Ranilce Mascarenhas Guimaraes-Iosif

CitaçõesGUIMARAES-IOSIF, R.;Ranilce Guimaraes-Iosif;GUIMARAES-IOSIF, Ranilce
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2008 a 2009 - University of Alberta
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2009 a 2011 - University of Alberta
  • Doutorado - Periodo: 2004 a 2007 - Política Social
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1997 a 2000 - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1993 a 1996 - Pedagogia
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2016 a atual
  • Faculdade Jk- / Periodo: 2003 a 2004
  • Faculdade Jk- / Periodo: 2000 a 2004
  • Faculdade Jk- / Periodo: 2000 a 2004
  • Faculdade Projeção- / Periodo: 2004 a 2006
  • Interaccoes- / Periodo: 2015 a atual
  • Interfaces Brasil/Canadá (Impresso)- / Periodo: 2016 a atual
  • Journal of Contemporary Issues in Education- / Periodo: 2011 a atual
  • Journal of Contemporary Issues in Education- / Periodo: 2011 a 2011
  • Journal of Contemporary Issues in Education- / Periodo: 2008 a 2008
  • Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2011 a atual
  • RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação- / Periodo: 2015 a atual
  • Revista da EAPE- / Periodo: 2012 a 2013
  • Revista de Administração Pública (Impresso)- / Periodo: 2015 a atual
  • Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2016 a atual
  • Secretaria de Educação Do Distrito Federal- / Periodo: 1997 a atual
  • Ser Social (UnB)- / Periodo: 2011 a 2011
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2005 a 2005
  • University of Alberta- / Periodo: 2011 a atual
  • University of Alberta- / Periodo: 2008 a 2011

Linha de Pesquisa

  • Politica, gestao e economia da Educacao
  • Política, Gestão e Economia da Educação

Projetos de Pesquisa

  • Programa Ciência Sem Fronteiras: uma análise da parceria entre Brasil e Canadá na internacionalização da educação superior
    3 OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS 3.1 OBJETIVO GERAL - Investigar os processos de governança e implementação do Programa Ciência Sem Fronteiras no Brasil e no Canadá e as redes de relações, pesquisas e aprendizagens criadas a partir das parcerias educacionais estabelecidas entre os dois países. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Analisar as concepções de governança educacional e internacionalização da educação superior que permearam o processo de construção e implementação do Programa Ciência sem Fronteiras. - Identificar a percepção de atores envolvidos com a governança e implementação da política de internacionalização do Programa Ciência sem Fronteiras no Brasil e no Canadá. - Investigar o perfil acadêmico e social de estudantes beneficiados pela política e as redes de relações, aprendizagens e pesquisas criadas por meio de sua experiência em uma universidade canadense. - Identificar os conhecimentos e os valores priorizados nas parcerias de internacionalização entre instituições de educação superior brasileiras e canadenses. - Analisar o impacto das experiências e aprendizagens adquiridas na instituição de origem dos beneficiários, no Brasil. - Identificar o papel assumido pelas línguas inglesas e portuguesas nas relações acadêmicas estabelecidas entre os dois países. - Propor alternativas para aperfeiçoamento da política e das parcerias estabelecidas entre Brasil e Canadá.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Internacionalização do Programa em Educação da UCB: Área de Política e Administração Educacional
    O projeto visa qualificar o Programa de Pós-graduação em Educação a partir da sua interlocução com outros programs no Brasil e no mundo. Sou a responsável pela elaboração e implantações de ações na área de Política e Administração Educacional. O projeto inclui parcerias com instituições de ensino no Canadá (University of Alberta e University of Ottawa).
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Educação em Direitos Humanos e a formação do pedagogo: estudo comparado nas instituições de educação superior brasileiras
    A complexidade do cenário educacional atual, no que se refere às aprendizagens escolares e à qualidade da educação oferecida na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, evidencia a necessidade de ampliar estudos em profundidade sobre as instituições que abrigam a formação inicial de pedagogos, compreendendo seus processos de gestão, currículos e conteúdos formativos (GATTI, 2010; GATTI, BARRETTO e ANDRÉ, 2011). Entendida como um processo sistemático e multidimensional orientador da formação integral dos sujeitos de direito, a educação em direitos humanos passa a ser conteúdo formativo obrigatório na educação básica e na educação superior a partir da publicação da Resolução CNE/CP Nº 01/2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, a educação superior é responsável pelo estabelecimento de uma cultura que reforce os direitos humanos na sociedade atual e pela formação de futuras gerações conhecedoras de seus direitos. Este projeto de pesquisa objetiva compreender o processo de inserção da educação em direitos humanos na formação inicial de pedagogos nas instituições de educação superior brasileiras em perspectiva comparada. A abordagem qualitativa subsidiará o estudo proposto e o método comparado em perspectiva histórica-humanista (KAZAMIAS, 2012) permitirá a apreensão de diferentes contextos formativos de pedagogos permeados por aspectos históricos, sociais e culturais distintos. Para o estudo empírico serão selecionadas dez instituições de educação superior brasileiras que ofertam cursos de Pedagogia, sendo duas por região, considerando o critério de antiguidade do curso (data de funcionamento). O desenvolvimento da pesquisa prevê a análise de documentos que normatizam os cursos de Pedagogia (legislação, projetos pedagógicos e currículos) e questionários online com os coordenadores dos cursos de Pedagogia selecionados. A importância dessa proposta investigativa refere-se ao seu potencial para contribuir com sugestões, diretrizes e orientações para a formação inicial de pedagogos, a fim de subsidiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos formativos adequados às necessidades práticas da profissão e da formação em/para os direitos humanos. Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Formação de Professores. Pedagogia.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Global Citizenship
    Dear Educators, We are writing with an invitation. As the world prepares for the 3rd UNESCO Forum on Global Citizenship Education in Ottawa, Canada in 2017, it is time to organize a contribution from the world?s youth. TakingITGlobal, the Centre for Global Education, and the Centre for Global Citizenship Education and Research are working to lay the groundwork for a collaborative mobilization that will engage over 10,000 students from every continent on earth, in the world?s largest consultation of youth around global citizenship. We are currently seeking schools to be part of a global network that will make the International Youth Virtual Town Hall on Global Citizenship Project (IVTHGC) a reality. The project will involve webinars and collaborative work with youth from around the world and will culminate in the writing of a position paper, The International Youth White Paper on Global Citizenship. The published paper will be presented to international delegates at the UNESCO Global Forum in Ottawa, Canada in March 2017. You have been identified as a potential Global Lead School to participate among 12 of the world?s leading schools representing the diverse voices of youth from around the world. With only two schools chosen as Global Leads from each continent, the role you will play is fundamental to the success of the project. We will be working very closely with every Global Lead (GL) school and their national events. Each GL school will be responsible for: Project Preparation: (October 2016) Signing up for the TakingITGlobal Virtual Classroom and complete networking activity Reading and completing at least 4 of the suggested articles and activities on the Global Reading List Working with schools and organizations in their own country to prepare a national response to the three critical questions posed on the virtual classroom Participation in Focused Collaboration (October, 2016, - March, 2017) Participating in all 5 Global Collaborations between October 2016 and March 2017 Synthesizing the Focused Collaboration work into the Youth While Position Paper Identifying two students from your school to participate in the international writing team. This is a full day writing commitment. Presentation of Paper at the UNESCO Global Forum in Ottawa (March 2017) Helping to send two participants from your country to Ottawa for the UNESCO meeting. (We realize there are a number of questions around this. We will be clarifying in the coming month.) In order to be prepared, a GL school would be expected to meet on a weekly basis to do the research and make the connections with their partner schools. In addition to the weekly meeting, students are expected to be individually active on the virtual classroom, reading their peers? work from around the world, providing feedback and building community.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvendo habilidades e competências sociais e emocionais de professores para a prevenção, mediação e intervenção em situações de violência escolar: da análise articulada do processo de formação inicial e continuada à analise das práticas profissionai
    Neste projeto de pesquisa, pretende-se discutir, na perspectiva apontada por Charlot, as violências no cotidiano escolar, notadamente aquelas associadas às condutas de adolescentes e jovens, enquanto um fenômeno social, com profundas implicações e repercussões subjetivas na saúde psíquica do professor (Aguiar & Almeida, 2008). Por tais razões, é de fundamental importância investigar e avaliar os modos pelos quais os professores desenvolvem estratégias de prevenção e de intervenção/enfrentamento das violências, na escola, por meio de programa/ações de formação continuada de professores, que contemple(m) o desenvolvimento pessoal, notadamente as habilidades e competências sociais e emocionais e a análise clínica das práticas profissionais educativas.
    Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Liderança Juvenil e Cidadania Global
    Evento no Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (Escola pública da SEDF), voltado para a fomação de liderança e cidadania global. Parceria com a direção da escola e Catédra de Juventude da UCB (UNESCO).
    Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • JUVENTUDE, EDUCAÇAO E TECNOLOGIAS: SOCIABILIDADES E APRENDIZAGENS - JETSA
    A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central: Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades? Cujo objetivo geral é o de investigar as relações entre esse trinômio nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital, visando compreender como os adolescentes e jovens se apropriam dessas TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. Com base nesse objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF..
    Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • As políticas de educação no Brasil após a Constituição de 1988 (Projeto MEC-UNESCO-UCB: Tendências Contemporâneas da Educação)
    Pesquisa sobre as políticas de educação no Brasil após a Constituição de 1988, com identificação de avanços e limites no contexto do sistema federativo, comparando-as sempre que possível com as políticas de educação de outros países. Parte do Projeto MEC-UNESCO-UCB: Tendências Contemporâneas da Educação.
    Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • The Knowledge Economy and New Internationalizing Agendas: questioning the Ethical Foundations of Partnerships in Higher Education
    Estudo coordenado pela professora Lynette Shultz, com financiamento da University of Alberta, Canada. Visa investigar a parceria academica firmada entre o Centre for Global Citizenship Education and Research (Canada) e o Programa de Educação da Universidade Catolica de Brasilia. Pretende compreender como docentes, alunos e pesquisadores envolvidos nas atividades de internacionalizacao entre as duas instituicoes veem sua participacao no projeto de parceria e que conhecimentos são mais valorizados no processo. Questiona como os envolvidos no projeto compreendem o processo de internacionalizacao da educacao superior, globalizaçao, a economia do conhecimento e as parcerias academicas.
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Política e Governança Educacional para a Cidadania no Brasil: desafios democráticos e emancipatórios
    O presente estudo tem por finalidade investigar como a cidadania está sendo concebida e construída em instituições de educação formal e não formal e como seus educadores e educandos exercem sua cidadania no contexto educacional e na sociedade. Uma vez que a legislação educacional brasileira determina que a educação deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania plena, esta pesquisa investiga as significações de cidadania adotadas em instituições educacionais nacionais e discute os desafios de se trabalhar com questões sociais nos ambientes de educação formal quando as políticas de avaliação da aprendizagem não priorizam tais temáticas. O referencial teórico adotado argumenta em favor de uma educação para a cidadania democrática e emancipada, entendida como elemento fundamental para o fortalecimento da democracia e da equidade social no Brasil. Com base na pesquisa qualitativa, a maior parte dos dados será coletada junto a educadores e educandos da educação formal e não formal. O uso da análise documental, entrevista semi-estruturadasemiestruturada, questionário, observação participante e grupo focal contribuirá para se compreender em profundidade a problemática estudada. Na educação formal, serão investigadas instituições públicas e privadas de ensino médio e de educação superior, neste último caso, que oferecem cursos de formação de professores. Na educação não formal, serão selecionadas duas instituições não governamentais que oferecem atividades educativas para a comunidade. A pesquisa visa ir além da constatação e se propõe a apresentar alternativas teóricas e metodológicas para se trabalhar com as questões sociais voltadas para a formação cidadã, seja nas instituições educativas formais como nas não formais. O estudo será realizado entre março de 2012 e Dezembro de 2013 e os dados serão divulgados amplamente por meio de publicações e apresentações em eventos nacionais e internacionais. Palavras-chave: Política e governança educacional; educação par
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Qualidade da Educacao e Cidadania Democratica no Brasil e em Mocambique: O papel das Escolas Associadas da UNESCO nas sociedades diversas das ex-colonias portuguesas
    O projeto tem por finalidade analisar a política internacional de educação das Escolas Associadas da UNESCO e o modo como essas escolas se colocam diante da promoção da educação de qualidade, da cooperação internacional e da cidadania democrática no Brasil e em Moçambique. A pesquisa comecou em 2009 e o termino esta previsto para 2011.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O Impacto de se tornar Uma escola Associada da UNESCO no Brasil
    Este projeto investigou o impacto educacional e social de se tornar uma escola Associada da UNESCO em tres escolas publicas de Sao Paulo e duas de Brasilia.
    Período: 2009 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O impacto de se tornar uma escola Associada da UNESCO em Alberta e Manitoba
    Esse estudo investigou o impacto de se tornar uma escola associada da UNESCO em 10 escolas publicas canadenses de educacao basica, cinco na provincia de Alberta e cinco na provincia de Manitoba.
    Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação e conhecimento
    Análise da política de educação e dos processos de produção de conhecimento e politicidade
    Período: 2001 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação, Cidadania e Globalização ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Governança e redes de políticas educacionais ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Políticas curriculares e trabalho docente ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Políticas de Formação de Professores ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Políticas e gestão da Educação Superior ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Participação em Banca de Doutorado2204
Participação em Banca de Exame de Qualificação213015
Participação em Banca de Graduação150015
Participação em Banca de Mestrado205227
Total3920261

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1414
Participação em Encontro3131
Participação em Oficina33
Participação em Seminário2121
Total6969

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Orientação em Andamento de Doutorado3104
Orientação em Andamento de Mestrado1124
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado0101
Orientações Concluídas para Mestrado144119
Orientações em Andamento para Graduação0011
Outras Orientações Concluídas162018
Total349447

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Artística Cultural11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho30333
Artigo Aceito para Publicação101
Artigo Publicado16218
Capitulo de Livro Publicado12517
Curso de Curta Duração Ministrado202
Demais Trabalhos101
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional101
Editoração516
Livro Publicado ou Organizado505
Organização de Evento27633
Outras Bancas Julgadoras538
Outras Participações em Eventos e Congressos30030
Outras Produções Bibliográfica101
Programa de Rádio ou TV11011
Relatório de Pesquisa202
Trabalho em Eventos21425
Total17024194

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Outra Produção Técnica101
Prefacio Posfacio516
Total617