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Roseline Beatriz Strieder
Citações | STRIEDER, R. B. |
Curso/Programa | Licenciatura Física |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2009 a 2012 - Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química)
Universidade de São Paulo - Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Universidade de São Paulo - Graduação - Periodo: 2001 a 2006 - Física Licenciatura Plena
Universidade Federal de Santa Maria
Atuação Profissional
- Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia- / Periodo: 2014 a atual
- Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo- / Periodo: 2008 a 2010
- Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso)- / Periodo: 2012 a atual
- Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão- / Periodo: 2004 a 2005
- Instituto Federal de São Paulo- / Periodo: 2012 a 2013
- Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências- / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2012
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a atual
- Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2006 a 2012
- Universidade Federal de Itajubá- / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2010 a 2012
- Universidade Federal de Santa Maria- / Periodo: 2001 a 2010
- Universidade Federal do ABC- / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- / Periodo: 2012 a atual
- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2004 a 2005
Linha de Pesquisa
- Abordagens CTS no currículo escolar
- Educação Científica e Cidadania
Projetos de Pesquisa
- Temas socioambientais na educação escolar: perspectivas da complexidade
O presente projeto pretende investigar elementos que promovem a articulação entre aspectos da complexidade e a questão socioambiental, de modo a levar para as escolas discussões contemporâneas que refletem o trabalho com problemas abertos e complexos. A referência central para isso é uma proposta de educação ambiental crítica e reflexiva, na qual aspectos da complexidade possam ser claramente priorizados. Trata-se, portanto, de investigar a utilização de ênfases e elementos da Física, coerentes com a perspectiva da complexidade, assim como aspectos mais abrangentes, que possam propiciar uma compreensão dinâmica da relação ser humano-natureza-sociedade. O projeto propõe a elaboração e aplicação de sequências de ensino com temáticas socioambientais, além de analisar criticamente os resultados dessas aplicações. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: (1) análise de estudos relacionados à temática socioambiental com viés da complexidade, com ênfase na articulação dos referenciais teóricos adotados; (2) produção de sequências de ensino, considerando aspectos da Abordagem Temática; e (3) aplicação e análise dessas sequências em escolas da rede pública. Como estratégias metodológicas, serão utilizadas a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetros a perspectiva da complexidade, e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão a caracterização do enfoque da complexidade nas pesquisas sobre a temática socioambiental e os possíveis aportes para o ensino de Física. Além disso, espera-se caracterizar os limites e potencialidade desses instrumentos para a formação de uma postura ambiental crítica e reflexiva por parte dos alunos
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Universidade de Brasília contribuindo para a formação de Novos Talentos
Subprojeto 1: Instituto de Física/UnB - Escola Básica: Estreitando laços para a formação de Novos Talentos. Este projeto centra-se no desenvolvimento de atividades extracurriculares que visam mostrar, aos alunos e professores da Educação Básica, as relações entre os conhecimentos em Física gerados na UnB e o papel que esta Ciência desempenha para o desenvolvimento social. Dentre essas atividades, destaca-se a realização de duas Escolas de Física e oficinas para alunos de Ensino Médio; um Encontro IF/UnB Escola, para professores de Física da Rede Pública e atividades de mobilidade no país para os alunos e professores.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM-DF
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) é um acordo através do qual o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação assumem o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público. Entende-se que é importante realizar uma ampla reflexão referente à temática Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral , em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM. Essa formação integra um conjunto de ações igualmente comprometidas com o fortalecimento e ampliação da qualidade do Ensino Médio, dentre as quais destaca-se o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), por meio do qual as escolas podem obter recursos financeiros exclusivamente destinados para o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados para a inovação curricular. O PNEM pretende fortalecer essas ações que já vem sendo desenvolvidas em diversas escolas públicas e fomentar a discussão sobre práticas docentes à luz das diretrizes curriculares para a formação da juventude do País. Sob a coordenação de Wivian Weller e Ricardo Gauche, o curso de 200 horas será oferecido durante o ano de 2014 para professores e coordenadores pedagógicos das escolas regulares de Ensino Médio e do 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mobilizando 107 escolas, cerca de 40 professores-formadores, 200 orientadores de estudo e aproximadamente 5.000 professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Articulações no Ensino de Ciências a partir da perspectiva CTS na educação básica: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino
Este é um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação promovido pela Capes. O projeto envolve quatro instituições de ensino superior: Unirio, UFRJ, UFF e UnB. As pesquisas a serem desenvolvidas estão vinculadas às linhas de pesquisa de cada grupo de pesquisa das universidades envolvidas. Os objetivos gerais do projetos são: problematizar noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização nos conceitos de ciências (Física, Química e Biologia) a partir de relações sociocientíficas-tecnológicas e ambientais nas questões do ENEM dos exames realizados no período entre 2009 até 2014; analisar o desempenho dos estudantes nas questões problematizadas nos exames citados; analisar processos colaborativos de desenvolvimento de atividades curriculares pautadas em noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização; investigar noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização nas práticas pedagógicas dos professores de ciências; contribuir para a consolidação dos programas envolvidos, para a qualificação e formação de graduandos e pós-graduandos e para a formação continuada de professores em exercício; e promover a integração das atividades de formação inicial e continuada de professores com as da pós-graduação e o fortalecimento da relação escola-universidade.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Abordagem Temática: elementos para a formação de professores de Física
Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal - Processo: 472410/2013-0 Com esta pesquisa pretende-se investigar desafios e potencialidades de discussões sobre a Abordagem Temática, realizadas em Cursos de Licenciatura em Física, de diferentes universidades brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa compreende entrevistas semiestruturadas com professores recém-formados que discutiram, durante a graduação, pressupostos da Abordagem Temática em componentes curriculares obrigatórias, elaborando e/ou desenvolvendo propostas de ensino centradas em temas. As entrevistas serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva e, dentre os resultados esperados, destaca-se a identificação de ações e compreensões desses professores recém-formados, com ênfase para as aproximações e contrapontos entre essas e pressupostos da Abordagem Temática. Com isso, espera-se construir uma perspectiva mais abrangente em relação aos espaços e estratégias para a inserção da Abordagem Temática em cursos de formação de professores de Física, identificando e discutindo aspectos que possam vir a orientar a construção e desenvolvimento de propostas de formação inicial e continuada. Além disso, esse projeto tem o potencial de iniciar um processo de colaboração acadêmica na área de Ensino de Física entre diferentes instituições universitárias brasileiras (localizadas no nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do país) que formam professores e pesquisadores em Ensino de Física
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Temas socioambientais na educação escolar: perspectivas da complexidade
O presente projeto pretende investigar elementos que promovem a articulação entre aspectos da complexidade e a questão socioambiental, de modo a levar para as escolas discussões contemporâneas que refletem o trabalho com problemas abertos e complexos. A referência central para isso é uma proposta de educação ambiental crítica e reflexiva, na qual aspectos da complexidade possam ser claramente priorizados. Trata-se, portanto, de investigar a utilização de ênfases e elementos da Física, coerentes com a perspectiva da complexidade, assim como aspectos mais abrangentes, que possam propiciar uma compreensão dinâmica da relação ser humano-natureza-sociedade. O projeto propõe a elaboração e aplicação de sequências de ensino com temáticas socioambientais, além de analisar criticamente os resultados dessas aplicações. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: (1) análise de estudos relacionados à temática socioambiental com viés da complexidade, com ênfase na articulação dos referenciais teóricos adotados; (2) produção de sequências de ensino, considerando aspectos da Abordagem Temática; e (3) aplicação e análise dessas sequências em escolas da rede pública. Como estratégias metodológicas, serão utilizadas a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetros a perspectiva da complexidade, e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão a caracterização do enfoque da complexidade nas pesquisas sobre a temática socioambiental e os possíveis aportes para o ensino de Física. Além disso, espera-se caracterizar os limites e potencialidade desses instrumentos para a formação de uma postura ambiental crítica e reflexiva por parte dos alunos.
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Popularização e ensino da ciência astronômica
Projeto de Extensão voltado à divulgação da Astronomia em espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem. As atividades envolvem: elaboração de material didático para o ensino de Astronomia, desenvolvimento de oficinas e palestras em escolas do DF e eventos de observação astronômica.
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Abordagem de temas na pesquisa em educação em ciências: critérios e concepções
Investigou-se de que forma a pesquisa em Educação em Ciências tem explorado a inserção de temas em sala de aula e sua relação com propostas que sugerem a estruturação curricular por meio de temas, assim como a inserção de discussões acerca da organização curricular por meio de temas na formação inicial de professores de Física. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: a) mapeamento de estudos que fazem referência a abordagem de temas, publicados em eventos e periódicos nacionais, da área de Educação em Ciências, no período de 1997 a 2009; b) entrevista semi-estruturada com pesquisadores que publicaram nos eventos ou periódicos identificados; c) desenvolvimento e implementação de temas na formação inicial de professores de Física. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva, em que serão utilizados como parâmetros categorias da perspectiva freireana, vygotskyana, do movimento CTS e as sugestões dos PCNs. Dentre os resultados esperados, está a identificação dos critérios de seleção dos temas utilizados em sala de aula e as relações com a Abordagem Temática, a concepção de pesquisadores acerca do papel de temas no currículo da educação básica e a possibilidade de inserção de temas na formação inicial de professores de Física. Projeto aprovado e financiado pelo CNPq Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Configurações curriculares na educação em ciências: caracterização a partir de temas.
Aprofundamento teórico-metodológico da relação entre temas geradores, conceituados por Paulo Freire e temas articulados ao denominado enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade. Projeto Interinstitucional (UFSM/UFSC/Instituto Federal Farroupilha), aprovado e financiado pelo Edital Universal, MCT/CNP 14/2008.
Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A Abordagem Temática: Buscando Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências
Envolveu a realização de atividades de elaboração, desenvolvimento e avaliação de temáticas contemporâneas vinculadas ao desenvolvimento científico/tecnológico bem como a identificação de potencialidades e de desafios a serem enfrentados no campo educacional.
Período: 2004 - 2006 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A Constituição do Sujeito em Contextos Marcados Pela Componente Científico-Tecnológica
Projeto de Caráter Interinstitucional - UNIJUI e UFSM. O Objetivo deste projeto constituiu em desenvolver um trabalho de parceria, envolvendo grupos de pesquisadores da UNIJUÍ e UFSM, de modo a desencadear ações sistemáticas para aglutinar experiências, constituindo um referencial teórico-metodológico para o processo de formação de professores (inicial e continuada), situando o processo ensino-aprendizagem, particularmente na área de Ciências Naturais, na perspectiva de sua contribuição para um viver e agir crítico em uma sociedade complexa.
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Compreensões de Professores e Estudantes Sobre Interações Entre Ciência-Tecnologia-Sociedade
Bolsista BIC/FAPERGS. Projeto aprovado por mérito e apoio financeiro - CNPq/Edital Universal-2003. Envolveu o levantamento e caracterização de compreensões de professores e estudantes sobre relações CTS.
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Sensores Baseados em Magnetoimpedância
Bolsista BIC/FAPERGS. Durante o desenvolvimento deste projeto, caracterizei magnéticamente a amostra de FeSi6,5%. Carga Horária: 18h/semana.
Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino de Física ::
Idiomas
- Alemão: Lê: POUCO, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 5 | 5 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 4 | 4 |
Participação em Banca de Graduação | 21 | 21 |
Participação em Banca de Mestrado | 3 | 3 |
Total | 33 | 33 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 4 | 4 |
Participação em Encontro | 17 | 17 |
Participação em Seminário | 8 | 8 |
Participação em Simpósio | 2 | 2 |
Total | 31 | 31 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 3 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 15 | 15 |
Total | 18 | 18 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 16 | 16 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 11 | 11 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 8 | 8 |
Demais Trabalhos | 4 | 4 |
Organização de Evento | 3 | 3 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 2 | 2 |
Trabalho em Eventos | 50 | 50 |
Total | 96 | 96 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 6 | 6 |
Total | 6 | 6 |