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Osvaldo Candido da Silva Filho
Citações | SILVA FILHO, Osvaldo Candido;SILVA FILHO, OSVALDO C.;Candido, O.;Candido, Osvaldo;CANDIDO, O.;CANDIDO, OSVALDO |
Curso/Programa | Economia de Empresas - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | N.I. :: N.I. |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2019 a 2020 - Faculdade de Economia da Universidade do Porto
- Doutorado - Periodo: 2006 a 2010 - Economia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Mestrado - Periodo: 2004 a 2006 - Economia
Universidade Federal da Paraíba - Graduação - Periodo: 2000 a 2004 - Ciências Econômicas
Universidade Federal da Paraíba
Atuação Profissional
- Banco Central- / Periodo: 2010 a 2010
- Economia Aplicada (Impresso)- / Periodo: 2015 a atual
- Emerging Markets Finance & Trade- / Periodo: 2014 a atual
- Energy Economics- / Periodo: 2016 a atual
- International Journal of Management Science and Engineering Management- / Periodo: 2012 a atual
- Journal of Economic Studies (Bradford)- / Periodo: 2012 a atual
- Journal of Forecasting- / Periodo: 2013 a atual
- Journal of Statistical Computation and Simulation (Print)- / Periodo: 2014 a atual
- Ministério da Fazenda- / Periodo: 2009 a 2010
- Quantitative Finance (Print)- / Periodo: 2014 a atual
- RBEE. Revista Brasileira de Economia de Empresas- / Periodo: 2010 a atual
- Revista Brasileira de Economia (Impresso)- / Periodo: 2011 a atual
- Revista Brasileira de Finanças- / Periodo: 2011 a atual
- TOBACCO CONTROL- / Periodo: 2021 a atual
- Tobacco Induced Diseases- / Periodo: 2022 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 2005 a 2006
- Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 2003 a 2004
- Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 2002 a 2003
- Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 2001 a 2002
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2008 a 2009
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2007 a 2007
- Universidade La Salle - Canoas- / Periodo: 2008 a 2009
- Universidade La Salle - Canoas- / Periodo: 2007 a 2008
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Desigualdade salarial regional no Brasil: uma decomposição baseada em cópulas
O Brasil, durante o boom nos preços das commodities na primeira década dos anos 2000, na contramão do mundo desenvolvido, experimentou uma redução na desigualdade salarial de maneira agregada. Das razões apontadas estão o ambiente econômico favorável, aumento no salário mínimo, maior formalização no mercado de trabalho e uma melhora na oferta de trabalhadores qualificado. No entanto, as diferenças e efeitos regionais sobre a distribuição dos salários são pouco analisadas. Adicionalmente, o comportamento dos salários e seus desdobramentos/diferenças regionais na última década precisam ser analisados mais atentamente, uma vez que o Brasil mergulhou numa recessão e foi profundamente impactado pela pandemia de COVID19. Neste sentido, o projeto ora proposto pretende entender e avaliar a distribuição de salários, considerando seus principais determinantes, ao nível regional. Para tanto, será proposto uma nova abordagem de decomposição da distribuição de salários baseada em cópulas.
Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Econometria Baseada em Cópulas
Em Economia e Finanças a hipótese de normalidade multivariada das variáveis é frequentemente invocada quando é necessário fazer estimações econométricas, seja para inferência, previsão ou cálculo de medidas de risco. No entanto, essa hipótese em geral não é válida, i. e., não é suportada pelos dados. Muitas variáveis econômico-financeiras exibem caudas-pesadas, assimetria, possivelmente relações de "dependência assimétrica" e, além disso, todas essas características podem mudar ao longo do tempo. Portanto, propomos a utilização de modelos baseados em cópulas para lidar com as características supracitadas. As cópulas são funções que ligam uma função de distribuição multivariada à suas distribuições marginais de qualquer dimensão. Elas possuem todas as informações relevantes a respeito da estrutura de dependência entre variáveis aleatórias. Isso permite uma maior flexibilidade na modelagem de distribuições multivariadas e de suas marginais. Esse método possui três características atrativas: (i) há mais informações sobre as marginais do que sobre a multivariada conjunta; (ii) a metodologia das cópulas permite derivar distribuições conjuntas a partir das marginais, mesmo quando essas marginais não são normais, e (iii) é possível separar as características de cada marginal do efeito de dependência entre as variáveis. Assim, pretendemos construir modelos baseados em cópulas para medir e avaliar a estrutura de dependência (cross-sectional) entre variáveis aleatórias e também estudar e caracterizar processos estocásticos, i.e., construir modelos para a dependência temporal para avaliar a persistência e memória longa em séries temporais considerando medidas mais gerais que a correlação linear.
Período: 2014 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Fatores que afetam o rendimento escolar no Brasil: graus de substituição e complementariedade
A preocupação com a qualidade no ensino fundamental e médio no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente quando nos deparamos com os resultados insatisfatórios dos exames nacionais aplicados pelo Governo Federal. Neste contexto, o projeto aqui apresentado tem como objetivo analisar os determinantes do rendimento escolar no Brasil. Fatores como a qualidade docente, infraestrutura da escola, condição econômica familiar e nível de escolaridade dos pais são, sem dúvida, importantes. No entanto, não temos claro qual o papel de cada um deles no rendimento escolar e muito menos qual a relação de complementariedade e substituição entre esses fatores. O estudo desses determinantes e do seu inter-relacionamento, da maneira proposta neste projeto, pode servir de subsídio para a definição de políticas públicas para educação, uma vez que resultará num perfil detalhado, a nível regional e nacional, do rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio.
Período: 2016 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - INDICADORES EDUCACIONAIS E O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS NO SISTEMA EDUCACIONAL NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Na literatura educacional existem vários estudos que avaliam a qualidade do ensino brasileiro a partir do desempenho estudantil em avaliações de larga escala. Assumindo que tais avaliações sejam bons indicadores da qualidade do ensino ofertado, considera-se importante detectar os fatores que expliquem o desempenho obtido pelos estudantes. O desempenho da escola pode estar relacionado com o perfil dos seus alunos, das características da instituição e das condições do município. Considerando a hipótese de que diversos modelos de investimento dos recursos disponíveis podem causar impactos distintos nos resultados das escolas, este estudo pretende construir um modelo que permita identificar quais os fatores associados ao desempenho das escolas brasileiras em avaliações de larga escala. Posteriormente, esses fatores serão utilizados na criação de uma matriz de indicadores que permitirá mapear as condições educacionais dos municípios brasileiros, bem como agrupá-los de acordo com sua realidade educacional. Finalmente, prentende-se criar uma metodologia para avaliar o impacto dos gastos municipais na melhoria da qualidade educacional, medida através da matriz de indicadores proposta.
Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Cópulas em Economia e Finanças
O objetivo geral desse projeto é avaliar a estrutura de dependência entre variáveis econômicas de uma maneira mais geral do que a comumente utilizada, baseada em modelos de regressão que consideram distribuições multivariadas elípticas (distribuições Normal ou t-Student, cujo parâmetro de dependência é, frequentemente, o coeficiente de correlação linear), considerando e tratando tanto a dinâmica da dependência quanto problemas de dimensionalidade que surgem ao tratarmos de estruturas multivariadas de dimensão elevada. Para tanto, serão utilizados modelos baseados em cópulas para analisar a estrutura de dependência entre as variáveis. O projeto conta com o LABFIN (Laboratório de Finanças) que inclui a participação de alunos da Graduação em Economia e curso correlatos que elaboram estudos econômicos e fazem discussões semanais sobre o andamento conjuntural da economia como um todo..
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Econometria e Finanças Quantitativas baseadas em Cópulas
A análise de dados multivariados frequentemente é necessária em diversas aplicações na biologia, ciências da saúde, ciências econômicas, finanças, gestão de risco e seguros, ciências do meio ambiente, dentre outras. A proposta contida neste projeto é estudar modelos baseados em cópulas para lidar com este tipo de dados. Tais modelos podem ser uma alternativa muito atrativa em relação aos modelos clássicos como regressão e aqueles baseados em hipóteses como normalidade. A teoria das cópulas tornou mais flexível a construção de distribuição multivariadas, sendo amplamente utilizada para lidar com estruturas de dependência assimétrica entre variáveis aleatórias, principalmente quando se trata de modelar dados financeiros. A necessidade do aperfeiçoamento na modelagem das distribuições multivariadas e o estudo de medidas de dependência capazes de capturar de maneira mais apropriada o comportamento das variáveis econômico-financeiras, não só a estrutura de ependência em si, mas também a dinâmica dessa dependência ao longo do tempo, é o que motiva esse projeto.
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
Idiomas
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 8 | 1 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 13 |
Participação em Banca de Graduação | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Participação em Banca de Mestrado | 16 | 2 | 2 | 0 | 1 | 3 | 1 | 25 |
Total | 30 | 3 | 2 | 1 | 2 | 4 | 2 | 44 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Total | 2 | 2 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 3 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 5 |
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 3 | 1 | 0 | 3 | 3 | 0 | 1 | 11 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 12 | 0 | 1 | 2 | 1 | 2 | 2 | 20 |
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 6 | 0 | 4 | 2 | 0 | 0 | 0 | 12 |
Total | 29 | 2 | 5 | 9 | 5 | 2 | 3 | 55 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 | 2 |
Total | 1 | 1 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 0 | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 5 |
Artigo Publicado | 9 | 0 | 7 | 2 | 5 | 4 | 2 | 5 | 0 | 34 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Organização de Evento | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 5 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Trabalho em Eventos | 51 | 0 | 4 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 56 |
Total | 67 | 3 | 11 | 5 | 8 | 4 | 3 | 5 | 2 | 108 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|
Software | 1 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 14 | 2 | 2 | 18 |
Total | 15 | 2 | 2 | 19 |