This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Fernanda Monteiro de Castro Fernandes
Citações | FERNANDES, F. M. C.;FERNANDES, FERNANDA MONTEIRO DE CASTRO;MONTEIRO DE CASTRO FERNANDES, FERNANDA |
Curso/Programa | Enfermagem |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências da Saúde :: Medicina |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2014 a 2018 - ENFERMAGEM
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2007 a 2009 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Formação Pedagógica em Educação Profissional
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Educação e Promoção da saúde
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2011 a 2012 - Docencia para educação profissional
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF - Especialização - Periodo: 2017 a 2017 - Preceptoria no SUS
Hospital Sírio-Libanês
Atuação Profissional
- Escola Superior de Ciências da Saúde- / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2005 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2000 a 2003
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- ORGANIZAÇÃO, ACESSO E CONTINUIDADE ASSISTENCIAL DA REDE MATERNO INFANTIL NA SES-DF: estudo de linha de base na Região Sudoeste da SES-DF (Taguatinga, Recanto das Emas e Samambaia)
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - avaliação da organização, acesso e continuidade assistencial na rede de atenção a saúde materna e infantil no Distrito Federal e região integrada de desenvolvimento
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - FORMAÇÃO EM SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
O projeto ?Formação em Saúde: Integração ensino-serviço-comunidade? proposto neste documento tem correspondência com as linhas de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Formação e Integração Ensino-Serviço-Comunidade ? GEFISCO, da Universidade de Brasília ? UnB, o que propicia uma desejável parceria entre pesquisadores da Universidade Católica de Brasília ? UCB e da UnB. A presente proposta, pretende construir inovações no campo do acompanhamento da trajetória acadêmica dos estudantes ingressantes, concluintes e egressos da área da Saúde, favorecendo a análise das ações acadêmicas a partir dos perfis desses estudantes, analisar possível melhoria no desempenho acadêmico e alcançar possibilidades de avaliar os egressos dos cursos. Tem como objetivos específicos: a) Identificar fatores que influenciam o desempenho e a evolução dos estudantes dos cursos da área de Saúde tendo como base a avaliação longitudinal; b) Analisar o perfil dos alunos ingressantes nos cursos da área da saúde; c) Avaliar e classificar as informações observadas nos bancos de dados dos cursos da área da Saúde; d) Contribuir para a identificação de fatores associados ao desempenho dos cursos de graduação na área da Saúde; e) Analisar o perfil dos egressos nas duas Universidades dos cursos da área da saúde; f) Analisar o perfil dos docentes nas duas Universidades dos cursos da área da saúde. O método de pesquisa estrutura-se em duas fases, sendo uma de caráter exploratório e outra de caráter descritivo. Para alcançar os objetivos previstos serão utilizadas informações em três níveis: a) analise dos questionários já aplicados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); b) análise dos instrumentos de pesquisa e avaliação da própria Universidade; e c) criação de outros instrumentos que serão aplicados no decorrer do desenvolvimento do Projeto para obter dados subsidiários e complementares. Além dos três níveis de informação acima, o projeto verificará o nível de satisfação profissional dos docentes e discentes e sua relação com os desempenhos dos cursos pesquisados. Nesse contexto, torna-se fundamental ainda, conhecer, analisar e avaliar o perfil docente e seu impacto na organização pedagógica do curso. Além disso, há muitas informações que merecem outro tratamento para assegurar a fidedignidade dos resultados e contribuir com a qualidade dos cursos e a formação adequada dos perfis profissionais na área de Saúde. Em termos de resultados acadêmicos, a pesquisa será fonte de: resumos em congresso, Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, artigos científicos, dissertações de mestrado, tese de doutorado, além de outros resultados específicos relativos a cada subprojeto.
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET Interprofissionalidade
Compreende-se que a aproximação ensino-serviço é imprescindível para que se materializem transformações efetivas na formação de recursos humanos no campo da saúde no Brasil, bem como para que a produção de conhecimento cause impacto significativo nos indicadores de saúde e na qualidade da atenção prestada no Sistema Único de Saúde (SUS) (LINHARES et al, 2013) Neste sentido, a avaliação do PET-interprofissionalidade da UCB objetiva conhecer as principais dificuldades e facilidades vivenciadas, e as contribuições do programa para o ensino e/ou para o serviço. Em relação à contribuição do PET- interprofissionalidade para seus atores, pode-se destacar o favorecimento na formação dos estudantes, o grau de satisfação dos usuários atendidos no serviço, o envolvimento dos preceptores com o ensino-aprendizado dos estudantes, além da troca de conhecimento entre discentes, docentes e profissionais do serviço.
Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE - PET-SAÚDE/GRADUASUS UCB
o programa objetiva a integração da universidade com o serviço de saúde e comunidade, buscando o desenvolvimento de profissionais qualificados que ampliem a assistência à população, para diminuir a distancia do conhecimento produzido na universidade da realidade dos serviços e dos problemas de saúde da comunidade.
Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Promoção de saúde sexual e reprodutiva no Hospital Universitário de Brasília
Grupo para gestantes e casais grávidos realizado no HUB.
Período: 2000 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências da Saúde :: Enfermagem :: ::
- Ciências da Saúde :: Medicina :: medicina ::
- Ciências da Saúde :: Nutrição :: ::
- Ciências da Saúde :: Saúde Coletiva :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Livre Docência | 7 | 7 |
Participação em Banca de Graduação | 19 | 19 |
Total | 26 | 26 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 7 | 1 | 1 | 1 | 2 | 2 | 14 |
Participação em Encontro | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Oficina | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Seminário | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Participação em Simpósio | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Total | 18 | 1 | 1 | 1 | 2 | 2 | 25 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientações em Andamento para Graduação | 2 | 0 | 2 |
Outras Orientações Concluídas | 19 | 2 | 21 |
Total | 21 | 2 | 23 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 5 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 6 |
Artigo Publicado | 0 | 0 | 1 | 2 | 1 | 0 | 0 | 4 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 | 5 |
Organização de Evento | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Total | 14 | 1 | 2 | 3 | 3 | 1 | 2 | 26 |