Murilo Gomes Torres

CitaçõesTORRES, Murilo Gomes;TORRES, MURILO GOMES
Curso/ProgramaEngenharia Amb e Sanitária - Bacharelado
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Geociências

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2003 a 2008 - Geologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1992 a 1996 - Geologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1986 a 1991 - Geologia
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atuação Profissional

  • Companhia Vale do Rio Doce- / Periodo: 1996 a 1998
  • Mineração Buritirama Sa- / Periodo: 1993 a 1994
  • Scientia Plena- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Desenvolvimento de técnicas para reconstrução de solos a partir da avaliação de substratos de mineração revegetados com lodo de esgoto no Distrito Federal
      Estudo da evolução pedogenética de áreas degradas por mineração, a partir da aplicação do lodo de esgoto. O lodo de esgoto foi aplicado em uma mineração de cascalho laterítico há seis anos. O objetivo pé determinar se houve uma aceleração da evolução pedogenética a partir da aplicação do lodo de esgoto. Estudos de granulometria, ensaios de infiltração do solo e mineralogia do solo por difreatometria de raios -x.
      Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Indicadores hidrogeoquímicos para determinação da qualidade da água de sub-bacias do médio vale do rio Paraíba do Sul
      O abastecimento d`água nas áreas rurais do Brasil é predominantemente realizado por captações diretas em canais e poços, sem o conhecimento dos possíveis contaminantes químicos existentes, uma vez que os solutos dissolvidos na água podem ter diversas origens e serem decorrentes da combinação de diferentes fatores ambientais. As origens destes contaminantes podem advir de fontes naturais ou de atividades realizadas em núcleos urbanos, agricultura e mineração; assim como, decorrentes de deposições atmosféricas, desmatamentos, degradação dos solos, abertura de rodovias, etc. Neste sentido, vários trabalhos relacionados às mudanças das condições ambientais em bacias de drenagem mostram que os íons e substâncias dissolvidas resultam da passagem da água nas diferentes etapas do ciclo hidrológico em interação com a geologia, a geomorfologia, a pedologia, a cobertura vegetal e, fundamentalmente, do histórico do uso do solo da bacia. Deste modo, o objetivo central do presente projeto de pesquisa é determinar quais são os íons inorgânicos dissolvidos na água em três bacias hidrográficas situadas do médio vale do rio Paraíba do Sul, a partir de coletas nas diferentes etapas do ciclo hidrológico e em quatro períodos sazonais posicionados em dois anos-hidrológicos. Serão estudadas as sub-bacias do Ribeirão Santana (168km2; divisa RJ/MG), do Córrego Sujo (53,5 km2; região serrana RJ) e do rio Sesmarias (149 km2; divisa RJ/SP), que já fazem parte do programa de pesquisas do Laboratório de Geo-Hidroecologia da UFRJ (GEOHECO/UFRJ). Dentre os objetivos específicos destacam-se a busca do entendimento entre os valores químicos obtidos e o regime hidrológico das bacias; a definição de valores de background durante regime de fluxo de base (estiagem); a definição de valores de pico durante de fluxos de chuva (estação chuvosa); os íons encontrados e as concentrações iônicas; bem como as correlações tais íons e as condições estabelecidas pela resolução CONAMA 357/2005.
      Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Instalação da Estação Hidrológica da bacia do Córrego Sujo - Teresópolis (RJ): Agricultura irrigada e contaminação de águas e solos
      O objetivo do projeto é estudar as relações entre precipitação, escoamento superficial e infiltração da água nas encostas e a relação chuva-vazão na Bacia do Córrego Sujo - Teresópolis (RJ), para permitir o entendimento da dispersão da contaminação provocada pela inserção de fertilizantes e pesticidas na olericultura (produção de horaliças) irrigada.
      Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Projeto caracterização ambiental do Córrego Samambaia DF
      O córrego samambaia localiza-se no Distrito Federal na região administrativa de Taguatinga, sendo afluente do córrego Vicente Pires. O Projeto Ambiental do Córrego Samambaia tem por objetivo caracterizar o uso e ocupação do solo de áreas de invasão, com ênfase na degradação do solo, água, vegetação e na identifificação das áreas de risco potencial para habitação. Os problemas gerados pela ocupação desordenada do solo gera assoreamento do córrego Vicente Pires e do lago Paranoá.
      Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Projeto Rio Preto DF/MG.
      Este projeto visa o estudo do processo de assoreamento e erosão laminar no Médio vale do Rio Preto, com estudos geológicos, geomorfológicos, pedológicos, hidrológicos e ocupação do uso do solo. Estimativa de perda de solo por erosão laminar, medição de taxa de sedimentos transportados pelos afluentes do próprio rio Preto durante o período de um ano, na região da Mata Seca.
      Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Análises mineralógicas dos diversos projetos de caracterização mineralógica.
      - Técnico de nível superior no Laboratório de Microssonda Eletrônica da Universidade de Brasília. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, ICC-Centro, Instituto de Geociências- Brasília-D.F.. - Operador de Microssonda Eletrônica CAMECA SX-50, possuindo quatro (4) espectrômetros e Sistema EDS (EDAX), sendo controlados por sistema PDP-400 da Digital. - Desenvolvimento de rotinas analíticas e execução de análises quantitativas pôr WDS para silicatos, carbonatos, fosfatos, óxidos, sulfetos, sulfosais, metais e ligas metálicas. Análises qualitativas e semi-quantitativas utilizando Sistema EDS (Energy Dispersive Sistem). - Atendimento a pesquisadores vinculados ao Projeto RHAE/DNPM, na caracterização mineralógica de minérios e rejeitos. - Marcação de pontos "off line" e realização de análises automáticas durante o período noturno na Microssonda Eletrônica. - Sub-coordenador do projeto de caracterização mineralógica do minério fosfático do Complexo Carbonatítico do Barreiro, em Araxá-M.G..Caracterização das fases minerais observadas tanto no minério quanto no rejeito da planta de beneficiamento da Mineração Arafértil. Identificação de sub-produtos que, eventualmente, poderiam ser economicamente reaproveitados e avaliar de forma semi-quantitativa perdas de minério durante o processo de beneficiamento. - Operador do difratômetro de raios-X da marca Rigaku D-MAX B do Laboratório de Difratometria de Raios-X do I. Geociências UnB. Este aparelho dispõe de dois goniômetros e filtro em linha, sendo que um deles é controlado por computador que contém o programa Rigaku Rad-B System de tratamento de dados (procura automática de picos, suavização da curva, correção do "background", cálculo da largura e meia altura dos picos, procura dos possíveis minerais, e análise qualitativa e semi-quantitativa).
      Período: 1996 - 1998 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Agrárias :: Agronomia :: Ciência do Solo :: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos
    • Ciências Exatas e da Terra :: Geociências :: Geografia Física :: Geomorfologia
    • Ciências Exatas e da Terra :: Geociências :: Geologia :: Geologia Ambiental
    • Ciências Exatas e da Terra :: Geociências :: Geologia :: Geoquímica
    • Ciências Exatas e da Terra :: Geociências :: Geologia :: Mineralogia
    • Ciências Exatas e da Terra :: Geociências :: Geotecnia ::

    Idiomas

    • Francês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Banca Julgadora para Concurso Público66
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização22
    Participação em Banca de Doutorado11
    Participação em Banca de Exame de Qualificação11
    Participação em Banca de Graduação1515
    Participação em Banca de Mestrado44
    Total2929

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Seminário11
    Participação em Simpósio11
    Total22

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outras Orientações Concluídas2222
    Total2222

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios55
    Total55

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho1919
    Artigo Publicado11
    Capitulo de Livro Publicado11
    Organização de Evento11
    Trabalho em Eventos2222
    Total4444

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Trabalho Técnico1414
    Total1414