Danilo Borges Dias

CitaçõesDIAS, D. B.
Curso/ProgramaRelações Internacionais
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2014 a 2018 - Doutorado em Educação
    Universidade Católica de Brasilia
  • Mestrado - Periodo: 2008 a 2010 - Comunicação Social
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2021 a 2023 - Educação, Protagonismo e Propósito de Vida
    Universidade Católica de Brasilia
  • Especialização - Periodo: 2023 a atual - Direito de Famílias e Sucessões
    Escola Superior de Advocacia - RJ
  • Especialização - Periodo: 2011 a 2012 - Relações Internacionais e Dip. América do Sul
    Universidade Católica de Brasilia
  • Graduação - Periodo: 2020 a 2023 - Direito
    Universidade Católica de Brasilia
  • Graduação - Periodo: 2000 a 2006 - Relações Internacionais
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Cátedra Unesco de Juventude Educação e Sociedade- / Periodo: 2019 a 2019
  • Defensoria Pública do Distrito Federal- / Periodo: 2022 a 2022
  • FACULDADE JK - GAMA - UNIDADE II- / Periodo: 2014 a 2019
  • Faculdade Michelangelo- / Periodo: 2018 a 2019
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF- / Periodo: 2019 a 2020
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2010 a 2010
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2010 a 2010
  • Universidade Católica de Brasilia- / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade Católica de Brasilia- / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2002 a 2010
  • Universidades Paulista- / Periodo: 2013 a 2018

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - JETSA
      A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologia: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. Visa investigar as relações entre os trinômio Juventude, Educação e Tecnologias nos espaços e contextos sociais formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como como os adolescentes e jovens se apropriam das TICs e quais as consequências desse processo suas aprendizagens e sociabilidades. A partir deste objetivo geral são desdobrados objetivos específicos em suas mais diversas temáticas: como os tipos de aprendizagens (política ciberativismo, etc..)sociabilidade e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. Os universos e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF.
      Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Refúgio no Brasil - Integração Local de Refugiados e Solicitantes em Brasília
      Esta pesquisa trata da realidade de pessoas que buscaram refúgio em Brasília e, também, de aspectos da realidade vivenciada por 120 pessoas que buscaram refúgio no Brasil e que residiam em Brasília por ocasião da realização da pesquisa. Considera também as restrições e dificuldades que prevalecem e dificultam sua integração nas comunidades onde residem, devendo ser visto como parte da pesquisa que se pretende realizar nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus. O pressuposto do estudo funda-se no argumento de que somente caracterizando-se as situações vivenciadas e declaradas por essas pessoas poder-se-á ampliar a visão dos governos e da sociedade brasiliense de modo a considerá-las numa perspectiva de fazerem aquilo que valorizam e que têm razões para valorizar. Formulada por pesquisadores do Ipea com o apoio de técnicos do Comitê Nacional para os Refugiados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Conare), esta pesquisa busca subsidiar a construção de marco analítico que possibilite aprofundar os estudos do tema e aperfeiçoar as políticas públicas de proteção e apoio aos refugiados. A abordagem adotada prestigiou a fala daquelas pessoas que vivenciam problemas e impedimentos de acesso aos benefícios e serviços essenciais, possibilitando-lhes expressar, ao seu modo, a realidade da vida nessas comunidades, registrando-se também o relato de algumas agências responsáveis pela provisão desses benefícios e serviços em Brasília.
      Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Projeto SERMAIS
      O Projeto caracteriza-se como uma atividade integrante das horas complementares constantes nos currículos dos cursos de graduação. Trata-se, ainda, de um projeto que pretende oferecer ao estudante a oportunidade de, ao participar do dia a dia de uma comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e ajudá-la a pensar soluções. No Projeto SER+ o estudante disponibilizará 36 horas para a sua participação.
      Período: 2013 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Renda e Cidadania
      Tem por objetivo atuar em comunidades de migrantes catadores de materiais recicláveis no Distrito Federal e Entorno, discutindo e propondo coletivamente ações que fortaleçam a geração de renda em torno da coleta seletiva e acesso à direitos básicos muitas vezes negados a tal público.
      Período: 2010 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Universidade Aberta à Terceira Idade - UnATI
      A UnATI atua com idosos em condição de fragilidade social que habitam as mediações da UCB. Atividades de diversas naturezas são ofertados à comunidade externa. Neste caso, cursos de língua estrangeira moderna, como o espanhol, são oferecidos aos homens e mulheres, com mais de 65 anos, que participam do Projeto.
      Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Cine-Reflexão: Caminhos Possibilidades e Diálogos
      O projeto Cine Reflexão tem como objetivo oferecer espaço para projeção de filmes de variadas naturezas com o intuito de fomentar debates e diálogos pelo campus universitário.
      Período: 2006 - 2009 / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
    • Cursos de Extensão - Centro de Línguas UCB
      O Projeto Cursos de Extensão tem como foco ofertar cursos de diversas naturezas ao público acadêmicos que busca aprofundar conhecimentos em áreas diversas. O Projeto conta com o Centro de Línguas UCB como apêndice de suas atividades.
      Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Projeto Empreendedorismo e Direitos Humanos
      O Projeto Empreendedorismo e Direitos Humanos visa consolidar a cultura empreendedora aliada aos valores defendidos pelos Direitos Humanos em comunidades parceiras da Universidade Católica de Brasília.
      Período: 2002 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Vitimização nas Escolas
      Pesquisa desenvolvida em várias Unidades Federativas brasileiras sob a Coordenação Técnica da UNESCO Brasil em parceria com o Observatório Europeu de Violência Escolar, com o objetivo de conhecer a experiência de professores, de outros adultos da escola (inspetores, supervisores, diretores, etc.) e, principalmente, dos estudantes em relação à vitimização.
      Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Rede Integrada Para o Desenvolvimento do Entorno RIDE
      Mapeamento dos municípios de Águas Lindas, Cocalzinho e Santo Antônio do Descoberto (todos no Estado de Goiás) para municiar o a implementação de políticas públicas em conjunto com a ação universitária.
      Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: Educação Comparada ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Sociabilidades Juvenis ::
    • Ciências Humanas :: Sociologia :: Movimentos Migratórios ::
    • Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia Urbana ::

    Idiomas

    • Alemão: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior2018Total
    Participação em Banca de Graduação11011
    Participação em Banca de Mestrado011
    Total11112

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Participação em Congresso11112
    Participação em Encontro101
    Participação em Seminário9211
    Participação em Simpósio112
    Total22426

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
    Outras Orientações Concluídas10253109510862
    Total10253109510862

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620182020Total
    Apresentação de Trabalho2200022
    Artigo Aceito para Publicação10001
    Artigo Publicado40004
    Capitulo de Livro Publicado50117
    Curso de Curta Duração Ministrado50005
    Livro Publicado ou Organizado10012
    Organização de Evento50005
    Outras Participações em Eventos e Congressos40004
    Texto em Jornal ou Revista10001
    Trabalho em Eventos820010
    Total5621261

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Tradução22
    Total22