This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Paula Gomes de Oliveira
Citações | OLIVEIRA, P. G. |
Curso/Programa | Licenciatura Pedagogia |
Titulação | Doutorado |
Área | Linguística, letras e artes :: Lingüística |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2009 a 2014 - Educação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Educação
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1991 a 1995 - Letras - bacharelado
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1991 a 1995 - Letras - Licenciatura
Universidade de Brasília - Ensino Médio - Periodo: 1987 a 1997 - Fundação Educacional do Distrito Federal
Atuação Profissional
- Centro Educacional Leonardo da Vinci- / Periodo: 2002 a 2004
- Centro Educacional Objetivo- / Periodo: 1994 a 1997
- Centro Universitário FACITEC- / Periodo: 2005 a 2007
- Centro Universitário FACITEC- / Periodo: 2004 a 2007
- Colégio e Faculdade Projeção- / Periodo: 1996 a 2001
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1996 a atual
- Objetivo Cursos Especiais Para Concursos- / Periodo: 1996 a 1998
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2005 a 2008
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1993 a 1994
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Projeto interventivo - universidade/escola
O projeto de extensão que visa desenvolver ações/projetos de intervenção, nas áreas de linguagem, matemática e dos temas transversais, aprtir de demandas das professoras regentes das turmas das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública de Taguatinga - CAIC.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Laboratório de Práticas Pedagógicas - LAPed
O projeto tem como objetivo geral criar um espaço educativo e pedagógico para os estudantes do curso de Pedagogia. E como objetivos específicos: Funcionar como espaço de intervenções e de experiências, articulando ensino, pesquisa e extensão; Promover atividades direcionadas às metodologias ativas de aprendizagem e às práticas pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes em processo de formação docente, bem como elaboração de material didático-pedagógico; Viabilizar a inserção de estudantes nas escolas da rede pública de ensino como forma de realizar a aproximação teoria-prática, de fundamental importância na formação dos estudantes de licenciatura.
Período: 2006 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Brinquedoteca
O projeto tem como objetivo geral criar um espaço educativo e pedagógico para os estudantes do curso de Pedagogia. ESPECÍFICOS Funcionar como espaço de intervenções e de experiências, articulando ensino, pesquisa e extensão; Promover atividades em interface com o Laboratório de Pesquisa e Práticas Pedagógicas; Estimular o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e afetivas, individuais e coletivas a partir do ato de brincar. Promover o desenvolvimento de uma Cultura do brincar como forma de atenção primária em saúde mental e em qualidade de vida; Construir projetos interdisciplinares com cursos e setores da UCB a fim de potencializarmos a brinquedoteca, como espaço privilegiado de conhecimento interdisciplinar; Proporcionar experiências táteis, sensoriais e afetivas e psicomotoras a partir do manuseio de brinquedos; Estimular o desenvolvimento da capacidade de atenção, memória, associação, raciocínio lógico, imaginação e criatividade. Promover o autoconhecimento e do outro por meio de brincadeiras e do faz-de-conta, contribuindo para o desenvolvimento de uma vida interior mais rica de experiências e feliz.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Concepções e práticas de Alfabetização e Letramento : interdependências entre as avaliações do sistema
Interessa-nos identificar e analisar como a comunidade escolar, que se organiza em torno da aprendizagem das crianças, e em especial, como as professoras do 2º ano utilizam o instrumento e os dados da provinha Brasil e o impacto desta avaliação em na organização de seu trabalho pedagógico. Direcionamos as atividades do projeto com foco nos seguintes objetivos específicos: 1) Investigar as dificuldades de consolidação do processo de alfabetização e letramento das crianças no ensino fundamental; 2) Investigar as estratégias pedagógicas de leitura e de produção de textos utilizadas, em sala de aula, com a perspectiva de implementar estratégias de intervenção; 3) Analisar as atividades extracurriculares oferecidas pela escola às crianças e suas possibilidades de impacto na aprendizagem e no desenvolvimento das mesmas; 4) Identificar, a partir da análise dos resultados da Provinha Brasil e do Ideb, aspectos que possam redirecionar as ações pedagógicas no processo de alfabetização e letramento; 5) Orientar ações pedagógicas que possam minimizar as questões de preconceito e de estereótipos existentes entre aprendizagem e situação de pobreza.6)Fortalecer os projetos de pesquisa desenvolvidos nos trabalhos de conclusão de curso de graduação, bem como dissertações e teses, no nível de pós-graduação.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Unidades Educativas
- Linguística, letras e artes :: Letras :: ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Filosofia da Linguagem ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Filosofia da Linguagem :: Teoria Literária
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Teoria e Análise Lingüística ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 24 | 24 |
Total | 24 | 24 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 27 | 27 |
Participação em Encontro | 4 | 4 |
Participação em Oficina | 6 | 6 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Participação em Simpósio | 4 | 4 |
Total | 42 | 42 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 35 | 35 |
Total | 35 | 35 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 2 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 1 |
Organização de Evento | 5 | 5 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 16 | 16 |
Trabalho em Eventos | 11 | 11 |
Total | 35 | 35 |