Sofia Cavalcanti Zanforlin

CitaçõesZANFORLIN, Sofia Cavalcanti
Curso/ProgramaInovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a atual - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Comunicação
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mestrado - Periodo: 2002 a 2004 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1997 a 2001 - Comunicação Social habilitação em jornalismo
    Universidade Federal de Pernambuco

Atuação Profissional

  • Chasqui. Revista latinoamericana da comunicación- / Periodo: 2016 a atual
  • Comunicacao, Midia e Consumo (Online)- / Periodo: 2014 a atual
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2012 a atual
  • Contracampo (UFF)- / Periodo: 2014 a atual
  • Contracampo (UFF)- / Periodo: 2011 a atual
  • Esferas- / Periodo: 2013 a 2014
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2017 a atual
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2011 a 2011
  • Instituto de Migrações e Direitos Humanos- / Periodo: 2012 a 2014
  • International Association of Media and Communication Research- / Periodo: 2015 a atual
  • Observatório das Migrações Internacionais- / Periodo: 2014 a 2014
  • Press Assessoria de Comunicação- / Periodo: 1998 a 1999
  • Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación- / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2016
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2016
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a 2011
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2004 a 2004
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2002 a 2004
  • Universidade Federal de Pernambuco- / Periodo: 2000 a 2001
  • Universidade Federal de Pernambuco- / Periodo: 2000 a 2000
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2007 a atual
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2010 a 2010
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2007 a 2010
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2007 a 2007

Linha de Pesquisa

  • Deslocamento, identidade e subjetividade
  • Mídia e Mediações Socioculturais
  • Processos Comunicacionais na Cultura Mediática

Projetos de Pesquisa

  • MÍDIAMIGRA: OBSERVATÓRIO DE MIGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL
    Este projeto de pesquisa tem como objetivo a coleta, seleção e análise de matérias produzidas pela mídia sobre migração contemporânea para o Brasil, com vistas à construção de um banco de notícias que versem sobre esta temática e a criação de um observatório que dê subsídios para investigação e pesquisa sobre os sentidos e os debates em torno do tema da imigração. A pesquisa propõe a construção de um site onde serão veiculados relatórios semestrais contendo as análises da produção midiática acerca do tema proposto.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Linguagem, poesia e comunicação
    O grupo de estudos e pesquisas em Linguagem, Poesia e Comunicação direciona suas investigações para a análise crítica dos processos culturais, sócio-midiáticos, antro-poéticos e artísticos a partir do estudo da linguagem poética. Recentemente, apresentamos trabalho no MEDIA ECOLOGY ASSOCIATION, no Manhattan College, em Nova Iorque e produzimos artigo O Imaginário da Linguagem - entre Mythos e Logos, publicado, em 2012, pela Ed. Annablume. Organizamos um grupo de leitura no programa de pós-graduação na articulação entre arte, literatura e mídia. No ano de 2013, continuamos as pesquisas, tendo orientado uma dissertação de Mestrado sobre "Comunicação Poética no ambiente digital: aproximações com o Teatro". Foram apresentados trabalhos em Congresso, notadamente na COMPÓS e INTERCOM. Em 2013, submetemos o ao CNPq o projeto "O FEMININO DA TRADIÇÃO AFROBRASILEIRA À CULTURA BRASILEIRA ESTUDO DA FIGURA DA POMBAGIRA, SUAS IMAGENS E IMAGINÁRIOS MEDIÁTICOS" que foi selecionado e recebeu apoio
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios
    Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios
    Período: 2006 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Migração e Comunicação Intercultural: fluxos transnacionais, interferências locais e uso das TICs
    Este projeto de pesquisa propõe a construção de um observatório sobre migrações contemporâneas para o Brasil com o foco sobre as práticas e os usos das chamadas Tecnologias Informacionais e Comunicacionais, as TICs, entrelaçada ao contexto da globalização. Nossas premissas de pesquisa partem das seguintes perguntas: podemos qualificar os recentes fluxos migratórios para o Brasil como um fenômeno transnacional? Se sim, qual o papel das TICs nas trocas informacionais entre os migrantes? Elas participam na formulação de estratégias lançadas para ingressar e, em seguida, permanecer no Brasil? Como essas tecnologias interferem no processo de pertencimento do migrante? Identificamos quatro maneiras de atuação das TICs no processo migratório: 1) as mídias sociais ajudam os migrantes a manter fortes os laços com a família e os amigos; 2) as mídias sociais podem fornecer um meio de comunicação com as pessoas relevantes na organização do processo de migração e pertencimento; 3) usando a mídia social, estabelece-se uma nova infraestrutura de laços latentes; 4) as mídias sociais são uma rica fonte de conhecimento interno não oficial sobre a migração. Para esta pesquisa, interessa-nos dois grupos de imigrantes recentes no Brasil, de haitianos e de bengaleses, com o foco daqueles estabelecidos no Distrito Federal.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mídia, Migração, Interculturalidade - discursos e imaginários
    Em um país miscigenado como o Brasil, onde os encontros interculturais estão na origem da formação do povo, como se manifesta a interculturalidade quando, num contexto contemporâneo, o país passa a ser cultura receptora de populações historicamente indesejadas como as africanas, latino-americanas e asiáticas? O que motiva essas populações a escolherem o Brasil como destino migratório, como se dá o processo de negociação de pertencimentos uma vez chegado ao Brasil e como o país trata dessas negociações no âmbito midiático? Tendo como meta a resposta a estas perguntas, gostaríamos de analisar o processo migratório desenvolvido pelos novos grupos de migrantes para o Brasil. Desta forma, procuramos distinguir a migração atual da migração histórica, uma vez que se pretende acompanhar o processo de negociação do pertencimento desses grupos na sociedade brasileira, tendo como foco a comunicação intercultural que se estabelece entre as culturas envolvidas, seja a cultura de acolhimento, a cultura das comunidades de imigrantes e a cultura dos recém-chegados. A construção do Observatório de Mídia MídiaMigra constitui parte essencial da pesquisa, a fim de monitorar os sentidos que vêm sendo elaborados na mídia acerca da imigração recente para o Brasil.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Cultura midiática, educação e tecnologias da comunicação
    O Grupo de Pesquisa está voltado para interesses científicos da cultura midiática que proporcionem retorno à melhoria da educação em estreito vínculo com as tecnologias da Comunicação. - Uma LINHA DE PESQUISA repercute o saber edificado por professores e alunos na construção do Portal-Laboratório como convergência digital. repercute em seminários com alunos de IC e pesquisadores tratando de jornalismo digital, sistemas de buscas, ética no jornalismo - Pela linha de pesquisa Comunicação, Cultura e Tecnologias, o projeto de pesquisa Cultura Midiática e Educação discute a necessidade de que as áreas do conhecimento compartilhem de suas teorias e também de seus resultados. - Educação, Juventude e Sociedade - O projeto Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas 2010-2012. Pesquisou o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Edumídia: novos paradigmas para pensar as relações da mídia contemporânea com a cultura no contexto educacional do DF
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • MídiaMigra Observatório de Mídia e Migração Contemporânea para o Brasil
    Este projeto de pesquisa tem como objetivo a coleta, seleção e análise de matérias produzidas pela mídia sobre migração contemporânea para o Brasil, com vistas à construção de um banco de notícias que versem sobre esta temática e a criação de um observatório que dê subsídios para investigação e pesquisa. O banco de dados proposto possibilitará a análise empírica dos textos produzidos pelas mais diversas mídias, televisiva, jornais, rádio e internet acerca da migração contemporânea para o Brasil. Esta análise pretende apreender que sentidos são elaborados sobre o tema da migração recente para o país e qual a tendência dos discursos midiáticos sobre as presença de novos migrantes.
    Período: 2012 - 2012 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
  • LACOSA - Laboratório de Comunicação Social Aplicada
    O principal objetivo do Laboratório de Comunicação Social Aplicada é o desenvolvimento de quadros operacionais que conjuguem a teoria científica à ação participativa. Elegendo a pesquisação como método teórico-conceitual e estratégia organizacional, o laboratório busca desdobrar os esquemas epistemológicos experimetados por seus membros em produtos sociais e ações mobilizadoras. Dentre suas prioridades, destacam-se temas ligados às áreas ambiental, comunitária, identitária, cultural e de gênero. Assim, paralelamente à programação regular de estudo e pesquisa em torno de questões de relevância teórica e interesse público, como comunicação ambiental, comunitária, cidadã e étnica, novas tecnologias, webativismo, teatro de rua, espaço urbano, mídia transnacional etc; o grupo vem traduzindo suas investigações teóricas e construtos reflexivos em realizações e eventos a vocação social, política e/ou cultural. LACOSA reúne os bolsistas do PET e os orientandos de mestrado e doutorando de seu coordenador. São dezoito pesquisadores diretamente implicados na organização e administração do laboratório como na elaboração e realização de seus projetos - muitas vezes em colaboração ou pareceria com outras entidade locais, nacionais e internacionais. Dentre suas realizações mais recentes, podem-se citar as Semanas de Radialismo, Fórum de Imigração, encontros anuais de jornalismo, Simpósio Nacional sobre Comunicação Ambiental, Observatório da Comunicação Étnica, assim como pesquisa de campo sobre a comunidade de pescadores de Arraial do Cabo, comunidades quilombolas do Estado, guias de comunicação social em saúde animal e comunicação de risco, etc. Enfim, vale notar que o LACOSA idealizou e formatou três disciplinas administradas e ministradas por seus membros no âmbito do currículo da ECO; são elas: Comunicação Ambiental, Culturas em Trânsito e Jornalismo Internacional.
    Período: 2007 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Audiovisual ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Jornalismo e Editoração ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Metodologia Científica ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação :: Estudos Culturais

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Banca Julgadora para Concurso Público1001
Participação em Banca de Doutorado0011
Participação em Banca de Exame de Qualificação0101
Participação em Banca de Graduação3611047
Participação em Banca de Mestrado7007
Total4412157

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso31233
Participação em Encontro404
Participação em Seminário13114
Total48351

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica1304
Orientação em Andamento de Mestrado1113
Outras Orientações Concluídas313034
Total337141

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios22
Total22

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Apresentação de Trabalho340034
Artigo Aceito para Publicação0011
Artigo Publicado142016
Capitulo de Livro Publicado7108
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional1001
Livro Publicado ou Organizado1102
Organização de Evento9009
Outras Bancas Julgadoras4004
Outras Participações em Eventos e Congressos1001
Outras Produções Bibliográfica2002
Programa de Rádio ou TV1001
Relatório de Pesquisa3003
Texto em Jornal ou Revista5016
Trabalho em Eventos300030
Total11242118

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Mídia Social, Website ou Blog1001
Outra Produção Técnica1001
Trabalho Técnico0325
Tradução1001
Total3328