This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Déborah Christina de Mendonça Oliveira
Citações | OLIVEIRA, Déborah Christina |
Curso/Programa | Licenciatura Letras |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2009 a 2014 - Lingüística
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Lingüística
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1998 a 2001 - Letras Português/Inglês
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem- / Periodo: 2016 a atual
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2018 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2017 a atual
- Faculdade Michelangelo- / Periodo: 2007 a 2009
- Revista de Letras (Taguatinga)- / Periodo: 2017 a atual
- Secretaria de Estado de Educação do Ditrito Federal- / Periodo: 1998 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2010
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2009
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2008
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2006 a 2007
Linha de Pesquisa
- Educação e Linguagem
- Práticas Digitais e Linguagem
Projetos de Pesquisa
- (In)Aptidões em Línguas Estrangeiras entre discentes e docentes universitários: desafios para a internacionalização da Educação Superior
O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender e explicitar o panorama linguístico contemporâneo quanto à aptidão ou inaptidão em línguas estrangeiras de discentes e docentes de instituições de ensino superior no Distrito Federal, visando às estratégias para a internacionalização na Educação Superior. Este estudo classifica-se como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e com uso de técnicas estatísticas, de análise de conteúdo de dados escritos e de análise de dados orais por meio de abordagem reconstrutiva de dados com o emprego do Método Documentário de Interpretação. Para coleta de dados serão utilizados a aplicação de questionário de pesquisa e grupos de discussão para compreensão em profundidade. Os resultados esperados dessa pesquisa se apresentam diante da possibilidade de proposição de iniciativas que poderiam permitir ações para a formação, ensino e aprendizagem em línguas estrangeiras, por idioma e nível de conhecimento e competência, a fim de romper as barreiras linguísticas que se configuram como empecilhos à internacionalização da Educação Superior.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Práticas Digitais e Linguagem: uma investigação sobre as práticas de leitura e escrita no Ensino Médio.
Com o advento tecnológico, observam-se diferentes mudanças nas relações sociais e nas formas de interação, mas também na forma como a linguagem é utilizada, em particular, no modo como as práticas de leitura e de escrita se modificam em virtude das novas práticas digitais (ROJO, 2009). Nesse cenário, as práticas digitais permitem a circulação instantânea de informações e inserem na linguagem novos modos de enunciação por meio da tela do computador, do celular e do tablet, a saber: verbal, visual e sonoro. Tendo como pano de fundo o cenário aqui descrito, a presente pesquisa tem como tema central a relação entre as práticas digitais e a linguagem dentro da escola de Ensino Médio. Nosso objetivo é investigar quais usos os estudantes e os professores de língua fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e como esse uso impacta nas práticas de leitura e de escrita dentro e fora da escola. Cabe, ainda, investigar como os professores de - 2 - língua (materna e estrangeira) inserem no ambiente escolar as TICs com o objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem de línguas. Para isso, esta pesquisa realizará um estudo de caso em uma escola pública de Ensino Médio de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, por meio da investigação das práticas digitais adotadas pelos estudantes e pelos professores de língua da escola. Para tanto, serão utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: (i) questionário aplicado aos estudantes do Ensino Médio; (ii) entrevista semiestruturada aplicada aos professores de língua (materna e estrangeira); (iii) grupo focal com os participantes da pesquisa (orientador e bolsistas). Os resultados esperados são: (i) compreender como as práticas de leitura e de escrita são modificadas pelas práticas digitais; (ii) mapear novas práticas de leitura e de escrita decorrentes do uso e do desenvolvimento das TICs; (iii) a elaboração de um pano de fundo no qual o aprendizado de línguas se dá na escola.
Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O Projeto Institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Católica de Brasília (UCB), intitulado ?O lúdico e a formação de professores para a Educação Básica?, representa um esforço institucional de aprimorar a formação inicial de professores destinados a atuar nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, reafirmando o compromisso institucional de investir na formação de professores e de integrar a Educação Superior com a Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF).
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - PIBID - A Formação de Professores de Língua Portuguesa: As Práticas Linguístico-Sociais de Leitura e Escrita
Este subprojeto do PIBID visa garantir uma formação humana e crítica, por meio do questionamento, da indagação, do aprendizado e da experimentação, desenvolvendo atividades que favoreçam as práticas linguístico-sociais de leitura e de escrita dos participantes do projeto. Dessa forma, procura proporcionar ao aluno da Educação de Jovens e Adultos (Básica) diversas práticas linguístico-sociais de leitura e escrita no ambiente de sala de aula e também no ambiente extraclasse. Isso o ajudará na compreensão das disciplinas, incentivando-o na continuidade dos estudos, despertando o interesse na realização de atividades como leitura, interpretação e produção de textos. Com o trabalho realizado, será possível observar realidades diferentes, de forma que as especificidades dos alunos constituirão um rico material analítico, o que enriquecerá a formação dos graduandos, futuros professores de Língua Portuguesa e, por conseguinte, futuros profissionais de linguagem.
Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - A sintaxe de predicados subordinados
Investiga-se a sintaxe de predicados subordinados, tendo como perspectiva teórica o gerativismo, e como questões de investigação a marcação do caso (abstrato e morfológico) na posição do sujeito, o licenciamento do sujeito lexical e nulo/desinencial, a codificação gramatical da correferência e da referência disjunta (em relação a argumentos da oração matriz), a manifestação das categorias gramaticais de tempo, modo e aspecto, entre outros aspectos.
Período: 2010 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Línguas Estrangeiras Modernas ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 21 | 2 | 2 | 0 | 25 |
Participação em Banca de Doutorado | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 31 | 8 | 9 | 4 | 52 |
Participação em Banca de Mestrado | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Total | 53 | 11 | 12 | 4 | 80 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 10 | 1 | 0 | 0 | 1 | 12 |
Participação em Encontro | 9 | 2 | 2 | 1 | 0 | 14 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 7 | 1 | 0 | 0 | 0 | 8 |
Participação em Simpósio | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Total | 29 | 5 | 2 | 1 | 1 | 38 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 31 | 2 | 5 | 7 | 45 |
Total | 31 | 2 | 5 | 7 | 45 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 3 | 3 |
Total | 3 | 3 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 18 | 1 | 2 | 0 | 0 | 21 |
Artigo Publicado | 2 | 0 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Capitulo de Livro Publicado | 2 | 0 | 1 | 0 | 1 | 4 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 5 | 0 | 0 | 1 | 0 | 6 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Organização de Evento | 10 | 1 | 0 | 0 | 0 | 11 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho em Eventos | 12 | 1 | 0 | 0 | 0 | 13 |
Total | 54 | 3 | 7 | 1 | 1 | 66 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 0 | 1 | 0 | 1 |
Outra Produção Técnica | 2 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho Técnico | 3 | 1 | 1 | 5 |
Total | 5 | 2 | 1 | 8 |