This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Idalberto José das Neves Júnior
Citações | NEVES JÚNIOR, Idalberto José das.;NEVES JÚNIOR, Idalberto;NEVES JÚNIOR, I. J.;NEVES JR, I. J.;NEVES, IDALBERTO JOSÉ DAS;JÚNIOR, IDALBERTO JOSÉ DAS NEVES;NEVES JÚNIOR, IDALBERTO JOSÉ |
Curso/Programa | Ciências Contábeis |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Administração |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2016 a 2019 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Mestrado Profissionalizante - Periodo: 2002 a 2003 - Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2007 a 2008 - Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 1995 a 1996 - Didática e Metodologia
Associação Cultural e Educacional de Barretos - Especialização - Periodo: 1994 a 1994 - Processamento de Dados - Análise de Sistemas
Associação Cultural e Educacional de Barretos - Especialização - Periodo: 1993 a 1993 - Administração Contábil - Financeira
Associação Cultural e Educacional de Barretos - Aperfeiçoamento - Periodo: 1999 a 1999 - Novos Gestores
Banco do Brasil - Direção Geral - Graduação - Periodo: 1989 a 1992 - Ciências Contábeis
Associação Cultural e Educacional de Barretos - Graduação - Periodo: 1993 a 1994 - Tecnologia em Processamento de Dados
Associação Cultural e Educacional de Barretos
Atuação Profissional
- Banco do Brasil - Direção Geral- / Periodo: 1986 a 2023
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2024 a atual
- UnB Revista- / Periodo: 2007 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2023 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2001 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora
Os anos finais do ensino fundamental têm apresentado índices preocupantes tanto em termos e acesso quanto de permanência e qualidade das aprendizagens. Enquanto a taxa de reprovação nos anos iniciais do ensino fundamental é de 6,8% e de abandono é de 1,9%, nos anos finais do ensino fundamental os percentuais sobem para 12,5% de reprovações e 3,5% de abandono (CENSO ESCOLAR/INEP, 2016). Além disso, as taxas de distorção idade- série são significativas, fazendo com que jovens com mais de 15 anos convivam, às vezes, com pré-adolescentes de 11 anos. É preciso que estas novas gerações se sintam comprometidas com o aprendizado, motivadas pelos saberes que a instituição escolar oferece e que se sintam pertencentes ao espaço escolar. Tendo como objetivo melhorar os índices de permanência e conclusão dos anos finais do ensino fundamental, a criação de um projeto, que construa senso de pertencimento no espaço escolar por parte dos docentes, estudantes e suas famílias, requer uma proposta inovadora e uma gestão participativa.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Diálogo: Um Processo Pedagógico Transversal (DPP)
O Grupo de Pesquisa é formado por doutores e mestres, por pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos, bem como, por docentes e discentes da graduação e membros voluntários interessados na temática do diálogo. O Grupo de Pesquisa segue uma dinâmica formativa, no sentido de que nos encontros mensais se faça um aprofundamento temático, abordando aspectos de uma área do conhecimento; atua como grupo de estudo para partilhar as experiências de produção do conhecimento; e, constitui-se como um colegiado que, anualmente, publica um livro, tendo como dinâmica transversal o diálogo. O Grupo de Pesquisa caracteriza-se, ainda, como uma caixa de ressonância daquilo que está sendo produzido pelos seus integrantes e contribui com os Trabalhos de Conclusão do Curso, as Dissertações e Teses, bem como, com artigos que são publicados em revistas nacionais e internacionais.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Laboratório interdisciplinar de metodologias educacionais - LÍBER
Líber - Laboratório interdisciplinar de metodologias educacionais é o nome atribuído ao projeto de pesquisa que irá desenvolver, de forma interdisciplinar, perspectivas educacionais para contribuir com o sentido dos sujeitos e processos envolvidos na educação, através da inspiração de ideias inovadoras e do fluxo de experiências criativas; ampliar e aprofundar a compreensão do pensamento ecossistêmico, com base na complexidade e transdisciplinaridade; e, exercitar processos metodológicos de ensino e aprendizagem para minimizar a distorção idade-série na educação básica. Nesse sentido, a proposta do projeto é constituir-se num laboratório, no espaço de uma escola pública do Distrito Federal. O percurso metodológico está pautado no procedimento da Pesquisa-Ação, no qual serão contempladas a percepção da distorção idade-série e, com base nesses dados, exercitar instrumentos da neurociência com estudantes, formar os docentes sob a compreensão ecossistêmica, bem como, praticar metodologias de ensino e aprendizagem para minimizar essa problemática. A partir dos resultados desses encaminhamentos, propor sugestões pedagógicas interdisciplinares para as escolas do Distrito Federal, bem como, apresentar recomendações para a criação de políticas públicas para garantir o fluxo correspondente entre idade-série na educação básica.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Percepções de gestores, professores e estudantes sobre as prioridades da internacionalização da educação superior: caminhos para o multiálogo
Projeto de pesquisa cujo objetivo primário é investigar a percepção dos professores e estudantes sobre as prioridades de internacionalização da educação superior. Mediado pela teoria do agir comunicativo de Jungen Habermas, se contrapondo ao processo educativo monológico culturalmente sedimentado na gestão universitária, a investigação buscará intermediar um diálogo entre duas universidades do Distrito Federal, uma pública e outra privada, docentes e discentes da Escola/Faculdade de Educação e outra universidade internacional (University of Ottawa/CA). Secundariariamente, mapeará o perfil demográfico do egresso bolsista no exterior, suas experiencias com a internacionalização e resultados acadêmicos. Para levantamento da percepção dos professores e estudantes será utilizado o método Survey pela aplicação do questionário Faculty Internationalization Perceptions Survey (FIPS) - Inquérito à Pesquisa de Percepção de Internacionalização, sendo que entrevistas e documentos também darão suporte a investigação. Os dados estatísticos serão tabulados com o auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e análise de conteúdo dos documentos com o software MaxQDA.
Período: 2018 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos - CEEDE
Contribuir para o fortalecimento da Comunidade Escolar, tendo como princípio, a dinâmica da emancipação de todos os sujeitos envolvidos. Para isso está se propondo o desenvolvimento de uma pedagogia da presença, proximidade e partida, tendo como referencial o pressuposto antropológico, epistemológico e pedagógico. Com base nesta pedagogia está se pesquisando, por meio de pesquisa-ação a possibilidade da formação de professores na respectiva pedagogia e encaminhando uma proposta de avaliação que contemple a passagem da regulação para a emancipação. Enfim, seria fortalecer a Comunidade Escolar, naquilo que já existe, bem como, por meio dos encontros e diálogos educativos.
Período: 2015 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A contribuição do pensamento ecossistêmico no exercício da docência na educação superior
O objetivo deste projeto de pesquisa é explorar a concepção do pensamento ecossistêmico presente em proposta de Universidade estruturada em Escolas em sua forma de agir e de pensar de professores reconhecidos por seus alunos pela capacidade de estimular o aprendizado sob o olhar do pensamento complexo e transdisciplinar. Este estudo foi classificado como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e com o uso de técnicas estáticas e de análise de conteúdos para o tratamento dos dados. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a aplicação de questionário de pesquisa e entrevistas em profundidade. Os resultados esperados desta pesquisa se apresentam diante da possibilidade de proposição de iniciativas que poderiam permitir o exercício de uma docência integradora e articuladora que une os modos de pensar e de agir, contribuindo para o fortalecimento de uma Universidade organizada por Escolas, onde o pensamento ecossistêmico é concepção pedagógica em ação.
Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Ciências Contábeis ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 0 | 2 | 2 | 1 | 5 |
Participação em Banca de Graduação | 35 | 0 | 0 | 0 | 35 |
Participação em Banca de Mestrado | 0 | 2 | 1 | 0 | 3 |
Total | 35 | 4 | 3 | 1 | 43 |
Eventos
Tipo de Produção | 2019 | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 22 | 22 |
Total | 22 | 22 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Prêmios | 4 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 12 |
Total | 4 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 12 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 |
Artigo Publicado | 26 | 4 | 1 | 0 | 2 | 3 | 5 | 1 | 1 | 0 | 43 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 0 | 1 | 5 | 2 | 2 | 3 | 1 | 2 | 1 | 17 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 | 0 | 4 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 | 2 | 0 | 7 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 89 | 5 | 6 | 0 | 2 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 106 |
Total | 119 | 9 | 8 | 6 | 7 | 9 | 13 | 2 | 9 | 1 | 183 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 0 | 2 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Prefacio Posfacio | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 1 | 0 | 4 | 0 | 1 | 3 | 3 | 12 |
Total | 1 | 2 | 6 | 1 | 1 | 3 | 3 | 17 |