This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Cléria Maria Costa
Citações | COSTA, C. M. |
Curso/Programa | Licenciatura Letras |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Linguistica Aplicada
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2009 a 2010 - Educação a Distância
Faculdade Senac DF - Graduação - Periodo: 1984 a 1989 - Letras
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Aulas Particulares e Tradução- / Periodo: 1994 a 2000
- Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 1987 a 1994
- Centro Europeu de Idiomas- / Periodo: 1986 a 1986
- Direito em Ação (UCB/DF)- / Periodo: 2002 a 2003
- Faculdade Anhanguera de Taguatinga- / Periodo: 2014 a atual
- Faculdade da Terra de Brasília- / Periodo: 2004 a 2005
- Faculdade Santa Terezinha- / Periodo: 2007 a 2011
- Faculdade Santa Terezinha Anhanguera Educacional- / Periodo: 2010 a 2010
- Faculdade Senac DF- / Periodo: 2008 a 2011
- Faculdades Integradas da Terra de Brasília- / Periodo: 2001 a 2007
- Faculdades Integradas da Terrra de Brasília- / Periodo: 2006 a 2007
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1999 a 2001
- Prodequi - Universidade de Brasília- / Periodo: 2014 a 2015
- Serviço Nacional do Transporte- / Periodo: 2015 a atual
- UnB Idiomas- / Periodo: 2013 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a 2013
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2004 a 2006
- Universidade Paulista- / Periodo: 2014 a 2015
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- A Formação do Professor de Língua Estrangeira
A ideia de formar o grupo de pesquisa sirgiu cono resultado da pesquisa e produção de dissertações na área de Línguistica Aplicada,especificamente no que se refere à formação de professores de língua estrangeira. Um grupo dessa natureza gera os seguintes benefícios: integração do ensino com a pesquisa e extensão; interação aberta entre pós-graduação e graduação com elevação da qualidade de ensino e desenvolvimento do panorama dos estudos na área de atuação do grupo; a publicação de obras coletivas, de capítulos nessas obras e realização e participação em eventos e reuniões científicas. A divulgação parciao e final dos resultados contribuirá para o melhor conhecimento da produção científica recente das linhas de pesquisa propostas. Como resultado do trabalho do grupo podemos ressaltar a publicação em 2007 de um livro intitulado "Lingüística Aplicada: múltiplos olhares",organizado pela Profa. Dra. Maria Luisa Ortiz Alvarez, líder do grupo junto ao professor Kleber Aparecido da Silva, editado pela Pontes e lançado em julho de 2007 durante o VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada realizado em Brasília, na UNB. Nesta publicação participaram alguns dos integrantes do grupo de pesquisa: Edleise Mendes, Rita de Cassia Tardin, Magali Barçante, dentre outros. Além desta publicação temos os artigos publicados pelos membros do grupo em revistas nacionais, especificamente na Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Recentemente, em julho de 2008 foi publicado pela Pontes o livro intitulado Perpectivas de investigação em Lingüística Aplicada, organizado pela Profa. Dra. Maria Luisa Ortiz Alvarez e o professor Kleber Aparecido da Silva. Nesta coletânea, participaram alguns integrantes do grupo, José Carlos Paes de Almeida Filho, Edcléia Aparecida Basso, Vera Lúcia Teixeira, dentre outros. Além disso os integrantews participaram com trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais (AILA, 13 Encuentro Nacional DE LEs-México, V SIPLE, II CLFP, etc.
Período: 2004 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA - O cinema como insumo no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira-inglês
O projeto está sendo desenvolvido via Pró-Reitoria de Extensão da Universdiade Católica de Brasília em parceria com duas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal. Tem como objetivos desenvolver, mesmo que em fase inicial, a competência comunicativa dos alunos da escola regular; estimular sua autonomia ao desenvolver estratégias de aprendizagem por meio da leitura de filmes selecionados, assim como dialogar com filmes significativos do ponto de vista cultural e social para a construção da cidadania. O projeto conta com duas alunas bolsistas do curso de Letras da UCB e, portanto, também objetiva contribuir para formação dialogada dessas professoras em pré-serviço, assim como para a formação continuada dos professores da Secretaria de Educação cujas turmas estão envolvidas no projeto.
Período: 2012 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - O cinema como insumo no ensino e aprendizagem da língua inglesa
Gestora do Projeto O cinema como insumo no ensino e aprendizagem da língua inglesa. O projeto foi desenvolvido em parceria da Universidade Católica de Brasília e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. O projeto deve duração de dois semestres letivos e foi aplicado em duas escolas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Educação a Distância - EAD ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Formação Continuada de Educadores da Escola Pública Brasileira ::
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Lingüística Aplicada :: Linguística Aplicada
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: LPE - Língua Portuguesa LE/L2 ::
Idiomas
- Alemão: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 16 | 16 |
Total | 16 | 16 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 2 | 2 |
Participação em Encontro | 3 | 3 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 6 | 6 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações em Andamento para Graduação | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 15 | 15 |
Total | 16 | 16 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 3 | 3 |
Total | 3 | 3 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 9 | 9 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 2 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Orientações em Andamento | 2 | 2 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 4 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 2 |
Trabalho em Eventos | 2 | 2 |
Total | 22 | 22 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 2 | 2 |
Tradução | 5 | 5 |
Total | 7 | 7 |