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Marina Kohlsdorf
Citações | KOHLSDORF, M. |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2009 a 2012 - Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2002 a 2005 - Teacher Development Course
Casa Thomas Jefferson - Aperfeiçoamento - Periodo: 2006 a 2006 - Aperfeiçoamento para professores
Instituto de Idiomas Yázigi - Aperfeiçoamento - Periodo: 2009 a 2009 - Metodologias Ativas no Ensino Superior
Centro Universitário Euro-Americano - Graduação - Periodo: 2000 a 2005 - Psicologia Habilitação Psicólogo
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 2000 a 2004 - Bacharel em Psicologia
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Centro de Ensino à Distância UnB- / Periodo: 2010 a 2011
- Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2011 a 2011
- Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2011 a 2011
- Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2011 a 2011
- Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2008 a 2011
- Centro Universitário UniCeub- / Periodo: 2015 a atual
- Centro Universitário UniCeub- / Periodo: 2013 a atual
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2003 a 2005
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2000 a 2005
- Fator OM Opinião e Mercado- / Periodo: 2002 a 2003
- Hospital Materno-Infantil de Brasília- / Periodo: 2013 a atual
- Hospital Universitário de Brasília- / Periodo: 2009 a 2011
- Hospital Universitário de Brasília- / Periodo: 2008 a 2009
- Instituto Brasiliense de Análise Comportamental- / Periodo: 2011 a 2014
- Instituto Brasiliense de Análise Comportamental- / Periodo: 2010 a 2014
- Instituto Brasiliense de Análise Comportamental- / Periodo: 2008 a 2014
- Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2012 a 2013
- Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2004 a 2004
- Instituto de Idiomas Yázigi Internexus- / Periodo: 2005 a 2006
- Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde- / Periodo: 2009 a 2012
- UnB - HuB- / Periodo: 2004 a 2004
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a 2013
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2006 a 2008
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2000 a 2005
- Universidade de Brasília - UnB- / Periodo: 2009 a 2012
- Universidade de Brasília - UnB- / Periodo: 2010 a 2011
- Universidade de Brasília - UNB e Hospital Universitário de Brasília - HUB- / Periodo: 2002 a 2002
Linha de Pesquisa
- Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC
- Desenvolvimento de controle textual generalizado: efeito das relações treinadas e da quantidade de treino
- Pesquisadora associada em Levantamento sobre Adolescência Brasileira para a UNICEF
- Pesquisa em Análise Experimental do Comportamento
- Pesquisa em Psicobiologia - Síndrome de Down
- Pesquisa em Psicologia Clínica
- Pesquisa em Psicologia da Criatividade e Superdotação
- Pesquisa em Psicologia da Saúde - Processos Saúde-Doença
- Pesquisa em Psicologia Pediátrica
- Pesquisa em Psicologia Pediátrica
- Pesquisa em Psicologia Pediátrica e doenças crônicas
- Pesquisa sobre Comunicação em contextos pediátricos
- Qualidade de vida e fatores de risco em famílias de crianças com doença crônica
Projetos de Pesquisa
- Proposta de pré-consulta comportamental: análise do processo de comunicação médico-cuidador-paciente em onco-hematologia pediátrica
O tratamento do câncer pediátrico representa, para o paciente e seus familiares, um contexto crítico caracterizado por incertezas, demandas intensas sobre cuidados em saúde, mudanças na dinâmica familiar, repetição de procedimentos médicos invasivos, efeitos colaterais da terapia antineoplásica e mudanças na rotina. Uma dificuldade adicional na vivência do diagnóstico e tratamento onco-hematológico constitui a comunicação adequada e eficiente entre médico, paciente e cuidador pediátrico, que possibilite a compreensão efetiva sobre a condição clínica da criança ou adolescente, o planejamento terapêutico e as recomendações médicas. O objetivo deste estudo consiste em analisar as relações funcionais de um procedimento sistemático de pré-consulta comportamental, aplicado a cuidadores e pacientes pediátricos, sobre o repertório de comportamentos de médicos em consultas de diagnóstico onco-hematológico e acompanhamento, nos dois meses iniciais de tratamento para tumores sólidos e tumores do Sistema Nervoso Central. Participarão do estudo dois médicos do Núcleo de Onco-Hematologia Pediátrica do Distrito Federal e 16 díades cuidador-paciente. Serão utilizados protocolos de observação dos comportamentos dos médicos durante as consultas, além de protocolos para pré-consulta comportamental e um roteiro de entrevista semi-estruturado. O estudo, caracterizado como delineamento de sujeito único, será desenvolvido em duas fases: (a) linha de base comportamental, sem utilização da pré-consulta comportamental, e (b) fase de treinos e testes, com aplicação sistemática da pré-consulta comportamental antes de cada consulta médica e posterior anexo do protocolo de pré-consulta ao prontuário. Após a finalização de todo o procedimento para coleta de dados, uma entrevista será realizada com os médicos participantes, a fim de investigar, em caráter exploratório e complementar, a percepção destes sobre o uso da pré-consulta comportamental em contexto onco-hematológico pediátrico. Os dados ob
Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes submetidos à hemodiálise em preparação para transplante renal
Pacientes submetidos a tratamentos em hemodiálise vivenciam alterações importantes na rotina e qualidade de vida, relacionadas à perda de autonomia e funcionalidade, efeitos colaterais do tratamento, interrupção da rotina escolar e/ou profissional, mudanças nos relacionamentos conjugais e familiares, alterações na autoimagem e autoconceito, entre outras. Compreender as estratégias de enfrentamento adotadas por pacientes neste contexto torna-se fundamental para promover intervenções psicossociais mais eficazes e adaptativas. O objetivo deste estudo é investigar as estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes submetidos à hemodiálise, no início de sua fase de preparação para um transplante renal. Participarão da pesquisa 50 pacientes submetidos à hemodiálise, em atendimento ambulatorial e preparação para um transplante renal de doador vivo. Os participantes responderão a um questionário sócio-demográfico e à Escala Modos de Enfrentamento de Problemas EMEP, instrumento referenciado na literatura que indica o uso do enfrentamento estruturado em quatro fatores: focalização no problema, focalização na emoção, uso de práticas religiosas e busca por suporte social. Espera-se que os resultados possam investigar quais estratégias são priorizadas pelos pacientes, além de possibilitar intervenções psicossociais mais eficazes durante o preparo para um transplante renal.
Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Análise das estratégias de enfrentamento adotadas por pais de crianças e adolescentes em tratamento de leucemias
O tratamento do câncer na infância e na adolescência constitui um grande desafio para os familiares dos pacientes; expostos a alterações de rotina diária e de dinâmica familiar, vivências de incertezas quanto ao futuro e crenças de fatalidade, os pais precisam garantir os cuidados intrínsecos ao tratamento, que se caracteriza pelo planejamento terapêutico extenso e por contingências recorrentes de internação e exposição a procedimentos médicos invasivos, bem como por intercorrências clínicas e efeitos colaterais desagradáveis. Este estudo teve como objetivo principal investigar mudanças nas estratégias de enfrentamento adotadas por cuidadores pediátricos, bem como alterações em manifestações de ansiedade relatadas pelos acompanhantes, ao longo do semestre inicial de tratamento para leucemia. Participaram do estudo 30 cuidadores pediátricos entre 21 e 55 anos de idade (cinco pais, uma avó, uma tia e 23 mães), acompanhantes de crianças e adolescentes entre zero e 18 anos de idade, recém-diagnosticados com leucemia. As estratégias de enfrentamento adotadas foram identificadas a partir da aplicação da Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP), aplicada ao diagnóstico, depois de dois a três meses desde o início do tratamento e após cinco a seis meses decorridos desde a comunicação do diagnóstico. Em aplicações correspondentes, foi utilizado o Inventário Beck de Ansiedade (BAI), para indicar manifestações de ansiedade referidas pelos participantes. Na segunda e terceira etapas do estudo, uma entrevista semi-estruturada foi aplicada para investigar, retrospectivamente, alterações de rotina e em padrões comportamentais decorrentes do tratamento, bem como relatos de estratégias de enfrentamento adotadas. Os resultados indicaram mudanças importantes nas estratégias de enfrentamento ao longo do semestre inicial de tratamento, bem como redução das manifestações de ansiedade a partir do diagnóstico. Custos comportamentais e operacionais relevantes foram evidenciados pelo
Período: 2006 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Comportamental ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia da Educação e Aprendizagem ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia da Saúde ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 3 | 3 |
Participação em Banca de Graduação | 26 | 26 |
Participação em Banca de Mestrado | 1 | 1 |
Total | 30 | 30 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 28 | 28 |
Participação em Encontro | 7 | 7 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 2 | 2 |
Participação em Simpósio | 3 | 3 |
Total | 41 | 41 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Aperfeiçoamento Especialização | 2 | 2 |
Outras Orientações Concluídas | 18 | 18 |
Total | 20 | 20 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 6 | 6 |
Artigo Aceito para Publicação | 14 | 14 |
Artigo Publicado | 18 | 18 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 1 |
Demais Trabalhos | 10 | 10 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 7 | 7 |
Organização de Evento | 3 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 12 | 12 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 2 |
Relatório de Pesquisa | 3 | 3 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 22 | 22 |
Total | 101 | 101 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 2 | 2 |
Trabalho Técnico | 22 | 22 |
Total | 24 | 24 |