Roseline Beatriz Strieder

CitaçõesSTRIEDER, R. B.
Curso/ProgramaLicenciatura Física
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2009 a 2012 - Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química)
    Universidade de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
    Universidade de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 2001 a 2006 - Física Licenciatura Plena
    Universidade Federal de Santa Maria

Atuação Profissional

  • Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia- / Periodo: 2014 a atual
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo- / Periodo: 2008 a 2010
  • Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso)- / Periodo: 2012 a atual
  • Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão- / Periodo: 2004 a 2005
  • Instituto Federal de São Paulo- / Periodo: 2012 a 2013
  • Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2012
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2006 a 2012
  • Universidade Federal de Itajubá- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2010 a 2012
  • Universidade Federal de Santa Maria- / Periodo: 2001 a 2010
  • Universidade Federal do ABC- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2004 a 2005

Linha de Pesquisa

  • Abordagens CTS no currículo escolar
  • Educação Científica e Cidadania

Projetos de Pesquisa

  • Temas socioambientais na educação escolar: perspectivas da complexidade
    O presente projeto pretende investigar elementos que promovem a articulação entre aspectos da complexidade e a questão socioambiental, de modo a levar para as escolas discussões contemporâneas que refletem o trabalho com problemas abertos e complexos. A referência central para isso é uma proposta de educação ambiental crítica e reflexiva, na qual aspectos da complexidade possam ser claramente priorizados. Trata-se, portanto, de investigar a utilização de ênfases e elementos da Física, coerentes com a perspectiva da complexidade, assim como aspectos mais abrangentes, que possam propiciar uma compreensão dinâmica da relação ser humano-natureza-sociedade. O projeto propõe a elaboração e aplicação de sequências de ensino com temáticas socioambientais, além de analisar criticamente os resultados dessas aplicações. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: (1) análise de estudos relacionados à temática socioambiental com viés da complexidade, com ênfase na articulação dos referenciais teóricos adotados; (2) produção de sequências de ensino, considerando aspectos da Abordagem Temática; e (3) aplicação e análise dessas sequências em escolas da rede pública. Como estratégias metodológicas, serão utilizadas a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetros a perspectiva da complexidade, e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão a caracterização do enfoque da complexidade nas pesquisas sobre a temática socioambiental e os possíveis aportes para o ensino de Física. Além disso, espera-se caracterizar os limites e potencialidade desses instrumentos para a formação de uma postura ambiental crítica e reflexiva por parte dos alunos
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Universidade de Brasília contribuindo para a formação de Novos Talentos
    Subprojeto 1: Instituto de Física/UnB - Escola Básica: Estreitando laços para a formação de Novos Talentos. Este projeto centra-se no desenvolvimento de atividades extracurriculares que visam mostrar, aos alunos e professores da Educação Básica, as relações entre os conhecimentos em Física gerados na UnB e o papel que esta Ciência desempenha para o desenvolvimento social. Dentre essas atividades, destaca-se a realização de duas Escolas de Física e oficinas para alunos de Ensino Médio; um Encontro IF/UnB Escola, para professores de Física da Rede Pública e atividades de mobilidade no país para os alunos e professores.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM-DF
    O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) é um acordo através do qual o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação assumem o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público. Entende-se que é importante realizar uma ampla reflexão referente à temática Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral , em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM. Essa formação integra um conjunto de ações igualmente comprometidas com o fortalecimento e ampliação da qualidade do Ensino Médio, dentre as quais destaca-se o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), por meio do qual as escolas podem obter recursos financeiros exclusivamente destinados para o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados para a inovação curricular. O PNEM pretende fortalecer essas ações que já vem sendo desenvolvidas em diversas escolas públicas e fomentar a discussão sobre práticas docentes à luz das diretrizes curriculares para a formação da juventude do País. Sob a coordenação de Wivian Weller e Ricardo Gauche, o curso de 200 horas será oferecido durante o ano de 2014 para professores e coordenadores pedagógicos das escolas regulares de Ensino Médio e do 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mobilizando 107 escolas, cerca de 40 professores-formadores, 200 orientadores de estudo e aproximadamente 5.000 professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Articulações no Ensino de Ciências a partir da perspectiva CTS na educação básica: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino
    Este é um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação promovido pela Capes. O projeto envolve quatro instituições de ensino superior: Unirio, UFRJ, UFF e UnB. As pesquisas a serem desenvolvidas estão vinculadas às linhas de pesquisa de cada grupo de pesquisa das universidades envolvidas. Os objetivos gerais do projetos são: problematizar noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização nos conceitos de ciências (Física, Química e Biologia) a partir de relações sociocientíficas-tecnológicas e ambientais nas questões do ENEM dos exames realizados no período entre 2009 até 2014; analisar o desempenho dos estudantes nas questões problematizadas nos exames citados; analisar processos colaborativos de desenvolvimento de atividades curriculares pautadas em noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização; investigar noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização nas práticas pedagógicas dos professores de ciências; contribuir para a consolidação dos programas envolvidos, para a qualificação e formação de graduandos e pós-graduandos e para a formação continuada de professores em exercício; e promover a integração das atividades de formação inicial e continuada de professores com as da pós-graduação e o fortalecimento da relação escola-universidade.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Abordagem Temática: elementos para a formação de professores de Física
    Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal - Processo: 472410/2013-0 Com esta pesquisa pretende-se investigar desafios e potencialidades de discussões sobre a Abordagem Temática, realizadas em Cursos de Licenciatura em Física, de diferentes universidades brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa compreende entrevistas semiestruturadas com professores recém-formados que discutiram, durante a graduação, pressupostos da Abordagem Temática em componentes curriculares obrigatórias, elaborando e/ou desenvolvendo propostas de ensino centradas em temas. As entrevistas serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva e, dentre os resultados esperados, destaca-se a identificação de ações e compreensões desses professores recém-formados, com ênfase para as aproximações e contrapontos entre essas e pressupostos da Abordagem Temática. Com isso, espera-se construir uma perspectiva mais abrangente em relação aos espaços e estratégias para a inserção da Abordagem Temática em cursos de formação de professores de Física, identificando e discutindo aspectos que possam vir a orientar a construção e desenvolvimento de propostas de formação inicial e continuada. Além disso, esse projeto tem o potencial de iniciar um processo de colaboração acadêmica na área de Ensino de Física entre diferentes instituições universitárias brasileiras (localizadas no nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do país) que formam professores e pesquisadores em Ensino de Física
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Temas socioambientais na educação escolar: perspectivas da complexidade
    O presente projeto pretende investigar elementos que promovem a articulação entre aspectos da complexidade e a questão socioambiental, de modo a levar para as escolas discussões contemporâneas que refletem o trabalho com problemas abertos e complexos. A referência central para isso é uma proposta de educação ambiental crítica e reflexiva, na qual aspectos da complexidade possam ser claramente priorizados. Trata-se, portanto, de investigar a utilização de ênfases e elementos da Física, coerentes com a perspectiva da complexidade, assim como aspectos mais abrangentes, que possam propiciar uma compreensão dinâmica da relação ser humano-natureza-sociedade. O projeto propõe a elaboração e aplicação de sequências de ensino com temáticas socioambientais, além de analisar criticamente os resultados dessas aplicações. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: (1) análise de estudos relacionados à temática socioambiental com viés da complexidade, com ênfase na articulação dos referenciais teóricos adotados; (2) produção de sequências de ensino, considerando aspectos da Abordagem Temática; e (3) aplicação e análise dessas sequências em escolas da rede pública. Como estratégias metodológicas, serão utilizadas a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetros a perspectiva da complexidade, e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão a caracterização do enfoque da complexidade nas pesquisas sobre a temática socioambiental e os possíveis aportes para o ensino de Física. Além disso, espera-se caracterizar os limites e potencialidade desses instrumentos para a formação de uma postura ambiental crítica e reflexiva por parte dos alunos.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Popularização e ensino da ciência astronômica
    Projeto de Extensão voltado à divulgação da Astronomia em espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem. As atividades envolvem: elaboração de material didático para o ensino de Astronomia, desenvolvimento de oficinas e palestras em escolas do DF e eventos de observação astronômica.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Abordagem de temas na pesquisa em educação em ciências: critérios e concepções
    Investigou-se de que forma a pesquisa em Educação em Ciências tem explorado a inserção de temas em sala de aula e sua relação com propostas que sugerem a estruturação curricular por meio de temas, assim como a inserção de discussões acerca da organização curricular por meio de temas na formação inicial de professores de Física. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: a) mapeamento de estudos que fazem referência a abordagem de temas, publicados em eventos e periódicos nacionais, da área de Educação em Ciências, no período de 1997 a 2009; b) entrevista semi-estruturada com pesquisadores que publicaram nos eventos ou periódicos identificados; c) desenvolvimento e implementação de temas na formação inicial de professores de Física. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva, em que serão utilizados como parâmetros categorias da perspectiva freireana, vygotskyana, do movimento CTS e as sugestões dos PCNs. Dentre os resultados esperados, está a identificação dos critérios de seleção dos temas utilizados em sala de aula e as relações com a Abordagem Temática, a concepção de pesquisadores acerca do papel de temas no currículo da educação básica e a possibilidade de inserção de temas na formação inicial de professores de Física. Projeto aprovado e financiado pelo CNPq Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Configurações curriculares na educação em ciências: caracterização a partir de temas.
    Aprofundamento teórico-metodológico da relação entre temas geradores, conceituados por Paulo Freire e temas articulados ao denominado enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade. Projeto Interinstitucional (UFSM/UFSC/Instituto Federal Farroupilha), aprovado e financiado pelo Edital Universal, MCT/CNP 14/2008.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Abordagem Temática: Buscando Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências
    Envolveu a realização de atividades de elaboração, desenvolvimento e avaliação de temáticas contemporâneas vinculadas ao desenvolvimento científico/tecnológico bem como a identificação de potencialidades e de desafios a serem enfrentados no campo educacional.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A Constituição do Sujeito em Contextos Marcados Pela Componente Científico-Tecnológica
    Projeto de Caráter Interinstitucional - UNIJUI e UFSM. O Objetivo deste projeto constituiu em desenvolver um trabalho de parceria, envolvendo grupos de pesquisadores da UNIJUÍ e UFSM, de modo a desencadear ações sistemáticas para aglutinar experiências, constituindo um referencial teórico-metodológico para o processo de formação de professores (inicial e continuada), situando o processo ensino-aprendizagem, particularmente na área de Ciências Naturais, na perspectiva de sua contribuição para um viver e agir crítico em uma sociedade complexa.
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Compreensões de Professores e Estudantes Sobre Interações Entre Ciência-Tecnologia-Sociedade
    Bolsista BIC/FAPERGS. Projeto aprovado por mérito e apoio financeiro - CNPq/Edital Universal-2003. Envolveu o levantamento e caracterização de compreensões de professores e estudantes sobre relações CTS.
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Sensores Baseados em Magnetoimpedância
    Bolsista BIC/FAPERGS. Durante o desenvolvimento deste projeto, caracterizei magnéticamente a amostra de FeSi6,5%. Carga Horária: 18h/semana.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino de Física ::

Idiomas

  • Alemão: Lê: POUCO, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público55
Participação em Banca de Exame de Qualificação44
Participação em Banca de Graduação2121
Participação em Banca de Mestrado33
Total3333

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso44
Participação em Encontro1717
Participação em Seminário88
Participação em Simpósio22
Total3131

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado33
Outras Orientações Concluídas1515
Total1818

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1616
Artigo Aceito para Publicação11
Artigo Publicado1111
Curso de Curta Duração Ministrado88
Demais Trabalhos44
Organização de Evento33
Outras Bancas Julgadoras11
Relatório de Pesquisa22
Trabalho em Eventos5050
Total9696

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Trabalho Técnico66
Total66