Michel Angelo Constantino de Oliveira

CitaçõesOLIVEIRA, M. A. C.;CONSTANTINO DE OLIVEIRA, M. A.;CONSTANTINO, M.
Curso/ProgramaAdministração
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Economia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2011 a 2014 - Economia
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2007 a 2008 - Desenvolvimento Local
    Universidade Católica Dom Bosco
  • Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - Gestão de Marketing
    UNAES - Universidade de Campo Grande
  • Especialização - Periodo: 2003 a 2004 - MBA - Gestão Estratégica de Marketing
    Fundação Getúlio Vargas
  • Graduação - Periodo: 1997 a 2002 - Administração de Empresas
    Universidade Anhanguera - Uniderp

Atuação Profissional

  • Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios- / Periodo: 2013 a atual
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF- / Periodo: 2011 a atual
  • RBEE. Revista Brasileira de Economia de Empresas- / Periodo: 2012 a atual
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- / Periodo: 2013 a 2015
  • Sober - sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural- / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a 2014
  • Universidade Católica Dom Bosco- / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica Dom Bosco- / Periodo: 2004 a atual
  • Universidade Católica Dom Bosco- / Periodo: 2009 a 2010
  • Universidade Católica Dom Bosco- / Periodo: 2007 a 2010
  • VII Jornada Científica de Economia e Administração UFMS- / Periodo: 2009 a atual

Linha de Pesquisa

  • Análise de Políticas Públicas no Agronegócio
  • Competitividade em Arranjos e Sistemas Produtivos Locais
  • Econometria e Finanças Quantitativas baseadas em Cópulas
  • Economia dos Contratos
  • Economia & Inovação
  • Economia & Sustentabilidade

Projetos de Pesquisa

  • Econometria e Finanças Quantitativas baseadas em Cópulas
    A análise de dados multivariados é frequentemente necessária em diversas aplicações na biologia, ciências da saúde, finanças, gestão de risco e seguros ou ciências do meio ambiente. O propósito desse grupo é estudar modelos baseados em cópulas para lidar com estes tipos de dados. Tais modelos podem ser uma alternativa muito atrativa em relação aos modelos clássicos como regressão. Embora exista um vasto conjunto de distribuições univariadas paramétricas, o conjunto de distribuições multivariadas é bem menor, sendo necessário construir distribuições multivariadas que acomodem adequadamente o comportamento das variáveis econômicas, levando em consideração características como assimetria, caudas pesadas, dependência assimétrica e, além disso, que permita a utilização medidas mais gerais de dependência do que simplesmente medidas lineares como a correlação. A teoria das cópulas torna mais flexível a construção de distribuição multivariadas, sendo amplamente utilizadas para lidar com estruturas de dependência assimétricas entre variáveis aleatórias. A necessidade do aperfeiçoamento da modelagem das distribuições multivariadas e o estudo de medidas de dependência capazes de capturar de maneira mais apropriada o comportamento das variáveis econômico-financeiras, não só a estrutura de dependência, mas também a dinâmica dessa dependência ao longo do tempo é o que motiva esse grupo. Portanto, pretendemos ampliar o horizonte de análise econômica aplicada, disponibilizando a comunidade acadêmica um instrumental estatístico-analítico alternativo, relativamente simples e com propriedades atrativas não só para o curso de Economia, mas também, para o conjunto de cursos que formam as Ciências Sociais.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Agentes Locais de Inovação
    O projeto visa orientar a produção de artigos científicos durante o período de 2013 e 2014, sendo 1 artigo a cada ano e publicar no portal saber do SEBRAE nacional. A orientação é realizada com 25 agentes locais de inovação.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Análise da Cadeia Produtiva da Uva no Brasil
    Estudo da Cadeia da Uva com análise do desempenho e influência das instituições
    Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede Centro-Oeste para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar
    Rede que agrupa organizações de pesquisa, extensão e apoio para a agricultura familiar localizada ou com atividades na região Centro-Oeste do Brasil. As atividades do grupo abordam os problemas da agricultura familiar de um modo sistêmica, com visão de rede, pólo, arranjo produtivo ou cadeia. As atividades estão divididas em três linhas principais, julgadas prioritárias para o desenvolvimento da agricultura familiar: * Tecnologia: desenvolvimento e difusão de tecnologias para processamento de produtos processados e co-produtos; * Organização: análise das governanças, tecnologias sociais e logísticas existindo na agricultura familiar; * Meio ambiente: avaliação do impacto da agricultura familiar sobre o meio ambiente e medidas de preservação. Objetivo Geral: Articular, de forma sistêmica, esforços de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região Centro-Oeste, contemplando tecnologias, organizações e meio ambiente. Objetivos específicos: 1. Tecnologias - Adaptação de tecnologias de processo aplicadas à agricultura familiar - Adaptação de tecnologias de processamento de produtos e co-produtos aplicadas à agricultura familiar - Difusão das tecnologias aplicadas à agricultura familiar 2. Organização - Análise e organização das redes sociais (tecnologia social) - Análise e organização de sistemas de governança praticados à agricultura familiar - Análise e organização de processos logísticos da agricultura familiar e suas formas de integração 3. Meio ambiente - Diagnóstico socioambiental dos ecossistemas relacionados à agricultura familiar - Promover práticas de educação ambiental voltadas para a agricultura familiar - Aplicação da logística reversa no aproveitamento de resíduos da agricultura familiar
    Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Análise do Mapeamento e das Políticas Para Arranjos Produtivos Locais no SUl, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
    O objetivo principal do projeto de pesquisa consiste em consolidar conhecimentos e experiências de identificação de Arranjos Produtivos Locais nos Estados e avaliar as políticas de apoio existentes, com a finalidade de fornecer subsídios para a formulação e aperfeiçoamento das políticas voltadas para APLs e desenvolvimento regional.
    Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Organização das bases de dados de desenvolvimento agrário
    Projeto de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA, que visa coletar, organizar e estimar bases inéditas de desenvolvimento agrário brasileiro para transformar em publicações nacionais e internacionais.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • FATORES RESPONSÁVEIS PELA COOPERAÇÃO ENTRE PRODUTORES NOS ASSENTAMENTOS DO CENTRO-OESTE
    A reforma agrária brasileira deu um salto significativo nos últimos anos, com o aumento da área incorporada ao programa. Apesar de importante, muitas dúvidas persistem sobre a viabilidade dessa reforma. A cooperação entre assentados aparece com uma alternativa para melhorar a viabilidades desses produtores, como a implantação de cooperativas e formas diversas de contratos. Apesar dos benefícios da cooperação, a FAO indica que a maioria das organizações de pequenos produtores em todo o mundo não funciona de forma satisfatória. Estes preferem o mercado spot, sem compromisso com os compradores. A partir da importância da cooperação, o objetivo da pesquisa é de identificar e entender os fatores que poderiam influenciar a cooperação entre os produtores assentados, em assentamentos da região Centro-Oeste, principal região de produção de commodities, com pecuária, soja, milho e algodão e expansão recente de cana de açúcar e eucalipto. A baixa densidade populacional da região Centro-Oeste, com distancias elevadas entre os locais de produção e os mercados, reforça a necessidade dos pequenos produtores, entre eles os assentados, cooperar para sobreviver. A metodologia de análise adotada junta a análise dos arranjos institucionais da ECT com a abordagem das instituições, formais e informais, desenvolvida com mais profundidade da sociologia econômica, além da Nova Economia Institucional. A pesquisa reconhece o papel do capital social, incluído nas instituições informais, mas adiciona outras variáveis como indispensáveis a cooperação entre atores, como a dependência e a especificidade dos ativos. A metodologia utilizará a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. São coletados dados em assentamentos dos 3 estados da região Centro-Oeste mais o Distrito Federal.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desafios e soluções para desenvolver a sustentabilidade na agricultura brasileira
    Objetiva gerar e difundir conhecimentos e promover o debate para subsidiar a formulação de políticas e proposição de estratégias inovadoras para promover modelos mais sustentáveis de agricultura no Brasil.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Análise dos Custos de Transação da Agricultura Familiar
    Projeto de pesquisa com acadêmicos de Iniciação Científica, com objetivo de analisar os custos de transação entre produtores cooperados e cooperativas de Agricultura Familiar do Distrito Federal.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Promoção de Segurança Alimentar e Nutricional em Territórios CONSAD Etapa 1 mobilização e planejamento
    O projeto tem como objetivo fortalecer a Segurança Alimentar e promover o Desenvolvimento Local dos Territórios no âmbito dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD) em Mato Grosso do Sul: Iguatemi, Vale do Ivinhema e Serra da Bodoquena, abrangendo 24 municípios. Especificamente objetiva fortalecer a) a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), b) a integração política dos municípios nos CONSADs, c) a integração da organização econômica dos territórios e d) fortalecer o ambiente organizacional dos territórios dos CONSADs: entidades da rede sócio assistencial, sindicatos, cooperativas, associações, fóruns e conselhos gestores de políticas públicas e a proposição de diretrizes para o desenvolvimento sustentável dos municípios. O projeto vem contribuir com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de forma a possibilitar que as próprias comunidades possam assumir a sua manutenção, obviamente com apoio do Estado por meio de suas políticas públicas. Os resultados contribuirão para conhecer as necessidades de segurança alimentar e nutricional nos locais e para a melhoria do desempenho das Cadeias Produtivas Agroalimentares das microrregiões estudadas e suas respectivas cadeias de suprimentos. Este entendimento vai permitir a orientação mais eficiente, por parte dos produtores e das empresas, de seus sistemas produtivos (ativos) dedicados à produção, transformação e distribuição de alimentos. Por outro lado, subsidiará o poder público na formulação de políticas de incentivos aos sistemas produtivos agroalimentares regionais. Isso exige, por parte do poder público municipal e da sociedade civil organizada, ações intermunicipais de desenvolvimento local. Este projeto fornecerá subsídios para esta finalidade por meio dos produtos a) diagnóstico social, ambiental e econômico e b) plano de desenvolvimento dos territórios.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Análise do Mapeamento e das Políticas Para Arranjos Produtivos Locais em Mato Grosso do Sul
    : O termo arranjo produtivo local (APL) - cunhado pela RedeSist - foi incorporado por diversas agências de políticas públicas e privadas encarregadas de promover o desenvolvimento da produção de bens e serviços atuando em nível nacional e local. O Brasil às políticas de apoio e desenvolvimento regional/local têm incorporado de forma crescente o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs). A visão sistêmica desse tipo de análise oferece instrumental amplo para o desenho e implementação de políticas. Neste sentido, duas grandes linhas norteiam e justificam esta pesquisa: (01), a análise dos diferentes conceitos e critérios de identificação de APLs utilizados pelas agências públicas e privadas presentes nos Estados permite caracterizar as deficiências relacionadas a estas metodologias e em conseqüência, incorporar regiões e arranjos geralmente marginalizados pelos critérios adotados; (02) a identificação e análise das políticas implementadas pelas diversas esferas institucionais, públicas ou privadas, permite um entendimento das melhores formas de ação nos APLs, bem como possibilita uma maior articulação das políticas implementadas pelas diferentes esferas institucionais. O projeto, de apoio do BNDES, é nacional e foi dividido em duas grandes coordenações gerais: uma que abrange os estados do Nordeste e Norte e outra as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Cada Estado foi dotado de coordenação específica e de uma equipe de pesquisa. A realização do projeto se dá mediante cooperação das universidades de cada Estado que integram a equipe de pesquisa com as duas fundações de pesquisa coordenadoras, concretizada através de convênios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 4) . Integrantes: Michel Ângelo Constantino de Oliveira - Integrante / Cleonice Alexandre Le Bourlegat - Coordenador.
    Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Análise dos CONSADs de Mato Grosso do Sul - UCDB / UFMS - Edital CNPQ
    Pesquisa foco na agricultura familiar e na segurança alimentar dos territórios dos CONSADs de Mato Grosso do Sul
    Período: 2009 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo do Arranjo Produtivo Local da UVA no Estado de São Paulo
    Pesquisa de mestrado sobre o papel das instituições informais no APL de uva de mesa da região noroeste do estado de São Paulo
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: Econometria ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: Economia Agricola ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: Economia Aplicada ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização66
Participação em Banca de Graduação66
Total1212

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso44
Participação em Encontro22
Participação em Seminário33
Total99

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Iniciação Científica11
Orientações em Andamento para Graduação22
Outras Orientações Concluídas1111
Total1414

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios33
Total33

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho99
Artigo Publicado2323
Capitulo de Livro Publicado88
Curso de Curta Duração Ministrado66
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional1111
Livro Publicado ou Organizado11
Organização de Evento22
Outras Participações em Eventos e Congressos33
Outras Produções Bibliográfica77
Programa de Rádio ou TV22
Texto em Jornal ou Revista22
Trabalho em Eventos1616
Total9090

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prefacio Posfacio11
Trabalho Técnico44
Total55