Thiago Calabraro Menegazzi

CitaçõesMenegazzi TC;Calabraro T
Curso/ProgramaOdontologia
TitulaçãoEspecialização
ÁreaCiências da Saúde :: Odontologia

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2017 a atual - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Especialização em Dentística
    Associação Brasileira de Odontologia - Seção DF
  • Especialização - Periodo: 2008 a 2009 - Especialização em Prótese Dentária
    Faculdade Cidade de Patos de Minas
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2004 a 2005 - Aperfeiçoamento em Prótese Sobreimplante
    Associação Brasileira de Odontologia - Seção DF
  • Graduação - Periodo: 1997 a 2002 - Odontologia
    Universidade de Brasília
  • Ensino Médio - Periodo: 1994 a 1996 - Centro Educacional do CEUB

Atuação Profissional

  • Associação Brasileira de Odontologia - Seção DF- / Periodo: 2005 a 2009
  • Clínica Miake- / Periodo: 2004 a 2006
  • Fronte - Centro Odontológico Integrado- / Periodo: 2002 a 2008
  • Instituto Técnico de Educação de Brasília- / Periodo: 2008 a 2011
  • Oral Sciences- / Periodo: 2012 a atual
  • Primore - Instituto Odontológico Especializado- / Periodo: 2006 a 2007
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • A representatividade da Odontologia nos aplicativos para smartphones e tablets.
      O uso de aplicativos nos dispositivos móveis tornou-se mais que uma tendência, um caminho natural e irreversível no que tange à comunicação, seja com o público especializado ou com o leigo. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a representatividade da Odontologia nos aplicativos móveis para smartphones e tablets nas duas principais lojas virtuais: App Store (Apple Inc.) e Google Play (Google Inc.), por meio do levantamento de todos os aplicativos disponíveis a partir das palavras-chave ?Dental?, ?Dente?, ?Tooth?, ?Dentista?, ?Dentist?, ?Odontologia? e ?Dentistry?. Os aplicativos foram categorizados de acordo com a sua principal finalidade em: (1) entretenimento; (2) divulgação de consultórios, clínicas e divulgação pessoal; (3) aplicação clínica profissional; (4) educação (profissional e para o paciente); (5) entidades de classe e órgãos oficiais ; e (6) publicações científicas. Em adição, realizou-se a análise descritiva da representação iconográfica (ícone) de cada aplicativo, que foram classificadas em: (1) imagem abstrata ou logomarca; (2) imagem concreta de elementos da odontologia, (3) referência à dor ou sofrimento; e (4) referência à alegria ou tranquilidade. A partir da metodologia proposta, foram identificados 1219 aplicativos, sendo a maioria presente na categoria ?Entretenimento?, na qual a maior parte dos ícones (57,94%; n=434) remetem à dor ou sofrimento, enquanto a representação de alegria ou tranquilidade representa 19,49% (n=146) do total. Nas categorias "Consultórios, clínicas e divulgação pessoal", ?Aplicação clínica profissional? e "Educação (profissional e para o paciente)" a iconografia mais encontrada é a de imagens abstratas (94,63%, 78,36% e 72,50% respectivamente). Foi possível observar que embora a maioria de ícones sejam referentes a imagens abstratas e logomarcas (43,84% n=534), parcela importante é associada à dor ou sofrimento (37,41% n=456). A odontologia busca sua representatividade no universo dos aplicativos móveis, no entanto, ainda continua apresentada ao grande público como uma prática dolorosa e mutiladora.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Avaliação do conhecimento de acadêmicos de Odontologia do Distrito Federal acerca das condutas clínicas frente a cavidades classe II de Black.
      O correto diagnóstico, a decisão terapêutica e a adequada execução das etapas clínicas relacionadas ao preparo cavitário e à restauração das cavidades classe II de Black são responsáveis pelo sucesso do tratamento restaurador. O objetivo desse trabalho é investigar, por meio de um questionário previamente estruturado, com a exposição de uma situação clínico-radiográfica, o conhecimento dos acadêmicos de odontologia do Distrito Federal acerca da conduta clínica frente à uma lesão de cárie com envolvimento da face proximal em dente posterior. Foi aplicado um questionário online aos estudantes do último ano do curso de odontologia de quatro Instituições do Distrito Federal (UCB-DF, UnB, FACIPLAC e UNIP) com a apresentação de uma situação clínico-radiográfica de lesão de cárie interproximal em um segundo pré-molar inferior, sobre a qual foram questionadas as condutas clínicas referentes ao acesso à cavidade, à proteção do dente adjacente, aos instrumentos empregados e ao sistema de matriz e cunha utilizados. Foram obtidas 69 respostas que foram catalogadas e submetidas à uma análise descritiva. Os resultados mostraram que, diante das condições apresentadas, a maior parte dos estudantes optou pela realização do afastamento interdentário previamente à realização da restauração (44,92%), pela proteção do dente adjacente ao acesso com a utilização de fita matriz de aço e cunha (57,9%), pela utilização da turbina de alta rotação, contra-ângulo em baixa rotação e colheres de dentina para o acesso e remoção do tecido cariado (49,2%), pelo sistema de matrizes individuais biconvexas metálicas para o restabelecimento da superfície de contato proximal (48,38%) e pela adaptação da cunha de madeira para a estabilização dessa matriz (88,4%). Com exceção da contradição identificada entre a realização um acesso direto (após afastamento prévio) e a utilização de uma matriz biconvexa metálica para a restauração da cavidade, os resultados alcançados se mostraram em consonância com as técnicas preconizadas na literatura pesquisada sobre o tema.
      Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Percepção da beleza do sorriso por estudantes do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília.
      A partir de uma primeira e rápida impressão, um sorriso pode ser considerado agradável sem necessariamente cumprir os requisitos definidos na literatura como padrões estéticos para a beleza do sorriso. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção de beleza do sorriso por estudantes do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília em uma primeira impressão e após uma análise mais minuciosa. Cinco fotografias de sorrisos com alguma desarmonia estética foram apresentadas, em ordem aleatória, para 15 estudantes do 1º, 2º, 4º, 5º, 7º e 8º períodos (n=90), em dois momentos: (1) a uma distância medida de 01 metro durante 03 segundos; e (2) entregue diretamente ao participante durante até 01 (um) minuto. Durante a fase de primeira impressão, foi questionado se o participante considerava o sorriso mostrado como ?agradável? ou ?não agradável? e sua resposta registrada. No segundo momento, as mesmas fotografias foram entregues, em ordem aleatória, diretamente aos participantes, sendo-lhes questionado a sua classificação em ?agradável? ou ?não agradável?, do mesmo modo que no momento anterior. Caso a resposta tenha sido ?não agradável?, procedeu-se à qualificação da opinião, com a pergunta: ?Na sua opinião, por que esse sorriso não é agradável??. Os resultados, em uma análise descritiva, mostraram que, tanto a distância quanto o tempo de avaliação das imagens, além do período cursado pelos estudantes, intereferiram diretamente nas suas opiniões. Nem todas as características tidas como ?anti-estéticas? presentes nas fotografias foram observadas e algumas variações estéticas no sorriso foram consideradas, inclusive, agradáveis. Os padrões de estética do sorriso podem ser utilizados como referências para o cirurgião-dentista, no entanto, a percepção da beleza envolve conceitos mais amplos, que podem sofrer influência das experiências individuais, do ambiente e das relações sociais de cada indivíduo.
      Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Análise da comparação da autopercepção do sorriso com a presença de proporções estéticas
      Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Influência dos componentes dentários e gengivais na percepção estética do sorriso
      Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Avaliação estética da autopercepção do sorriso quando comparada a proporções áureas
      Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Avaliação do conhecimento das atribuições legais do(a) ASB no âmbito dos consultórios particulares no Distrito Federal
      O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o grau de conhecimento das atividades privativas do(a) ASB por parte da dos seus empregadores (CDs) no âmbito do consultório privado. Trata-se de um estudo transversal qualitativo, realizado com a aplicação de um questionário eletrônico previamente estruturado.
      Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Aperfeiçoamento em Procedimentos Estéticos de Periodontia e Dentística
      Carga-horária: 132h/a distribuídas entre aulas teóricas, laboratoriais e clínicas Natureza: Teórico-laboratorial-clínico Periodicidade, datas e duração: ? Um encontro a cada três semanas ? Sexta-feira de 18h30 às 22:30h e Sábado de 08h30 às 12:30h e 14:30 às 18:30. ? 9 meses Objetivos: ? Permitir a fundamentação e experimentação teórica, laboratorial e clínica na busca do conhecimento dos materiais e técnicas cirúrgicas e restauradoras na resolução de tratamentos estéticos invasivos e não invasivos. ? Capacitar os estudantes a estabelecer o correto diagnóstico e planejamento de casos clínicos voltados ao à reabilitação estética direta em região anterior; ? Aprofundar o conhecimento das propriedades, mecanismos de ação e indicação dos materiais aplicados à reabilitação estética direta em região anterior; ? Proporcionar aos estudantes o conhecimento de técnicas cirúrgicas aplicadas à reabilitação estética anterior; ? Capacitar os estudantes a conhecer as técnicas restauradoras aplicados à reabilitação estética direta em dentes anteriores; ? Propiciar aos estudantes a prática clínica de técnicas cirúrgicas e restauradoras utilizadas em tratamentos estéticos invasivos e não invasivos em dentes anteriores; ? Oferecer aos estudantes a possibilidade de desenvolver análise crítica quanto aos riscos e benefícios dos tratamentos estéticos, bem como seus efeitos adversos. Conteúdo: ? Conceitos e importância da estética em odontologia - fundamentação para planejamento de casos (8h/a) ? Técnicas cirúrgicas periodontais (8h/a) ? Sistemas adesivos e adesão (4h/a) ? Resinas compostas e polimerização (4h/a) ? Técnicas restauradoras diretas em dentes anteriores (8h/a) ? Clareamento dental (4h/a) ? Laboratório de técnicas cirúrgicas periodontais (4h/a) ? Laboratório de técnicas restauradoras diretas em dentes anteriores (8h/a) ? Laboratório de planejamento (16h/a) ? Clínica (atendimento clínico ambulatorial) (68h/a)
      Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

    Áreas de Atuação

    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Clínica Odontológica ::
    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: DENTÍSTICA ::
    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: PRÓTESE DENTÁRIA ::

    Idiomas

    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Participação em Congresso161219
    Participação em Seminário1001
    Total171220

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
    Orientações em Andamento para Graduação00011
    Outras Orientações Concluídas1431018
    Total1431119

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
    Apresentação de Trabalho720211
    Artigo Publicado10001
    Curso de Curta Duração Ministrado734115
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional55201875
    Organização de Evento50005
    Outras Participações em Eventos e Congressos60006
    Outras Produções Bibliográfica20002
    Trabalho em Eventos1420016
    Total979421131

    Produção Técnica

    Tipo de Produção20162018Total
    Mídia Social, Website ou Blog134
    Total134