Renato de Oliveira Brito

CitaçõesBRITO, R. O.;BRITO, RENATO DE OLIVEIRA;DE OLIVEIRA, RENATO BRITO;DE OLIVEIRA BRITO, RENATO;BRITO, PROF DR RENATO DE OLIVEIRA;BRITO, RENATO
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Administração

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2013 a 2016 - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2011 a 2011 - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2004 a 2009 - Direito
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • AFS- Intercultura Brasil- / Periodo: 2004 a 2007
  • Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural- / Periodo: 2016 a 2016
  • Associação Educacional de Professores Pratenses- / Periodo: 2004 a 2004
  • Cadernos do FNDE- / Periodo: 2021 a atual
  • CCAA- Escola de Línguas- / Periodo: 2003 a 2004
  • Centro Universitário do Triângulo- / Periodo: 2004 a 2008
  • Coleção Juventude, Educação e Sociedade (Cátedra UNESCO)- / Periodo: 2019 a atual
  • Colégio Batista Mineiro- / Periodo: 2002 a 2002
  • Colégio Objetivo - Araguari- / Periodo: 2006 a 2006
  • Colégio Objetivo - Tupaciguara- / Periodo: 2004 a 2005
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2019 a atual
  • EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS- / Periodo: 2019 a atual
  • Encyclopédia of Teacher Education- / Periodo: 2020 a atual
  • Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2018 a atual
  • Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2017 a atual
  • ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE)- / Periodo: 2017 a atual
  • Food and Agricultural Organization of the United Nations- / Periodo: 2014 a 2016
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- / Periodo: 2007 a 2008
  • GOVBR Educacional- / Periodo: 2011 a 2015
  • Institute For Democracy in South Africa- / Periodo: 2005 a 2005
  • International Journal of Contemporary Education- / Periodo: 2019 a atual
  • JIEL - Journal International Education and Leadership- / Periodo: 2011 a atual
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2011 a 2016
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2014 a 2015
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2013 a 2015
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2011 a 2015
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2020 a 2023
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2020 a 2021
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2020 a 2020
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2019 a 2020
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2010 a 2011
  • Policy Futures in Education- / Periodo: 2021 a atual
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2018 a atual
  • Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- / Periodo: 2009 a 2010
  • Rede brasileira de certificação inovação e pesquisa- / Periodo: 2021 a atual
  • Revista Perspectivas Docentes- / Periodo: 2023 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Federal de Uberlândia- / Periodo: 2002 a 2008
  • University of Cape Town- / Periodo: 2005 a 2005

Linha de Pesquisa

  • Assistente Relatório de Desenvolvimento Humano, atuando na parte de trabalho em campo e tabulação de dados para o projeto Brasil Mostre seu Valor.
  • Atuei como Colaborador/Voluntário na área de desenvolvimento humano, no projeto Brasil Ponto a Ponto coordenado pelo PNUD ? Brasília, na parte de tabulação e análise de dados.
  • Democracia
  • Direitos Fundamentais: instrumentos processuais de garantia
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Estudos comparativos de Demografia
  • Gestão em Organizações do Terceiro Setor
  • Pesquisa no Projeto Aluno Integrado
  • Política, Gestão, Financiamento e Avaliação
  • Teoria Crítica e Educação Superior

Projetos de Pesquisa

  • EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL IV CAPES IMPACTOS DA PANDEMIA - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL DE REDUÇÃO DE DANOS DA PANDEMIA PARA ESTUDANTES, PAIS E PROFESSORES: EVIDÊNCIAS DE MAPEAMENTO COGNITIVO, DE SAÚDE FÍSICA E MENTAL, E LABORAL
    Serão conduzidos cinco estudos multicêntricos e interdisciplinares de formação de recursos humanos mediadores e multiplicadores, com dois eixos - 1) Avaliação para mapeamento cognitivo, de saúde física e mental, e laboral e 2) Intervenção com avaliação pré e pós, seguida de um follow-up.. Valor Global do projeto: R$ 658.000,00 Renato de Oliveira Brito como Coordenador da Região Centro-Oeste
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • CNPQ/UNIVERSAL - A Violência na População Universitária - Processo: 421496/2018-5 Chamada: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018
    A investigação sobre a violência nas escolas tem crescido de forma constante internacionalmente, e tem mostrado altos níveis de violência em vários níveis diferentes. Encontrar formas de responder a esta questão da violencia nas escolas torna -se um imperativo para a educadores. Nesta pesquisa, faremos uma análise do perfil dos alunos universitários que praticam e/ ou que sofrem com a violencia. A proposta deste projeto se fundamenta em Galtung e Fanon, sendo usada diretamente na elaboração do questionário e na subsequente análise quantitativa dos dados dos alunos entrevistados. Nos envolvemos com esta temática defendendo o ponto de vista que, embora violência possa ser endêmica nas escolas, conciência de uma educação para a paz é imprescindivel para Galtung. Finalmente, dirigimos nossa pesquisa no esforço de que possamos montar um argumento para o contexto da educação e apresentar algo concreto para elaborarmos propostas para a paz no ambiente escolar.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • SISTEMA DE DIAGNÓSTICO SOBRE PERMANÊNCIA DO ALUNO (SDPA) PARA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS
    O diagnóstico sobre permanência estudantil nos anos finais do ensino fundamental, viabilizado por uma ferramenta preditiva, é o foco do presente estudo. Este recorte temático está estruturado a partir da convicção da necessidade de um diagnóstico preditivo sobre a abandono e evasão do aluno, cujos dados viabilize maior autonomia a gestão escolar, como principal objetivo a ser alcançado pelos resultados da pesquisa. Desta maneira, delineiam-se as variáveis, fatores, condições e perspectivas de modo a constituir um protótipo de software capaz de produzir informações consolidadas para se compreender e possibilitar autonomia para gestão em discutir soluções visando a permanência dos estudantes na escola, na garantia de seu direito à educação e, em um sentido mais amplo, na continuidade dos estudos nas etapas da Educação Básica. O lócus de desenvolvimento da pesquisa será a rede pública de ensino do Distrito Federal, considerando-se a distribuição de unidades escolares localizadas em uma das suas quatorze coordenações regionais de ensino. A amostra para levantamentos e testagens relacionadas ao estudo é composta por duas unidades escolares ofertantes dos anos finais do ensino fundamental, podendo ser ampliado o número de escolas, caso seja necessário para o refinamento do estudo. O embasamento teórico será composto por revisão de literatura concernente ao tema da permanência, evasão, abandono, tecnologia utilizada para o acompanhado da coleta de dados empíricos por meio de visitas técnicas e a consulta a documentos e referenciais de órgãos públicos de nível federal e distrital, com vistas ao fortalecimento das bases teóricas, metodológicas e analíticas referentes a pesquisa proposta. Como principais resultados a serem alcançados está a elaboração de protótipo, como ferramenta tecnológica munido da inteligência artificial (IA), capaz de delinear diagnóstico preventivo sobre a evasão escolar discente para a rede pública de ensino do Distrito Federal em relação aos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio da ferramenta informatizada tornar-se-á possível às unidades escolares realizarem sistematicamente o acompanhamento de indicativos de risco de abandono e evasão discente, assim como atuar para mitigá-los.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora
    O PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora tem por objetivo implementar a cocriação de uma escola de educação inovadora atendendo os anos finais do ensino fundamental levando em consideração em uma escola localizada em Taguatinga/DF. O projeto tem como eixo transversal melhorar os índices de permanência e conclusão dos anos finais do ensino fundamental, buscando gerar o senso de pertencimento no espaço escolar por parte dos docentes, estudantes e suas famílias, a partir de uma proposta inovadora e uma gestão participativa.Serão trabalhadas estratégias de facilitação de diálogo na perspectiva de uma Escola Inovadora, estratégias - manifestações culturais na comunidade e envolvimento da escola nestas manifestações, bem como a implementação de espaços de laboratórios de práticas sustentáveis, visando ações integrativas entre a escola e a comunidade a fim de criar as condições essenciais para promover a articulação entre a escola e a comunidade ao seu redor.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Percepção de professores e estudantes sobre as prioridades da internacionalização da educação superior: caminhos para o diálogo
    Projeto de pesquisa cujo objetivo primário é investigar a percepção dos professores e estudantes sobre as prioridades de internacionalização da educação superior. Mediado pela teoria do agir comunicativo de Jungen Habermas, se contrapondo ao processo educativo monológico culturalmente sedimentado na gestão universitária, a investigação buscará intermediar um diálogo entre duas universidades do Distrito Federal, uma pública e outra privada, docentes e discentes da Escola/Faculdade de Educação e outra universidade internacional (University of Uttowa/CA). Secundariariamente, mapeará o pefil demográfico do egresso bolsista no exterior, suas experiencias com a internacionalização e resultados acadêmicos. Para levantamento da percepção dos professores e estudantes será utilizado o método Survey pela aplicação do questionário Faculty Internationalization Perceptions Survey (FIPS) - Inquérito à Pesquisa de Percepção de Internacionalização, sendo que entrevistas e documentos também darão suporte a investigação. Os dados estatísticos serão tabulados com o auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e análise de conteúdo dos documentos com o software MaxQDA.
    Período: 2019 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos
    O Projeto tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da Comunidade Escolar, tendo como princípio, a dinâmica da emancipação de todos os sujeitos envolvidos. Para isso está se propondo o desenvolvimento de uma pedagogia da presença, proximidade e partida, tendo como referencial o pressuposto antropológico, epistemológico e pedagógico. Com base nesta pedagogia está se pesquisando, por meio de pesquisa-ação a possibilidade da formação de professores na respectiva pedagogia e encaminhando uma proposta de avaliação que contemple a passagem da regulação para a emancipação. Enfim, seria fortalecer a Comunidade Escolar, naquilo que já existe, bem como, por meio dos encontros e diálogos educativos.
    Período: 2015 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • As políticas públicas de educação pós-Constituição de 1988
    Projeto de pesquisa sobre o desempenho das políticas públicas de educação formuladas e lideradas pelo Ministério da Educação após a Constituição de 1988.
    Período: 2013 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação Superior e Direitos Humanos: A concepção de Direito e Democracia de Jürgen Habermas e as implicações educativas para as instituições de Ensino Superior.
    Este projeto tem por objetivo examinar a concepção de Direito e Democracia do filósofo alemão Jürgen Habermas e suas implicações para as instituições de Ensino Superior. Especificamente nos interessa investigar se a concepção de Habermas fornece os elementos teóricos para a elaboração de um projeto de formação superior que contemple os Direitos Humanos.
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação Superior e Cidadania: a Universidade como locus de participação democrática e inserção social
    Este projeto pretende investigar, de forma mais abrangente, os projetos de Inserção Social das IES privadas no Brasil, concentrando-se, mais especificamente, nos documentos e ações efetivas das Instituições de Ensino Superior privadas do Triângulo Mineiro, procurando analisar, a partir destes, os impactos na formação de uma sociedade participativa, democrática e cidadã.
    Período: 2008 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Promovendo a Paz Através de Ações Voluntárias - Avaliação Contínua de Estudantes de Envio e Recebimento
    Projeto que trabalha competências de estudantes de recebimento e envio do AFS Intercultura Brasil, onde estes devem recrutar instituições carentes na cidade Uberlândia, promovendo sábados com oficinas educativas como: Pintura, Dobraduras, Higiene Bucal etc.
    Período: 2006 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Western Cape Medium Term Budget Policy Statement
    Projeto trabalhava no desenvolvimento de Políticas Sociais dentro do Estado de Western Cape na Cidade do Cabo - África do Sul. Participei como analista de dados e conclusões.
    Período: 2005 - 2005 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Políticas Educacionais ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Educação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Gestão ::

Idiomas

  • Alemão: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de Produção20172018201920202021202220232024Total
Participação em Banca de Doutorado0053202012
Participação em Banca de Exame de Qualificação0432233219
Participação em Banca de Mestrado1413107219
Total18985312450

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201920212023Total
Participação em Congresso1600016
Participação em Encontro31015
Participação em Oficina21003
Participação em Seminário1001011
Participação em Simpósio21003
Total3331138

Orientação

Tipo de Produção2017201820192020202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado00001214
Orientação em Andamento de Mestrado00000101
Orientações Concluídas para Doutorado01010002
Orientações Concluídas para Mestrado114610013
Total124723120

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios1010
Total1010

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho4500100000046
Artigo Aceito para Publicação00000000011
Artigo Publicado1700264796253
Capitulo de Livro Publicado031132005015
Curso de Curta Duração Ministrado10000000001
Livro Publicado ou Organizado500122101012
Organização de Evento30001000004
Outras Participações em Eventos e Congressos30000000003
Outras Produções Bibliográfica00010000001
Programa de Rádio ou TV1000010000011
Texto em Jornal ou Revista40020000006
Trabalho em Eventos4800000000048
Total13631813889123201

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20172018201920202021Total
Outra Produção Técnica170000017
Prefacio Posfacio0000022
Trabalho Técnico05514015
Total175514234