This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Cláudia Mendonça Magalhães Gomes Garcia
Citações | GARCIA, C. M. M. G. |
Curso/Programa | MEDICINA |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências da Saúde :: Medicina |
Formação
- Mestrado - Periodo: 1995 a 1997 - Biologia Celular
Universidade Federal de Minas Gerais - Especialização - Periodo: 2018 a 2019 - Curso de Especialização em Saúde Coletiva
Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz - Especialização - Periodo: 2001 a 2001 - the Art of Business Coaching
Newfield Consulting - Graduação - Periodo: 1987 a 1993 - Ciências Biológicas
Universidade Federal de Minas Gerais
Atuação Profissional
- Assessoria Especial da Presidência da República- / Periodo: 2003 a 2004
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Programa de Educação pelo trabalho para saúde PET-Saúde / Graduasus anos 2016-2017
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos sobre Formação e Integração Ensino-Serviço-Comunidade - GEFIESCO
ste grupo de pesquisadores da saúde e educação propõe a construção de saberes interdisciplinares sobre a formação dos profissionais da saúde nos cursos de medicina, farmácia, odontologia, saúde coletiva, enfermagem e nutrição, mediante a análise dos projetos pedagógicos, das mudanças curriculares e dos percursos formativos com ênfase nos cenários de prática e integração do ensino-serviço-comunidade. Tem por objetivos: promover o conhecimento sobre a comunicação e tradução do conhecimento em saúde e educação; articular o conhecimento das áreas básicas e profissionalizantes nos cenários de práticas; promover a reorientação curricular e formação em saúde para o SUS; instituir ações de promoção da equidade e da saúde na formação; realizar o monitoramento e avaliação de mudanças curriculares e inovações pedagógicas; e pesquisar a trajetória da formação e perfis profissionais em saúde (docente, discente e profissional).
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - PROJETO DESMISTIFICANDO A VACINA
A pandemia de covid-19 iniciada em março de 2020 trouxe o desafio da busca de imunizantes. Infelizmente, com a propagação de notícias falsas, muitas pessoas têm dúvidas sobre a vacinação. O Objetivo desse projeto é propagar conhecimentos corretos a respeito das vacinas contra a covid-19, por meio da produção de panfletos informativos sobre a vacina contra a covid-19 e distribui-los no campus I da Universidade católica de Brasília à comunidade acadêmica. Estudantes e profissionais da área da saúde têm o dever ético de propagar informações corretas a respeito de assuntos que afetam a saúde da população.
Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - PROJETO ABRACABRINK
Creches são instituições assistencialistas que priorizam a pedagogia e a educação às crianças empobrecidas (Kuhlmann Júnior). Em Brazlândia, a congregação religiosa das Irmãs Oblatas administra uma creche que atende crianças de 6 a 10 anos. O objetivo desse projeto foi ajudar as irmãs Oblatas nas tarefas diárias e em oficinas e oferecer às crianças informações sobre profissões. As atividades desenvolvidas pelo grupo aconteciam uma vez por semana, durante o 2º semestre de 2021: tarefas cotidianas, oficinas de culinária, de cinema e de leitura. Foi realizada uma feira de profissões. Participaram do projeto 30 crianças com idade de 6 a 10 anos.
Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Projeto Florir
Crianças e adolescentes com baixa autoestima são propensos a maior adoecimento mental (AVANCI, 2007), principalmente na faixa etária entre 10 a14 anos.(ASSIS, 2004). Nesse sentido, a escola tem se constituído em um dos primeiros locais de contato social após a família, mas, ao mesmo tempo, num locus privilegiado para a competição, bullyig e violência contra todos os que destoam, em alguma medida, do padrão considerado ideal pelo grupo majoritário. O CEF 03 de Taguatinga tem 916 alunos de 10 a 14 anos, e o Projeto Florir foi desenvolvido ali, a partir de uma demanda específica da Direção deste Centro de Ensino, preocupada com o aumento de casos de automutilação e tentativa de autoextermínio. O objetivo desse projeto foi proporcionar aos estudantes, a possibilidade de reflexão a respeito do valor individual de cada um deles, a fim de que, reconhecendo-se pessoas com valor, tenham uma melhor autoestima. Refletir a respeito da veracidade ou não dos relatos expostos nas redes sociais, que, muitas vezes, retratam pessoas e vidas inalcançáveis, uma vez que são irreais.Conversar com crianças e adolescentes sobre a autoestima e a possibilidade de se enxergarem como pessoas dignas, bonitas, inteligentes e valorosas pode capacitá-los a identificar e reagir ao bullying e aos abusos verbais e físicos, ajudando-os a proteger-se de adoecimentos mentais
Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Biológicas :: Morfologia :: ::
- Ciências da Saúde :: Medicina :: Citologia e Biologia Celular ::
- Ciências da Saúde :: Medicina :: Educação em Periferias Urbanas ::
- Ciências da Saúde :: Medicina :: Educação Médica ::
- Ciências da Saúde :: Medicina :: Ética ::
- Ciências da Saúde :: Medicina :: Histologia ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 8 | 8 |
Total | 8 | 8 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Encontro | 1 | 1 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 4 | 4 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 8 | 3 | 2 | 13 |
Total | 8 | 3 | 2 | 13 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2022 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 | 2 |
Total | 1 | 1 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 0 | 5 | 3 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 13 |
Artigo Publicado | 2 | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 6 |
Capitulo de Livro Publicado | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Organização de Evento | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 3 |
Outras Orientações em Andamento | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Outras Produções Bibliográfica | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 1 | 6 | 5 | 0 | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 17 |
Total | 19 | 12 | 9 | 4 | 1 | 5 | 2 | 1 | 3 | 56 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 1 | 0 | 0 | 1 |
Processos e Técnicas | 2 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho Técnico | 0 | 1 | 1 | 2 |
Total | 3 | 1 | 1 | 5 |