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Renato de Oliveira Brito
Citações | BRITO, R. O.;BRITO, RENATO DE OLIVEIRA;DE OLIVEIRA, RENATO BRITO;DE OLIVEIRA BRITO, RENATO;BRITO, PROF DR RENATO DE OLIVEIRA;BRITO, RENATO |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Administração |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2013 a 2016 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Mestrado - Periodo: 2011 a 2011 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 2004 a 2009 - Direito
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- AFS- Intercultura Brasil- / Periodo: 2004 a 2007
- Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural- / Periodo: 2016 a 2016
- Associação Educacional de Professores Pratenses- / Periodo: 2004 a 2004
- Cadernos do FNDE- / Periodo: 2021 a atual
- CCAA- Escola de Línguas- / Periodo: 2003 a 2004
- Centro Universitário do Triângulo- / Periodo: 2004 a 2008
- Coleção Juventude, Educação e Sociedade (Cátedra UNESCO)- / Periodo: 2019 a atual
- Colégio Batista Mineiro- / Periodo: 2002 a 2002
- Colégio Objetivo - Araguari- / Periodo: 2006 a 2006
- Colégio Objetivo - Tupaciguara- / Periodo: 2004 a 2005
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2019 a atual
- EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS- / Periodo: 2019 a atual
- Encyclopédia of Teacher Education- / Periodo: 2020 a atual
- Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2018 a atual
- Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2017 a atual
- ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE)- / Periodo: 2017 a atual
- Food and Agricultural Organization of the United Nations- / Periodo: 2014 a 2016
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- / Periodo: 2007 a 2008
- GOVBR Educacional- / Periodo: 2011 a 2015
- Institute For Democracy in South Africa- / Periodo: 2005 a 2005
- International Journal of Contemporary Education- / Periodo: 2019 a atual
- JIEL - Journal International Education and Leadership- / Periodo: 2011 a atual
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2011 a 2016
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2014 a 2015
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2013 a 2015
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2011 a 2015
- Ministério da Educação- / Periodo: 2020 a 2023
- Ministério da Educação- / Periodo: 2020 a 2021
- Ministério da Educação- / Periodo: 2020 a 2020
- Ministério da Educação- / Periodo: 2019 a 2020
- Ministério da Educação- / Periodo: 2010 a 2011
- Policy Futures in Education- / Periodo: 2021 a atual
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2018 a atual
- Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- / Periodo: 2009 a 2010
- Rede brasileira de certificação inovação e pesquisa- / Periodo: 2021 a atual
- Revista Perspectivas Docentes- / Periodo: 2023 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Federal de Uberlândia- / Periodo: 2002 a 2008
- University of Cape Town- / Periodo: 2005 a 2005
Linha de Pesquisa
- Assistente Relatório de Desenvolvimento Humano, atuando na parte de trabalho em campo e tabulação de dados para o projeto Brasil Mostre seu Valor.
- Atuei como Colaborador/Voluntário na área de desenvolvimento humano, no projeto Brasil Ponto a Ponto coordenado pelo PNUD ? Brasília, na parte de tabulação e análise de dados.
- Democracia
- Direitos Fundamentais: instrumentos processuais de garantia
- Direitos Humanos
- Educação
- Estudos comparativos de Demografia
- Gestão em Organizações do Terceiro Setor
- Pesquisa no Projeto Aluno Integrado
- Política, Gestão, Financiamento e Avaliação
- Teoria Crítica e Educação Superior
Projetos de Pesquisa
- EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL IV CAPES IMPACTOS DA PANDEMIA - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL DE REDUÇÃO DE DANOS DA PANDEMIA PARA ESTUDANTES, PAIS E PROFESSORES: EVIDÊNCIAS DE MAPEAMENTO COGNITIVO, DE SAÚDE FÍSICA E MENTAL, E LABORAL
Serão conduzidos cinco estudos multicêntricos e interdisciplinares de formação de recursos humanos mediadores e multiplicadores, com dois eixos - 1) Avaliação para mapeamento cognitivo, de saúde física e mental, e laboral e 2) Intervenção com avaliação pré e pós, seguida de um follow-up.. Valor Global do projeto: R$ 658.000,00 Renato de Oliveira Brito como Coordenador da Região Centro-Oeste
Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - CNPQ/UNIVERSAL - A Violência na População Universitária - Processo: 421496/2018-5 Chamada: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018
A investigação sobre a violência nas escolas tem crescido de forma constante internacionalmente, e tem mostrado altos níveis de violência em vários níveis diferentes. Encontrar formas de responder a esta questão da violencia nas escolas torna -se um imperativo para a educadores. Nesta pesquisa, faremos uma análise do perfil dos alunos universitários que praticam e/ ou que sofrem com a violencia. A proposta deste projeto se fundamenta em Galtung e Fanon, sendo usada diretamente na elaboração do questionário e na subsequente análise quantitativa dos dados dos alunos entrevistados. Nos envolvemos com esta temática defendendo o ponto de vista que, embora violência possa ser endêmica nas escolas, conciência de uma educação para a paz é imprescindivel para Galtung. Finalmente, dirigimos nossa pesquisa no esforço de que possamos montar um argumento para o contexto da educação e apresentar algo concreto para elaborarmos propostas para a paz no ambiente escolar.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - SISTEMA DE DIAGNÓSTICO SOBRE PERMANÊNCIA DO ALUNO (SDPA) PARA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS
O diagnóstico sobre permanência estudantil nos anos finais do ensino fundamental, viabilizado por uma ferramenta preditiva, é o foco do presente estudo. Este recorte temático está estruturado a partir da convicção da necessidade de um diagnóstico preditivo sobre a abandono e evasão do aluno, cujos dados viabilize maior autonomia a gestão escolar, como principal objetivo a ser alcançado pelos resultados da pesquisa. Desta maneira, delineiam-se as variáveis, fatores, condições e perspectivas de modo a constituir um protótipo de software capaz de produzir informações consolidadas para se compreender e possibilitar autonomia para gestão em discutir soluções visando a permanência dos estudantes na escola, na garantia de seu direito à educação e, em um sentido mais amplo, na continuidade dos estudos nas etapas da Educação Básica. O lócus de desenvolvimento da pesquisa será a rede pública de ensino do Distrito Federal, considerando-se a distribuição de unidades escolares localizadas em uma das suas quatorze coordenações regionais de ensino. A amostra para levantamentos e testagens relacionadas ao estudo é composta por duas unidades escolares ofertantes dos anos finais do ensino fundamental, podendo ser ampliado o número de escolas, caso seja necessário para o refinamento do estudo. O embasamento teórico será composto por revisão de literatura concernente ao tema da permanência, evasão, abandono, tecnologia utilizada para o acompanhado da coleta de dados empíricos por meio de visitas técnicas e a consulta a documentos e referenciais de órgãos públicos de nível federal e distrital, com vistas ao fortalecimento das bases teóricas, metodológicas e analíticas referentes a pesquisa proposta. Como principais resultados a serem alcançados está a elaboração de protótipo, como ferramenta tecnológica munido da inteligência artificial (IA), capaz de delinear diagnóstico preventivo sobre a evasão escolar discente para a rede pública de ensino do Distrito Federal em relação aos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio da ferramenta informatizada tornar-se-á possível às unidades escolares realizarem sistematicamente o acompanhamento de indicativos de risco de abandono e evasão discente, assim como atuar para mitigá-los.
Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora
O PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora tem por objetivo implementar a cocriação de uma escola de educação inovadora atendendo os anos finais do ensino fundamental levando em consideração em uma escola localizada em Taguatinga/DF. O projeto tem como eixo transversal melhorar os índices de permanência e conclusão dos anos finais do ensino fundamental, buscando gerar o senso de pertencimento no espaço escolar por parte dos docentes, estudantes e suas famílias, a partir de uma proposta inovadora e uma gestão participativa.Serão trabalhadas estratégias de facilitação de diálogo na perspectiva de uma Escola Inovadora, estratégias - manifestações culturais na comunidade e envolvimento da escola nestas manifestações, bem como a implementação de espaços de laboratórios de práticas sustentáveis, visando ações integrativas entre a escola e a comunidade a fim de criar as condições essenciais para promover a articulação entre a escola e a comunidade ao seu redor.
Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Percepção de professores e estudantes sobre as prioridades da internacionalização da educação superior: caminhos para o diálogo
Projeto de pesquisa cujo objetivo primário é investigar a percepção dos professores e estudantes sobre as prioridades de internacionalização da educação superior. Mediado pela teoria do agir comunicativo de Jungen Habermas, se contrapondo ao processo educativo monológico culturalmente sedimentado na gestão universitária, a investigação buscará intermediar um diálogo entre duas universidades do Distrito Federal, uma pública e outra privada, docentes e discentes da Escola/Faculdade de Educação e outra universidade internacional (University of Uttowa/CA). Secundariariamente, mapeará o pefil demográfico do egresso bolsista no exterior, suas experiencias com a internacionalização e resultados acadêmicos. Para levantamento da percepção dos professores e estudantes será utilizado o método Survey pela aplicação do questionário Faculty Internationalization Perceptions Survey (FIPS) - Inquérito à Pesquisa de Percepção de Internacionalização, sendo que entrevistas e documentos também darão suporte a investigação. Os dados estatísticos serão tabulados com o auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e análise de conteúdo dos documentos com o software MaxQDA.
Período: 2019 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos
O Projeto tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da Comunidade Escolar, tendo como princípio, a dinâmica da emancipação de todos os sujeitos envolvidos. Para isso está se propondo o desenvolvimento de uma pedagogia da presença, proximidade e partida, tendo como referencial o pressuposto antropológico, epistemológico e pedagógico. Com base nesta pedagogia está se pesquisando, por meio de pesquisa-ação a possibilidade da formação de professores na respectiva pedagogia e encaminhando uma proposta de avaliação que contemple a passagem da regulação para a emancipação. Enfim, seria fortalecer a Comunidade Escolar, naquilo que já existe, bem como, por meio dos encontros e diálogos educativos.
Período: 2015 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - As políticas públicas de educação pós-Constituição de 1988
Projeto de pesquisa sobre o desempenho das políticas públicas de educação formuladas e lideradas pelo Ministério da Educação após a Constituição de 1988.
Período: 2013 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Educação Superior e Direitos Humanos: A concepção de Direito e Democracia de Jürgen Habermas e as implicações educativas para as instituições de Ensino Superior.
Este projeto tem por objetivo examinar a concepção de Direito e Democracia do filósofo alemão Jürgen Habermas e suas implicações para as instituições de Ensino Superior. Especificamente nos interessa investigar se a concepção de Habermas fornece os elementos teóricos para a elaboração de um projeto de formação superior que contemple os Direitos Humanos.
Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Educação Superior e Cidadania: a Universidade como locus de participação democrática e inserção social
Este projeto pretende investigar, de forma mais abrangente, os projetos de Inserção Social das IES privadas no Brasil, concentrando-se, mais especificamente, nos documentos e ações efetivas das Instituições de Ensino Superior privadas do Triângulo Mineiro, procurando analisar, a partir destes, os impactos na formação de uma sociedade participativa, democrática e cidadã.
Período: 2008 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Promovendo a Paz Através de Ações Voluntárias - Avaliação Contínua de Estudantes de Envio e Recebimento
Projeto que trabalha competências de estudantes de recebimento e envio do AFS Intercultura Brasil, onde estes devem recrutar instituições carentes na cidade Uberlândia, promovendo sábados com oficinas educativas como: Pintura, Dobraduras, Higiene Bucal etc.
Período: 2006 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Western Cape Medium Term Budget Policy Statement
Projeto trabalhava no desenvolvimento de Políticas Sociais dentro do Estado de Western Cape na Cidade do Cabo - África do Sul. Participei como analista de dados e conclusões.
Período: 2005 - 2005 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Políticas Educacionais ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Educação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Gestão ::
Idiomas
- Alemão: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 0 | 0 | 5 | 3 | 2 | 0 | 2 | 0 | 12 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 0 | 4 | 3 | 2 | 2 | 3 | 3 | 2 | 19 |
Participação em Banca de Mestrado | 1 | 4 | 1 | 3 | 1 | 0 | 7 | 2 | 19 |
Total | 1 | 8 | 9 | 8 | 5 | 3 | 12 | 4 | 50 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2019 | 2021 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 16 | 0 | 0 | 0 | 16 |
Participação em Encontro | 3 | 1 | 0 | 1 | 5 |
Participação em Oficina | 2 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Seminário | 10 | 0 | 1 | 0 | 11 |
Participação em Simpósio | 2 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Total | 33 | 3 | 1 | 1 | 38 |
Orientação
Tipo de Produção | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 1 | 4 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 1 | 1 | 4 | 6 | 1 | 0 | 0 | 13 |
Total | 1 | 2 | 4 | 7 | 2 | 3 | 1 | 20 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 10 | 10 |
Total | 10 | 10 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 45 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 46 |
Artigo Aceito para Publicação | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 17 | 0 | 0 | 2 | 6 | 4 | 7 | 9 | 6 | 2 | 53 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 3 | 1 | 1 | 3 | 2 | 0 | 0 | 5 | 0 | 15 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 5 | 0 | 0 | 1 | 2 | 2 | 1 | 0 | 1 | 0 | 12 |
Organização de Evento | 3 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 10 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 11 |
Texto em Jornal ou Revista | 4 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Trabalho em Eventos | 48 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 48 |
Total | 136 | 3 | 1 | 8 | 13 | 8 | 8 | 9 | 12 | 3 | 201 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 17 |
Prefacio Posfacio | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 |
Trabalho Técnico | 0 | 5 | 5 | 1 | 4 | 0 | 15 |
Total | 17 | 5 | 5 | 1 | 4 | 2 | 34 |