Letícia de Souza Andrade

CitaçõesANDRADE, L. S.;ANDRADE, LETÍCIA SOUZA;DE SOUZA ANDRADE, LETÍCIA;ANDRADE, LETÍCIA DE SOUZA
Curso/ProgramaFisioterapia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências da Saúde :: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Educação Física
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2009 a 2013 - Fisioterapia
    Universidade Católica de Brasília
  • Ensino Médio - Periodo: 2005 a 2008 - Centro de Ensino Médio 04 de Ceilândia

Atuação Profissional

  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2016 a 2017
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • PRESSÃO ARTERIAL, MODULAÇÃO AUTONÔMICA DA FREQUÊNCIA CARDÍACA, PARÂMETROS CARDIORRESPIRATÓRIOS, FUNCIONALIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES HIPERTENSAS APÓS 16 SEMANAS DE TREINAMENTO BASEADO NO MÉTODO PILATES
      O método Pilates (MP) tem sido usado para controle da pressão arterial por pacientes hipertensos, no entanto pouco se sabe a respeito dos efeitos do MP tradicional e do MP modificado (combinado com exercício aeróbio) nessa população. Objetivos: Avaliar e comparar o efeito do método Pilates modificado e tradicional na pressão arterial de mulheres hipertensas em uso de medicação antihipertensiva após 16 semanas de treinamento. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado de grupo paralelos. Serão selecionadas voluntárias do sexo feminino, hipertensas, com idade de 30 a 59 anos. As voluntárias serão divididas em três grupos: grupo Pilates tradicional (PT), que realizará apenas exercícios baseados no MP, grupo Pilates Modificado (PM), que realizará os exercícios baseados no MP alternados com períodos de repouso ativo em aparelho ergômetro e grupo controle (GC), que não realizará nenhum exercício físico durante o período experimental. As sessões serão realizadas 2 vezes por semana, durante 16 semanas. As voluntárias passarão por avaliações antes e após a intervenção, serão analisados: pressão arterial,modulação autonômica da frequência cardíaca, funcionalidade, comportamento cardiorrespiratório durante o esforço e qualidade de vida. Resultados esperados: Espera-se a diminuição dos níveis pressóricos, melhora do ajuste autonômico, melhora significativa da aptidão cardiorrespiratória, funcionalidade e qualidade de vida nas voluntárias do grupo PM quando comparadas com as voluntárias do grupo PT e grupo GC após 16 semanas de intervenção.
      Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Efeitos do método Pilates sobre os parâmetros cardiopulmonares em mulheres hipertensas
      Introdução: A modalidade de exercícios baseados no método Pilates é praticada, principalmente, por mulheres acima de 30 anos, e, cerca de 21% das mulheres que moram no Distrito Federal são hipertensas. Grande parte dos adeptos usa o Pilates como única estratégia de atividade física, no entanto, ainda não existem evidências científicas sobre o efeito dos tipos de treinamentos do Pilates (solo e equipamentos) sobre os indicadores da aptidão cardiopulmonares, seja em indivíduos saudáveis ou portadores de doenças crônicas. Objetivos: 1) Analisar o comportamento agudo da pressão arterial (PA), índice tornozelo-braço (ITB), frequência cardíaca (FC) e consumo de oxigênio durante uma sessão de exercícios com o método Pilates (solo e equipamentos) em mulheres saudáveis; 2) Analisar alterações na PA, FC, variabilidade da FC, ITB, consumo de oxigênio após 8 semanas do treinamento com método Pilates (solo e equipamentos) em mulheres hipertensas. Materiais e métodos: A abordagem será realizada em dois momentos distintos, transversal (agudo) e longitudinal (crônico). 1) Para o protocolo agudo serão recrutadas 20 mulheres saudáveis com idade entre 18 e 40 anos, não praticantes de atividade física regular e sem experiência prévia com o método Pilates. As sessões de exercício baseados no método Pilates serão realizadas em 2 dias separados (solo e equipamentos). A análise do consumo de oxigênio será através da calorimetria indireta com o analisador de gases portátil, assim será feita a mensuração da taxa metabólica de repouso e o gasto energético durante os exercícios. A FC e VFC serão monitoradas por meio de um cardiofrequencímetro e serão registradas em repouso, durante e após a sessão. A mensuração da PA e ITB serão feitas utilizando o esfigmomanômetro digital no braço e tornozelo; 2) Para o protocolo crônico serão recrutadas 40 mulheres, que serão randomizadas em quatro grupos: saudáveis + Pilates no solo (Grupo I), saudáveis + Pilates em equipamentos (Grupo II), hipertensas + Pilates solo (Grupo III), hipertensas + Pilates em equipamentos (Grupo IV). Todas as voluntárias serão submetidas a 8 semanas de treinamento com o método Pilates, sendo 3 vezes na semana com duração de 1 hora para cada sessão. Serão realizadas as medidas de teste pré-treinamento e reteste pós-treinamento para as medidas de PA, FC, consumo de oxigênio, TMR, VFC e PA 24 horas, através dos mesmos equipamentos do protocolo agudo.
      Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências da Saúde :: Fisioterapia e Terapia Ocupacional :: Fisioterapia ::

    Idiomas

    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior20202021Total
    Banca Julgadora para Concurso Público4004
    Participação em Banca de Graduação2215
    Total6219

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso33
    Participação em Oficina22
    Participação em Seminário22
    Participação em Simpósio11
    Total88

    Orientação

    Tipo de Produção2020Total
    Outras Orientações Concluídas22
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201920212022Total
    Apresentação de Trabalho3000003
    Artigo Publicado1003217
    Outras Bancas Julgadoras0100001
    Outras Participações em Eventos e Congressos5000005
    Trabalho em Eventos0111003
    Total92142119