Denise Maria dos Santos Paulinelli Raposo

CitaçõesRAPOSO, Denise Maria dos Santos Paulinelli
Curso/ProgramaPró-Reitoria Acadêmica - PROACAD
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2000 a 2001 - Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2014 a 2015 - Docência da Educação Profissional
    Centro Universitário Senac
  • Especialização - Periodo: 2008 a 2009 - Educação a Distância
    Universidade Gama Filho
  • Graduação - Periodo: 1980 a 1982 - Pedagogia
    Universidade Católica Dom Bosco

Atuação Profissional

  • AVM - Faculdades Integradas- / Periodo: 2010 a 2012
  • BEE? Brasília empreendimentos Educacionais- / Periodo: 2009 a 2010
  • Centro de Ensino Unificado de Brasilia- / Periodo: 2003 a 2005
  • Faculdade Brasilia- / Periodo: 2003 a 2007
  • FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC DF- / Periodo: 2009 a atual
  • Faculdades Unidas do Vale do Araguaia- / Periodo: 1999 a 2003
  • Faculdades Unidas do Vale do Araguaia- / Periodo: 2001 a 2002
  • Fundo de Fortalecimento da Escola- / Periodo: 2001 a 2002
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2018 a atual
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2005 a 2006
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2013 a 2013
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2006 a 2008
  • Ministério da Educação - PMSE- / Periodo: 2010 a 2010
  • Ministério da Justiça- / Periodo: 2009 a 2009
  • Revista Aprendizagem em EAD- / Periodo: 2011 a atual
  • Revista Aprendizagem em EAD- / Periodo: 2011 a atual
  • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos- / Periodo: 2009 a 2012
  • Revista Interatividade- / Periodo: 2014 a atual
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2005 a 2007
  • Universidade Estadual de Goiás- / Periodo: 2002 a 2003
  • Universidade Gama Filho- / Periodo: 2006 a 2010
  • Universidade Paulista- / Periodo: 2003 a 2005

Linha de Pesquisa

  • Cotidiano da escola de ensino fundamental: um estudo exploratório
  • Desenvolvimento humano na Idade Adulta

Projetos de Pesquisa

  • Sistema Interno de Avaliação do Estudante (SIAE)
    O SIAE tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento (Portaria no. 211, art. 1º. de 22/06/2012).
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Memória dos estudantes da Universidade Católica de Brasília - UCB: A experiência na disciplina Introdução à Educação Superior - IES - MEUCB
    A pesquisa em pauta tem por objetivo investigar os resultados alcançados a partir do trabalho pedagógico realizado na Universidade Católica de Brasília entre 2011 e 2012, na disciplina Introdução à Educação Superior (IES), que tem por objetivo a permanência qualitativa dos estudantes no ensino superior, alicerçada na concepção do estudante como sujeito do e no processo de construção do conhecimento. A referida disciplina oferece estratégias de ensino-aprendizagem importantes para a inserção na vida acadêmica e desdobra seus esforços no cuidado com a acolhida, com a reflexão crítica acerca dos conteúdos científicos e em torno da linguagem. Ao ressaltar o cuidado com o estudante, considera elementos de sua trajetória de vida, o desenvolvimento de sua capacidade de reflexão e aquisição da linguagem acadêmica com vistas à construção do processo de autonomia e de autoria. Analisando os resultados da pesquisa realizada em 2010 (Contribuições da disciplina Introdução à Educação Superior no processo de inclusão efetiva dos estudantes) observa-se a efetiva importância da disciplina para a qualificação do desempenho dos estudantes durante sua trajetória acadêmica e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento à universidade de acordo com as manifestações destes nos documentos analisados: Cartas e Memoriais dos ingressantes em 2010/1 e 2010/2. Pretende-se, com o presente projeto de pesquisa, ampliar a investigação, incluindo os egressos da disciplina que cursam atualmente do 2º ao 5º semestre, os diversos cursos oferecidos pela UCB; verificar a melhoria dos índices de retenção e aprovação; identificar as contribuições que a disciplina IES trouxe para os estudantes em nível pessoal, acadêmico e a perspectiva profissional e cidadã. Os dados serão coletados por meio de entrevistas e depoimentos via ferramenta Google Docs, com todos os estudantes egressos da IES que se dispuserem a participar. Interessa-nos conhecer a memória sobre o que foi vivido na disciplina IES ao considerarmos as histórias de vida dos estudantes como passo inicial no desenvolvimento de sua trajetória como sujeito, isto é, na construção de sua identidade, marcada em um determinado tempo e espaço. Pretende-se verificar quais as contribuições efetivas de IES na trajetória acadêmica dos estudantes tomando as memórias individuais, através de depoimentos, como fontes passíveis de serem analisadas.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto EIDE
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Pesquisadora da Universidade
    Investigar a qualidade de vida de estudades que ingressam na universidade após os 45 anos de idade
    Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Tecnologia Educacional
  • Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
  • Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Planejamento Educacional
  • Ciências Humanas :: Educação :: Tópicos Específicos de Educação :: educação a distância
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso55
Participação em Encontro22
Participação em Oficina22
Participação em Seminário11
Total1010

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Outras Orientações Concluídas175325
Total175325

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios22
Total22

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2018Total
Artigo Publicado303
Capitulo de Livro Publicado303
Curso de Curta Duração Ministrado101
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional415
Livro Publicado ou Organizado101
Outras Participações em Eventos e Congressos707
Trabalho em Eventos202
Total21122

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Produto Tecnologico250025
Trabalho Técnico52161381
Total771613106