Milena Ribeiro Martins

CitaçõesMARTINS, Milena R.;MARTINS, M.R.;MARTINS, Milena Ribeiro.
Curso/ProgramaLicenciatura Letras
TitulaçãoDoutorado
ÁreaLinguística, letras e artes :: Letras

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a atual - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP)
  • Doutorado - Periodo: 1999 a 2003 - Teoria e História Literária
    Universidade Estadual de Campinas
  • Mestrado - Periodo: 1996 a 1998 - LETRAS
    Universidade Estadual de Campinas
  • Graduação - Periodo: 1992 a 1995 - LETRAS
    Universidade Estadual de Campinas
  • Graduação - Periodo: 1991 a 1991 - Ciências Sociais
    Universidade Estadual de Campinas

Atuação Profissional

  • Colégio Pró Cultura- / Periodo: 1998 a 1999
  • EEPSG General Porphyrio da Paz- / Periodo: 1993 a 1994
  • Faculdades Integradas de Ourinhos- / Periodo: 2002 a 2002
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- / Periodo: 2003 a 2006
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2006 a 2006
  • MOARA- / Periodo: 2009 a atual
  • Remate de Males- / Periodo: 2013 a atual
  • Revista Letras (Curitiba)- / Periodo: 2009 a atual
  • Revista Liberato (Novo Hamburgo)- / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2006
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Federal do Paraná- / Periodo: 2009 a atual
  • University of Illinois at Urbana-Champaign- / Periodo: 2007 a 2008

Linha de Pesquisa

  • A América de Monteiro Lobato
  • A América de Monteiro Lobato
  • Memórias de leitura, memórias de imprensa

Projetos de Pesquisa

  • A América de Monteiro Lobato
    Analiso nesta pesquisa a experiência de Monteiro Lobato nos Estados Unidos, nos anos 1927 a 1930, quando o escritor trabalhou como adido comercial do Consulado do Brasil em New York. Parto do princípio de que os discursos artístico-literários produzidos pelo escritor sobre modernismo e modernidade não estão desvinculados das preocupações pragmáticas e profissionais do editor e adido comercial. Analiso a obra América (1932), de Lobato, em suas relações com um conjunto de textos (jornais, livros, cartas e relatórios) a fim de compreender em que universo de discursos os textos lobatianos foram produzidos.
    Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • MONTEIRO LOBATO ( 1882-1948) : METALINGUAGEM, LEITURA, (RE)ESCRITURA E O SISTEMA LITERÁRIO BRASILEIRO
    O projeto tem por objetivo 1) coletar, transcrever, discutir e disponibilizar documentos de e sobre a obra (e vida) de Monteiro Lobato com vistas a identificar - na constante metalinguagem, na frequente re-escritura de seus textos de uma para outra edição deles, e no intenso dialogismo de sua obra- uma poética da leitura e da escrita , 2) discutir tal poética à luz da noção de sistema literário [ Antonio Cândido, 1959] ; 3) desenvolver categorias analíticas voltadas para a discussão da manifestação do sistema literário no interior e no entorno da obra lobatiana.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Memórias de leitura, memórias de imprensa
    O objetivo principal do grupo é investigar a circulação, a edição, a produção e a recepção de impressos, especialmente livros e periódicos publicados a partir de 1808, quando foi estabelecida no Brasil a Impressão Régia. As pesquisas do grupo organizam-se, principalmente, em duas vertentes: 1) as práticas e representações da leitura, em especial a de textos literários; 2) a história da publicação e da edição de textos literários em livros e periódicos.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A prosa literária dos anos 1920: encontros interculturais
    Este projeto propõe-se a fazer um levantamento e análise da produção ficcional em prosa editada no Brasil na década de 1920, com o interesse de repensar a dicotomia frequentemente apontada pela História da Literatura entre a produção modernista e as outras, classificadas como pré-modernas, regionalistas, belle époque ou art nouveau. Interessa a este projeto analisar a representação de encontros interculturais ― entre personagens que transitam entre ambientes urbanos, rurais e naturais (ou selvagens), entre personagens nacionais e estrangeiros, locais e migrantes ―, buscando contribuir para uma mellhor compreensão da produção literária brasileira e buscando também disponibilizar e analisar informações sobre a História do Livro no Brasil. Ao longo de 2015, este projeto está sendo desenvolvido no IEB/USP, sob a supervisão do prof. Marcos Antonio de Moraes.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • FORMAÇÃO DE LEITORES: INTEGRANDO BIBLIOTECA E SALA DE AULA (PIBID)
    Este projeto pretende contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica por meio de atividades em prol da FORMAÇÃO DE LEITORES. Para isso, faremos uso de acervos bibliográficos distribuídos pelo MEC às escolas públicas, por meio do PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE). Se o uso puro e simples dos acervos não é garantia de qualidade, pretende-se que a sua conquista se dê também e sobretudo pela dupla orientação a ser recebida pelos estudantes (na Universidade e na Escola). Buscando integrar o estudante universitário com o sistema educacional brasileiro, este projeto promoverá sua inserção em outros espaços para além da sala de aula ― notadamente a biblioteca, sem a qual a formação de leitores fica comprometida. O estudante atuará, portanto, nas salas de aula e nas bibliotecas, fazendo uso do acervo do PNBE. Em 2014, o projeto foi coordenado por Milena Ribeiro Martins. A partir de fevereiro de 2015, será coordenado por Renata Praça Souza Telles.
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Alfabetização e Letramento (Pró-Letramento): Ação Integrada para o Letramento 2012
    Formação continuada de professores da educação básica da rede pública de ensino de Curitiba e região.
    Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Linguística, letras e artes :: Letras :: ::
  • Linguística, letras e artes :: Letras :: Leitura ::
  • Linguística, letras e artes :: Letras :: Literatura Brasileira ::
  • Linguística, letras e artes :: Letras :: Outras Literaturas Vernáculas ::
  • Linguística, letras e artes :: Letras :: Teoria Literária ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Graduação88
Participação em Banca de Mestrado44
Total1212

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1212
Participação em Encontro99
Participação em Oficina22
Participação em Seminário1919
Participação em Simpósio44
Total4646

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Orientações Concluídas2727
Total2727

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios55
Total55

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho4848
Artigo Publicado44
Capitulo de Livro Publicado88
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional22
Livro Publicado ou Organizado22
Organização de Evento1212
Outras Bancas Julgadoras1111
Outras Participações em Eventos e Congressos1515
Outras Produções Bibliográfica55
Texto em Jornal ou Revista66
Trabalho em Eventos2121
Total134134

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica55
Trabalho Técnico1212
Total1717