Iolanda Bezerra dos Santos Brandão

CitaçõesBRANDÃO, I. B. S.
Curso/ProgramaLicenciatura Filosofia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Ciência Política

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Psicologia (Psicologia Social)
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 1999 a 2001 - Psicologia (Psicologia Social)
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1986 a 1993 - Psicologia
    Universidade Federal de São João Del-Rei

Atuação Profissional

  • Associação de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2002 a 2004
  • Camargo Gestão Educacional- / Periodo: 2006 a atual
  • Centro Auditivo Lodovico Pavoni- / Periodo: 2008 a 2010
  • Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2013 a atual
  • Clínicca Frei Albino Aresi- / Periodo: 1994 a 1997
  • Escola Superior Professor Paulo Martins- / Periodo: 2008 a 2010
  • Escola Superior Professor Paulo Martins- / Periodo: 2002 a 2006
  • Faculdade Projeção- / Periodo: 2010 a 2011
  • Faculdade Regional da Bahia- / Periodo: 2007 a 2008
  • Faculdade São Bento da Bahia- / Periodo: 2006 a 2008
  • Faculdade São Bento da Bahia- / Periodo: 2006 a 2006
  • FORTIUM - CENTRO EDUCACIONAL DE BRASILIA LTDA- / Periodo: 2011 a atual
  • Hotel Fiesta- / Periodo: 2006 a 2006
  • Instituto Laboro- / Periodo: 2011 a atual
  • Outras Palavras (Brasília)- / Periodo: 2004 a 2006
  • Pós-Graduação Argumento- / Periodo: 2007 a 2008
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2014
  • Universidade Federal da Bahia- / Periodo: 2007 a 2008

Linha de Pesquisa

  • Educação

Projetos de Pesquisa

  • Interdisciplinaridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília - IDUCB
    Este projeto de pesquisa visa a investigar o teor e efetividade da interdiscipli-naridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília (UCB): Introdução à Educação Superior (IES), Ética e Antropologia da Religião, todas elas compondo a matriz curricular dos cursos de graduação dessa instituição de ensino. Entende-se por interdisciplinaridade um movimento no campo das ações epistemológicas e pedagógicas que busca romper com o modelo educacional cartesiano e mecanicista estabelecendo, desta forma, uma visão dialógica e, ao mesmo tempo, integradora do processo de ensino-aprendizagem. Ela surge de for-ma mais efetiva com o progresso da(s) ciência(s), especialmente a partir da segunda metade do século XX, quando estudiosos, pesquisadores e professores, com o objetivo de melhor compreender diversos fenômenos em seus campos específicos de trabalho, passam a servir-se progressivamente de contribuições oriundas de diversas áreas do conhecimento científico. A interdisciplinaridade constitui-se assim em um caminho que se estabelece a partir do momento em que somente as investigações do conhecimento específico e especializado de determinada área revelam-se incapazes de compreender todos os fenômenos aos quais se propuseram a estudar, pesquisar e conhecer. Evidencia-se então a necessidade de se recorrer à contribuição de outras áreas e especialidades para que, dialogicamente, trabalhem juntas. Com base nesses pressupostos, a pesquisa inicialmente realizará estudo sistemático da origem histórica e desenvolvimento do exercício da interdisciplinaridade e suas diversas contribuições ao campo educacional e científico. Esse método concederá melhor entendimento dessas práticas e suas implicações no âmbito das ciências. Fornecerá igualmente recursos cruciais ao esclarecimento do papel desem-penhado pela interdisciplinaridade enquanto fenômeno de articulação do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília. Estreitando um pouco mais o foco dos trabalhos, as análises serão tecidas a partir da noção de diálogo, um dos elementos constitutivos de toda intervenção in-terdisciplinar. Para isso, será mister ocupar-se com vagar do conceito de diálogo. Ênfase especial recairá sobre a contribuição hermenêutica, em especial os estudos de Hans-Georg Gadamer (2000b, 2000c, 1998), os quais lançam luz considerável sobre a estrutura, significado e importância do diálogo nos níveis interpretativo, epistemológico e existencial, todos convergindo para a efetuação de olhar mais atento às necessidades contemporâneas da educação superior.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • LETRAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
    Este trabalho de pesquisa investigou os resultados alcançados pelo o trabalho pedagógico realizado na Universidade Católica de Brasília - UCB, que acolhe seus alunos, auxiliando-os na sua permanência e progressão no Ensino Superior, a partir da reconstrução da organização do trabalho pedagógico fundamentado na autonomia e na autoria dos estudantes, mais especificamente sobre um dos suportes de ação pedagógica, a disciplina Introdução à Educação Superior IES. Esta disciplina foi concebida como estratégia de cuidado com o estudante considerando sua trajetória de vida e o desenvolvimento de sua capacidade de reflexão e aquisição da linguagem acadêmica. A proposta da disciplina integra o Programa de Melhoria da Formação Básica desenvolvida pela UCB, que inclui um conjunto de ações que visam superar os desafios enfrentados pela universidade.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Semanas Pedagógicas
    Semana Pedagógica do Curso Normal Superior
    Período: 2002 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Ciência Política :: humanas ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::

Idiomas

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Graduação2020
    Participação em Banca de Mestrado33
    Total2323

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso66
    Participação em Encontro22
    Participação em Seminário44
    Participação em Simpósio11
    Total1313

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientações Concluídas para Mestrado33
    Outras Orientações Concluídas22
    Total55

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho1313
    Artigo Aceito para Publicação11
    Artigo Publicado11
    Capitulo de Livro Publicado11
    Curso de Curta Duração Ministrado22
    Organização de Evento22
    Outras Bancas Julgadoras11
    Outras Participações em Eventos e Congressos11
    Relatório de Pesquisa11
    Texto em Jornal ou Revista11
    Trabalho em Eventos11
    Total2525

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outra Produção Técnica33
    Trabalho Técnico11
    Total44