Gilmário Guerreiro da Costa

CitaçõesCOSTA, Gilmário Guerreiro da
Curso/ProgramaLicenciatura Filosofia
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Filosofia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2011 a 2013 - Universidade de Brasília
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2013 a 2015 - Universidade de Brasília
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2012 a 2015 - Universidade de Coimbra
  • Doutorado - Periodo: 2017 a atual - Filosofia
    Universidade Federal de Goiás
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2005 - Literatura
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1996 a 1999 - Literatura
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1990 a 1995 - Filosofia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Faculdade Cenecista de Brasília- / Periodo: 2004 a 2010
  • Faculdade Jesus Maria José- / Periodo: 2003 a 2010
  • Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1995 a 1999
  • Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1994 a 1995
  • Instituto de Ensino Superior de Brasília- / Periodo: 2002 a 2006
  • Marginahlia - revista de letras - Fajesu- / Periodo: 2008 a 2010
  • Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental- / Periodo: 2012 a atual
  • REVISTA PROFANAÇÕES- / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2000 a 2000
  • Universidade de Coimbra- / Periodo: 2012 a 2015

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - JETSA
      A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades?" Visa investigar as relações entre o trinômio[Juventude, Educação e Tecnologias] nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como os adolescentes e jovens se apropriam das TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. A partir do objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Interdisciplinaridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília ? IDUCB
      Este projeto de pesquisa visa a investigar o teor e efetividade da interdisciplinaridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília (UCB): Introdução à Educação Superior (IES), Ética e Antropologia da Religião, todas elas compondo a matriz curricular dos cursos de graduação dessa instituição de ensino. Entende-se por interdisciplinaridade um movimento no campo das ações epistemológicas e pedagógicas que busca romper com o modelo educacional cartesiano e mecanicista estabelecendo, desta forma, uma visão dialógica e, ao mesmo tempo, integradora do processo de ensino-aprendizagem. Ela surge de forma mais efetiva com o progresso da(s) ciência(s), especialmente a partir da segunda metade do século XX, quando estudiosos, pesquisadores e professores, com o objetivo de melhor compreender diversos fenômenos em seus campos específicos de trabalho, passam a servir-se progressivamente de contribuições oriundas de diversas áreas do conhecimento científico. A interdisciplinaridade constitui-se assim em um caminho que se estabelece a partir do momento em que somente as investigações do conhecimento específico e especializado de determinada área revelam-se incapazes de compreender todos os fenômenos aos quais se propuseram a estudar, pesquisar e conhecer. Evidencia-se então a necessidade de se recorrer à contribuição de outras áreas e especialidades para que, dialogicamente, trabalhem juntas. Com base nesses pressupostos, a pesquisa inicialmente realizará estudo sistemático da origem histórica e desenvolvimento do exercício da interdisciplinaridade e suas diversas contribuições ao campo educacional e científico. Esse método concederá melhor entendimento dessas práticas e suas implicações no âmbito das ciências. Fornecerá igualmente recursos cruciais ao esclarecimento do papel desempenhado pela interdisciplinaridade enquanto fenômeno de articulação do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília. Estreitando um pouco mais o foco dos trabalhos, as análises serão tecidas a partir da noção de diálogo, um dos elementos constitutivos de toda intervenção interdisciplinar. Para isso, será mister ocupar-se com vagar do conceito de diálogo. Ênfase especial recairá sobre a contribuição hermenêutica, em especial os estudos de Hans-Georg Gadamer (2000b, 2000c, 1998), os quais lançam luz considerável sobre a estrutura, significado e importância do diálogo nos níveis interpretativo, epistemológico e existencial, todos convergindo para a efetuação de olhar mais atento às necessidades contemporâneas da educação superior.
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Construindo a Cosmópolis
      O presente projeto de pesquisa, que consolida a colaboração entre o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e a Cátedra UNESCO Archai do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília, pretende investigar a) nas cosmopoleis do Mundo Antigo até a Renascença, que contribuíram para a criação da comunidade lusófona, a viabilidade e papel das mobilidades culturais para a consolidação de Cosmópolis , b) as potencialidades de Cosmópolis para reforçar os canais de comunicação cultural c) o diálogo crítico com a contemporaneidade e criação de estímulos e ferramentas, no espaço luso-brasileiro, para consolidar uma comunidade cultural específica, a dos Estudos Clássicos, desenvolvendo também mobilidades virtuais para a formação e investigação.
      Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Tragédia, finitude e os impasses da filosofia do trágico
      O interesse filosófico pela questão do trágico é estético e existencial. Estético, porque desborda a questão dos gêneros literários e suscita ângulos importantes para o estudo das diversas expressões artísticas. Seu interesse existencial, por seu turno, explicita-se mediante o plano múltiplo de paradoxos e contradições em que imerge o homem, cuja ação e consciência deparam com a finitude que lhe é peculiar. Trata-se de indagar pelas conseqüências de um existir para o qual a reconciliação revela-se ilusória. A filosofia do trágico significou avanço consistente na compreensão dessas questões. Mas chegou a impasses consideráveis. Essa tematização ainda se mantém em grande medida encerrada nas estruturas epistemológicas cuja presunção de esgotabilidade questiona. Seu trato conceitual, embora incontornável, porque afim à atividade filosófica, ainda pretende conceder certa coerência lógica a um objeto que resiste precisamente a esse exercício. Cônscios do problema, alguns filósofos responderam ao desafio da tragédia mediante o empenho para conduzir para o interior da própria escrita filosófica os contornos da provocação oferecida pelo trágico. Resta saber se semelhante exercício não conduziria à superação da filosofia ou, diferentemente, à morte (trágica?) da tragédia. Destarte, será esse percurso em três etapas (tragédia grega, filosofia do trágico e escrita trágica da filosofia) que pretendemos seguir, analisando e interpretando as suas conseqüências. O presente projeto insere-se na linha de pesquisa do Archai-UnB, "Recepção do pensamento antigo", cujo objetivo é o estudo da recepção do pensamento antigo nas idéias e instituições dos períodos sucessivos.
      Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Cinefilosofia
      Exibição de filmes seguida de debates sobre temas políticos da contemporaneidade
      Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
    • Letramento no Ensino Superior
      A pesquisa em pauta tem por objetivo investigar em que medida o trabalho de-senvolvido durante a disciplina de Introdução a Educação Superior (IES) contribui para o alcance dos objetivos institucionais e aqueles descritos nas orientações do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). A questão principal que norteia seja a disciplina, seja o presente projeto de pesquisa, é analisar as possibilidades de superação do que Bourdieu chamou de exclusão adiada. Com esta disciplina a Universidade Católica de Brasília (UCB), espera que os estudantes desenvolvam de forma integral tanto sua condição de sujeito, ou seja, sua capacidade de reflexão, sua inserção no universo científico, na produção qualificada de conhecimentos e na elaboração da produção acadêmica contendo visão crítica da realidade e da comunidade científica quanto sua postura ética frente à aplicação dos conhecimentos adquiridos em sua atividade profissional e cidadã. Estes objetivos seguem na mesma direção das orientações do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) o qual foi instituído pelo Ministério da Educação ? MEC, através da Portaria n 107 de 2 de julho de 2004, DOU nº 141, 23/7/2004 seção 1, p.24 e tem como objetivo avaliar ?o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de avaliação dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial? (Art. 3º). Participarão desta pesquisa cerca de 300 estudantes matriculados na disciplina de IES e seus professores. Os dados serão coletados a partir dos exercícios produzidos em sala de aula, com as provas de vestibular e os memoriais.
      Período: 2011 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Literatura, estética e modernidade
      Propõe-se estudo da modernidade a partir da perspectiva literária e estética. Toma-se como ponto de partida alguns dos principais ?discursos da modernidade?, para nos servirmos do termo de Jürgen Habermas, para que possam ser interpretados esteticamente. Isso permite aos estudantes de letras benefícios ligados a compreensão crítica do mundo moderno e das múltiplas expressões artísticas experimentadas nesse período. Os alunos envolvidos no projeto terão oportunidade de melhor refletirem acerca das relações ambíguas entre estética e modernidade. Por um lado, o discurso estético permeia inflexões interpretativas diversas do mundo moderno, mormente por beneficiar-se da autonomia alcançada pela dimensão artística. No entanto, não o faz enquanto mero gesto reflexo, uma vez que submete esse contexto a diretivas críticas diversas, amiúde ligadas às promessas traídas pela modernidade, sobretudo à tão decantada liberdade, que se estilhaça no cotidiano reificado que então se instaura. Em sua configuração alegórica, tanto a expressão artística, quanto a sua indagação teórica põem em questão, não raro por via fragmentária, esse discurso da modernidade.
      Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Leituras do trágico na modernidade
      Investigam-se aqui as possibilidades de uma leitura da modernidade a partir da questão do trágico. O estudo pretende articular-se conceitualmente em torno à perda e à indiferença enquanto ?matrizes dialógicas? que permitiriam melhor compreensão dessa questão. A perda, em sentido amplo, dirige-se ao problema da existência humana. Mas há também ocasiões em que se imiscui nos fios mesmos dos textos, desse modo sugerindo caminhos para melhor entendimento do tipo de textos de que nos ocupamos na presente pesquisa. A indiferença, por sua vez, franqueia-nos melhor compreensão de um fenômeno de especial relevo para uma reflexão acerca do trágico na modernidade: precisamente sua indiferença ao trágico. Essas são as condições a partir das quais parece desdobrar-se a consciência trágica no mundo moderno.
      Período: 2010 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • FILÓPOLIS - Estudos de Filosofia e Política
      Grupo de estudos em filosofia e política com módulos semestrais, ministrado em conjunto por professores da área de Ciência Política e Filosofia, na forma de atividade complementar no curso de ciências jurídicas do IESB. Os primeiros quatro módulos, realizados em 2005 e 2006, foram cronológicos (filosofia política antiga, medieval, moderna e contemporânea, uma em cada semestre). Paralelamente ao estudo dos pensadores e temas, o grupo realizou a peça teatral "Antígona", de Sófocles, em 2006.
      Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Filosofia :: Estética ::
    • Ciências Humanas :: Filosofia :: Ética ::
    • Ciências Humanas :: Filosofia :: Filosofia Política ::
    • Linguística, letras e artes :: Letras :: Literatura Comparada ::
    • Linguística, letras e artes :: Letras :: Teoria da literatura ::

    Idiomas

    • Alemão: Lê: POUCO, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Francês: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Grego: Lê: POUCO, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Português: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Banca Julgadora para Concurso Público1001
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização90312
    Participação em Banca de Doutorado2002
    Participação em Banca de Exame de Qualificação1012
    Participação em Banca de Graduação220022
    Participação em Banca de Mestrado3104
    Total381443

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Participação em Congresso808
    Participação em Encontro808
    Participação em Oficina101
    Participação em Seminário819
    Participação em Simpósio404
    Total29130

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Orientação em Andamento de Mestrado0101
    Outras Orientações Concluídas260329
    Total261330

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios66
    Total66

    Produção Artistícas

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outra Produção Artística Cultural11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Apresentação de Trabalho303
    Artigo Publicado12012
    Capitulo de Livro Publicado8210
    Livro Publicado ou Organizado404
    Organização de Evento707
    Outras Bancas Julgadoras101
    Outras Participações em Eventos e Congressos505
    Outras Produções Bibliográfica303
    Texto em Jornal ou Revista101
    Trabalho em Eventos303
    Total47249

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Outra Produção Técnica101
    Trabalho Técnico213
    Tradução101
    Total415