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Lúcio Gomes Dantas
Citações | DANTAS, Lúcio Gomes;DANTAS, LÚCIO GOMES |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Administração |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - Educação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Psicologia
Universidade de Fortaleza - Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Administração e Planejamento Escolar
Faculdade Frassinetti do Recife - Especialização - Periodo: 2018 a 2019 - MBA Administração Acadêmica e Universitária
Faculdade Ciências Gerenciais Arnaldo Janssen, Carta Consulta, B. Horizonte - Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Filosofia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Ensino Médio - Periodo: 1982 a 1984 - Colégio Comercial de Currais Novos
- Ensino Fundamental - Periodo: 1973 a 1981 - Escola de Nossa Senhora
Atuação Profissional
- Arquivos Analíticos de Políticas Educativas - AAPE- / Periodo: 2020 a atual
- Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2018 a 2020
- Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2014 a 2014
- Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - Regional BA- / Periodo: 2014 a 2017
- Centro Integrado de Ação Comunitária "Dom Manoel Tavares"- / Periodo: 1998 a 1998
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2010 a 2014
- Colégio Camilo Toscano- / Periodo: 1994 a 1997
- Colégio Jesus Menino- / Periodo: 1996 a 1997
- Colégio Marista Cearense Sagrado Coração- / Periodo: 1998 a 1998
- Força Aérea Brasileira - CATRE- / Periodo: 1985 a 1994
- Instituto dos Irmãos Maristas- / Periodo: 1998 a atual
- Marista Centro-Norte- / Periodo: 2023 a atual
- Marista: relatos e investigações- / Periodo: 2014 a 2018
- Ministério da Educação- / Periodo: 2021 a 2022
- Ministério da Educação- / Periodo: 2019 a 2022
- Organização dos Estados Ibero-Americanos- / Periodo: 2021 a 2021
- Organização dos Estados Ibero-Americanos- / Periodo: 2021 a 2021
- Psicologia em Estudo (UEM)- / Periodo: 2021 a atual
- Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação- / Periodo: 2021 a 2022
- Revista Educação- / Periodo: 2022 a atual
- Tecnologia e Educação: perspectiva para gestão (...)- / Periodo: 2014 a 2014
- Teoria e Prática da Educação- / Periodo: 2020 a atual
- (UBEC) União Brasiliense de Educação e Cultura- / Periodo: 2022 a atual
- União Marista do Brasil- / Periodo: 2013 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2020 a 2022
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a 2020
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a 2020
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2015
- Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2018 a 2019
- Universidade Católica do Salvador- / Periodo: 2016 a 2018
- Universidade de Fortaleza- / Periodo: 2005 a 2009
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2021 a 2021
Linha de Pesquisa
- Articulação junto aos pesquisadores da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP)
- Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade
- Cultura, processos psicossociais e educativos
- Gestão e práticas pedagógicas em vista do docente
- Grupo Temático de Diretores
- Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil
- Práticas pedagógicas e pobreza
- Práticas Psicoeducativas Integradoras (VRPPG 0443 - UNIFOR)
Projetos de Pesquisa
- Projeto Presença Significativa Marista
Construir um projeto que crie um grupo de Irmãos para ações itinerantes nas comunidades educativas maristas leigas.
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Cartografia do Protagonismo Estudantil nas Licenciaturas: a pesquisa como princípio educativo da aprendizagem - CAPRES
Vinculado e decorrente de iniciativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade/UCB, o pleito nasce e dá continuidade aos frutos de pesquisas anteriores, a citar ?Juventudes, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - Jetsa (2015-2017)? que contou com o financiamento da Cooperação MEC-UNESCO-UCB - Tendências Contemporâneas da Educação e da investigação financiada pelo CNPq ?Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como Estratégia de Reconstrução do Trabalho Docente e de Gestores para o Ensino Básico - CNPq - 403635/2016-0 (2017-2021)?. A presente proposta de pesquisa-ação tem como questão central de pesquisa a seguinte formulação: Como formar professores, enquanto profissionais da aprendizagem, que tenham protagonismo autoral, no pensar e escrever, a partir da pesquisa como princípio educativo? Desta questão nasce o objetivo geral (OG): cartografar o protagonismo da aprendizagem discente, a partir da adoção da pesquisa como princípio educativo na formação de estudantes de licenciaturas da UCB - PRIL , em vista de uma formação para uma docência autoral centrada na aprendizagem discente. A partir deste OG serão desdobrados os seguintes objetivos específicos: a) Mapear as histórias de vida dos estudantes integrantes da pesquisa em seu percurso anterior ao ingresso na formação universitária na licenciatura e durante sua participação na pesquisa-ação; b) Desenvolver processos formativos de ensino-aprendizagem, a partir da pesquisa como princípio educativo com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC; e c) Oportunizar uma iniciação científica, por meio do desenvolvimento da autoria e autonomia do pensamento e da escrita acadêmica. Os principais referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa são Demo (2015, 2021) com ?a pesquisa como princípio educativo?, Paulo Freire (2009; 2019) com as bases de uma pedagogia libertadora para a emancipação e autonomia e Madalena Freire (2008; 2014) com o conceito de registro da prática, dos princípios da pesquisa-ação de Thiollent(2011) e Sousa et. al(2021) com a perspectiva cartográfica. Pretende-se com a pesquisa-ação potencializar a formação no PRIL e fornecer, por meio da investigação científica, processos educativos que promovam, conforme o objetivo do PRIL, ?a formação qualificada de professores para atuação na Educação Básica, visando a prática disruptiva, por meio de atitude investigativa e proativa para o exercício pleno da docência? (UCB/PRIL, [2021], p.3 ? grifos nossos).
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Formação docente e práticas pedagógicas colaborativas na Educação Básica
O grupo desenvolve projetos de pesquisa em vista da investigação da formação e prática docentes no contexto da Escola Católica, na Educação Básica. Temas que perpassam o cotidiano desse professor, tais como: currículos, políticas e processos formativos, culturas, impactos de gestão e desafios no cotidiano da sala de aula. Conta ainda com a interlocução entre pesquisadores docentes de várias instituições de Educação Superior e Básica, constituindo-se, assim, em espaço de diálogos escolas-universidades. Com isso, os resultados esperados são de qualificar a formação docente, inicial e continuada com elementos que retroalimente as praticas docentes.
Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto de Unificação do Postulado Marista
Apresentar ao Conselho Superior da UMBRASIL um estudo de viabilidade do Postulado único no Brasil Marista
Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares
Promover a adequação da Pedagogia e das Licenciaturas à Base Nacional Comum Curricular, aos currículos e às matrizes estabelecidas pelas Redes de Ensino, às propostas pedagógicas curriculares das escolas de Educação Básica e à BNC-Formação Inicial. Este Projeto contou com parceria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade Estadual de Mato Grosso.
Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO - Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica
Apoiar, acompanhar e monitorar as estratégias do Programa Inovação Educação Conectada, PIEC, do MEC, na formação dos articuladores estaduais e articuladores locais de todos os munícipios atendidos pelo PIEC, dos 26 estados e do Distrito Federal, para elaboração do Plano Local de Inovação, por meio de um modelo de disseminação da cultura de inovação com fins pedagógicos, visando promover o ensino e a aprendizagem condizentes com as habilidades e competências requeridas para uma educação inclusiva e de excelência. Criado, para tanto, o Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Narrativas de vidas, pobreza e diversidade
Este projeto visa analisar a pobreza e sua relação com as dinâmicas de desenvolvimento socioeconômico na escola. Visto que a exclusão socioeducacional, bem como as desigualdades sociais refletem o abismo dos indicadores socioeconômicos e educacionais. Acirrando-se, assim as injustiças sociais no Brasil. Nesses aspectos, este estudo pretende, ainda, examinar o risco que a escola assume ao segregar a pessoa do pobre e a excluir todo aspecto que leve à diversidade. Dessa forma, busca-se compreender como as narrativas de vidas, nos contextos escolares, assumem o protagonismo da pessoa do pobre e seus desdobramentos nos aspectos da diversidade
Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Realidade das políticas públicas em educação e os desafios da formação do gestor escolar? 2000 a 2017
Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A relação entre práticas sociais instituídas e desenvolvimento cultural
Pretende-se, com a realização dos projetos, publicar artigos científicos em periódicos especializados, publicar um livro sobre a formação estético-musical na criança, com ênfase na questão educacional e um sobre o significado social da escola. Ainda, prevê-se o registro sonoro e visual das produções musicais das crianças e, se artisticamente viáveis, a produção de CDs e DVDs. Dada a recente obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, no Brasil, acredita-se que o livro e os materiais produzidos poderão ser úteis como apoio didático para professores
Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Políticas públicas e gestão escolar
Contribuir para formulação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de politicas educacionais, bem como na gestão em Educação
Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Práticas Psicoeducativas Integradoras
Este projeto investigou as práticas formais e informais de aprendizagem do educador e do psicólogo em formação que atuam nos contextos da educação e da clínica como psicoterapeuta humanista experiencial e na educação, orientados pela Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) proposta por Carl Rogers. Objetivou-se a compreender, através da práxis educacional, clínica e da supervisão do estagiário/psicólogo, a aprendizagem de tornar-se educador, psicoterapeuta humanista experiencial, descrevendo os fundamentais conceitos, atitudes e práticas integradoras do estagiário/psicólogo utilizados no experienciar de uma relação psicoterapêutica humanista experiencial e identificar os componentes da experiência presente e o que são considerados como pertencentes a uma prática educativa-psicoterapêutica humanista experiencial
Período: 2005 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Conselho de Administração ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Gestão educacional e acadêmica ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Professor Titular | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Participação em Banca de Doutorado | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 | 1 | 0 | 6 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 | 3 | 3 | 2 | 0 | 11 |
Participação em Banca de Graduação | 18 | 0 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 22 |
Participação em Banca de Mestrado | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 2 | 2 | 2 | 9 |
Total | 23 | 2 | 4 | 1 | 3 | 9 | 5 | 5 | 2 | 54 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 37 | 11 | 7 | 4 | 6 | 0 | 3 | 2 | 0 | 0 | 70 |
Participação em Encontro | 45 | 6 | 4 | 3 | 14 | 4 | 10 | 9 | 6 | 3 | 104 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 8 | 1 | 1 | 0 | 1 | 2 | 2 | 1 | 1 | 0 | 17 |
Participação em Simpósio | 6 | 1 | 0 | 1 | 2 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 14 |
Total | 97 | 19 | 12 | 8 | 23 | 6 | 16 | 13 | 8 | 4 | 206 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 17 | 3 | 1 | 0 | 0 | 21 |
Total | 17 | 3 | 1 | 1 | 4 | 26 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 8 | 8 |
Total | 8 | 8 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Artes Cênicas | 2 | 1 | 1 | 4 |
Total | 2 | 1 | 1 | 4 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 74 | 14 | 12 | 6 | 15 | 4 | 6 | 3 | 1 | 3 | 138 |
Artigo Publicado | 8 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 | 3 | 0 | 15 |
Capitulo de Livro Publicado | 5 | 1 | 1 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 11 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 9 | 1 | 0 | 0 | 3 | 1 | 0 | 2 | 0 | 0 | 16 |
Demais Trabalhos | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 11 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 11 |
Editoração | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Organização de Evento | 14 | 2 | 4 | 1 | 4 | 0 | 2 | 1 | 2 | 3 | 33 |
Outras Bancas Julgadoras | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 6 | 2 | 10 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 10 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 4 | 0 | 0 | 1 | 17 |
Outras Produções Bibliográfica | 20 | 1 | 1 | 2 | 2 | 1 | 1 | 5 | 4 | 2 | 39 |
Programa de Rádio ou TV | 7 | 7 | 4 | 2 | 2 | 4 | 1 | 0 | 1 | 2 | 30 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 41 | 1 | 1 | 2 | 3 | 0 | 2 | 0 | 0 | 1 | 51 |
Trabalho em Eventos | 41 | 7 | 5 | 3 | 4 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 61 |
Total | 243 | 34 | 30 | 17 | 36 | 14 | 18 | 13 | 18 | 15 | 438 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 20 | 9 | 6 | 5 | 12 | 3 | 3 | 1 | 1 | 7 | 67 |
Outra Produção Técnica | 5 | 1 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 9 |
Prefacio Posfacio | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho Técnico | 13 | 3 | 2 | 2 | 2 | 4 | 2 | 4 | 2 | 1 | 35 |
Tradução | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Total | 40 | 13 | 8 | 7 | 14 | 9 | 5 | 6 | 3 | 9 | 114 |