This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Caroline Nagel Moura de Souza
Citações | SOUZA, C. N. M. |
Curso/Programa | Especialização em Educação a Distância |
Titulação | Mestrado Profissionalizante |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Mestrado Profissionalizante - Periodo: 2010 a 2012 - Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2008 a 2009 - Educação a Distância
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 2005 a 2007 - Pedagogia
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Centro Universitário Projeção- / Periodo: 2012 a 2012
- ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF- / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Aberta do Brasil- / Periodo: 2008 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2010
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2008
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2008
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- E-lixo
Viabilizar ações e buscar soluções sustentáveis voltadas para a implementação de práticas de reuso, descarte e reciclagem dos bens de informática que ficam obsoletos na Universidade Católica de Brasília, nas residências e locais de trabalho de docentes e discentes da instituição e em unidades diversas localizadas no Distrito Federal, bem como, realizar Inclusão Digital em comunidades parceiras.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Reestruturação na gestão do atendimento pedagógico da UCB Virtual
Demonstrar que a delegação de atividades propicia uma maior envolvimento da equipe do apoio técnico, administrativo e pedagógico em escolher as melhores ações, clarificando o canal de comunicação e impossibilitando a sobrecarga de trabalhos para os setores da organização; Foi possível verificar que o planejamento participativo pode evitar futuros problemas; Mostrou que, estabelecer normas e regras é necessário para viabilizar o bom andamento dos processos internos, da organização e o fluxo de atividades; E, ainda, que o atendimento ao aluno é de extrema relevância para o retorno financeiro da instituição.
Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Gestão Educacional e Inovações
Pensar em inovações na gestão de escolas públicas de ensino médio é necessário porque assegura que a escola acompanha as mudanças mundiais que afetam a educação. Verificar, pois, o contexto que a escola está situada e respeitar a cultura organizacional é imprescindível porque toda e qualquer mudança precisa entender e respeitar as diversas formas de pensamento e organização. O gestor deve ser um elemento pró-ativo na escola em que se busca inovar para acompanhar as demandas mundiais, dessa forma, ele compreende que para que seu trabalho seja feito se faz necessário a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Foram entrevistados por meio de questionários estruturados 33 funcionários de uma escola pública de Taguatinga ? DF, dentre esses profissionais, 18 eram docentes e 14 funcionários de serviços gerais com o objetivo de verificar que a cultura do ambiente escolar influe nas propostas de mudança, verificar que as mudanças dependem do comportamento do gestor e analisar criticamente a gestão descentralizada. Com isso, chegou-se a conclusão de que a população pesquisada mesmo sendo pequena, considerado o tamanho da equipe de pessoal da escola, considera que os gestores estimulam os professores a buscarem novas soluções para os problemas, que, às vezes para o alcance dos objetivos escolares, os gestores desenvolvem ações inovadoras, que os gestores valorizam novas idéias e propostas criativas de trabalho feitas pelos seus professores, que boa parte dos professores consideram que as inovações pedagógicas não correspondem à realidade, que a maioria dos pesquisados pensam que a escola não valoriza as sugestões de mudança vindas da comunidade. Contudo, percebe-se, através da pesquisa, que a escola está sempre atenta às mudanças globais. PALAVRAS-CHAVE: Inovações, Gestão, Educação, Organização e Aprendizagem.
Período: 2007 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Planejamento Educacional
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Política Educacional
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
Idiomas
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 1 |
Participação em Encontro | 2 | 2 |
Participação em Seminário | 5 | 5 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 9 | 9 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 9 | 9 |
Artigo Aceito para Publicação | 3 | 3 |
Artigo Publicado | 3 | 3 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 1 |
Organização de Evento | 4 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 4 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 17 | 17 |
Trabalho em Eventos | 5 | 5 |
Total | 47 | 47 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 12 | 12 |
Trabalho Técnico | 2 | 2 |
Total | 14 | 14 |