This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ione Ferrarini
Citações | GOULART, I. F. |
Curso/Programa | Bacharelado Sistemas de Informação |
Titulação | Mestrado |
Área | Outras :: Divulgação Científica |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2012 a 2012 - Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação
Universidade Católica de Brasília - Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2004 a 2005 - Especialista em Educação a Distância
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1995 a 2001 - Tecnólogo em Processamento de Dados
Centro Universitário de Brasília
Atuação Profissional
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- / Periodo: 1995 a 1995
- Faculdades NDA- / Periodo: 2002 a 2004
- Persocom - Provedor de Internet- / Periodo: 1996 a 1997
- UBEE / UNBEC- / Periodo: 2006 a 2010
- UBEE / UNBEC- / Periodo: 2006 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Inclusão do ensino de Lógica de Programação como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças e adolescentes
Promoção de atividades de divulgação científica, tecnológica e de inovação. O objetivo é a realização de oficinas de ensino de lógica de programação de computadores para estudantes (crianças e adolescentes), capacitação de professores, bem como, promover campeonato usando jogos digitais educativos de lógica para apresentar ao público-alvo conteúdos digitais interativos e aplicativos inovadores com o intuito de propiciar benefícios físicos, intelectuais, sociais e didáticos.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - JETSA
A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades?" Visa investigar as relações entre o trinômio[Juventude, Educação e Tecnologias] nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como os adolescentes e jovens se apropriam das TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. A partir do objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Cultura midiática e educação: teorias e perspectivas para o DF.
O projeto cultura midiática e educação propõe uma interação de conteúdo, de método da equipe de pesquisa. Ele está centrado no pensamento complexo que tem a dialógica como princípio do conhecimento, ou, como atesta Morin (1999), de que a compreensão passa pela explicação, bem como a maneira de pensar passa por uma religação de saberes.
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Outras :: Divulgação Científica :: Ciência da Computação ::
- Outras :: Divulgação Científica :: Educação ::
- Outras :: Divulgação Científica :: Educação a Distância ::
- Outras :: Divulgação Científica :: Tecnologia Educacional ::
Idiomas
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 5 | 0 | 5 |
Participação em Encontro | 1 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 4 | 1 | 5 |
Participação em Simpósio | 3 | 1 | 4 |
Total | 13 | 2 | 15 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 2 | 2 |
Artigo Publicado | 1 | 1 |
Capitulo de Livro Publicado | 3 | 3 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 1 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 2 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 1 |
Total | 11 | 11 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |