Gleicimar Goncalves Cunha

CitaçõesCUNHA, G. G.
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2017 a atual - Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
    Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2013 a 2014 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1998 a 2000 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1998 a 1999 - Psicologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Centro de Estudos Avançados- / Periodo: 1999 a 1999
  • Faculdade Garcia Silveira- / Periodo: 1998 a 1999
  • INEI- / Periodo: 1998 a 1998
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola
      O tema desta pesquisa é a guarda compartilhada de crianças e adolescentes após a separação conjugal. Seu objetivo geral é avaliar o impacto da guarda compartilhada na família e na relação desta com a escola. Este objetivo foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: 1) delinear as trajetórias de famílias em situação de guarda compartilhada, a partir do ciclo de vida familiar; 2) descrever a dinâmica e a estrutura das famílias em guarda compartilhada, considerando papéis, regras, comunicação, poder e hierarquia; 3) identificar as percepções dos membros das famílias nucleares sobre a guarda compartilhada; 4) verificar a participação da família extensa na rotina de pais e filhos em situação de guarda compartilhada; 5) conhecer a percepção da família sobre a dinâmica relacional entre família e escola no contexto da guarda compartilhada; 6) averiguar a percepção de professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais sobre o impacto da guarda compartilhada no processo de aprendizagem e socialização de estudantes que se encontram nessa situação.
      Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • O Estudo e o Ensino da Filosofia no Ensino Médio à luz da Teoria das Representações Sociais e da Psicodinâmica do Trabalho
      Representações sociais de "Filosofia no ensino médio" e vivências de prazer e sofrimento na docência de Filosofia.
      Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Psicologia do desenvolvimento humano no contexto sócio-histórico
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem :: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem :: Programação de Condições de Ensino
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Escolar ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Socioeducação ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Graduação3030
    Total3030

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
    Participação em Congresso617
    Participação em Encontro101
    Participação em Oficina505
    Participação em Seminário505
    Participação em Simpósio303
    Total20121

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica202
    Orientações em Andamento para Graduação011
    Outras Orientações Concluídas36036
    Total38139

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
    Apresentação de Trabalho11011
    Artigo Publicado303
    Outras Participações em Eventos e Congressos617
    Trabalho em Eventos707
    Total27128