doutorado - Periodo: 2011 a 2012 - Education Psychologie Information et Communication
    Université Lumière Lyon2
  • Mestrado - Periodo: 1983 a 1986 - Educação: História, Política, Sociedade
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Especialização - Periodo: 1983 a 1985 - Pós Graduação Em Educação
    Fundação Getúlio Vargas
  • Especialização - Periodo: 1976 a 1977 - Pós Graduação Em Psicologia da Educação
    Universidade de Lisboa
  • Graduação - Periodo: 1974 a 1975 - Sociologia
    Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis
  • Graduação - Periodo: 1972 a 1975 - Ciência da Educação
    Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis
  • Graduação - Periodo: 1967 a 1968 - Pedagogia
    Universidade de São Paulo

Atuação Profissional

  • Bahia Análise & Dados- / Periodo: 2010 a atual
  • Banco Interamericano para o Desenvolvimento- / Periodo: 1998 a 1998
  • Banco Interamericano para o Desenvolvimento- / Periodo: 1995 a 1995
  • Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2001
  • Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2001
  • Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2000
  • Banco Mundial- / Periodo: 2000 a 2000
  • Banco Mundial- / Periodo: 1994 a 1995
  • Central Única das Favelas do DF- / Periodo: 2007 a 2009
  • Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos- / Periodo: 2013 a atual
  • Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina- / Periodo: 2011 a 2011
  • Conselho Latino Americano de Ciencias Sociais (BRA)- / Periodo: 2011 a atual
  • Conselho Nacional de Juventude- / Periodo: 2005 a 2008
  • Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP- / Periodo: 2012 a atual
  • Educação & Sociedade (Impresso)- / Periodo: 2011 a atual
  • Escola de Educação Instituto Antônio Aurélio da Costa Ferreira- / Periodo: 1977 a 1978
  • Escola de Educação Instituto Antônio Aurélio da Costa Ferreira- / Periodo: 1977 a 1978
  • Faculdade FIA de Administração e Negócios- / Periodo: 2007 a 2007
  • Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais- / Periodo: 1996 a 1997
  • Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais- / Periodo: 1989 a 1991
  • Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (BRA)- / Periodo: 2011 a atual
  • Food and Agriculture Organization of United Nation- / Periodo: 1995 a 1995
  • Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ- / Periodo: 2013 a atual
  • Fundação Oswaldo Cruz- / Periodo: 1998 a 1999
  • Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1998 a 1999
  • Grupo de Encontro de Mulheres- / Periodo: 1981 a 1982
  • INEAM - Instituto de Estúdios Avanzados de las Américas- / Periodo: 2006 a 2007
  • INNOVAMERICA, INC- / Periodo: 2011 a 2011
  • Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais- / Periodo: 1998 a 1998
  • Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura- / Periodo: 1988 a 1989
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2001 a 2003
  • Movimento Brasileiro de Alfabetização- / Periodo: 1981 a 1986
  • NUCLEO DE ESTUDOS DA INFANCIA E JUVENTUDE- / Periodo: 2008 a 2008
  • Nucleo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Identidades e Cidadania- / Periodo: 2008 a atual
  • Ong Cidadania Estudo Pesquisa Informação e Ação- / Periodo: 1997 a 1997
  • Organização das Nações Unidas- / Periodo: 1994 a 1994
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 1997 a 2005
  • Organizacao dos Estados Americanos- / Periodo: 1986 a 1987
  • Organização dos Estados Iberoamericanos- / Periodo: 2007 a 2008
  • Organização dos Estados Iberoamericanos- / Periodo: 2006 a 2008
  • Pan American Health Organization- / Periodo: 1997 a 1997
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 1980 a 1981
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 1979 a 1981
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 1979 a 1979
  • Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- / Periodo: 2009 a 2009
  • REDE DE INFORMAÇÃO TECNOLOGICA LATINO AMERICANA- / Periodo: 2008 a 2010
  • Revista Actualidades Investigativas en Educación- / Periodo: 2014 a atual
  • Revista de Sociologia política - Política & Sociedade- / Periodo: 2008 a atual
  • Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso)- / Periodo: 2011 a atual
  • Revista Ibero Americana- / Periodo: 2006 a 2007
  • REVISTA PSICOLOGIA & SOCIEDADE - ABRAPSO- / Periodo: 2007 a atual
  • SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (PR)- / Periodo: 2010 a 2011
  • Serviço Social da Indústria- / Periodo: 1999 a 1999
  • United Nations- / Periodo: 1998 a 1999
  • United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1999 a 2000
  • United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1997 a 1997
  • United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1997 a 1997
  • United Nations Children´s Fund- / Periodo: 1996 a 1996
  • United Nations Division for the Advancement of Women- / Periodo: 1995 a 1995
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2002 a 2005
  • Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2007 a 2009
  • Universidade Estadual de Campinas- / Periodo: 1999 a 1999
  • World Conservation Union- / Periodo: 1992 a 1994
  • World Conservation Union- / Periodo: 1991 a 1992

Linha de Pesquisa

  • Educação
  • Educação e saúde na favela do Acari, uma experiência participativa
  • Educação primária e sucesso escolar na cidade do Rio de Janeiro
  • Gangues
  • Juventude
  • Juventudes
  • Mulher, com ênfase em pesquisa rural participativa
  • Mulher e educação infantil
  • Pesquisa sobre experiênias bem sucedidas com escolas(escolas inovadoras)
  • Pesquisa sobre Gangues e Genero do DF
  • Políticas Públicas
  • Políticas Públicas
  • Raça
  • Violência e Juventude
  • Violências nas escolas

Projetos de Pesquisa

  • JOVENS, ADOLESCENTES E O TRÁFICO DE DROGAS E AS UPPS: INTERSEÇÕES, GÊNERO E CICLO DE VIDA. DISCURSOS SOBRE TEMPOS VIVIDOS, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS. ESTUDO DE CASO NO COMPLEXO DO ALEMÃO, RIO DE JANEIRO
    Propõe-se um estudo de caso focalizando representações de jovens sobre o tráfico de drogas e a política de estado Unidades de Policia Pacificadora, destacando como a intersecção sexo/gênero e ciclo de vida (na coorte de 15 a 29 anos) emprestam singularidades a vivencias e expectativas, além do fato de tais jovens terem estado, estarem envolvidos ou não no tráfico de drogas. Pretende-se discutir o lugar das relações entre os jovens, com ênfase nas de gênero, no seu imaginário sobre poderes (tráfico de droga e intervenção do Estado, pela policia). Discutir-se-á a constituição de fratrias, o ser reconhecido entre os iguais, e admirado, assim como buscas no lugar de distribuição de riquezas na sociedade e afirmação nas relações de gênero, quer por estereótipos quer por subvenções desses. Opta-se por um estudo de caso, explorando historias de vida e a historia das relações sociais na comunidade, sua singularidade, cenários e oportunidades, e memórias de violências, inclusive institucionais, vulnerabilizações sociais e processos de intervenção pelo Estado.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • JUVENTUDE, GÊNERO, SEXUALIDADE, FAMILIA E ESCOLA (Perfil da população escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relação à escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com ênfase em percepções sobre formação escolar e o lugar da família e da escola
    Mapeamento da diversidade de Perfis da população escolar jovem (15-29 anos) e expectativas em relação à escola -Bahia e Brasil e Estudos de caso com ênfase em percepções sobre formação escolar e o lugar da família e da escola quanto a sexualidade,-Salvador e Jequié, Bahia. O estudo em proposição pretende: primeiro, uma caracterização sócio-demográfica dos jovens entre 15-29 anos em escolas, a nível de Brasil e Bahia, por exploração de dados secundários (IBGE- censo de 2010 e banco de dados do MEC-Censo escolar de 2011, microdados); segundo, através de um survey nacional mais explorar o perfil sócio demográfico desses jovens e suas expectativas sobre a escola, focalizando a UF Bahia ; e terceiro, por entrevistas e grupos focais em Salvador e Jequié (municípios da Bahia) discutir por estudos de casos, percepções de jovens que se consideram heterossexuais e jovens que se consideram homosexuais-homens e mulheres- os temas família,formação escolar, culturas juvenis e cultura escolar, com inflexão sobre gênero, sexualidade e conhecimento critico. Na busca de compreender a relação da escola com os jovens a partir de suas expectativas, de fato, se pretende dialogar com os jovens, ressaltando a heterogeneidade de trajetórias sexuais e mapear diversidades de representações sobre o conhecimento, a família, a escola e essas nas suas vidas e projetos. Tal consideração sobre diversidades se alinha à reflexão de que as juventudes devem ser consideradas ?como uma categoria social transversalizada pelas categorias de gênero, de classe social, de etnia e de geração, dentre outras variáveis? (DAYRELL; MOREIRA; STENGEL, 2011, p. 12). De fato buscamos com esta proposta de pesquisa melhor conhecer a relação entre jovens e conhecimento escolar, jovens e ambiência escolar, com olhar atento a sexualidade como construtor de culturas juvenis, mas sem marginalizar o debate mais contextual, ou seja, projetos de vida dos jovens, seus hábitos e valores e tipos de circulação por diferentes espaços, como por exemplo a família e o grupo de pares, e como participam do conhecimento - como receptores ou como críticos. Serão registradas violencias quer na escola quer na família por conta da sexualidade assumida ou insinuada pelos jovens (homens e mulheres) e discutidas alternativas para uma educação para a diversidade, que a nosso juízo passa por refletir sobre as lógicas de conhecimento ou perspectivas pedagógicas da escola, independente da material que se focalize. OBJETIVO Pretende-se um estudo interdisciplinar, decolando da demografia da população jovem em escolas e por pesquisas empíricas mais modeladas pela sociologia e pelos estudos culturais, recorrer tanto a estudos mais qualitativos como a ensaios, considerando discursos de autores de campos e objetos diversos preocupados com juventudes, conhecimento e formação para a diversidade quanto a orientações sexuais e falas de jovens ou seja suas praticas discursivas sobre tais temas para melhor compreender a produção de sentidos no cotidiano sobre escola, conhecimento e sexualidade (sobre produção de sentidos e produção de sentidos no cotidiano ver (SPINK 2004). Em que medida viria a escola produzindo sujeitos ?dóceis? (FOULCAULT 1988) reprodutores de estereótipos e conhecimento não reflexivo ou potencializando uma postura critica reflexiva e sensível à alteridade, ou seja o outro, a outra e que colabore com autonomia (FREIRE 1996) . Tem-se como hipótese que o ethos da docilidade é parte também da socialização a nível familiar, orientada para a heteronormatividade e divisões sexuais ou expectativas formais sobre cada sexo/gênero. Contudo discutir culturas, hábitus (BOURDIEU 1992) e praticas discursivas (SPINK et al 2004) sem estar atento para quem são os jovens em termos de perfilhação sócio demográfica, separando demografia, sociologia e cultura pode levar a inferências casuísticas?, falácias de níveis equivocad
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Experiências Inovadoras: Boas Práticas de Promoção dos Direitos Humanos e Prevenção às violências nas escolas
    Esta proposta dá continuidade à pesquisa Violência e Convivência nas Escolas Brasileiras , realizada pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - FLACSO Brasil em 2011, em conjunto com o Ministério da Educação - MEC e a Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, com o objetivo de retratar os aspectos relevantes relacionados às razões, repercussões e dimensões que envolvem o fenômeno das violências nas escolas.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Jovens (15 a 29 anos) em escolas: quem são, o que pensam e suas expectativas sobre educação.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Programa de Avaliação e Apoio à Gestão de Programas de Voluntariado no Estado do Rio Grande do Sul -Produto 1
    Descrição: Revisão da bibliografia nacional sobre os temas nucleares: juventudes; voluntariado; sociedade civil; violência e participação e elaboração do marco teórico e metodológico do Projeto, com ênfase no monitoramento e avaliação dos programas em realização pela ONG focalizada Parceiros Voluntários.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • JOVENS (15 A 29) EM ESCOLAS: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E SUAS EXPECTATIVAS SOBRE EDUCAÇÃO
    Para melhor conhecer quem são os jovens que frequentam as escolas com a perspectiva de identificar melhor as motivações para tal hábito, o lugar da escola como produção de conhecimento no horizonte de tais motivações, do clima escolar, das fratrias e estímulos externos à escola (como a família entre outros) e singularizar a juventude que frequenta o espaço escolar em relação a outras populações jovens.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Jovens em comunidades com UPPs, Rio de Janeiro 2011: Perfil, perspectivas e planos
    A pesquisa segue caminho quanti-quali, e por meio de um survey que conta com a colaboração do IBOPE, junto a jovens, por uma amostra representativa de 17 comunidades em que foram implantadas Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro, e cerca de 30 grupos focais, etapa em que se conta com a colaboração de equipe do IESP/UERJ, uma serie de dimensões são pesquisadas no sentido de perfilar condições de vida, olhares sobre a comunidade, representações sobre as UPPs e planos tanto para sua comunidade como para suas vidas. Nos grupos focais algumas juventudes são mais focalizadas, como: jovens grávidas e mães; jovens que não estudam e não trabalham; jovens que estão ou já estiveram em projetos governamentais ou da sociedade civil e jovens que cursam a universidade. No plano de analise dos dados quantitativos se controla sistematicamente as seguintes variáveis: classe social (critério Brasil); renda familiar; raça/cor auto atribuída; idade e sexo. Considera-se jovens aqueles entre 15 a 29 anos
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação e População Afrodescendente no Brasil: avanços, desafios e perspectivas
    Analise da situação dos afrodescendentes em comparação com outros grupos etnico-raciais em relação a escolaridade, enfatizando mudanças no período 2004 -2010 e políticas relacionadas a tal setor. Exploram-se bancos de dados oficiais e bibliografia sobre o tema.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Violência e Convivência nas escolas brasileiras
    Pesquisa realizada cinco capitais (Rio Branco, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Cuiabá), abrangendo quatro escolas duas estaduais e duas municipais em cada uma delas. Ao todo, nos 20 estabelecimentos, foram ouvidos 631 atores sociais. No processo de escuta, utilizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas com diretores, coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos, inspetores, porteiros, merendeiras e outros agentes. Em relação aos estudantes, familiares e professores, foram realizados grupos focais.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Perfil participantes da Mostra Jovem - Projovem
    Combinando um survey com grupos focais, realização de pesquisa com jovens selecionados para participar da Mostra Jovem, em Brasília--agosto 2010. Cerca de 2000 questionários e 60 grupos focais constituem a base da pesquisa versando sobre historias de vida, projetos, relação com o Projovem, representação sobre temas contemporâneos polêmicos e problemas do Brasil..
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Pesquisa de Repetência e Abandono nas escolas do Distrito Federal. Parceria da RITLA com a SEE/DF
    Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Meninas em Gangues - Brasília
    Pesquisa sobre gênero em gangues em Brasília, considerando temas como historia das gangues, relações com instituições, principais atividades, produção da masculinidade, relações de gênero, drogas, trafico, violência e recomendações para políticas. Recorrem-se ao quadro teórico das políticas de reconhecimento (Fraser, Turner), questão da política de espetáculo (Dabord), estado policial (Wacquant) e debate sobre juventudes e violências (Soares e outros). Através de metodologia de sociologia compreensiva aplica-se historia oral, entrevistas e grupos focais a jovens em gangues em Brasília de ambos os sexos.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desafios para políticas de juventudes. Vontades, enfoques e o lugar do jovem
    O projeto consta de varias peças, considerando os jovens e escritos voltados a normatização da vida desses, como políticas de juventudes. Em um primeiro elenco se desenvolveu estudos voltados a exploração a nível de grandes números do perfil dos jovens quanto a uma serie de dimensões - trabalho, escolaridade, participação e sexualidade--, recorrendo à pesquisa que co-coordenamos "Juventude, Juventudes, o que une e o que separa" (Abramovay e Castro, UNESCO 2006)--a nível de Brasil, comparando perfis segundo regiões, tipos de aglomerados urbanos e situação domiciliar urbano e rural, alem de sexo, grupos etários e classe (critério Brasil). O Projeto se desenvolveu por interinstitucional idade participando tanto o Programa de Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania (com envolvimento de professores, mestres e mestrandos) como do Programa de Família e do Núcleo de Estudos de Pesquisas em Juventudes, Identidades, Cidadania e Cultura - todos três institutos da UCSAL. Também foram produzidos textos na área de gênero e geração (juventude) enfocando programas governamentais, violência, participação, trabalho e educação Ainda no modulo juventude, cultura e participação, em um segundo momento, recorreu-se a pesquisas orientadas por técnicas qualitativas (entrevistas e grupos focais), selecionando diversos grupos juvenis envolvidos em diferentes tipos de militância (inclusive cybermilitancia) e atividades culturais. A intenção foi explorar a diversidade do conceito de participação política e cultural, identificar projetos de vida, historia de vida e a produção de sujeitos políticos, assim como o imaginário dos jovens sobre o fazer política institucional.Discute-se sexualidade tanto por pesquisa quantitativa como aproveitando escritos por pesquisas qualitativas e analises de Orkut e blogs. Alem de um relatório de 350 paginas e que contou com participação de vários membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes, Identidades Cultura e Cidadania - NPEJI-UCSAL
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Convivência Escolar e Violências nas escolas
    Trata-se de uma investigação aprofundada das relações sociais e do clima escolar no DF: conflitos latentes e expressos, percepções de alunos, professores e equipe de direção sobre as escolas, um verdadeiro diagnóstico sobre a convivência escolar.
    Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Juventude, Política e Participação - Perfil participantes I Conferencia Nacional de Políticas de Juventude
    Pesquisa elaborada com Miriam Abramovay, sobre participantes (delegados, observadores e outros) na I Conferencia Nacional de Políticas de Juventude, ocorrida em Brasília em abril de 2008, com a promoção institucional do Governo do Brasil - Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Nacional de Juventude e RITLA. Investigou-se participação, perspectivas de futuro, representações sobre temas polêmicos como aborto, união de homossexuais, política de cotas, maioridade penal e avaliações sobre programas de governo para jovens, maquinaria estatal no campo de políticas de juventudes e propostas de grupos e ativistas na área de políticas de juventude. Recorreu-se a um survey com os participantes da Conferencia-cerca de 2000 participantes, e realização durante os três dias de conferencia em Brasília, de grupos focais e grupos de discussões com 15 organizações juvenis de militância variada. Produziu-se dois livros com ISBN que vem sendo apresentados desde julho de 2009 em diferentes eventos como reunião anual do Conselho Nacional de Juventude, em Fortaleza (setembro de 2009) e será apresentado debate com ativistas durante do Fórum Social Mundial, temático em Salvador, janeiro 2010
    Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Juventude, Juventudes-Diversidade e o lugar da família e da escola (Juventude, Família e Sexualidade)
    Discutir-se-á o lugar da família e da escola em varias dimensões da vida dos jovens como sexualidade e outros temas. Revisita-se pesquisas que coordenou quando na UNESCO (2000-2006) e banco de dados da Pesquisa Juventude, Juventudes e se recorre a pesquisa compreensiva em Salvador para analisar temas como o lugar da família na produção de sujeitos políticos jovens. Nos estudos sobre juventudes tanto no exterior como no Brasil (e.g.Pais Machado, Abad, Novaes, Abramo, Rodriguez, Castro e Abramovay, entre outros) muito se avançou em subsídios para políticas sociais, contudo na maioria dos nossos estudos tem-se como referencia um ciclo de vida ou um curso de vida--plasticidade do conceito de geração-- contudo no afã de defender a propriedade de uma ou varias identidades juvenis e a importância de reconhecimento de cidadanias juvenis, ou políticas publicas mais formatadas considerando necessidades e singularidades de jovens, pouco se faz referencia à família tanto em políticas de juventudes quanto em textos sobre essas populações. Ao se enfatizar a importância de resgatar o lugar da família em estudos sobre juventudes, a intenção é discutir construções sociais sobre tal instituições entre jovens e em políticas voltadas para esses, ao tempo que se contrapõe discursos entre os pais sobre seus filhos. Tem-se também na agenda de pesquisa sobre o tema, as relações entre duas instituições pelas quais se movem o jovens, a escola e a família, analisando embates e possíveis complementaridades entre elas, frisando papeis em temas tais como iniciação sexual, valores sobre transição sócio sexual, o ficar, o namorar, direitos sexuais e direitos reprodutivos. Tais instituições socializadoras serão discutidas vis a vis outras, como pares e mídia. Apelar-se-á para a sociologia reflexiva para explorar sentidos, sobre o lugar da família e da escola em temas tais como a sexualidade entre jovens, pais e professores, assim como para analises multivariadas de banco de dados.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
  • Ciências Humanas :: Sociologia :: ::
  • Outras :: Ciências Sociais :: ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Mestrado33
Total33

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso2222
Participação em Encontro1313
Participação em Oficina22
Participação em Seminário8888
Participação em Simpósio77
Total132132

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Orientações Concluídas1010
Total1010

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Artística Cultural3737
Total3737

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho55
Artigo Publicado3232
Capitulo de Livro Publicado2929
Demais Trabalhos11
Livro Publicado ou Organizado6262
Organização de Evento11
Outras Participações em Eventos e Congressos5353
Outras Produções Bibliográfica77
Programa de Rádio ou TV1616
Texto em Jornal ou Revista465465
Trabalho em Eventos3939
Total710710

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Trabalho Técnico11
Total11