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Juliana Penso da Silveira
Citações | PENSO. J.;PENSO, JULIANA |
Curso/Programa | Farmácia |
Titulação | Mestrado |
Área | N.I. :: N.I. |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2010 a 2012 - Ciências Farmacêuticas
Universidade Federal de Goiás - Especialização - Periodo: 2010 a 2015 - Farmacologia Clínica
Faculdades Oswaldo Cruz - Graduação - Periodo: 2005 a 2008 - Ciências Farmacêuticas
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária- / Periodo: 2006 a 2006
- Conselho Federal de Farmácia- / Periodo: 2007 a 2008
- Faculdades Unievangélica- / Periodo: 2011 a 2011
- Faculdades Unievangélica- / Periodo: 2011 a 2011
- INSTITUTO DE ESTUDOS FARMACÊUTICOS- / Periodo: 2013 a 2014
- Laboratório Neo Química- / Periodo: 2009 a 2009
- União Química Farmacêutica Nacional- / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2016
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2007
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2007
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a 2015
- Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2011 a 2011
- Universidade Federal de Santa Catarina- / Periodo: 2015 a 2015
- Wizard Idiomas- / Periodo: 2005 a 2007
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Projeto: Fábrica Escola de Farmácia e Química
O projeto nasceu em uma parceria entre os cursos de Farmácia e Química da Universidade Católica de Brasília (UCB). Esta iniciativa multidisciplinar teve como objetivos, proporcionar aos discentes da UCB a experiência de vivenciar a rotina de uma fábrica e seu ciclo organizacional no espaço de ensino-aprendizagem, assim como de capacitá-lo para transferir conhecimentos para a comunidade. Assim, o estudante é inserido em toda a cadeia produtiva desde o planejamento, produção e controle de qualidade. Até o momento mais de 120 estudantes passaram pela Fábrica Escola. Paralelamente usa de ferramentas para orientar a comunidade no manejo na produção doméstica. O aluno encontra um ambiente propício para resolver problemas relacionados à produção através de estudo de situação problema, discussão e planejamento de resolução do desafios institucionais e domésticos. Atualmente, o projeto está na fase de produção do álcool gel (glicerinado e de limpeza geral), bem como no escalonamento dos novos produtos: desinfetante de uso geral, sabonete líquido antisséptico, enxaguante bucal, solução de Schiller e gel para ultrassom. O Álcool gel está certificado conforme os padrões de qualidade exigidos pela vigilância sanitária, os demais produtos estão em fase de desenvolvimento e padronização.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto: Fitoterapia racional: Valorização do conhecimento tradicional e correlação com o conhecimento científico
O uso de plantas medicinais estabeleceu-se, principalmente, por meios culturais, em que os conhecimentos obtidos tradicionalmente foram passados de geração a geração. O baixo custo e a facilidade de acesso a essas formas de tratamento acabam contribuindo para seu uso indiscriminado. Um dos fatores que contribui para isso é o fato de os produtos naturais serem considerados pela população como isentos de efeitos adversos, sem cuidados quanto a forma de uso, contraindicações e a posologia adequada. Dessa forma torna-se importante a promoção do uso racional da fitoterapia, utilizando-se do processo de formação do farmacêutico, sendo uma de suas áreas de atuação, contribuindo ao mesmo tempo para a orientação da população que faz uso da fitoterapia. Além disso, muitos produtos são utilizados sem reconhecimento científico, sendo necessário pesquisas que comprovem a eficácia e ausência de toxicidade de plantas, havendo necessidade de pesquisa na área. Dessa forma, dentro dos eixos da tríade pesquisa/ensino/extensão os estudantes poderão realizar atividades na promoção do uso racional de fitoterápicos.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
Idiomas
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Banca Julgadora para Professor Titular | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 3 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Participação em Banca de Graduação | 22 | 8 | 3 | 6 | 0 | 39 |
Total | 32 | 8 | 3 | 6 | 1 | 50 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 4 | 1 | 2 | 7 |
Participação em Encontro | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Simpósio | 1 | 0 | 0 | 1 |
Total | 7 | 1 | 2 | 10 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 8 | 5 | 2 | 1 | 16 |
Total | 8 | 5 | 2 | 1 | 16 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 2 | 1 | 3 |
Total | 2 | 1 | 3 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artes Cênicas | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 11 | 1 | 1 | 0 | 13 |
Artigo Publicado | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Organização de Evento | 5 | 1 | 0 | 1 | 7 |
Outras Bancas Julgadoras | 2 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 11 | 2 | 2 | 0 | 15 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 5 | 3 | 1 | 2 | 11 |
Total | 39 | 8 | 4 | 3 | 54 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 6 | 1 | 7 |
Total | 6 | 1 | 7 |