This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Angélica Cordova Machado
Citações | Cordova, Angélica |
Curso/Programa | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2009 a 2011 - Comunicação
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 2001 a 2005 - Comunicação Social
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2016 a atual
- Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit- / Periodo: 2014 a 2015
- Liberdade de Expressão Agência e Assessoria de Comunicação- / Periodo: 2004 a 2009
- Ministério do Desenvolvimento Agrário- / Periodo: 2014 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2006
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2015 a 2015
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Comunicação e Comunidades - Mídias digitais no estímulo à cidadania
Projeto de iniciação científica em nível de extensionalidade. Visa a ações de inclusão digital entre membros da comunidade parceira, moradores do Riacho Fundo 2. De caráter interdisciplinar, trabalha com suporte de variadas disciplinas e núcleos de estudos do curso de Comunicação Social e outros. Prevê realização de cursos, eventos, oficinas, recursos materiais e um centro de estudos digitais na localidade,
Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Observatório Latino-americano de Indústria de Conteúdos Digitais (Transmídias e Convergência Tecnológica)
Este projeto busca dar visibilidade à emergente indústria de conteúdos audiovisuais digitais que vêm sendo promovida pelo Brasil e países da América Latina e Caribe através da criação e manutenção do Observatório Latino-americano sobre a Indústria de Conteúdos Digitais, Transmídias e Convergência Tecnológica. A indústria de conteúdos audiovisuais digitais inclui a produção de conteúdos para diferentes plataformas, como TV digital, celulares, computadores mediados por internet, videojogos, rádio e cinema digital, e vem crescendo em diferentes continentes, entre os quais América do Sul e Central. Dar visibilidade aos projetos de pesquisa e de produção de conteúdos audiovisuais digitais desenvolvidos no Brasil e na Região no período compreendido entre 2010-2012 a partir da criação do Observatório Latino-americano de Indústria de Conteúdos Digitais, (Transmidias e Convergência Tecnológica). Específicos Realizar o levantamento dos conteúdos audiovisuais digitais que vem sendo produzidos no Brasil entre 2010 e 2012, mapeando as cinco regiões; Realizar o levantamento das pesquisas existentes sobre conteúdos audiovisuais digitais que vem sendo produzidos no Brasil entre 2010 e 2012, mapeando as cinco regiões; Realizar o levantamento dos conteúdos audiovisuais digitais que vem sendo produzidos na América Latina e Caribe entre 2010 e 2012; Realizar o levantamento das pesquisas existentes sobre conteúdos audiovisuais digitais que vem sendo produzidos no Brasil entre 2010 e 2012, mapeando as cinco regiões; Desenvolver a seção Brasil do Observatório Latino-americano de Indústria de Conteúdos Digitais, (Transmidias e Convergência Tecnológica) cujo portal transdisciplinar e transmídia deverá servir de base para os demais países da Região a partir da oferta de conteúdos em diferentes línguas; Projetar o Observatório Latino-americano de Indústria de Conteúdos Digitais (Transmidias e Convergência Tecnológica) para funcionamento em rede e para o trabalho.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Comunicação Institucional e representações da responsabilidade nos bancos: como anda o diálogo com os públicos
Essa pesquisa tem por objetivo identificar as representações da responsabilidade social presentes na comunicação institucional dos bancos e nos discursos de clientes e moradores da cidade Estrutural. Trata-se de um estudo de recepção tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), com ênfase nos processos e sistemas de comunicação institucional das empresas e de diferentes grupos sociais. Serão selecionados um banco público e um privado, clientes e moradores da Estrutural. A metodologia a ser utilizada é qualitativa e multimétodo. As mensagens da comunicação institucional relacionadas à responsabilidade social serão obtidas por meio dos sites das instituições, esses textos serão objeto de análise lexical por meio do software Alceste; os sites também serão avaliados em função do uso adequado das ferramentas de comunicação digital proporcionadas pelas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Adicionalmente, analisaremos comerciais dos bancos para a TV por meio da análise semiótica das propagandas. Com os públicos das mensagens (clientes e membros da comunidade da Estrutural) serão realizadas entrevistas e grupos focais para análise dos principais elementos de recepção das mensagens e identificação das representações sociais construídas por esses grupos. Os resultados dessa pesquisa contribuirão para o aprimoramento das mensagens institucionais sobre o tema para diferentes públicos e para uma maior compreensão das representações de clientes e comunidade em relação à responsabilidade social. Além disso, fornecerão subsídios para a realização de oficinas de capacitação da comunidade em relação às práticas socialmente responsáveis dos bancos, principalmente em relação à economia solidária. As contribuições teóricas da pesquisa pretendem oferecer subsídios para uma discussão mais aprofundada, baseada em dados empíricos, sobre os processos de recepção da comunicação institucional e das organizações, aqui entendidas como locus que produzem , ativ.
Período: 2012 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escola
Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas - Pesquisa voltada para o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas públicas e/ou privadas do Distrito Federal de Ensino Fundamental, seguindo o exemplo do programa implantado pelo UNICEF na Malásia
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Anped - Agência de Notícia das Pessoas com deficiência
Elaboração de projeto para criação da ONG; Criação e manutenção do site da organização e hotsite durante os Jogos Parapan Americanos.
Período: 2007 - 2007 / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Monitoria - Comunicação nas Organizações
Participante do programa de monitoria não remunerada. Total: 144 horas
Período: 2004 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Monitoria - Redação Jornalística III
Monitoria, totalizando 92h, em disciplina
Período: 2004 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Visual ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Jornalismo e Editoração ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Rádio e Televisão ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 23 | 23 |
Total | 23 | 23 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 4 | 4 |
Participação em Oficina | 3 | 3 |
Participação em Seminário | 3 | 3 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 11 | 11 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientações em Andamento para Graduação | 5 | 0 | 5 |
Outras Orientações Concluídas | 20 | 4 | 24 |
Total | 25 | 4 | 29 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 7 | 7 |
Artigo Publicado | 1 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 4 | 4 |
Editoração | 6 | 6 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 2 |
Organização de Evento | 6 | 6 |
Outras Bancas Julgadoras | 3 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 2 | 2 |
Trabalho em Eventos | 7 | 7 |
Total | 39 | 39 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |