This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Claudia Guilmar Linhares Sanz
Citações | Linhares Sanz, Cláudia.;SANZ, Cláudia Linhares |
Curso/Programa | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2006 a 2010 - Comunicação
Universidade Federal Fluminense - Mestrado - Periodo: 2001 a 2002 - Ciências da Arte
Universidade Federal Fluminense - Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Comunicação
Universidade Federal Fluminense - Especialização - Periodo: 2001 a 2002 - Fotografia
Universidade Candido Mendes - Graduação - Periodo: 1992 a 1998 - Comunicação Social
Universidade Federal Fluminense - Graduação - Periodo: 1992 a 1995 - Desenho Industrial
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Atuação Profissional
- A Revista Ícone (PPGCOM-UFPE)- / Periodo: 2012 a atual
- Ateliê da Imagem- / Periodo: 2007 a 2008
- Ateliê da Imagem- / Periodo: 2006 a 2008
- Ateliê da Imagem- / Periodo: 2005 a 2005
- Ateliê da Imagem- / Periodo: 1999 a 2005
- Centro de Documentação Imagens da Terra- / Periodo: 1992 a 1995
- Ciberlegenda (UFF)- / Periodo: 2006 a atual
- Contracampo (UFF)- / Periodo: 2012 a atual
- Editora Abril S/A- / Periodo: 2000 a 2001
- Editora Abril S/A- / Periodo: 1998 a 2000
- Editora Abril S/A- / Periodo: 1997 a 1997
- Escola de Cinema Darcy Ribeiro- / Periodo: 2002 a 2004
- Faculdade Pinheiro Guimarães- / Periodo: 1999 a 2002
- Jornal do Brasil- / Periodo: 2001 a 2002
- Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2013 a atual
- Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2013 a atual
- Max-Planck-Institut Fur Wissenschaftsgeschichte- / Periodo: 2008 a 2008
- Universidade Candido Mendes- / Periodo: 2005 a 2005
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2011
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2013 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a 2014
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2013
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- / Periodo: 2003 a 2003
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- / Periodo: 2002 a 2003
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- / Periodo: 2002 a 2003
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- / Periodo: 2002 a 2002
- Universidade Estácio de Sá- / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade Estácio de Sá- / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade Estácio de Sá- / Periodo: 2005 a 2009
- Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2009 a 2010
- Universidade Federal Fluminense- / Periodo: 2007 a 2010
- Universidade Federal Fluminense- / Periodo: 2005 a 2007
- Universidade Federal Fluminense- / Periodo: 2004 a 2004
- Universidade Federal Fluminense- / Periodo: 1996 a 1999
- Visualidades (UFG)- / Periodo: 2012 a atual
Linha de Pesquisa
- Educação, imagem e experiência
- Imagem; Tecnologia e Subjetividade
Projetos de Pesquisa
- Imagem, Tecnologia e Subjetividade
Projeto que visa investigar de que maneira a imagem técnica ? objeto que emerge no regime disciplinar moderno ? se integra hoje a outros sistemas sócio-imagéticos, acompanhando a configuração do regime contemporâneo de subjetividade, produzindo novas experiências temporais e mnemônicas. A partir de um recuo histórico, operando sobretudo genealogicamente, objetivamos identificar os contrastes entre os regimes de visibilidade moderno e contemporâneo, identificando suas relações com a experiência temporal e com as condições de possibilidade para o conhecimento. Nesse sentido, o projeto aprofunda os conceitos de imagem, memória, tecnologia e temporalidade, a partir de autores como Walter Benjamin, Henri Bergson, Deleuze, Didi-Huberman e Giorgio Agamben. A partir da investigação acerca dos vínculos entre os dispositivos tecnológicos imagéticos e a experiência da temporalidade ? tema bastante pertinente no mundo em que vivemos hoje cuja sociabilidade não pode ser pensada sem levarmos em conta o ritmo de produção imagética ? objetivamos contribuir para a pesquisa em no campo da imagem e da tecnologia, conceitual e metodologicamente, fortalecendo, a área, nos estudos do campo da Educação.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - ALUMIAR: práticas e reflexões acerca da imagem nos processos formativos
O Alumiar é um projeto de ação contínua, desenvolvido por educadores e estudantes de pedagogia que articula ações de extensão, pesquisa e ensino, tendo como eixo central o debate acerca da imagem e seus vínculos com a Educação. Utilizando tecnologias midiáticas como fotografia e vídeo, visamos contribuir para o fortalecimento de uma educação transformadora e autônoma. Trabalhamos na ampliação da formação discente e investimos na melhoria da qualidade da vivência nas escolas da Rede Pública.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Educação, imagem e experiência
No âmbito do grupo de Pesquisa Imagem, tecnologia e subjetividade, liderado por Cláudia Linhares Sanz, esse projeto de pesquisa objetiva aprofundar a reflexão em torno do estatuto da imagem na sociedade contemporânea em suas relações com o campo da Educação. Se a imagem se tornou um veículo importante da economia da informação e dos modos de subjetivação midiáticos e publicitários, ela parece ser também um objeto valioso de disputa política, em especial, de intervenção e criação nos processos educacionais. Pensamos aqui, sobretudo, de que modo as dinâmicas de leitura e produção imagética podem contribuir na elaboração e comunicação de uma experiência singular nos processos formativos. Nesse sentido, o projeto aprofunda os conceitos de imagem, memória, tecnologia e experiência. A partir da investigação acerca dos vínculos entre os dispositivos tecnológicos imagéticos e a experiência no mundo contemporâneo ? objetivamos contribuir para a pesquisa em Educação, fortalecendo, na área, os estudos acerca da imagem.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Portal-laboratório de convergência digital do curso de comunicação social da UCB
O projeto Portal Laboratório objetiva aprofundar os estudos acerca dos fenômenos mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação ? sua produção, circulação e recepção. A partir de uma incursão teórica articulada à experimentações práticas, avaliando a implantação do Portal-laboratório do curso de comunicação, realizando experimentações de narrativas transmidiáticas e aprofundando a bibliografia acerca do fenômeno da convergência comunicacional, o projeto objetiva tornar a Universidade Católica uma referência de ponta, no âmbito teórico e prático, na região Centro-oeste. A investigação técnico-científica deverá aprofundar os processos subjetivos envolvidos nos novos dispositivos tecnológicos comunicacionais, tendo como desafio teórico dimensionar de que maneira a instantaneidade e a efemeridade dos novos meios e suportes conforma ou modifica as narrativas tradicionais. Envolvendo professores doutores, professores mestres (entre professores da UCB, da FEVALE e da UNB) e bolsistas de iniciação científica, o projeto investiga maneiras de incorporar novos conteúdos e experimentações estéticas para as narrativas digitais, possibilitando um ambiente de elaboração hermenêutica no campo da cibercultura. Trata-se de um projeto inovador na medida que é um dos únicos do país que articula a incorporação de tecnologias de ponta ? utilizando o que se produz de mais inovador no mercado ? ao avanço das pesquisas acadêmicas realizadas dentro da Universidade; relacionando a produção pedagógica às práticas tecnológicas midiáticas, a formação profissional à reflexão teórica, apontando um significativo potencial de desenvolvimento tecnológico e conceitual. Realizado em três fazes, a pesquisa está estruturada para articular o aspecto teórico ? levantamento bibliográfico, aprofundamento teórico e produção acadêmica ? às implantações e experimentações práticas e estéticas.
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - SEMINÁRIO DAS PAREDES ÀS REDES: Educação, Tecnologia e Subjetividade
Este encontro interdisciplinar é uma iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da CAPES, da FAPERJ e do Museu de Arte do Rio (MAR), que visa a discutir alguns desafios da escola na contemporaneidade. A ênfase dos debates recai sobre a maneira como as novas tecnologias de comunicação, sobretudo os aparelhos móveis de acesso às redes informáticas e os estilos de vida que eles implicam, estão afetando os modos de educar e aprender. A discussão procura focalizar de que maneira as subjetividades e os corpos contemporâneos lidam com os novos dispositivos digitais, em seu contato cotidiano cada vez mais intenso, e como isso influencia sua relação com a escola. O evento promoveu uma série de conferências, integradas em três mesas-redondas por cada edição, em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, com um conjunto de publicações e vídeos delas decorrentes, bem como uma mostra de filmes e os debates posteriores às apresentações.
Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Imagem, corpo e subjetividade
Grupo de pesuisa coordenado pelas Prof. Dr. Maria Cristina Franco Ferraz e pela Prof. Dr. Paula Sibilia que visa Investigar os efeitos e implicações do desenvolvimento e da disseminação das tecnologias ditas "do virtual" na produção de subjetividade e na reconfiguração do corpo na contemporaneidade, no contexto da biopolítica que caracteriza as atuais "sociedades de controle". Através de um recuo histórico ao século XIX, contribuir para uma genealogia da subjetividade contemporânea, no que concerne ao estreito vínculo entre tecnologias, arte finissecular, epistemologia e filosofia.
Período: 2002 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Imagem e tempo
Integrante do grupo de pesquisa Imagem/ Tempo, orientado pelo professor Dr. Mauricio Lissovsky, no Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento ? IDEA. Escola de Comunicação da UFRJ, 2009.
Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O estatuto da imagem na cultura do sujeito cerebral
O projeto objetiva pensar a experiência subjetiva na sociedade contemporânea a partir das relações entre imagem e neurociência. Partimos do pressuposto que as neuroimagens materializam um certo modelo de subjetividade: capazes de revelar (finalmente) as verdades do humano, funcionam como espelhos de uma suposta transparência total. Elas ?atravessariam? a espessura humana revelando um homem que é cada vez mais corpo; um corpo que é cada vez mais cérebro; um cérebro, que é cada vez mais os movimentos motores de certas estruturas cerebrais localizadas. Pensar o estatuto da neuroimagem na cultura do sujeito cerebral é pensar os modelos científicos de entendimento e descrição da experiência humana na atualidade. Neste sentido, adotamos como metodologia de trabalho um recuo histórico capaz de indicar quais as linhas de continuidades e deslocamentos da imagem técnica na ciência desde a Modernidade, sobretudo a partir do século XIX. A comparação desses dois momentos distintos, realizada não de forma dualista, apresenta-se como modo de investigação da alteridade contemporânea em relação aos usos da imagem na ciência e nos possibilita pensar os elos entre configurações de subjetividade e imagens científicas. Desse maneira, pretendemos perceber as condições de possibilidades históricas e epistêmicas do surgimento tanto do sujeito cerebral quanto da imagem técnica como valor de transparência e eficácia.
Período: 2008 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A modernização da percepção no final do século XIX
Sobre orinetação da Prof. Dr. Maria Cristina Franco Ferraz, a pesquisa investigou as alterações pelas quais passou a percepção no século XIX e seus efeitos sobre novas formas de subjetivação no limiar do século XX. A principal fonte de inspiração deste trabalho foram as teses elaboradas por Jonathan Crary , elas mesmas diretamente vinculadas, metodológica e conceitualmente, às obras de Michel Foucault e ao horizonte filosófico deleuzeano, como, por exemplo, o método do estabelecimento de conexões transversais entre diversos campos, discursos e práticas.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - As Imagens do Mundo do Trabalho, a fotografia como fonte histórica
O projeto investiga, a partir da análise das imagens fotográficas produzidas em torno do mundo do trabalho no período de 1900 à 1930 e de uma vasta revisão bibliográfica, os conceitos fundamentais para a utilização da fotografia como fonte histórica e sua interpretação. Projeto orientado pela Profa. Dra. Maria Ciavatta, professora titular da Universidade Federal Fluminense, financiado pelo Centro Nacional de Pesquisa.
Período: 1996 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A volta ao Araguaia
Documentação fotográfica das investigações e escavações dos cemitérios clandestinos da guerrilha da Araguaia, no Pará, em 1996. Projeto financiado pela FASE -Fundação de Assistência Social de Saúde e Educação e pela Comissão dos Familiares de Desaparecidos. Texto e fotos arquivados na acervo da FASE, publicados na revista Interativa, Jornal da Cidadania, Jornal da Central Única dos Trabalhadores.
Período: 1992 - 1995 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - As meninas do Rio
Documentação do cotidiano das meninas de rua do Rio de Janeiro, tomando por área alvo o centro da cidade e os bairros do Estácio, Copacabana e Tijuca. RJ, 1993. Projeto financiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Fotos expostas em "Anjos e Demônios", peça de teatro, Oxford Youth Theatre, Oxford, UK, 1994; "Brazil", Brasil Network, Washingnton, USA, 1993; Meninos de rua no Brasil, Brazlian Network- Christian. id, Londres, UK, 1994; Campanha da Fome, Centro Cultural Banco do Brasil, RJ, 1993 e Exposição permanente do Museu da república, RJ.
Período: 1992 - 1995 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Agroecologia e as novas formas de plantio
Documentação do uso de tecnologias alternativas de plantio em propriedades rurais e assentamentos do MST. Parceria entre Imagens da Terra e Secretaria Nacional do Meio Ambiente. Região Sul, 1992. Fotos no acervo do Centro e documentação fotográfica Imagens da Terra.
Período: 1992 - 1995 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Audiovisual ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 2 | 2 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 8 | 8 |
Participação em Banca de Graduação | 19 | 19 |
Participação em Banca de Mestrado | 4 | 4 |
Total | 34 | 34 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 8 | 2 | 10 |
Participação em Encontro | 2 | 0 | 2 |
Participação em Seminário | 6 | 0 | 6 |
Total | 16 | 2 | 18 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 2 | 1 | 3 |
Orientações em Andamento para Graduação | 0 | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 9 | 1 | 10 |
Total | 11 | 3 | 14 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 2 | 1 | 3 |
Total | 2 | 1 | 3 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artes Visuais | 9 | 9 |
Outra Produção Artística Cultural | 1 | 1 |
Total | 10 | 10 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 14 | 0 | 14 |
Artigo Publicado | 11 | 1 | 12 |
Capitulo de Livro Publicado | 4 | 0 | 4 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 4 | 0 | 4 |
Organização de Evento | 1 | 0 | 1 |
Outras Bancas Julgadoras | 6 | 0 | 6 |
Outras Orientações em Andamento | 0 | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 0 | 4 |
Outras Produções Bibliográfica | 15 | 0 | 15 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 4 | 0 | 4 |
Trabalho em Eventos | 10 | 1 | 11 |
Total | 74 | 3 | 77 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 5 | 5 |
Total | 5 | 5 |