Karla Helena Coelho Vilaça e Silva

CitaçõesVILAÇA, K. H. C.;Vilaça, Karla H. C.;VILACA, KARLA HELENA COELHO;HELENA COELHO VILACA, KARLA;VILAÇA E SILVA, KARLA HELENA COELHO;Karla Helena Coelho Vilaça e Silva;E SILVA, KARLA HELENA COELHO VILAÇA;COELHO VILAÇA E SILVA, KARLA HELENA;COELHO VILAÇA, KARLA HELENA;VILAÇA COELHO E SILVA, KARLA HELENA
Curso/ProgramaGerontologia - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências da Saúde :: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2006 a 2010 - Investigação Biomédica
    Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 2004 a 2006 - Investigação Biomédica
    Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Especialização - Periodo: 2002 a 2002 - Fisioterapia Ortopédica
    Universidade de Franca
  • Especialização - Periodo: 2002 a 2004 - Residência em Fisioterapia Geriátrica
    Universidade de Franca
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2005 a 2005 - Técnicas Laboratoriais Aplicadas à Nutricão
    Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1997 a 2001 - Fisioterapia
    Universidade de Franca

Atuação Profissional

  • Brazilian Journal of Physical Therapy- / Periodo: 2010 a atual
  • Colloquium Vitae- / Periodo: 2010 a atual
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2018 a atual
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2015 a 2015
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2015 a 2015
  • Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo- / Periodo: 2006 a 2010
  • Faculdades Renascentista- / Periodo: 2007 a 2007
  • Faculdades Renascentista- / Periodo: 2007 a 2007
  • FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO (PUCPR. IMPRESSO)- / Periodo: 2018 a atual
  • Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco- / Periodo: 2017 a atual
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP- / Periodo: 2004 a 2010
  • Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos- / Periodo: 2004 a 2010
  • Revista Brasileira de Ciência e Movimento- / Periodo: 2011 a atual
  • The Journal of Nutrition, Health & Aging- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade de Franca- / Periodo: 2005 a 2005
  • Universidade de Franca- / Periodo: 2002 a 2004
  • Universidade de Franca- / Periodo: 2003 a 2003
  • Universidade de Franca- / Periodo: 2003 a 2003
  • Universidade Federal de São Carlos- / Periodo: 2010 a 2011
  • Universidade Paulista- / Periodo: 2010 a 2011

Linha de Pesquisa

  • Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
  • Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica

Projetos de Pesquisa

  • 80 e mais anos: Um Estudo Longitudinal dos Fatores de Risco e fatores de proteção de Mortalidade, Fragilidade e Incapacidade Funcional de pessoas idosas
    Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o entendimento da influência das doenças crônicas e dos hábitos de vida nos desfechos em saúde da pessoa idosa longeva por meio da avaliação da capacidade intrínseca, que é o resultado da soma e da interação das capacidades físicas e mentais do indivíduo e suas interações com os fatores ambientais físicos e sociais a partir da premissa de que é possível evitar a dependência de cuidados mesmo diante da redução da capacidade funcional, se certas condições associadas forem precocemente diagnosticadas e controladas (OPAS, 2020). Objetivo do estudo é dentificar os fatores de risco para a incidência de morte, fragilidade, desnutrição e incapacidade funcional entre idosos longevos (#8805;80 anos), a partir do estudo inicial realizado em 2016 e 2018.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Sarcopenia, desempenho físico funcional de membros inferiores e nível diário de atividade física de idosos submetidos a treinamento funcional com uso de aplicativo multimídia.
    Projeto aprovado no Comitê de Ética UCB - CAAE: 69069417.2.0000.0029. Linha de Pesquisa 1. Aspectos físicos, biológicos, epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento. Local de Realização: clínica escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília - UCB. O objetivo do estudo é analisar a massa muscular, a força, o desempenho físico funcional de membros inferiores e o nível diário de atividade física de idosos da comunidade submetidos a treinamento funcional com uso de aplicativo multimídia.
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Atendimento fisioterapêutico às gestantes - Clínica Escola de Fisioterapia GESTFISIO
    Os exercícios físicos são recomendados para todas as gestantes saudáveis. A prática regular durante a gestação pode proporcionar muitos benefícios para o binômio mãe-bebê, além de não haver evidências de desfechos adversos para o feto e/ou recém-nascido, quando realizados em intensidade leve a moderada. Baseado nisto, o presente projeto de extensão tem o objetivo de aliviar e prevenir dores e desconfortos resultantes das mudanças posturais ocasionadas pela gravidez, aumentar a conscientização corporal, prevenir a incontinência urinária e preparar o corpo da mulher para o parto e o pós-parto. Após avaliação detalhada as gestantes são divididas em grupo dependendo do tempo de gestação. O atendimento é comporto por exercícios de aquecimento, aeróbicos, de fortalecimento (de todos os músculos, inclusive de assoalho pélvico) e alongamento. A atividade é de média intensidade, tendo como referência a escala subjetiva de esforço de Borg. Além dos exercícios, as gestantes também recebem orientações sobre cuidados na realização das atividades de vida diária, postura e ao realizar exercícios.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Efeitos de uma intervenção ambiental educativa envolvendo idosos e adolescentes do Distrito Federal: Meio ambiente, sustentabilidade e políticas públicas socioambientais
    Projeto aprovado no Comitê de Ética UCB - CAE 83780017.1.0000.0029. Local de realização: Laboratório de Psicosociogerontologia. Apoio Financeiro: FAP-DF Edital 06/2017 (Nº Processo: 0193.002036/2017-28) Linha de pesquisa 2: Aspectos psicossocioculturais e artísticos relacionados ao envelhecimento. O objetivo desse estudo é investigar, por meio de uma intervenção socioeducativa, a implantação de um programa de educação ambiental envolvendo pessoas idosas, crianças e adolescentes situadas nas escolas públicas da região do Distrito Federal. Serão investigados 40 pessoas idosas frequentadoras do centro de convivência da Universidade Católica de Brasília e da comunidade de Taguatinga, Águas Claras, Guará, Sobradinho e Vicente Pires; 120 adolescentes estudantes do Ensino Fundamental I e Ensino Médio de uma Escola Pública do Gama/DF e que participem das atividades socioeducativas mediante consentimento dos pais ou responsáveis pelos adolescentes. Os adolescentes serão divididos em dois grupos, a saber: grupo de educação ambiental acompanhado por encontros com os idosos; e grupo de educação ambiental inserido no currículo escolar. Os participantes serão avaliados no início e ao final da intervenção por questionários individuais e semiestruturados sobre qualidade de vida, meio-ambiente e atitudes e crenças sobre a velhice, a fim de identificar a eficácia das intervenções entre os grupos. Espera-se que a intervenção influencie na mudança de atitudes e crenças sobre o meio-ambiente e sobre as relações entre as diferentes gerações.
    Período: 2017 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Impacto de um programa de exercícios terapêuticos na capacidade físico-funcional e no risco de quedas de idosos comunitários
    Investigação do efeito de um programa de exercícios terapêuticos em formato de circuito funcional na capacidade físico-funcional e no risco de quedas de idosos comunitários. Linha de Pesquisa 1. Aspectos físicos, biológicos, epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento.
    Período: 2017 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Alterações da longevidade relacionadas aos idosos octogenários do Distrito Federal na abordagem interdisciplinar
    Pesquisa descritiva, comparativa e de corte transversal envolvendo idosos com 80 anos e mais, recrutados na comunidade, em ambulatórios de Geriatria e Medicina Interna, com o objetivo de identificar relações entre variáveis de risco de natureza demográfica e socioeconômica, eventos estressantes vividos na infância e na velhice, indicadores de reserva cognitiva, saúde física, recursos sociais e elementos de resiliência psicológica. Serão realizadas medidas de autorrelato, genéticas, bioquímicas, clínicas e de desempenho, por pessoal treinado. Os dados serão submetidos a análises estatísticas descritivas univariadas e bivariadas dentro de cada grupo e a análises comparativas entre os grupos. Análises de equação estrutural de natureza multigrupos e multiníveis deverão esclarecer as complexas relações entre as variáveis de risco e as de desfecho (saúde física), mediadas por elementos de resiliência psicológica e por recursos sociais.
    Período: 2015 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Idosos hiperfrequentadores na atenção primária à saúde: influência das terapias expressivas na frequência as consultas e nos distúrbios do sono.
    Período: 2018 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Cine Gerontologia
    O projeto tem o objetivo de propiciar o debate e fomentar a reflexão de temáticas acerca do idoso, possibilitar o diálogo das diferenças para quebra de paradigmas, estimular a confiança do idoso com seu posicionamento, bem como pensamentos críticos sobre aquilo que passa dentro da sociedade quanto às temáticas debatidas.
    Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação de duas intervenções de memória em medidas fisiológicas, cognitivas e de humor em idosos do Distrito Federal.
    Descrição: Linha de Pesquisa: 1. Aspectos físicos, biológicos, epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento e 2. Aspectos psicossocioculturais e artísticos relacionados ao envelhecimento. Ano do projeto: 2016 - Em andamento. Fundamentação Teórica: Pesquisa de delineamento experimental com dois grupos experimentais e um grupo controle, a ser realizada com idosos do Distrito Federal a partir de 60 anos, de ambos os sexos e sem comprometimento cognitivo. Serão realizadas comparações a fim de avaliar o efeito do tipo de intervenção (Stimullus e Memo) e o momento da testagem (pré e pós-intervenção) sobre testes fisiológicos, cognitivos e de estado de humor. Esse estudo pretende dar continuidade a tese de doutorado da Pesquisadora proponente, onde a partir dos resultados obtidos surgiram as seguintes sugestões: 1) buscar a aplicação das intervenções investigadas em um número maior de sujeitos; 2) buscar a aplicação dos testes de memória e diagnósticos a longo prazo, para investigar a manutenção dos resultados; 3) utilizar outros testes de memória ou outras derivações dos testes aplicados. Assim, buscar-se-á realizar novos grupos de idosos que frequentam a clínica escola da Universidade Católica de Brasília (UCB).. Aprovado no Comitê de Ética UCB: CAAE: CAAE: 67653517.4.3001.5553 Local de Realização: Universidade Católica de Brasília - UCB - Laboratório de PsicoGerontologia (LaPsiGeron) - Laboratório de Avaliação Física e Treinamento (LAFIT) - Laboratório de Estudos da Força (LABEF) Apoio Financeiro: Apoio Financeiro: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAP/DF EDITAL 03/2016 (Nº Processo:10461.56.37123.10042016).
    Período: 2016 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aplicativo multimídia em plataforma móvel: proposta de treinamento funcional de membros inferiores para idosos
    Projeto aprovado no Comitê de Ética UCB: CAAE: 38104814.0.0000.0029. Linha de Pesquisa 1. Aspectos físicos, biológicos, epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento. Local de Realização: clínica escola de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília - UCB. Apoio financeiro: edital Universal do CNPq, MCTI/CNPQ/Universal 14/2014, número do processo: 455197/2014-8. O objetivo do estudo é desenvolver aplicativo em plataforma móvel para os sistemas operacionais IOS e ANDROID com treinamento funcional para membros inferiores direcionado à população idosa.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Efeitos da realidade virtual na funcionalidade, equilíbrio e qualidade de vida em hemiparéticos pós-acidente vascular encefálico
    O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Brasília ? (UCB) (CAAE: 69068017.0.0000.0029), realizado nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia da UCB, aprovado por edital interno (UCB 30/2017 - Pesquisa e Extensão). Linha de Pesquisa 1. Aspectos físicos, biológicos, epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento. O Acidente Vascular Encefálico (AVE) causa alterações de forma definitiva ou transitória nas funções cerebrais decorrente de complicações na circulação sanguínea encefálica. É uma das principais causas de morte no Brasil e a principal causa de lesão neurológica em adultos. Aproximadamente 125.000 brasileiros sofrem um novo AVE. Quando essas doenças não acarretam o óbito, acabam deixando o indivíduo com incapacidade funcional, que leva ao afastamento do trabalho, dependência no primeiro instante, podendo gerar quadros depressivos. Dentre as principais alterações motoras, destaca-se a hemiparesia, que é um comprometimento parcial do hemicorpo, acarretando principalmente sequelas motoras, causando incapacidade funcional e diminuição da qualidade de vida. O déficit motor reduz o equilíbrio e o controle postural, limitando assim a realização das atividades de vida diária. Na neuroreabilitação a realidade virtual tem como objetivo ajudar no desenvolvimento de forma física e social, dando motivação para realização dos exercícios. A Realidade Virtual possibilita a prática de atividades que não poderiam ser executadas no ambiente clínico, com estimulação da capacidade motora e cognitiva, além disso, proporciona resposta imediata, aumentando a motivação que é fundamental no processo de reabilitação. O uso da realidade virtual é embasado na ideia de que ao observar o membro projetado na tela, há ativação da organização do sistema funcional e motor ajudando na recuperação da função. Apesar de observar melhora nos aspectos motores em trabalhos descritos na literatura, as evidências da eficácia dessa modalidade de tratamento ainda não estão completamente estabelecidas, sendo assim o objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos da utilização da realidade virtual na funcionalidade, equilíbrio e qualidade de vida em pacientes hemiparéticos pós-AVE. Método: Serão selecionados 60 pacientes com idade entre 40 a 70 anos, com diagnóstico funcional de hemiparesia por AVE. Sendo que 30 farão parte do grupo intervenção (GI) e 30 farão parte do grupo controle (GC). O estudo será desenvolvido no período de janeiro de 2017 a junho de 2018. Os participantes serão submetidos a avaliação física e funcional (Escala de Equilíbrio de Berg, teste Time Up and Go - TUG motor e cognitivo, Escala de braço de Frenchay, Escala de avaliação de Fug Meyer Escala de Qualidade de Vida no AVE /SS-Qol e estresse oxidativo). Os pacientes do GI serão submetidos a treinamento funcional com auxílio da realidade virtual com consoles NitendoWii®/ Xbox One® as sessões terão duração de 60 minutos, o tratamento será realizado durante 6 meses, duas vezes por semana, utilizando o Xbox 360 com jogos do software Kinect Adventures e Kinect Sports. No início da sessão serão realizados 10 minutos de alongamento ativo, preparando a musculatura para a atividade física, logo após será iniciada a sessão de jogos por 40 minutos e a sessão será finalizada com alongamentos por 10 minutos. O GC não realizará as atividades com realidade virtual, os participantes manterão suas atividades na fisioterapia convencional com mesma frequência e período do grupo experimental. Após o período de treinamento os grupos serão reavaliados e o grupo controle fará o mesmo treinamento do grupo experimental, com intuito de receber os mesmos benefícios do estudo.
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Validação de uma Escala de Percepção de Dispnéia para pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica atendidos pelo Sistema Único de Saúde
    projeto tem como proposta validar uma escala de percepção de dispneia e Qualidade de Vida para portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Isto porque a percepção que o paciente de DPOC tem de sua sensação de falta de ar e sua qualidade de vida pode ser bem diferente daqueles valores coletados pelo exame clinico da espirometria, considerado o padrão ouro para esta avaliação. De acordo com as teorias psicológicas de percepção o paciente tende, em muitos dos casos, se percebem com maior ou menor falta de ar do que o aparelho mensura. Isto porque é através da percepção que a informação é processada e que se consegue formar a ideia do que se está sentindo, o que significa que é possível sentir diferentes intensidades de falta de ar. Sabendo, então, que a percepção que o individuo tem de si mesmo é mais importante do que sua capacidade real, pretende-se apresentar aos usuários do Serviço Único de Saúde uma nova ferramenta de avaliação da percepção de dispneia, bem como de qualidade de vida, as quais poderão auxiliar no atendimento do paciente com DPOC facilitando a agilidade em seu prognostico e direcionamento de um tratamento individualizado. Para tanto, participarão da amostra 360 pacientes portadores de DPOC, sendo 180 do sexo masculino e 180 do sexo feminino com idade igual ou maior que 40 (quarenta) anos. Estes, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderão o instrumento de pesquisa. Após a coleta de dados, os pacientes com maior necessidade de atendimento serão encaminhados a Universidade Católica de Brasília para participar do Programa de Treinamento Físico e Funcional, gratuitamente. Com este projeto esperamos oferecer aos usuários do SUS uma nova ferramenta de avaliação de dispneia e qualidade de vida, bem como aos funcionários da Secretaria da Saúde mais um recurso para o diagnostico e prognostico destes pacientes. Assim, diante do exposto espera-se que este instrumento seja capaz de melhorar a avaliação, diagnostico e prognostico dos pacientes de DPOC, investigando não só os parâmetros físicos, mas também fatores psicológicos e sociais que envolvem suas percepções.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento e validação de aplicativo de avaliação de equilíbrio e risco de quedas de idosos para uso em dispositivos móveis
    O acesso a novas tecnologias digitais por celulares e tablets vem conquistando espaço e despertando o interesse não só de profissionais de saúde e pesquisadores, mas da população de forma geral e em especial os idosos, cada vez mais envolvidos e participativos nas diversas mídias digitais. O presente estudo pretende desenvolver e validar um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional IOS e Androide capaz de avaliar as oscilações do centro de massa corporal e o equilíbrio do idoso, contribuindo para que, por meio de um exame rápido e validado, utilizando dede um simples celular ou tablet, o profissional de saúde do SUS possa avaliar, em qualquer unidade de saúde do território nacional, o risco de queda e desequilíbrio do idoso, em suas diferentes classificações, gerando as informações de intervenção apropriadas para o caso. Permite ainda que os proiprios idosos, por meio dos aplicativos moveis possam reconhecer seu potencial risco de queda. Após o desenvolvimento do aplicativo, sua validade de resultados e sua calibração será feita por comparação aos testes de Alcance Funcional, Time Up and Go e por exame de estabilometria. Os resultados pesquisas apontam para achados promissores e a abertura de novos campos na área da inclusão de aplicativos para potencializar a ação de saúde nos níveis primário, secundário e terciário.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Funcionalidade e composição corporal de idosos com Transtorno Cognitivo Leve
    Período: 2011 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Perfil dos Idosos Internados nas Unidades de Terapia Intensiva Públicas do Distrito Federal em 2012
    AA população mundial tem apresentado um crescimento significativo, principalmente entre os indivíduos idosos, o que traz novos desafios à saúde pública. Nesse âmbito a unidade de terapia intensiva (UTI) é um setor que demanda muita atenção. A presença de pacientes idosos em UTI também se apresenta com números crescentes, consumindo uma considerável parte dos gastos hospitalares. As internações mais frequentes em idosos se dão por condições clínicas e esses pacientes possuem uma probabilidade de óbito elevada. OBJETIVOS: traçar o perfil dos idosos internados nas UTI públicas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em 2012, além de identificar as causas de admissão, o tempo de ventilação mecânica, tempo de internação, gravidade com o APACHE II e a taxa de óbito.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliaçao de microRNA associados ao envelhecimento em idosos portadores de Leucemia Linfocítica Crônica
    Dentre as doenças onco-hematológicas, a Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é a mais prevalente nos idosos, sendo caracterizada pelo aumento da população de linfócitos B maduros positivos para alguns antígenos de superfície específicos como CD19, CD20 e CD23. Apesar de os mecanismos moleculares não estarem completamente esclarecidos na LLC, acredita-se que a desregulação de microRNA (miRNA) esteja associada ao surgimento desta patologia. Estudos revelam que em idosos, determinados miRNA encontram-se diminuídos quando comparados aos indivíduos jovens, demonstrando assim que grande parte dos miRNA diminuem sua expressão durante a senescência celular. Além da associação dos miRNA ao envelhecimento, a desregulação da expressão de miRNA pode desempenhar importante papel como biomarcadores de processos patológicos. Dessa forma, pretende-se nessa pesquisa avaliar os níveis de alguns miRNA associados ao envelhecimento em células mononucleares do sangue periférico em idosos com LLC.
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Análise Morfofuncional e Percepção do Processo de Envelhecimento em Idosos Participantes de Treinamento Funcional com a Realidade Virtual
    O envelhecimento é um processo dinâmico, acompanhado por modificações morfo-funcionais, bioquímicas, psicológicas e sociais. Atualmente, a capacidade funcional surge como um novo paradigma de saúde para indivíduos idosos. Objetivo: Analisar as alterações moorfofuncionais e a percepção do processo de envelhecimento em idosos participantes de treinamento funcional com realidade funcional. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clinico randomizado. A amostra será aleatória de 400 idosos apartir de 60 anos, alocados em dois tipos de grupos para treinamento funcional, sendo com realidade virtual-através dos consoles NitendoWii / Xbox One - e o treinamento em solo. Para ambos os grupos o treinamento terá duração de 60 minutos, sendo 10 minutos para alongamentos antes e depois do treinamento, restando 40 minutos para as atividades funcionais. Os participantes serão avaliados mediante questionário sociodemográfico, testes atencionais para nivel de cognição e memória, avalição da qualidade de vida através do SF-36 e a avaliação morfofuncional com dados antropométricos, de força de preensão manual com dinamômetro Jamar, e para avaliar a capacidade funcional e a estratificação do risco de queda, serão realizados os testes: Timed Up and Go, Teste de Alcance Funcional, Escala de Equilíbrio de Berg, Four Square Step Test e o Teste de Caminhada de 6 minutos. Os participantes serão avaliados a frequencia cardíaca através do de um polar e a interface Windlink, além de controle da pressão arterial e saturação de O2 através de um oxímetro portátil. Na análise cognitiva serão aplicados testes atencionais, teste de reconhecimento de figuras e a escala de autoeficácia geral percebida, teste de percepção subjetiva da memória e o questionário de memória prospectiva e retrospectiva. O estudo permitirá ter cinco pesquisas com a mesma intervenção, apenas variando as variáveis de avaliação. O estudo será realizado na Clínica de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília, localizado no bloco central do campus de Taguatinga.
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação em Saúde: Uma Abordagem Multidisciplinar entre a Universidade e as Comunidades Coletoras de Materiais Recicláveis do Distrito Federal
    O conceito em saúde atual possui um significado mais amplo, onde os determinantes sociais como segurança, habitação, educação, lazer, trabalho, cultura e meio ambiente influenciam o processo de saúde-doença do indivíduo. Portanto, é fundamental que as ações educativas em saúde sejam voltadas para o equilíbrio entre estes determinantes de maneira a evitar a exposição dos indivíduos a fatores de riscos que possam aumentar a predisposição a doenças e agravos. Dentro deste contexto devem ser priorizadas pessoas que trabalham em ambientes de risco, a exemplo dos catadores de materiais recicláveis. Objetivo do projeto: Realizar ações educativas na área da saúde com membros e familiares de cooperativas associadas à Central das Cooperativas de Coleta Seletiva do DF de acordo com o contexto socioeconômico das comunidades parceiras, abrangendo problemas de saúde identificados como de importância epidemiológica, visando à orientação de medidas preventivas, além de intervenções individuais e coletivas, buscando autonomia da população na participação em saúde e melhora da sua qualidade de vida. Projeto aprovado pelo EDITAL UCB/PROEX/CAEX 01/2013.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Função sexual e auto-imagem de idosas sedentárias e fisicamente ativas
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Perfil cognitivo de idosas com síndrome metabólica
    A prevalência da Síndrome Metabólica (SM) aumenta com a idade, da mesma forma que os distúrbios cognitivos. Vários possíveis mecanismos podem explicar a associação entre a SM e declínio cognitivo e embora alguns dos componentes individuais da síndrome metabólica tenha se associado ao risco de desenvolver demência e comprometimento cognitivo, poucos estudos analisaram os componentes da síndrome metabólica como um todo. OBJETIVO: Avaliar a função cognitiva de idosas com síndrome metabólica.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Perfis de fragilidade em idosos brasileiros residentes na comunidade, com ênfase em aspectos biológicos (projeto integrante da Rede de Pesquisas sobre Estudos da Fragilidade em Idosos Brasileiros - Rede FIBRA)
    O projeto geral da rede Fibra diz respeito a um estudo populacional, de natureza transversal e de caráter multicêntrico, realizado com amostra casualizada de idosos recrutados na comunidade. Ele visa avaliar a prevalência e caracterizar a Síndrome da Fragilidade do Idoso em amostra representativa de diversas regiões do Brasil. Os subprojetos a serem desenvolvidos no Pólo USP - Ribeirão Preto têm como linha central a investigação de aspectos fisiopatológicos da Síndrome da Fragilidade do Idoso. Serão estudados idosos com idênticos critérios de diagnóstico do estudo populacional da rede FIBRA e idosos participantes dos diversos centros, e serão avaliados: (1) a integridade dos diversos eixos endócrinos (GH, TSH, LH, FSH, estradiol, testosterona); (2) polimorfismo de receptores de glicocorticóide (RG); será estabelecido um desenho experimental transversal, em que voluntários portadores de sinais de fragilidade serão comparados em relação a prevalência de polimorfismos no RG com estudos já existentes na população brasileira (desenvolvidos na FMRP). (3) expressão gênica e estresse oxidativo; (4) Variabilidade da freqüência cardíaca e da pressão arterial.
    Período: 2008 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Correlação entre a função muscular periférica e respiratória com a capacidade funcional de idosas da comunidade
    A redução da força muscular de músculos periféricos e respiratórios são fatores decorrentes do processo fisiológico do envelhecimento, e esses fatores são considerados significativos para a perda de independência, funcionalidade e qualidade de vida do idoso. Além desses fatores, quando o envelhecimento se associa ao sedentarismo, acentua-se o declínio da capacidade funcional dos idosos, diminuindo as funções neuromotoras, podendo acarretar maior incidência de processos patológicos, aumento da ocorrência de quedas e comprometimento de sua independência física. Por esse motivo é necessário que sejam implementadas novas pesquisas com o intuito de estudar a força muscular respiratória, a força muscular periférica e a capacidade funcional de idosos ativos e comparar com os idosos que não realizam atividade física da comunidade a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma velhice ativa e independente.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação do desempenho de tarefas-duplas em idosos ativos e sedentários
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Incidência da Síndrome da Fragilidade em idosos participantes do Programa de Revitalização Geriátrica da Universidade Federal de São Carlos
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Revitalização de Adultos e Idosos - UFSCAR
    O objetivo do programa é monitorar e melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida de indivíduos senescentes do município de São Carlos-SP e produzir conhecimento científico em relação aos efeitos da atividade física controlada no processo de envelhecimento.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Estudo da Associação da Composição Corporal com a Força Muscular, Equilíbrio Corporal e o Desempenho Físico de Idosos Eutróficos e Obesos.
    As modificações na composição corporal no processo de envelhecimento incluem aumento da massa gorda (MG), diminuição de massa óssea e de massa magra (MM). Esses fatores associados a obesidade podem contribuir para o aumento de incapacidade física e aparecimento de doenças cardiovasculares e osteomusculares nesta população. Outra enfermidade relacionada ao envelhecimento é a osteoporose, caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura, que contribui para o aumento da fragilidade óssea e risco de fraturas. O presente estudo tem a finalidade de avaliar a composição corporal e sua associação com a força muscular, com o equilíbrio corporal e com o desempenho físico em idosos eutróficos e obesos; avaliar a associação entre a vitamina D e paratormônio (PTH) sobre o desempenho físico e sobre a massa óssea de idosos eutróficos e obesos. A amostra será composta por 100 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 65 e 80 anos, cadastrados no Programa de Saúde da Família da FMRP-USP. Serão classificados obesos os indivíduos que apresentarem Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 30 Kg/m², e eutrófico os indivíduos com IMC entre 18,5-24,9Kg/m². A composição corporal será avaliada pelo método DXA (Dual Energy X-ray Absorptiometry), a força muscular de preensão da mão será avaliada utilizando dinamômetro portátil e a força muscular dos membros inferiores será avaliada por meio do teste de uma repetição máxima (1RM). O teste Timed Up and Go (TUG) será aplicado com a finalidade de avaliar o equilíbrio e a capacidade funcional dos indivíduos. As concentrações da vitamina D e PTH serão dosadas utilizando kits comerciais específicos.
    Período: 2007 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Análise da oscilação postural estática multissegmentar em jovens eutróficas, idosas eutróficas e idosas obesas
    O envelhecimento contribui para diminuição do equilíbrio postural, que é um pré-requisito essencial nas atividades da vida diária. Também há evidências que o aumento da gordura corporal diminui a estabilidade postural e aumenta as probabilidades de queda, particularmente quando combinada com a baixa massa muscular. Estudos sobre a influência da obesidade sobre o equilíbrio postural em idosos são, no entanto, ainda escassos. Objetivo: Avaliar e analisar a oscilação postural estática multissegmentar em jovens eutróficas, idosas eutróficas e idosas obesas em diferentes condições sensoriais usando um sistema de sensores eletromagnéticos tridimensional, para avaliar os efeitos da obesidade sobre o equilíbrio postural em idosas obesas.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências da Saúde :: Fisioterapia e Terapia Ocupacional :: Fisioterapia ::
  • Ciências da Saúde :: Fisioterapia e Terapia Ocupacional :: Geriatria e Gerontologia ::
  • Ciências da Saúde :: Fisioterapia e Terapia Ocupacional :: Saúde da Mulher ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização2000000002
Participação em Banca de Doutorado60010312316
Participação em Banca de Exame de Qualificação4064910120577
Participação em Banca de Graduação293021010137
Participação em Banca de Mestrado228212330647
Total99176131377215179

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Participação em Congresso93242042127
Participação em Encontro5000011029
Participação em Oficina1010000002
Participação em Seminário5010001007
Participação em Simpósio91010000112
Total294452162457

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado00001030116
Orientação em Andamento de Iniciação Científica00001000001
Orientação em Andamento de Mestrado00111000104
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado00000000011
Orientações Concluídas para Doutorado00001010002
Orientações Concluídas para Mestrado852024000021
Outras Orientações Concluídas2022110237038
Total2875274639273

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Prêmios22123111316
Total22123111316

Produção Artistícas

Tipo de Produção20172019Total
Artes Visuais202
Outra Produção Artística Cultural011
Total213

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho1525662221041
Artigo Publicado22273110472159
Capitulo de Livro Publicado00011420109
Curso de Curta Duração Ministrado30000000003
Livro Publicado ou Organizado00000110002
Organização de Evento22030000007
Outras Bancas Julgadoras1600060001023
Outras Participações em Eventos e Congressos10100001104
Outras Produções Bibliográfica10000000001
Programa de Rádio ou TV050123000011
Texto em Jornal ou Revista20010000003
Trabalho em Eventos5742900000072
Total119151524162091061235

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192021Total
Outra Produção Técnica0100001
Produto Tecnologico0100001
Trabalho Técnico10342111
Total12342113