This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Graziela Ferreira Guarda
Citações | GUARDA, G. F.;GUARDA, GRAZIELA FERREIRA;GUARDA, GRAZIELA |
Curso/Programa | ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2008 a 2011 - Engenharia Elétrica
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2007 a 2008 - Gestão de Tecnologia da Informação
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 2002 a 2006 - Ciência da Computação
Centro Universitário de Brasília - Graduação - Periodo: 2010 a 2011 - Licenciatura em Informática
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Banco do Brasil - Direção Geral- / Periodo: 2003 a 2004
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2005 a 2005
- Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2008 a 2010
- Centro Universitário Projeção- / Periodo: 2009 a 2009
- CTIS Tecnologia - Matriz- / Periodo: 2006 a 2007
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2015 a atual
- Instituto Federal de Brasília- / Periodo: 2015 a 2016
- Politec Informática - Matriz- / Periodo: 2007 a 2008
- Poupex - Associação de Poupanças e Empréstimos- / Periodo: 2008 a 2009
- Tozzini Freire Teixeira e Silva Advogados- / Periodo: 2000 a 2003
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2011
Linha de Pesquisa
- Gestão de Tecnologia da Informação e Outsourcing
- Lixo Eletrônico
- Pensamento Computacional e Lógica de Programação
Projetos de Pesquisa
- Projeto Reiniciar tecnologia sustentável
De acordo com a Step Iniciative (2016), lixo eletrônico é o termo utilizado para designar resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (EEE) que são descartados sem intenção de reuso. A vida útil de um equipamento eletroeletrônico é em média 2 anos, no entanto, a maioria é substituído em 6 meses. A questão é - o que acontece com esses equipamentos que foram substituídos? - O Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico por habitante, os números mostram que aproximadamente 96,8 mil toneladas de computadores são descartados por ano de acordo com o Greenpeace. Além disso, o crescente consumo destes produtos eletroeletrônicos tem gerado aumento pela demanda de matérias-primas, especialmente de metais e também, o aumento do volume de materiais descartados (MATTOS ET al., 2008). Tal situação gera impactos ambientais negativos, tanto na extração da matéria prima quanto em relação ao descarte, principalmente quando realizado de maneira inadequada, uma vez que esses equipamentos possuem em sua composição metais pesados e plásticos. Corroborando para esse entendimento, Santos (2012) aponta entre as consequências do descarte inadequado de tais resíduos a contaminação dos recursos naturais, principalmente do solo e água, em função das substâncias tóxicas presentes em sua composição. Diante do exposto, com o intuito de minimizar o desperdício e os impactos ambientais gerados, a presente pesquisa propõe ações e busca soluções sustentáveis voltadas para a implementação de práticas de reuso, descarte e reciclagem equipamentos eletroeletrônicos obsoletos e está estruturado em cinco eixos: 1) Reaproveitamento de equipamento eletroeletrônicos descartados; 2) Estudos sobre logística reversa, para descarte e retorno dos componentes para seus fabricantes; 3) Estudo das possibilidades de reciclagem e dos impactos ambientais do descarte inadequado de lixo eletrônico destacando a extração de metais via hidrometalurgia; 4) Determinar o grau de corrosão / desgaste / intemperismo de componentes eletrônicos e sua perda de elementos ou compostos químicos em amostras de solo e; 5) Conscientização da comunidade sobre as consequências do descarte inadequado do lixo eletrônico
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Logicamente - Pensamento Computacional e Ludicidade
Inclusão do ensino de Lógica de Programação como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças e adolescentes. Promoção de atividades de divulgação científica, tecnológica e de inovação. O objetivo é a realização de oficinas de ensino de lógica de programação de computadores para estudantes (crianças e adolescentes), capacitação de professores, bem como, promover campeonato usando jogos digitais educativos de lógica para apresentar ao público-alvo conteúdos digitais interativos e aplicativos inovadores com o intuito de propiciar benefícios físicos, intelectuais, sociais e didáticos. Matérias: 26/05/17 - http://www.ucb.br/Noticias/2/9988/OEnsinoDoRaciocinioLogicoPorMeioDeJogosLudicosEDigitais/ 23/05/17 - http://www.cecb.edu.br/raciocinio-logico-aprendizado-por-meio-de-jogos-ludicos-e-digitais/ 03/03/17 - http://www.ucb.br/Noticias/2/9421/LogicaDeProgramacaoParaEnsinosFundamentalEMedio/ 23/04/18 - http://www.ucb.br/Noticias/2/10941/EstudantesDoCecbParticipamDoProjetoLogicamente/ 27/04/18 - http://www.ucb.br/Noticias/2/10978/ProjetoDaUcbLevaLogicaComputacionalParaAsEscolas/ 24/08/18 - http://www.ucb.br/Noticias/2/11273/LogicamenteDesenvolveAtividadesComOsEstudantesDoCecb/
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto Rondon
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Projeto e-Lixo - Reiniciar tecnologia sustentável
A cada segundo um computador é vendido no Brasil. No ano de 2014, 200 milhões de computadores estavam ativos. Este número dobra a cada 5 anos e estima-se que teremos em torno de 400 milhões de computadores ativos por volta do ano de 2017. A vida útil de um computador é em média 2 anos, no entanto, a maioria é substituído em 6 meses. A questão é - o que acontece com esses computadores que foram substituídos? O Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico por habitante, os números mostram que 96,8 mil toneladas de computadores são descartados por ano. Com o intuito de minimizar o desperdício e os impactos ambientais gerados os compromissos do projeto contribuem para uma sociedade sustentável, deste modo, o presente projeto propõe ações e busca soluções sustentáveis voltadas para a implementação de práticas de reuso, descarte e reciclagem de bens de informática e equipamentos eletrônicos obsoletos, bem como, realização de inclusão digital e está estruturado em quatro eixos: 1 - Reaproveitamento de computadores descartados; 2 - Pesquisa sobre a logística reversa, para descarte e retorno dos componentes descartados para seus fabricantes; 3 - Estudo das possibilidades de reciclagem e dos impactos ambientais do descarte de lixo eletrônico; e 4 - Conscientização da comunidade sobre as consequências do descarte inadequado do lixo eletrônico. Matérias: 22/05/18 - http://www.ucb.br/Noticias/2/11034/ProfessoraDaUcbApresentaTrabalhoEmSimposioInternacional/ 11/08/17 - http://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-df/2017/08/brasil-descarta-por-ano-mais-de-100-mil-ton-de-computadores-celulares-e 19/05/17 - https://www.ucb.br/Noticias/2/9925/PesquisaDaUcbExtraiOuroDoLixoEPreservaOMeioAmbiente/ 21/06/16 - https://www.ucb.br/Noticias/2/8425/UcbEntreOsMelhoresArtigosCientificosInternacionais/ 18/09/12 - http://www.ucb.br/Noticias/2/3975/ProjetosDaCatolicaBeneficiamComunidadeNoVarjao/ 18/08/11 - http://www.ucb.br/Noticias/2/2491/CapacitacaoDeProfessores/
Período: 2012 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - e-Lixo Universitário
Viabilizar ações e buscar soluções sustentáveis voltadas para a implementação de práticas de reuso, descarte e reciclagem dos bens de informática que ficam obsoletos na Universidade Católica de Brasília, nas residências e locais de trabalho de docentes e discentes da instituição e em unidades diversas localizadas no Distrito Federal, bem como, realizar Inclusão Digital em comunidades parceiras.
Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Inclusão Digital em Comunidades Parceiras
Viabilizar ações voltadas para a realização de ensino e divulgação de técnicas e ferramentas de programação que estimulem o uso do computador por comunidades do Distrito Federal, em particular àquelas com menor acesso a informática.
Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Engenharia de Software
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Linguagens de Programação
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Teoria da Computação :: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação
- Engenharias :: Engenharia Química :: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química :: Operações de Separação e Mistura
- Engenharias :: Engenharia Sanitária :: Saneamento Ambiental :: Controle da Poluição
- Engenharias :: Engenharia Sanitária :: Saneamento Básico :: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Libras: Lê: NAO_INFORMADO, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: POUCO
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos | 0 | 0 | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 4 | 1 | 1 | 6 |
Total | 4 | 1 | 2 | 7 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 1 | 1 | 2 | 3 | 8 |
Participação em Seminário | 1 | 1 | 2 | 0 | 0 | 4 |
Participação em Simpósio | 2 | 0 | 2 | 1 | 0 | 5 |
Total | 4 | 2 | 5 | 3 | 3 | 17 |
Orientação
Tipo de Produção | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 0 | 0 | 3 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 4 | 6 | 2 | 4 | 16 |
Total | 4 | 6 | 2 | 7 | 19 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|
Prêmios | 6 | 1 | 2 | 9 |
Total | 6 | 1 | 2 | 9 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 3 | 1 | 2 | 4 | 3 | 13 |
Artigo Publicado | 1 | 0 | 0 | 0 | 2 | 3 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Organização de Evento | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Outras Produções Bibliográfica | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 3 |
Trabalho em Eventos | 7 | 1 | 2 | 7 | 5 | 22 |
Total | 15 | 3 | 7 | 12 | 14 | 51 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Produto Tecnologico | 0 | 1 | 1 |
Software | 1 | 2 | 3 |
Total | 1 | 3 | 4 |