This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Iolanda Bezerra dos Santos Brandão
Citações | BRANDÃO, I. B. S. |
Curso/Programa | Licenciatura Filosofia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Ciência Política |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Psicologia (Psicologia Social)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Mestrado - Periodo: 1999 a 2001 - Psicologia (Psicologia Social)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Graduação - Periodo: 1986 a 1993 - Psicologia
Universidade Federal de São João Del-Rei
Atuação Profissional
- Associação de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2002 a 2004
- Camargo Gestão Educacional- / Periodo: 2006 a atual
- Centro Auditivo Lodovico Pavoni- / Periodo: 2008 a 2010
- Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2013 a atual
- Clínicca Frei Albino Aresi- / Periodo: 1994 a 1997
- Escola Superior Professor Paulo Martins- / Periodo: 2008 a 2010
- Escola Superior Professor Paulo Martins- / Periodo: 2002 a 2006
- Faculdade Projeção- / Periodo: 2010 a 2011
- Faculdade Regional da Bahia- / Periodo: 2007 a 2008
- Faculdade São Bento da Bahia- / Periodo: 2006 a 2008
- Faculdade São Bento da Bahia- / Periodo: 2006 a 2006
- FORTIUM - CENTRO EDUCACIONAL DE BRASILIA LTDA- / Periodo: 2011 a atual
- Hotel Fiesta- / Periodo: 2006 a 2006
- Instituto Laboro- / Periodo: 2011 a atual
- Outras Palavras (Brasília)- / Periodo: 2004 a 2006
- Pós-Graduação Argumento- / Periodo: 2007 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2014
- Universidade Federal da Bahia- / Periodo: 2007 a 2008
Linha de Pesquisa
- Educação
Projetos de Pesquisa
- Interdisciplinaridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília - IDUCB
Este projeto de pesquisa visa a investigar o teor e efetividade da interdiscipli-naridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília (UCB): Introdução à Educação Superior (IES), Ética e Antropologia da Religião, todas elas compondo a matriz curricular dos cursos de graduação dessa instituição de ensino. Entende-se por interdisciplinaridade um movimento no campo das ações epistemológicas e pedagógicas que busca romper com o modelo educacional cartesiano e mecanicista estabelecendo, desta forma, uma visão dialógica e, ao mesmo tempo, integradora do processo de ensino-aprendizagem. Ela surge de for-ma mais efetiva com o progresso da(s) ciência(s), especialmente a partir da segunda metade do século XX, quando estudiosos, pesquisadores e professores, com o objetivo de melhor compreender diversos fenômenos em seus campos específicos de trabalho, passam a servir-se progressivamente de contribuições oriundas de diversas áreas do conhecimento científico. A interdisciplinaridade constitui-se assim em um caminho que se estabelece a partir do momento em que somente as investigações do conhecimento específico e especializado de determinada área revelam-se incapazes de compreender todos os fenômenos aos quais se propuseram a estudar, pesquisar e conhecer. Evidencia-se então a necessidade de se recorrer à contribuição de outras áreas e especialidades para que, dialogicamente, trabalhem juntas. Com base nesses pressupostos, a pesquisa inicialmente realizará estudo sistemático da origem histórica e desenvolvimento do exercício da interdisciplinaridade e suas diversas contribuições ao campo educacional e científico. Esse método concederá melhor entendimento dessas práticas e suas implicações no âmbito das ciências. Fornecerá igualmente recursos cruciais ao esclarecimento do papel desem-penhado pela interdisciplinaridade enquanto fenômeno de articulação do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília. Estreitando um pouco mais o foco dos trabalhos, as análises serão tecidas a partir da noção de diálogo, um dos elementos constitutivos de toda intervenção in-terdisciplinar. Para isso, será mister ocupar-se com vagar do conceito de diálogo. Ênfase especial recairá sobre a contribuição hermenêutica, em especial os estudos de Hans-Georg Gadamer (2000b, 2000c, 1998), os quais lançam luz considerável sobre a estrutura, significado e importância do diálogo nos níveis interpretativo, epistemológico e existencial, todos convergindo para a efetuação de olhar mais atento às necessidades contemporâneas da educação superior.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - LETRAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
Este trabalho de pesquisa investigou os resultados alcançados pelo o trabalho pedagógico realizado na Universidade Católica de Brasília - UCB, que acolhe seus alunos, auxiliando-os na sua permanência e progressão no Ensino Superior, a partir da reconstrução da organização do trabalho pedagógico fundamentado na autonomia e na autoria dos estudantes, mais especificamente sobre um dos suportes de ação pedagógica, a disciplina Introdução à Educação Superior IES. Esta disciplina foi concebida como estratégia de cuidado com o estudante considerando sua trajetória de vida e o desenvolvimento de sua capacidade de reflexão e aquisição da linguagem acadêmica. A proposta da disciplina integra o Programa de Melhoria da Formação Básica desenvolvida pela UCB, que inclui um conjunto de ações que visam superar os desafios enfrentados pela universidade.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Semanas Pedagógicas
Semana Pedagógica do Curso Normal Superior
Período: 2002 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Ciência Política :: humanas ::
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
Idiomas
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 20 | 20 |
Participação em Banca de Mestrado | 3 | 3 |
Total | 23 | 23 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 6 | 6 |
Participação em Encontro | 2 | 2 |
Participação em Seminário | 4 | 4 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 13 | 13 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Mestrado | 3 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 2 | 2 |
Total | 5 | 5 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 13 | 13 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 1 | 1 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 2 | 2 |
Organização de Evento | 2 | 2 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 1 | 1 |
Total | 25 | 25 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 3 | 3 |
Trabalho Técnico | 1 | 1 |
Total | 4 | 4 |