Lúcio Gomes Dantas

CitaçõesDANTAS, Lúcio Gomes;DANTAS, LÚCIO GOMES
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Administração

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Psicologia
    Universidade de Fortaleza
  • Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Administração e Planejamento Escolar
    Faculdade Frassinetti do Recife
  • Especialização - Periodo: 2018 a 2019 - MBA Administração Acadêmica e Universitária
    Faculdade Ciências Gerenciais Arnaldo Janssen, Carta Consulta, B. Horizonte
  • Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Filosofia
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ensino Médio - Periodo: 1982 a 1984 - Colégio Comercial de Currais Novos
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1973 a 1981 - Escola de Nossa Senhora

Atuação Profissional

  • Arquivos Analíticos de Políticas Educativas - AAPE- / Periodo: 2020 a atual
  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2018 a 2020
  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2014 a 2014
  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - Regional BA- / Periodo: 2014 a 2017
  • Centro Integrado de Ação Comunitária "Dom Manoel Tavares"- / Periodo: 1998 a 1998
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2010 a 2014
  • Colégio Camilo Toscano- / Periodo: 1994 a 1997
  • Colégio Jesus Menino- / Periodo: 1996 a 1997
  • Colégio Marista Cearense Sagrado Coração- / Periodo: 1998 a 1998
  • Força Aérea Brasileira - CATRE- / Periodo: 1985 a 1994
  • Instituto dos Irmãos Maristas- / Periodo: 1998 a atual
  • Marista Centro-Norte- / Periodo: 2023 a atual
  • Marista: relatos e investigações- / Periodo: 2014 a 2018
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2021 a 2022
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2019 a 2022
  • Organização dos Estados Ibero-Americanos- / Periodo: 2021 a 2021
  • Organização dos Estados Ibero-Americanos- / Periodo: 2021 a 2021
  • Psicologia em Estudo (UEM)- / Periodo: 2021 a atual
  • Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação- / Periodo: 2021 a 2022
  • Revista Educação- / Periodo: 2022 a atual
  • Tecnologia e Educação: perspectiva para gestão (...)- / Periodo: 2014 a 2014
  • Teoria e Prática da Educação- / Periodo: 2020 a atual
  • (UBEC) União Brasiliense de Educação e Cultura- / Periodo: 2022 a atual
  • União Marista do Brasil- / Periodo: 2013 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a 2022
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a 2020
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a 2020
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2015
  • Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2018 a 2019
  • Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2016 a 2018
  • Universidade de Fortaleza- / Periodo: 2005 a 2009
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2021 a 2021

Linha de Pesquisa

  • Articulação junto aos pesquisadores da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP)
  • Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade
  • Cultura, processos psicossociais e educativos
  • Gestão e práticas pedagógicas em vista do docente
  • Grupo Temático de Diretores
  • Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil
  • Práticas pedagógicas e pobreza
  • Práticas Psicoeducativas Integradoras (VRPPG 0443 - UNIFOR)

Projetos de Pesquisa

  • Projeto Presença Significativa Marista
    Construir um projeto que crie um grupo de Irmãos para ações itinerantes nas comunidades educativas maristas leigas.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Cartografia do Protagonismo Estudantil nas Licenciaturas: a pesquisa como princípio educativo da aprendizagem - CAPRES
    Vinculado e decorrente de iniciativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade/UCB, o pleito nasce e dá continuidade aos frutos de pesquisas anteriores, a citar ?Juventudes, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - Jetsa (2015-2017)? que contou com o financiamento da Cooperação MEC-UNESCO-UCB - Tendências Contemporâneas da Educação e da investigação financiada pelo CNPq ?Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como Estratégia de Reconstrução do Trabalho Docente e de Gestores para o Ensino Básico - CNPq - 403635/2016-0 (2017-2021)?. A presente proposta de pesquisa-ação tem como questão central de pesquisa a seguinte formulação: Como formar professores, enquanto profissionais da aprendizagem, que tenham protagonismo autoral, no pensar e escrever, a partir da pesquisa como princípio educativo? Desta questão nasce o objetivo geral (OG): cartografar o protagonismo da aprendizagem discente, a partir da adoção da pesquisa como princípio educativo na formação de estudantes de licenciaturas da UCB - PRIL , em vista de uma formação para uma docência autoral centrada na aprendizagem discente. A partir deste OG serão desdobrados os seguintes objetivos específicos: a) Mapear as histórias de vida dos estudantes integrantes da pesquisa em seu percurso anterior ao ingresso na formação universitária na licenciatura e durante sua participação na pesquisa-ação; b) Desenvolver processos formativos de ensino-aprendizagem, a partir da pesquisa como princípio educativo com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC; e c) Oportunizar uma iniciação científica, por meio do desenvolvimento da autoria e autonomia do pensamento e da escrita acadêmica. Os principais referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa são Demo (2015, 2021) com ?a pesquisa como princípio educativo?, Paulo Freire (2009; 2019) com as bases de uma pedagogia libertadora para a emancipação e autonomia e Madalena Freire (2008; 2014) com o conceito de registro da prática, dos princípios da pesquisa-ação de Thiollent(2011) e Sousa et. al(2021) com a perspectiva cartográfica. Pretende-se com a pesquisa-ação potencializar a formação no PRIL e fornecer, por meio da investigação científica, processos educativos que promovam, conforme o objetivo do PRIL, ?a formação qualificada de professores para atuação na Educação Básica, visando a prática disruptiva, por meio de atitude investigativa e proativa para o exercício pleno da docência? (UCB/PRIL, [2021], p.3 ? grifos nossos).
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Formação docente e práticas pedagógicas colaborativas na Educação Básica
    O grupo desenvolve projetos de pesquisa em vista da investigação da formação e prática docentes no contexto da Escola Católica, na Educação Básica. Temas que perpassam o cotidiano desse professor, tais como: currículos, políticas e processos formativos, culturas, impactos de gestão e desafios no cotidiano da sala de aula. Conta ainda com a interlocução entre pesquisadores docentes de várias instituições de Educação Superior e Básica, constituindo-se, assim, em espaço de diálogos escolas-universidades. Com isso, os resultados esperados são de qualificar a formação docente, inicial e continuada com elementos que retroalimente as praticas docentes.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Unificação do Postulado Marista
    Apresentar ao Conselho Superior da UMBRASIL um estudo de viabilidade do Postulado único no Brasil Marista
    Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares
    Promover a adequação da Pedagogia e das Licenciaturas à Base Nacional Comum Curricular, aos currículos e às matrizes estabelecidas pelas Redes de Ensino, às propostas pedagógicas curriculares das escolas de Educação Básica e à BNC-Formação Inicial. Este Projeto contou com parceria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade Estadual de Mato Grosso.
    Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
  • Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica
    Apoiar, acompanhar e monitorar as estratégias do Programa Inovação Educação Conectada, PIEC, do MEC, na formação dos articuladores estaduais e articuladores locais de todos os munícipios atendidos pelo PIEC, dos 26 estados e do Distrito Federal, para elaboração do Plano Local de Inovação, por meio de um modelo de disseminação da cultura de inovação com fins pedagógicos, visando promover o ensino e a aprendizagem condizentes com as habilidades e competências requeridas para uma educação inclusiva e de excelência. Criado, para tanto, o Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Narrativas de vidas, pobreza e diversidade
    Este projeto visa analisar a pobreza e sua relação com as dinâmicas de desenvolvimento socioeconômico na escola. Visto que a exclusão socioeducacional, bem como as desigualdades sociais refletem o abismo dos indicadores socioeconômicos e educacionais. Acirrando-se, assim as injustiças sociais no Brasil. Nesses aspectos, este estudo pretende, ainda, examinar o risco que a escola assume ao segregar a pessoa do pobre e a excluir todo aspecto que leve à diversidade. Dessa forma, busca-se compreender como as narrativas de vidas, nos contextos escolares, assumem o protagonismo da pessoa do pobre e seus desdobramentos nos aspectos da diversidade
    Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Realidade das políticas públicas em educação e os desafios da formação do gestor escolar? 2000 a 2017
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A relação entre práticas sociais instituídas e desenvolvimento cultural
    Pretende-se, com a realização dos projetos, publicar artigos científicos em periódicos especializados, publicar um livro sobre a formação estético-musical na criança, com ênfase na questão educacional e um sobre o significado social da escola. Ainda, prevê-se o registro sonoro e visual das produções musicais das crianças e, se artisticamente viáveis, a produção de CDs e DVDs. Dada a recente obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, no Brasil, acredita-se que o livro e os materiais produzidos poderão ser úteis como apoio didático para professores
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Políticas públicas e gestão escolar
    Contribuir para formulação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de politicas educacionais, bem como na gestão em Educação
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Práticas Psicoeducativas Integradoras
    Este projeto investigou as práticas formais e informais de aprendizagem do educador e do psicólogo em formação que atuam nos contextos da educação e da clínica como psicoterapeuta humanista experiencial e na educação, orientados pela Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) proposta por Carl Rogers. Objetivou-se a compreender, através da práxis educacional, clínica e da supervisão do estagiário/psicólogo, a aprendizagem de tornar-se educador, psicoterapeuta humanista experiencial, descrevendo os fundamentais conceitos, atitudes e práticas integradoras do estagiário/psicólogo utilizados no experienciar de uma relação psicoterapêutica humanista experiencial e identificar os componentes da experiência presente e o que são considerados como pertencentes a uma prática educativa-psicoterapêutica humanista experiencial
    Período: 2005 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Conselho de Administração ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Gestão educacional e acadêmica ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Banca Julgadora para Professor Titular0000110002
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização4000000004
Participação em Banca de Doutorado0100040106
Participação em Banca de Exame de Qualificação01002332011
Participação em Banca de Graduação180310000022
Participação em Banca de Mestrado1010012229
Total232413955254

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Participação em Congresso37117460320070
Participação em Encontro4564314410963104
Participação em Oficina10000000001
Participação em Seminário811012211017
Participação em Simpósio610120111114
Total9719128236161384206

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2017201820222023Total
Orientação em Andamento de Doutorado000011
Orientação em Andamento de Mestrado000011
Orientações Concluídas para Mestrado000123
Outras Orientações Concluídas17310021
Total17311426

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios88
Total88

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Artes Cênicas2114
Total2114

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho74141261546313138
Artigo Publicado801001113015
Capitulo de Livro Publicado511020001111
Curso de Curta Duração Ministrado910031020016
Demais Trabalhos10000000001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional1100000000011
Editoração00001000001
Livro Publicado ou Organizado10100100003
Organização de Evento1424140212333
Outras Bancas Julgadoras000001016210
Outras Participações em Eventos e Congressos1000101400117
Outras Produções Bibliográfica2011221154239
Programa de Rádio ou TV774224101230
Relatório de Pesquisa10000000001
Texto em Jornal ou Revista4111230200151
Trabalho em Eventos4175340100061
Total243343017361418131815438

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Mídia Social, Website ou Blog20965123311767
Outra Produção Técnica51000200019
Prefacio Posfacio10000001002
Trabalho Técnico1332224242135
Tradução10000000001
Total4013871495639114