This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Gustavo Lopes de Souza
Citações | SOUZA, Gustavo Lopes de |
Curso/Programa | Direito |
Titulação | Doutorado |
Área | Linguística, letras e artes :: Artes |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Artes
Universidade Federal de Minas Gerais - Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Letras: Lingüística e Teoria Literária
Universidade Federal do Pará - Graduação - Periodo: 2000 a 2003 - Comunicação Social
Universidade Federal do Pará
Atuação Profissional
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Federal de Minas Gerais- / Periodo: 2011 a 2011
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- A presença da Idade Média nas artes visuais: do Romantismo à contemporaneidade
Este projeto de pesquisa em História da Arte nasce da pesquisa que deu origem à tese de doutorado O Maravilhoso Medieval nas Histórias em Quadrinhos. A fim de embasar historicamente o estudo das histórias em quadrinhos medievalistas (isto é, cuja temática relacione-se explicitamente à Idade Média), foram necessários, durante a referida pesquisa, o estudo da literatura e o estudo das artes visuais medievalistas produzidas durante século XIX e o século XX. O interesse pessoal do pesquisador em prosseguir as investigações iniciadas durante esse estudos, bem como em engajar em planos de trabalho alunos interessados no tema, levou à proposição do presente projeto, cuja tarefa é promover a reflexão, a pesquisa e a produção científica sobre a presença da Idade Média nas artes visuais produzidas entre o Romantismo movimento marcado, entre outras coisas, pela revalorização estética do medievo e a contemporaneidade. Por presença, entende-se aqui tanto a inclusão, por artistas, de temas medievais em suas obras quanto o recurso a elementos formais oriundos do medievo (como, por exemplo, caracteres tipográficos, elementos arquitetônicos, esquemas compositivos etc.) em obras cuja temática não inclui necessariamente a Idade Média. Esse objetivo, de caráter geral, será concretizado será concretizado mediante a proposição e a execução de planos de trabalho, que constituirão os objetivos específicos do projeto. Tais planos poderão abordar o objeto tanto de um ponto de vista panorâmico, discutindo as transformações da presença do medievo nas artes visuais ao longo do tempo, quando de um ponto de vista mais circunscrito, concentrado em artistas específicos e nas maneiras através das quais a Idade Média se faz presente em suas obras. Poderão ainda, como se adiantou na Introdução, concentrar-se tanto em questões relativas aos temas das obras estudadas quanto em questões relativas à sua forma. A médio prazo, o projeto objetiva reunir a produção científica dele resultante em um site criado especificamente para este fim, facilitando a troca de conhecimentos no âmbito de num campo de pesquisa ainda pouco explorado no Brasil.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Genealogias da Teoria, Crítica e História da Arte: Mapeamento das principais vertentes das Literaturas Artísticas
Com o surgimento do Bacharelado de Teoria, Crítica e História da Arte, em 2012, o Corpo Docente constatou a escassez de referências bibliográficas que problematizassem os nexos entre as principais vertentes da Teoria, Crítica e História da Arte. consequentemente, os docentes Profª Ms. Cecília Mori, Prof. Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Profª Drª Grace de Freitas, Profª Ms. Luisa Günther, Prof. Dr. Marcelo Mari, Prof. Dr. Pedro de Andrade Alvim, Profª Drª Priscila Rufinoni e Profª Drª. Vera Pugliese começaram a elaborar um Projeto de Pesquisa que tem como escopo mapear tais vertentes, preocupados com a gênese e o desenvolvimento dessas literaturas artísticas, suas relações diacrônicas, sincrônicas e com os diálogos anacrônicos e transdiciplinares que têm impactado a Teoria, Crítica e História da Arte com significativas migrações conceituais. Surgiu, assim, o projeto Genealogias da Teoria, Crítica e História da Arte: Mapeamento das principais vertentes das Literaturas Artísticas. Este Projeto, que já conta com 12 alunos aprovado no Programa de Iniciação Científica do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação - ProIC/DPP/UnB, referentes ao Edital PIBIC (CNPq) 2013/2014, orientados por quatro professores do VIS e está em fase de Cadastramento no DPP, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Mari, Profª Drª Priscila Rufinoni e Profª Dra. Vera Pugliese. O Projeto Genealogias da Teoria, Crítica e História da Arte: Mapeamento das principais vertentes das Literaturas Artísticas pretende suprir a referida carência bibliográfica, propondo planos de trabalho que visem levantamento bibliográfico, exercícios de leitura e tradução de textos referenciais e de suas respectivas fortunas críticas. Outra questão lacunar na bibliografia é a significativa contribuição metodológica para a literatura artística que essas linhas propuseram e que frutificaram na produção da Crítica e da História da Arte. Cada um desses planos de trabalho terá por função compor uma das tesselas de um mosaico histórico artístico, compondo linhas genealógicas que irão paulatinamente alimentar um banco de dados. A médio prazo, os planos de trabalho se articularão nessas genealogias e evidenciarão com elas se imbricam na constituição de um corpo teórico complexo, que poderá ser lido tanto pontualmente, de forma vertical, como em suas relações horizontais. Outro resultado esperado a longo prazo é um site alimentado pelos dados obtidos nas pesquisas individuais, que contribuirão para a criação de uma biblioteca dinâmica referencial, tanto para a pesquisa dos novos graduandos de cursos de História da Arte como para as disciplinas de História da Arte de diferentes cursos universitários. Os planos de trabalho abarcados por este Projeto são constituídos a partir de três grandes eixos: 1) Textos fundamentais da Teoria e da História da Arte; 2) Textos fundamentais da Crítica de Arte; 3) Textos teóricos de artistas, associados à produção crítica e historiográfica artística. É digno de nota que os docentes signatários do Projeto possuem perfis distintos, que envolvem diferentes ênfases e perspectivas metodológicas relativas aos três eixos. O Projeto prevê concomitantemente às orientações individuais, reuniões coletivas visando fomentar grupos de leitura e discussão de textos referenciais, envolvendo os corpos docente e discente vinculados ao Projeto de Pesquisa.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Comunicação Visual ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Desenho ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: História da Arte ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Teoria e Crítica da Arte ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Teoria Literária ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 4 | 4 |
Participação em Encontro | 1 | 1 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Total | 6 | 6 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artes Visuais | 5 | 5 |
Total | 5 | 5 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 6 | 6 |
Artigo Publicado | 1 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 1 |
Demais Trabalhos | 10 | 10 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 2 |
Trabalho em Eventos | 3 | 3 |
Total | 24 | 24 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 10 | 10 |
Trabalho Técnico | 1 | 1 |
Tradução | 1 | 1 |
Total | 12 | 12 |