Lúcio Gomes Dantas

CitaçõesDANTAS, Lúcio Gomes;DANTAS, LÚCIO GOMES
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Administração

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Psicologia
    Universidade de Fortaleza
  • Especialização - Periodo: 2018 a 2019 - MBA Administração Acadêmica e Universitária
    Faculdade Ciências Gerenciais Arnaldo Janssen, Carta Consulta, B. Horizonte
  • Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Administração e Planejamento Escolar
    Faculdade Frassinetti do Recife
  • Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Filosofia
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ensino Médio - Periodo: 1982 a 1984 - Colégio Comercial de Currais Novos
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1973 a 1981 - Escola de Nossa Senhora

Atuação Profissional

  • Arquivos Analíticos de Políticas Educativas - AAPE- / Periodo: 2020 a 2024
  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2018 a 2020
  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2014 a 2014
  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - Regional BA- / Periodo: 2014 a 2017
  • Centro Integrado de Ação Comunitária "Dom Manoel Tavares"- / Periodo: 1998 a 1998
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2010 a 2014
  • Colégio Camilo Toscano- / Periodo: 1994 a 1997
  • Colégio Jesus Menino- / Periodo: 1996 a 1997
  • Colégio Marista Cearense Sagrado Coração- / Periodo: 1998 a 1998
  • Força Aérea Brasileira - CATRE- / Periodo: 1985 a 1994
  • Instituto dos Irmãos Maristas- / Periodo: 1998 a atual
  • Marista Brasil- / Periodo: 2024 a atual
  • Marista: relatos e investigações- / Periodo: 2014 a 2018
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2021 a 2022
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2019 a 2022
  • Organização dos Estados Ibero-Americanos- / Periodo: 2021 a 2021
  • Organização dos Estados Ibero-Americanos- / Periodo: 2021 a 2021
  • Psicologia em Estudo (UEM)- / Periodo: 2021 a atual
  • Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação- / Periodo: 2021 a 2022
  • Revista Educação- / Periodo: 2022 a atual
  • Tecnologia e Educação: perspectiva para gestão (...)- / Periodo: 2014 a 2014
  • Teoria e Prática da Educação- / Periodo: 2020 a atual
  • (UBEC) União Brasiliense de Educação e Cultura- / Periodo: 2018 a atual
  • União Marista do Brasil- / Periodo: 2013 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2025 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a 2025
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a 2022
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a 2020
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a 2020
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2015
  • Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2018 a 2019
  • Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2016 a 2018
  • Universidade de Fortaleza- / Periodo: 2005 a 2009
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2021 a 2021

Linha de Pesquisa

  • Articulação junto aos pesquisadores da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP)
  • Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade
  • Cultura, processos psicossociais e educativos
  • Gestão e práticas pedagógicas em vista do docente
  • Grupo Temático de Diretores
  • Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil
  • Práticas pedagógicas e pobreza
  • Práticas Psicoeducativas Integradoras (VRPPG 0443 - UNIFOR)

Projetos de Pesquisa

  • Formação docente e práticas pedagógicas colaborativas na Educação Básica
    O grupo desenvolve projetos de pesquisa em vista da investigação da formação e prática docentes no contexto da Escola Católica, na Educação Básica. Temas que perpassam o cotidiano desse professor, tais como: currículos, políticas e processos formativos, culturas, impactos de gestão e desafios no cotidiano da sala de aula. Conta ainda com a interlocução entre pesquisadores docentes de várias instituições de Educação Superior e Básica, constituindo-se, assim, em espaço de diálogos escolas-universidades. Com isso, os resultados esperados são de qualificar a formação docente, inicial e continuada com elementos que retroalimente as praticas docentes.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Cartografia do Protagonismo Estudantil nas Licenciaturas: a pesquisa como princípio educativo da aprendizagem - CAPRES
    Vinculado e decorrente de iniciativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade/UCB, o pleito nasce e dá continuidade aos frutos de pesquisas anteriores, a citar Juventudes, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - Jetsa (2015-2017) que contou com o financiamento da Cooperação MEC-UNESCO-UCB - Tendências Contemporâneas da Educação e da investigação financiada pelo CNPq Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como Estratégia de Reconstrução do Trabalho Docente e de Gestores para o Ensino Básico - CNPq - 403635/2016-0 (2017-2021). A presente proposta de pesquisa-ação tem como questão central de pesquisa a seguinte formulação: Como formar professores, enquanto profissionais da aprendizagem, que tenham protagonismo autoral, no pensar e escrever, a partir da pesquisa como princípio educativo? Desta questão nasce o objetivo geral (OG): cartografar o protagonismo da aprendizagem discente, a partir da adoção da pesquisa como princípio educativo na formação de estudantes de licenciaturas da UCB - PRIL , em vista de uma formação para uma docência autoral centrada na aprendizagem discente. A partir deste OG serão desdobrados os seguintes objetivos específicos: a) Mapear as histórias de vida dos estudantes integrantes da pesquisa em seu percurso anterior ao ingresso na formação universitária na licenciatura e durante sua participação na pesquisa-ação; b) Desenvolver processos formativos de ensino-aprendizagem, a partir da pesquisa como princípio educativo com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC; e c) Oportunizar uma iniciação científica, por meio do desenvolvimento da autoria e autonomia do pensamento e da escrita acadêmica. Os principais referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa são Demo (2015, 2021) com a pesquisa como princípio educativo, Paulo Freire (2009; 2019) com as bases de uma pedagogia libertadora para a emancipação e autonomia e Madalena Freire (2008; 2014) com o conceito de registro da prática, dos princípios da pesquisa-ação de Thiollent(2011) e Sousa et. al(2021) com a perspectiva cartográfica. Pretende-se com a pesquisa-ação potencializar a formação no PRIL e fornecer, por meio da investigação científica, processos educativos que promovam, conforme o objetivo do PRIL, a formac#807;a#771;o qualificada de professores para atuac#807;a#771;o na Educac#807;a#771;o Ba#769;sica, visando a pra#769;tica disruptiva, por meio de atitude investigativa e proativa para o exerci#769;cio pleno da doce#770;ncia (UCB/PRIL, [2021], p.3 grifos nossos).
    Período: 2023 - 2024 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Unificação do Postulado Marista
    Apresentar ao Conselho Superior da UMBRASIL um estudo de viabilidade do Postulado único no Brasil Marista
    Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares
    Promover a adequação da Pedagogia e das Licenciaturas à Base Nacional Comum Curricular, aos currículos e às matrizes estabelecidas pelas Redes de Ensino, às propostas pedagógicas curriculares das escolas de Educação Básica e à BNC-Formação Inicial. Este Projeto contou com parceria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade Estadual de Mato Grosso.
    Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
  • Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica
    Apoiar, acompanhar e monitorar as estratégias do Programa Inovação Educação Conectada, PIEC, do MEC, na formação dos articuladores estaduais e articuladores locais de todos os munícipios atendidos pelo PIEC, dos 26 estados e do Distrito Federal, para elaboração do Plano Local de Inovação, por meio de um modelo de disseminação da cultura de inovação com fins pedagógicos, visando promover o ensino e a aprendizagem condizentes com as habilidades e competências requeridas para uma educação inclusiva e de excelência. Criado, para tanto, o Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Narrativas de vidas, pobreza e diversidade
    Este projeto visa analisar a pobreza e sua relação com as dinâmicas de desenvolvimento socioeconômico na escola. Visto que a exclusão socioeducacional, bem como as desigualdades sociais refletem o abismo dos indicadores socioeconômicos e educacionais. Acirrando-se, assim as injustiças sociais no Brasil. Nesses aspectos, este estudo pretende, ainda, examinar o risco que a escola assume ao segregar a pessoa do pobre e a excluir todo aspecto que leve à diversidade. Dessa forma, busca-se compreender como as narrativas de vidas, nos contextos escolares, assumem o protagonismo da pessoa do pobre e seus desdobramentos nos aspectos da diversidade
    Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Realidade das políticas públicas em educação e os desafios da formação do gestor escolar? 2000 a 2017
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A relação entre práticas sociais instituídas e desenvolvimento cultural
    Pretende-se, com a realização dos projetos, publicar artigos científicos em periódicos especializados, publicar um livro sobre a formação estético-musical na criança, com ênfase na questão educacional e um sobre o significado social da escola. Ainda, prevê-se o registro sonoro e visual das produções musicais das crianças e, se artisticamente viáveis, a produção de CDs e DVDs. Dada a recente obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, no Brasil, acredita-se que o livro e os materiais produzidos poderão ser úteis como apoio didático para professores
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Políticas públicas e gestão escolar
    Contribuir para formulação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de politicas educacionais, bem como na gestão em Educação
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Práticas Psicoeducativas Integradoras
    Este projeto investigou as práticas formais e informais de aprendizagem do educador e do psicólogo em formação que atuam nos contextos da educação e da clínica como psicoterapeuta humanista experiencial e na educação, orientados pela Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) proposta por Carl Rogers. Objetivou-se a compreender, através da práxis educacional, clínica e da supervisão do estagiário/psicólogo, a aprendizagem de tornar-se educador, psicoterapeuta humanista experiencial, descrevendo os fundamentais conceitos, atitudes e práticas integradoras do estagiário/psicólogo utilizados no experienciar de uma relação psicoterapêutica humanista experiencial e identificar os componentes da experiência presente e o que são considerados como pertencentes a uma prática educativa-psicoterapêutica humanista experiencial
    Período: 2005 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Conselho de Administração ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Gestão educacional e acadêmica ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20172018201920202021202220232025Total
Banca Julgadora para Professor Titular0001100002
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização4000000004
Participação em Banca de Doutorado1000401006
Participação em Banca de Exame de Qualificação10023320112
Participação em Banca de Graduação183100000022
Participação em Banca de Mestrado1100122209
Total254139552155

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201720182019202020212022202320242025Total
Participação em Congresso4874603203073
Participação em Encontro5143144109694114
Participação em Oficina10000000012
Participação em Seminário910122111018
Participação em Simpósio701201111014
Total11612823616138145221

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20172018202220232025Total
Orientação em Andamento de Doutorado0000112
Orientação em Andamento de Mestrado0000101
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado0000011
Orientações Concluídas para Mestrado0001203
Outras Orientações Concluídas173100021
Total173114228

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios88
Total88

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
Artes Cênicas314
Total314

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201720182019202020212022202320242025Total
Apresentação de Trabalho8812615463153143
Artigo Publicado810011130015
Capitulo de Livro Publicado610200015015
Curso de Curta Duração Ministrado1000310202018
Demais Trabalhos10000000001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional1100000000011
Editoração00010000001
Livro Publicado ou Organizado11001000003
Organização de Evento1641402124135
Outras Bancas Julgadoras000010165013
Outras Participações em Eventos e Congressos1001014001017
Outras Produções Bibliográfica2112211543242
Programa de Rádio ou TV1442241012131
Relatório de Pesquisa10000000001
Texto em Jornal ou Revista4212302003053
Trabalho em Eventos4853401004065
Total27730173614181318347464

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20172018201920202021202220232024Total
Mídia Social, Website ou Blog2965123311868
Outra Produção Técnica6000200019
Prefacio Posfacio1000001002
Trabalho Técnico162224242135
Tradução1000000001
Total538714956310115