Melaine de Almeida Lawall

CitaçõesLAWALL, Melaine de Almeida;LAWALL, M;de Almeida-Lawall, Melaine;LAWALL, MELAINE
Curso/ProgramaNúcleo de Formação Básica da Saúde
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências da Saúde :: Odontologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2005 a 2009 - Patologia Bucal
    Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Estomatologia
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Especialização - Periodo: 2001 a 2003 - Estomatologia
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Especialização - Periodo: 2005 a 2009 - Odontologia
    Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Graduação - Periodo: 1997 a 2000 - Odontologia
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Atuação Profissional

  • Associação Brasileira de Odontologia - Sessão Brasília- / Periodo: 2010 a 2012
  • Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste- / Periodo: 2009 a 2010
  • Faculdade Santa Terezinha - CEST- / Periodo: 2012 a 2014
  • Fundação Antônio Jorge Dino- / Periodo: 2012 a atual
  • Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA- / Periodo: 2014 a 2014
  • Instituto Florence de Ensino Superior- / Periodo: 2012 a 2014
  • Journal of Applied Oral Science- / Periodo: 2009 a atual
  • Sindicato dos Odontologistas do Estado do Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2005 a 2007
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2012
  • Universidade Ceuma- / Periodo: 2012 a 2014
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2005 a 2009
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- / Periodo: 2005 a 2005
  • Universidade Federal do Maranhão- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 2004 a 2005
  • Universidade Paranaense- / Periodo: 2002 a 2002
  • Universidade Paulista- / Periodo: 2009 a 2012

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • AVALIAÇÃO DOS ACHADOS RADIOGRÁFICOS NUMA AMOSTRA POPULACIONAL
      As anomalias dentárias de desenvolvimento são alterações que podem ocorrer em momentos distintos durante a formação dos dentes e tem como etiologia as alterações locais, sistêmicas e as hereditárias. No caso das anomalias de desenvolvimento dos dentes uma das alternativas é o diagnóstico precoce que pode ser realizado com a utilização de radiografias panorâmicas. O objetivo deste estudo será determinar a presença de anomalias dentarias de desenvolvimento em radiografias panorâmicas em uma população do nordeste brasileiro. Este estudo será realizado com 1000 radiografias panorâmicas obtidas num centro de radiologia da região nordeste, no período de janeiro de 2013 até dezembro de 2014. As radiografias analisadas serão de pacientes de ambos os sexos, com idade variando de 6 à 59 anos que procurarem o atendimento na clinica de radiologia. Com a identificação detes anomalias poderá ser realizado o diagnóstico precoce correto e realizado o encaminhamento do paciente para tratamento destas alterações.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DA LÍNGUA DO Ameivula ocellifera
      O lagarto Ameivula ocellifera pertence à família Teiidae, a qual é formada por dez gêneros. Esta família possui distribuição do norte dos Estados Unidos até o Chile e Argentina. Estes lagartos são forrageadores ativos, movimentando-se continuamente em busca do alimento, utilizando, além da visão, pistas químicas na detecção e discriminação das presas, constituídas predominantemente de cupins e larvas de insetos. A escassez de informações sobre vários aspectos morfológicos desta espécie pressupõe a necessidade de novas pesquisas. Com esse intuito, o presente trabalho busca acrescentar dados referentes à morfologia da língua do A. ocellifera, comparando com o observado em outras espécies. Para isso, serão utilizados dez espécimes adultos do A.ocellifera. Serão removidos fragmentos do dorso, do ventre e da borda lateral da língua. Os fragmentos serão fixados em solução de formol 10%, desidratados através de banhos em uma série crescente de etanol, diafanizados em xilol, impregnados e incluídos em parafina líquida, segundo protocolo de rotina e os cortes corados com Hematoxilina-eosina e Tricrômio de Gomori. Serão realizadas as medidas morfométricas da espessura total do epitélio e da camada córnea, nas diferentes regiões da língua, obtendo-se as médias e seus respectivos desvios padrões e serão descritos os achados anátomo-histológicos dos mesmos.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO PALATO DO Ameivula ocellifera
      O lagarto Ameivula ocellifera pertence à família Teiidae, a qual é formada por dez gêneros. Esta família possui distribuição do norte dos Estados Unidos até o Chile e Argentina. Estes lagartos são forrageadores ativos, movimentando-se continuamente em busca do alimento, utilizando, além da visão, pistas químicas na detecção e discriminação das presas, constituídas predominantemente de cupins e larvas de insetos. A escassez de informações sobre vários aspectos morfológicos desta espécie pressupõe a necessidade de novas pesquisas. Com esse intuito, o presente trabalho busca acrescentar dados referentes à morfologia do palato do A. ocellifera, comparando com o observado em outras espécies. Para isso, serão utilizados dez espécimes adultos do A.ocellifera. Serão removidos fragmentos do palato duro e mole. Os fragmentos serão fixados em solução de formol 10%, desidratados através de banhos em uma série crescente de etanol, diafanizados em xilol, impregnados e incluídos em parafina líquida, segundo protocolo de rotina e os cortes corados com Hematoxilina-eosina e Tricrômio de Gomori. Serão realizadas as medidas morfométricas da espessura total do epitélio e da camada córnea, nas diferentes regiões do palato, obtendo-se as médias e seus respectivos desvios padrões e serão descritos os achados anátomo-histológicos dos mesmos.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DA LÍNGUA DA RÃ-ASSOBIADORA (Leptodactylus fuscus)
      A rã-assobiadora (Leptodactylus fuscus), pertence à família Leptodactyliae, apresenta hábitos terrestres e noturnos, sendo encontrada em campos abertos, savanas, pastagens, áreas pantanosas, florestas degradadas e habitats urbanos. A L. fuscus está distribuída na maior parte da América do Sul situada a leste dos Andes, e na América Central. Muitos anuros, como as rãs, são insetívoros e considerados forrageadores oportunistas. A escassez de informações sobre vários aspectos morfológicos desta espécie pressupõe a necessidade de novas pesquisas. Com esse intuito, o presente trabalho busca acrescentar dados referentes à morfologia da língua do L. fuscus, comparando com o observado em outras espécies. Para isso, serão utilizados dez espécimes adultos do L. fuscus. Serão removidos fragmentos do dorso, do ventre e da borda lateral da língua. Os fragmentos serão fixados em solução de formol 10%, desidratados através de banhos em uma série crescente de etanol, diafanizados em xilol, impregnados e incluídos em parafina líquida, segundo protocolo de rotina e os cortes corados com Hematoxilina-eosina e Tricrômio de Gomori. Serão realizadas as medidas morfométricas da espessura total do epitélio e da camada córnea, nas diferentes regiões da língua, obtendo-se as médias e seus respectivos desvios padrões e serão descritos os achados anátomo-histológicos da mesma.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DA LÍNGUA DA COBRA JARARACA-DO-NORTE (Bothrops atrox)
      A Bothrops atrox, encontrada em regiões de florestas tropicais de toda a América do Sul e Central. Alimenta-se principalmente em artrópodes, lagartos e anfíbios na sua fase juvenil e de pequenos mamíferos durante a vida adulta. A língua da cobra parece não ser importante para a ingestão direta de alimentos, mas pode ser usada para o olfato em cooperação com os órgãos vomeronasais. A escassez de informações sobre vários aspectos morfológicos desta espécie pressupõe a necessidade de novas pesquisas. Com esse intuito, o presente trabalho busca acrescentar dados referentes à morfologia da língua da B. atrox, comparando com o observado em outras espécies. Para isso, serão utilizadas quatro cobras adultas da espécie B. atrox, Serão removidos fragmentos do dorso, do ventre e da borda lateral da língua. Os fragmentos serão fixados em solução de formol 10%, desidratados através de banhos em uma série crescente de etanol, diafanizados em xilol, impregnados e incluídos em parafina líquida, segundo protocolo de rotina e os cortes corados com Hematoxilina-eosina e Tricrômio de Gomori. Serão realizadas as medidas morfométricas da espessura total do epitélio e da camada córnea, nas diferentes regiões da língua, obtendo-se as médias e seus respectivos desvios padrões e serão descritos os achados anátomo-histológicos.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO PALATO DA RÃ-ASSOBIADORA (Leptodactylus fuscus)
      terrestres e noturnos, sendo encontrada em campos abertos, savanas, pastagens, áreas pantanosas, florestas degradadas e habitats urbanos. A L. fuscus está distribuída na maior parte da América do Sul situada a leste dos Andes, e na América Central. Muitos anuros, como as rãs, são insetívoros e considerados forrageadores oportunistas. A escassez de informações sobre vários aspectos morfológicos desta espécie pressupõe a necessidade de novas pesquisas. Com esse intuito, o presente trabalho busca acrescentar dados referentes à morfologia do palato do L. fuscus, comparando com o observado em outras espécies. Para isso, serão utilizados dez espécimes adultos do L. fuscus. Serão removidos fragmentos do palato duro e mole. Os fragmentos serão fixados em solução de formol 10%, desidratados através de banhos em uma série crescente de etanol, diafanizados em xilol, impregnados e incluídos em parafina líquida, segundo protocolo de rotina e os cortes corados com Hematoxilina-eosina e Tricrômio de Gomori. Serão realizadas as medidas morfométricas da espessura total do epitélio e da camada córnea, nas diferentes regiões do palato, obtendo-se as médias e seus respectivos desvios padrões e serão descritos os achados anátomo-histológicos dos mesmos.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • AVALIAÇÃO DOS ACHADOS RADIOGRÁFICOS NUMA AMOSTRA POPULACIONAL
      As anomalias dentárias de desenvolvimento são alterações que podem ocorrer em momentos distintos durante a formação dos dentes e tem como etiologia as alterações locais, sistêmicas e as hereditárias. No caso das anomalias de desenvolvimento dos dentes uma das alternativas é o diagnóstico precoce que pode ser realizado com a utilização de radiografias panorâmicas. O objetivo deste estudo será determinar a presença de anomalias dentarias de desenvolvimento em radiografias panorâmicas em uma população do nordeste brasileiro. Este estudo será realizado com 1000 radiografias panorâmicas obtidas num centro de radiologia da região nordeste, no período de janeiro de 2013 até dezembro de 2014. As radiografias analisadas serão de pacientes de ambos os sexos, com idade variando de 6 à 59 anos que procurarem o atendimento na clinica de radiologia. Com a identificação detes anomalias poderá ser realizado o diagnóstico precoce correto e realizado o encaminhamento do paciente para tratamento destas alterações.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • CARCINOMA EPIDERMÓIDE EM BOCA: ESTUDO RETROSPECTIVO DOS CASOS DIAGNOSTICADOS EM PACIENTES NO INSTITUTO MARANHENSE DE ONCOLOGIA ALDENORA BELLO
      O Carcinoma epidermóide é a neoplasia maligna com maior prevalência em cavidade oral em idosos. Inúmeros estudos demonstram uma perda na qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com essa patologia e altas taxas de mortalidade associadas ao diagnóstico tardio dessa lesão. Os estudos epidemiológicos podem auxiliar a traçar o perfil dos pacientes acometidos pelo carcinoma epidermóide facilitando assim um diagnóstico precoce da doença, a melhora na qualidade de vida dos acometidos, e ainda um melhor prognóstico e tratamento dos casos. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo retrospectivo sistematizado de carcinoma espinocelular diagnosticado em pacientes através dos dados dos prontuários do Serviço de Arquivo Médico do Instituto de Oncologia Maranhense Aldenora Bello no período de janeiro de 2005 a janeiro de 2010. Pretende-se investigar e correlacionar o aspecto clínico considerando as seguintes variáveis: faixa etária, sexo, raça, procedência, profissão e localização anatômica e os fatores de risco associados como: fumo, álcool e radiação solar. Neste estudo será realizada uma abordagem quantitativa por meio de pesquisa epidemiológica, documental, descritiva e transversal de todos os prontuários no período de janeiro de 2005 a janeiro de 2010 com diagnóstico de carcinoma epidermóide e sinonímias. Os dados referentes ao sítio anatômico, sexo, idade, hábitos do paciente e ano do diagnóstico serão considerados para o estudo adotando para fator de inclusão para análise apenas os prontuários com descrições completas. Essas informações serão analisadas estatisticamente por cálculo percentual, obtenção de média e desvio padrão no programa Microsoft Office Excel 2007.
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Promoção de saúde bucal às crianças e aos adolescentes da Comunidade do Bairro do Sá Viana em São Luís - Maranhão
      O projeto `Promoção saúde bucal às crianças e aos adolescentes da comunidade do bairro do Sá Viana em São Luís - Ma: Sorriso Feliz, tem como objetivo implantar um projeto educativo, preventivo e curativo para crianças e adolescentes da comunidade, sobre a importância da saúde bucal. Serão realizadas palestra educativas sobre higiene bucal, orientação da dieta e auto-exame do câncer de boca para pais e responsáveis. Para a terapia ser realizada a técnica restauradora atraumática proposta pela organização mundial de saúde, visando reduzir os índices ceo e CPOD das crianças e adolescentes participantes. Os pais e responsáveis serão avaliados para o diagnóstico clínico bucal das possíveis lesões malignas e pré-malignase e o diagnóstico será realizado por biópsias. A meta é realizar 24 consultas ao mês e promover palestra educativas duas vezes na semana.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • AVALIAÇÃO DA HALITOSE EM ADULTOS JOVENS E SUA ASSOCIAÇÃO COM O BULLYING
      Halitose é o termo usado para definir o odor desagradável emitido através do ar expirado, o qual pode estar sinalizando uma condição patológica, fisiológica ou adaptativa. A maior parte dos indivíduos que apresentam esta alteração experimenta desconforto pessoal, embaraço social e angústia emocional, podendo trazer sérios transtornos de convivência, principalmente no ambiente escolar. A etiologia da halitose é multifatorial, mas sua causa principal advém do resultado da ação bacteriana proteolítica sobre a matéria orgânica estagnada na cavidade bucal. O uso do aparelho ortodôntico pode ser um agente relacionado ao desenvolvimento dessa alteração, uma vez que favorece o acúmulo de resíduos orgânicos, a descamação epitelial, a inflamação gengival, além de dificultar a higiene local. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a halitose em pacientes portadores de aparelho ortodôntico e também o possível estabelecimento do bullying relacionado a tal evento em adultos jovens com idade variando de 18 a 24 anos, estudantes da Universidade Paulista de Brasília. A avaliação do hálito foi realizada através de teste organoléptico e pelo monitor portátil Halimeter , além da sialometria. A possível relação com o bullying foi avaliada através de questionário específico. Sete pacientes apresentaram halitose quando avaliados através do teste organoléptico e 2 pacientes apresentaram halitose quando avaliados através do halimeter. Já em relação ao bullying os resultados foram que o bullying esteve presente na vida de muitos entrevistados, porém não necessariamente por causa do hálito.
      Período: 2011 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Avaliação clínica por amostragem da incidência de anquilose de língua na população escolar de Bauru
      Aanquiloglossia, das palavras gregas - agkilos - arqueado e glossa - língua, representa uma anomalia congêntia bucal caracterizada por um frênulo anormalmente pqueno e pode resultar em variados graus de diminuição na mobilidade da língua (Wright, 1995; Neville, 2004). A severidade dessa anomalia pode variar de um quadro de ausência clínica significante à fixação completa da língua ao assoalho bucal (Wwright, 1995; Messner e Lalakea, 2000). De acordo com a literatura há várias classificações para anquiloglossia. Segundo Marchesan (2004), a anquiloglosia, segundo o método de mensuração de medida de língua livre, pode ser classificada em média, moderada e severa. Consequentemente, observam-se graus variados de mobilidade lingual e dificuldade aumentada principalmente no movimento de protrusão de Língua ( Messner, 2004; Wright, 1995; Messner e Lalakea, 2000). A incidência de anquilose independe da raça, podendo estar relacionada ao histórico familiar, à idade (coincidente com o período de desenvolvimento da linguagem que se completa aos 7 anos) e ao gênero, sendo maior na população masculina, numa proporção de 2,3-2,7:1. na população de neonatos, incidência da anquiloglossia é de aproximadamente 5% (Ballard et al., 2002; Dollberg et al., 2006). A proposição deste trabalho é avaliar a incidência de anquiloglossia em crianças com idade escolar em diferentes pontos da cidade de Bauru e verificar possíveis relações com alterações estruturais e funcionais provocadas pela mesma, através de avaliação quantitativa.
      Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Estudo retrospectivo de Tumores Odontogênicos em dois centros de estudo no Brasil e três no México
      Os tumores odontogênicos compõem um grupo de lesões incomuns, porém interessantes, que se forma a partir dos tecidos que dão origem aos dentes. Esses tumores vêm sendo estudados há décadas por patologistas e cirurgiões que buscam entender seus mecanismos de formação e desenvolvimento, assim como desenvolver técnicas adequadas de tratamento. Inúmeras foram as tentativas realizadas até hoje para classificar esses tumores odontogênicos, sendo a última a nova Classificação de Tumores Odontogênicos da Organização Mundial da Saúde, publicada em 2005. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo determinar a prevalência dos tumores odontogênicos diagnosticados nos Serviços de Anatomia Patológica das Faculdades de Odontologia de Bauru (USP) e de Araçatuba (UNESP) no Brasil, e das Faculdades de Odontologia da UNAM, da UAM-X e do Laboratório privado Peribact no México, compará-las e definir um perfil da ocorrência desses tumores nessas instituições e países seguindo essa nova classificação. Todos os casos diagnosticados como tumores e cistos odontogênicos passíveis de reanálise diagnóstica foram selecionados dos arquivos dessas instituições. Os dados demográficos e os aspectos clínicos de cada lesão foram obtidos a partir dos laudos e das fichas de requisição de exame anatomopatológico e as lâminas examinadas por um avaliador. Os resultados demonstraram que a inclusão do queratocisto no grupo de tumores provocou uma alteração significante na prevalência dessas lesões. O tumor odontogênico queratocístico foi a lesão mais prevalente, seguida pelo odontoma, ameloblastoma e mixoma no Brasil e no México. Quanto aos dados demográficos e localização, nossos achados corroboram com aqueles descritos na maior parte dos trabalhos realizados em todo o mundo, com diferenças pontuais em países como a China. Entretanto, a falta de maiores conhecimentos biomoleculares e genéticos dificulta a compreensão dessas diferenças.
      Período: 2005 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • TSF (Tabaco Sem Fumaça): Alterações teciduais microscópicas em usuários
      : Entre os usuários de tabaco há a falsa crença de que o Tabaco sem fumaça (TSF) é seguro por não sofrer combustão, fazendo muitas pessoas deixarem o cigarro e usarem o TSF. Entretanto, o contato direto com a mucosa bucal e o meio mais alcalino propiciado pelos produtos do TSF tornam a ação desse tipo de fumo mais agressiva aos tecidos. Os trabalhos sobre os efeitos teciduais causados pelo uso do TSF são contraditórios quanto ao tipo de alterações verificadas e, principalmente, quanto ao potencial de malignização das lesões induzidas.O TSF contém maior concentração de nicotina que o cigarro; uma porção do TSF contém 133mg, enquanto o cigarro 8,4mg (5). Das 30 substâncias carcinogênicas (12) do TSF, as N-nitrosaminas tabaco-específicas (TSNA) foram encontradas em grande quantidade e com alto potencial carcinogênico (12). As TSNA são formadas pela nicotina no processo de envelhecimento do tabaco (15, 17, 40).A severidade das lesões TSF-induzidas depende da forma de uso, do local, do período e da quantidade diária, do tempo de consumo e da idade do indivíduo (1,12,16). As lesões TSF-induzidas podem evoluir para lesões cancerizáveis e malignas (34,39). Estudos retrospectivos mostraram forte correlação entre o uso do TSF e a incidência de câncer bucal (39), além da presença de displasia epitelial em lesões relacionadas ao uso de TSF (10, 36). Neste estudo avaliou-se as alterações morfológicas teciduais quanto à distribuição e o número de células de Langerhans e quanto à ocorrência de displasia epitelial nas lesões TSF-induzidas a partir dos seguintes imunomarcadores: S-100, CD1a, Ki-67 e p63.Dois grupos de pacientes foram constituídos: Grupo 1 ou controle com mucosa normal e Grupo 2 com lesões leucoplásicas TSF-induzidas, ambos com 20 pacientes submetidos a biópsias.As células de Langerhans apresentaram-se distribuídas de forma homogênea nas lesões leucoplásicas TSF-induzidas assim como na mucosa normal. Estatisticamente, houve diferença significante quanto a imunomarca
      Período: 2005 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • ESTUDO DA RESPOSTA TECIDUAL E DO GRAU DE TOXICIDADE DE CIMENTOS OBTURADORES DE
      A fase final do tratamento endodôntico consiste na obturação dos canais radiculares com cones de guta-percha e cimentos obturadores, sendo esses últimos agressivos aos tecidos periapicais quando ocorre extravasamento dos mesmos através do forame apical. A fim de avaliar a resposta tecidual e o grau de toxicidade dos cimentos obturadores Intrafill, Pulp Fill, Sealapex e Sealer26 realizou-se o teste edemogênico, através do qual se mensurou a quantidade de exsudato nos tecidos na presença de material obturador. Foram utilizados no experimento 48 ratos machos (Wistar) distribuídos em 8 grupos de 6 animais cada, com tempos pós-operatório de 3 e 6 horas para cada um dos cimentos. Após anestesia dos animais, foi injetado 0,2ml de azul de Evans a 1% para cada 100 gramas de peso corporal. Em seguida o material recém-espatulado foi injetado em proporções iguais no tecido subcutâneo dorsal de cada rato. Os animais foram sacrificados nos tempos pré-determinados e as amostras foram submetidas à leitura no espectrofotômetro. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que a quantidade de exsudato nos dois tempos pós-operatório não foi estatisticamente diferente para os cimentos testados. Entretanto, os cimentos Sealapex e Sealer 26 foram menos citotóxicos quando comparados com o Intrafill e o Pulp Fill.
      Período: 2007 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Estudo imuno-histoquímico do PCNA e p53 em leucoplasias de mucosa jugal graus I, II e III de Grinspan.
      As leucoplasias são lesões orais que podem apresentar vários aspectos clínicos e histológicos e são associadas a malignidade geralmente quando apresentam alterações displásicas. Contudo, essas transformações podem ocorrer em lesões sem displasia que apresentam aspecto clínico inocente. Por esse motivo nossa proposta foi estudar a expressão imuno-histoquímica do p53 e PCNA em leucoplasias sem displasias, buscando correlacionar os resultados apenas com o grau de queratinização epitelial. Para isso foram utilizados as leucoplasias Grau I, II e III de Grinspan, num total de 24 lesões, todas localizadas em mucosa jugal. A maior parte das leucoplasias, em seus diferentes graus de queratinização, apresentou expressão de p53 e PCNA. A marcação do p53 restringiu-se às camadas basal e parabasal, enquanto a do PCNA ocorreu em praticamente todas as camadas epiteliais. O padrão de expressão desses marcadores foi histologicamente e estatisticamente semelhante entre as lesões com esta variação de queratinização. Ficou evidente que os epitélios não displásicos das leucoplasias possuem sinais sub-microscópicos de alterações direcionadas à transformação maligna e o grau de queratinização não se correlacionou ao maior risco desse acontecimento.
      Período: 2001 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Biológicas :: Morfologia :: ::
    • Ciências Biológicas :: Morfologia :: Citologia e Biologia Celular ::
    • Ciências Biológicas :: Morfologia :: Histologia ::
    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Estomatologia :: Estomatologia
    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Patologia Bucal ::
    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Patologia Geral ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Banca Julgadora para Concurso Público22
    Participação em Banca de Graduação99
    Participação em Banca de Mestrado11
    Total1212

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso2828
    Participação em Encontro33
    Participação em Simpósio55
    Total3636

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica33
    Outras Orientações Concluídas3232
    Total3535

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios66
    Total66

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho2020
    Artigo Publicado1010
    Curso de Curta Duração Ministrado1515
    Organização de Evento44
    Outras Bancas Julgadoras99
    Texto em Jornal ou Revista11
    Trabalho em Eventos6060
    Total119119