Fernanda Monteiro de Castro Fernandes

CitaçõesFERNANDES, F. M. C.;FERNANDES, FERNANDA MONTEIRO DE CASTRO;MONTEIRO DE CASTRO FERNANDES, FERNANDA
Curso/ProgramaEnfermagem
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências da Saúde :: Medicina

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2014 a 2018 - ENFERMAGEM
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2007 a 2009 - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Formação Pedagógica em Educação Profissional
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Educação e Promoção da saúde
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2011 a 2012 - Docencia para educação profissional
    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF
  • Especialização - Periodo: 2017 a 2017 - Preceptoria no SUS
    Hospital Sírio-Libanês

Atuação Profissional

  • Escola Superior de Ciências da Saúde- / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2005 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2000 a 2003

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • ORGANIZAÇÃO, ACESSO E CONTINUIDADE ASSISTENCIAL DA REDE MATERNO INFANTIL NA SES-DF: estudo de linha de base na Região Sudoeste da SES-DF (Taguatinga, Recanto das Emas e Samambaia)
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • avaliação da organização, acesso e continuidade assistencial na rede de atenção a saúde materna e infantil no Distrito Federal e região integrada de desenvolvimento
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • FORMAÇÃO EM SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
      O projeto ?Formação em Saúde: Integração ensino-serviço-comunidade? proposto neste documento tem correspondência com as linhas de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Formação e Integração Ensino-Serviço-Comunidade ? GEFISCO, da Universidade de Brasília ? UnB, o que propicia uma desejável parceria entre pesquisadores da Universidade Católica de Brasília ? UCB e da UnB. A presente proposta, pretende construir inovações no campo do acompanhamento da trajetória acadêmica dos estudantes ingressantes, concluintes e egressos da área da Saúde, favorecendo a análise das ações acadêmicas a partir dos perfis desses estudantes, analisar possível melhoria no desempenho acadêmico e alcançar possibilidades de avaliar os egressos dos cursos. Tem como objetivos específicos: a) Identificar fatores que influenciam o desempenho e a evolução dos estudantes dos cursos da área de Saúde tendo como base a avaliação longitudinal; b) Analisar o perfil dos alunos ingressantes nos cursos da área da saúde; c) Avaliar e classificar as informações observadas nos bancos de dados dos cursos da área da Saúde; d) Contribuir para a identificação de fatores associados ao desempenho dos cursos de graduação na área da Saúde; e) Analisar o perfil dos egressos nas duas Universidades dos cursos da área da saúde; f) Analisar o perfil dos docentes nas duas Universidades dos cursos da área da saúde. O método de pesquisa estrutura-se em duas fases, sendo uma de caráter exploratório e outra de caráter descritivo. Para alcançar os objetivos previstos serão utilizadas informações em três níveis: a) analise dos questionários já aplicados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); b) análise dos instrumentos de pesquisa e avaliação da própria Universidade; e c) criação de outros instrumentos que serão aplicados no decorrer do desenvolvimento do Projeto para obter dados subsidiários e complementares. Além dos três níveis de informação acima, o projeto verificará o nível de satisfação profissional dos docentes e discentes e sua relação com os desempenhos dos cursos pesquisados. Nesse contexto, torna-se fundamental ainda, conhecer, analisar e avaliar o perfil docente e seu impacto na organização pedagógica do curso. Além disso, há muitas informações que merecem outro tratamento para assegurar a fidedignidade dos resultados e contribuir com a qualidade dos cursos e a formação adequada dos perfis profissionais na área de Saúde. Em termos de resultados acadêmicos, a pesquisa será fonte de: resumos em congresso, Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, artigos científicos, dissertações de mestrado, tese de doutorado, além de outros resultados específicos relativos a cada subprojeto.
      Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET Interprofissionalidade
      Compreende-se que a aproximação ensino-serviço é imprescindível para que se materializem transformações efetivas na formação de recursos humanos no campo da saúde no Brasil, bem como para que a produção de conhecimento cause impacto significativo nos indicadores de saúde e na qualidade da atenção prestada no Sistema Único de Saúde (SUS) (LINHARES et al, 2013) Neste sentido, a avaliação do PET-interprofissionalidade da UCB objetiva conhecer as principais dificuldades e facilidades vivenciadas, e as contribuições do programa para o ensino e/ou para o serviço. Em relação à contribuição do PET- interprofissionalidade para seus atores, pode-se destacar o favorecimento na formação dos estudantes, o grau de satisfação dos usuários atendidos no serviço, o envolvimento dos preceptores com o ensino-aprendizado dos estudantes, além da troca de conhecimento entre discentes, docentes e profissionais do serviço.
      Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE - PET-SAÚDE/GRADUASUS UCB
      o programa objetiva a integração da universidade com o serviço de saúde e comunidade, buscando o desenvolvimento de profissionais qualificados que ampliem a assistência à população, para diminuir a distancia do conhecimento produzido na universidade da realidade dos serviços e dos problemas de saúde da comunidade.
      Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Promoção de saúde sexual e reprodutiva no Hospital Universitário de Brasília
      Grupo para gestantes e casais grávidos realizado no HUB.
      Período: 2000 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

    Áreas de Atuação

    • Ciências da Saúde :: Enfermagem :: ::
    • Ciências da Saúde :: Medicina :: medicina ::
    • Ciências da Saúde :: Nutrição :: ::
    • Ciências da Saúde :: Saúde Coletiva :: ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Banca Julgadora para Livre Docência77
    Participação em Banca de Graduação1919
    Total2626

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior20162018201920212022Total
    Participação em Congresso71112214
    Participação em Encontro1000001
    Participação em Oficina2000002
    Participação em Seminário6000006
    Participação em Simpósio2000002
    Total181112225

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Orientações em Andamento para Graduação202
    Outras Orientações Concluídas19221
    Total21223

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172020202120222023Total
    Apresentação de Trabalho50001006
    Artigo Publicado00121004
    Capitulo de Livro Publicado10000001
    Curso de Curta Duração Ministrado10001125
    Organização de Evento31000004
    Outras Participações em Eventos e Congressos30100004
    Texto em Jornal ou Revista10000001
    Trabalho em Eventos00010001
    Total1412331226