Ingrid Aquino Amorim

CitaçõesAMORIM, I. A.;AMORIM, INGRID AQUINO;AMORIM, INGRID A.
Curso/ProgramaOdontologia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências da Saúde :: Odontologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2016 a 2020 - Ciências Genômicas e Biotecnologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Ciências da Saúde
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2017 a 2018 - Periodontia
    Faculdade de Tecnologia do Ipê
  • Especialização - Periodo: 2021 a atual - Implantodontia
    Faculdade de Tecnologia do Ipê
  • Graduação - Periodo: 2010 a 2013 - Odontologia
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Centro de Análises Proteômicas e Bioquímicas - UCB- / Periodo: 2016 a 2020
  • Centro de Análises Proteômicas e Bioquímicas - UCB- / Periodo: 2014 a 2016
  • Centro universitário ICESP- / Periodo: 2019 a 2021
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2014 a 2016
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2017 a atual
  • Fundação de Amparo e Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2016 a 2021
  • Programa de Excelência Acadêmica - CAPES- / Periodo: 2018 a atual
  • UNIEURO - CENTRO UNIVERSITÁRIO- / Periodo: 2019 a 2022
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2021 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a 2017
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2016
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a 2016

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • ANÁLISE DO PERFIL PERIODONTAL DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM COVID-19 - UM ESTUDO RETROSPECTIVO
      o objetivo do presente estudo é investigar o perfil periodontal de pacientes diagnosticados com COVID-19 e correlacionar com o prognóstico da doença. Os pacientes a serem incluídos no estudo, responderão um questionário sobre os desfechos da COVID-19, caracterizando clinicamente a amostra. Em seguida, os pacientes serão avaliados quanto ao perfil periodontal e distribuídos em dois grupos: com periodontite e sem periodontite. Cada paciente será examinado clinicamente seguindo as fichas do prontuário de clínica odontológica da instituição. O periograma será realizado a fim de estabelecer o diagnóstico do paciente. Após o preenchimento das fichas pertencentes ao prontuário e diagnóstico periodontal, os pacientes serão investigados quanto à condição de higiene oral e avaliação de risco periodontal ? prognóstico. Os resultados obtidos na pesquisa serão submetidos a testes estatísticos de comparação e correlação, para avaliação dos resultados, por meio do software Graphpad Prism versão 6.0.
      Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Peptídeos antimicrobianos como potencial para terapia endodôntica
      Evidências indicam que o insucesso de tratamentos endodônticos é motivado pela presença/persistência de microrganismos patogênicos resistentes à procedimentos de desinfecção na porção apical, iniciando ou mantendo um processo de reabsorção óssea periapical. Neste processo, a resposta imuno-inflamatória periapical pode atuar como desencadeador e mantenedor das reabsorções ósseas periapicais. Na cavidade oral, os peptídeos antimicrobianos como as catelecidinas possuem atividade sinérgica importantes nas defesas orais. Por outro lado, as clavaninas compõem uma família de peptídeos com atividade antimicrobiana relatada a diversos microrganismos resistentes as infecções periapicais. Desta forma, este projeto visa avaliar o potencial de peptídeos antimicrobianos (clavanina A, MO e a catelecidina LL-37) na terapêutica endodôntica, através de avaliação dos potenciais antimicrobianos, imunomodulatórios e papel na osteoclastogênese. Os resultados serão comparados com os obtidos com hidróxido de cálcio. A atividade antimicrobiana será avaliada pela concentrações inibitórias mínimas para Enterococcus faecalis e Candida albicans. Para análise do potencial imunomodulatório dos peptídeos, culturas de células precursoras de osteoclastos RAW 264.7 (RAW) serão realizadas seguidas pelos ensaios de viabilidade e proliferação celular e produção das citocinas fator de necrose tumoral (TNF), proteína quimiotática de monócitos 1 (M-CP1) e interleucinas (IL) - 1 alfa, 1 beta, 6, 10 e 12, além do óxido nítrico. Para análise do papel dos peptídeos na diferenciação dos osteoclastos, um modelo de osteoclastogênese in vitro, mediada por rRANKL será utilizado. Serão avaliados o número de osteoclastos diferenciados, seguida pela análise proteômica de culturas contendo células precurssoras e culturas contendo osteoclastos, por nanoUPLC-MSE. Os resultados deste projeto serão definidores quanto à seleção ou exclusão das moléculas testadas como potenciais biotecnológicos, para a criação de novas medicações.
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Análises in vitro e in vivo de peptídeos de defesa do hospedeiro como terapia antimicrobiana e imunomodulatória na endodontia
      A resistência de microrganismos à terapia endodôntica é o principal fator contribuinte para o insucesso da terapia convencional. A sobrevivência aos procedimentos de desinfecção tornam estes microrganismos capazes de iniciar ou manter um processo de reabsorção óssea perirradicular. A atuação antimicrobiana e anti-inflamatória de peptídeos de defesa do hospedeiro (PDHs), além de outras propriedades como indução de reparo tecidual, têm sido extensivamente estudadas. Em adição, os PDHs podem atuar contra biofilmes em infecções polimicrobianas e contra microrganismos relatados a infecções endodônticas persistentes, como as espécies Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis e Candida albicans. Desta forma, este projeto objetiva avaliar o potencial dos PDHs HHC-10, LL-37, Synoeca-MP, em comparação com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2, controle clínico), no controle da infecção e inflamação pulpo-perirradicular em modelos in vitro e in vivo. Em experimentos in vitro, será determinada a concentração inibitória mínima dos PHDs e do Ca(OH)2 contra as bactérias S. Aureus e E. faecalis e o fungo C. albicans. Os tratamentos também serão testados em relação a citotoxicidade e no controle na produção de TNF-α, IL-12, IL-10 e óxido nítrico em cultura de precursores de macrófagos RAW 264.7, pelos ensaios de MTT e Enzyme Linked Immunosorbent Assay (ELISA), respectivamente. Todos os experimentos in vitro serão conduzidos com estímulo adicional de antígenos mortos pelo calor dos microrganismos previamente mencionados e com rIFN-γ, ativador de macrófagos. Tais experimentos darão subsídios para o emprego dos peptídeos no tratamento experimental dos animais. Em experimentos in vivo, camundongos BALB/c serão submetidos à indução de lesão perirradicular, por 21 dias. Após este período, os dentes serão tratados endodonticamente com inclusão dos tratamentos por 7, 14 e 21 dias. Os animais serão sacrificados e divididos para análises histoquímica, via TRAP, microtomográfia e para quantificação de citocinas (RANKL, IL-6, IFN-γ, TNF-α, IL-1α, IL-1β, IL-12p40, IL-10 e iNOS), por PCR em tempo real. Todos os resultados serão comparados com os obtidos com a medicação intracanal convencional, o Ca(OH)2. Os resultados deste projeto serão definidores do potencial biotecnológico destas moléculas para a indústria odontológica, possibilitando o desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento, acessíveis a população, com o intuito de preservar cada vez mais um maior número de elementos dentários na cavidade bucal da população, fornecendo maiores expectativa e qualidade de vida.
      Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Estratégias nanobiotecnológicas para revascularização pulpar utilizando nanofibras contendo peptídeos antimicrobianos e imunomoduladores para tratamento endodôntico minimamente invasivo.
      Terapias regenerativas recentes como a revascularização pulpar apresentam-se como uma opção para a endodontia, principalmente em dentes permanentes com ápice aberto. Porém, a associação de antibióticos estabelecidos para a técnica clínica de revascularização pode gerar resistência microbiana, citotoxicidade e descoloração da dentina. Peptídeos antimicrobianos e imunomuladores associados a nanoestruturas podem contribuir para a revascularização pulpar. Este trabalho objetiva avaliar in vitro as atividades antimicrobianas, citotóxicas e imunomodulatórias dos peptídeos IDR-1018 e LL-37 livres e incorporados em nanofibras de álcool polivinílico (PVA), sobre pré-osteoclastos RAW 264.7 e fibroblastos L929. Como comparação, será utilizada a pasta tripla antibiótica (metronidazol, ciprofloxaxina e minociclina). As nanofibras serão confeccionadas por electrospinning e o perfil de liberação dos peptídeos incorporados será avaliado por HPLC. Além disso serão determinadas a atividade antimicrobiana contra Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus e a viabilidade celular de RAW 264.7 e L929 por MTT. Além disso, o óxido nítrico (NO) será avaliado pela reação de Griess. As citocinas TNF-α, MCP-1, e ILs - 1α, 6, 10 e 12 serão analisadas em culturas de células RAW 264.7, enquanto MCP-1, TGF-β e M-CSF, serão analisados culturas de células L929, por Enzyme Linked Immunosorbent Assay (ELISA). Espera-se que os peptídeos apresentem melhor desempenho e gerem menos resistência bacteriana que a pasta tripla antibiótica (padrão ouro de controle clínico). Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para a utilização de peptídeos antimicrobianos e imunomoduladores como biomoléculas promissoras para o tratamento de revascularização, sendo estes aplicados à estratégias de liberação controlada em nanoestruturas e formação de arcabouços para a regeneração pulpar
      Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Potencial biotecnológico de peptídeos imunomoduladores na hiperglicemia crônica: da resposta imune à osteoclastogênese
      O diabetes mellitus é uma doença metabólica que leva a alteração no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos. A hiperglicemia nos pacientes diabéticos leva a modificações, especialmente no sistema imune, tanto inato quanto adaptativo. Foi observado que a hiperglicemia crônica leva a um aumento da resposta imune que muitas vezes promove destruições teciduais. Assim, a modulação da resposta imune nos pacientes diabéticos pode prevenir e/ou diminuir a destruição tecidual que acontecem nestes pacientes. Este estudo objetiva avaliar o papel in vitro do peptídeo IDR 1018 em um modelo in vitro de hiperglicemia estimulado com LPS. A ideia é analisar o potencial imunomodulador deste peptídeo em ambiente hiperglicêmico in vitro estimulado com LPS
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Peptídeos de defesa do hospedeiro nos processos regenerativos do complexo dentino-pulpar.
      Durante evolução do processo de cárie ou em decorrência a uma fratura dentária complexa, a exposição pulpar pode ocorrer. Um método para a preservação do tecido pulpar após sua exposição consiste na realização do capeamento pulpar direto, esta técnica visa a utilização de biomateriais que desempenham a função de estimular a cura e reparação do tecido perdido, através da produção de dentina reparadora. Os materiais mais empregados para terapia de capeamento consistem no uso do hidróxido de cálcio ? Ca(OH)2 e no agregado de trióxido mineral ? MTA. Alguns estudos relatam a presença de algumas desvantagens desses materiais, dentre elas irregularidade e porosidade do tecido dentinário formado quando utilizando Ca(OH)2, o que pode permitir um processo de contaminação secundária. Em relação ao MTA, percebe-se que uma descoloração dentinária pode ocorrer. Deste modo, pesquisas em busca de novos biomateriais com propriedades de indução de reparo tecidual, têm sido extensivamente estudadas. A atuação antimicrobiana, anti-inflamatória e imunomodulatória de peptídeos de defesa do hospedeiro (PDHs) podem desempenhar importantes funções no processo de reparo do complexo dentino-pulpar. Desta forma, este projeto objetiva avaliar o potencial dos PDHs IDR1018, DJK5, DJK6 e a ação sinérgica dos peptídeos com Ca(OH)2, em comparação com Ca(OH)2 individualmente, no processo reparativo do complexo dentino-pulpar, em cultura pulpar primária. Em experimentos in vitro, será avaliada a concentração inibitória mínima dos PHDs e do Ca(OH)2 contra a bactéria S. aureus. Os tratamentos com os peptídeos e Ca(OH)2 serão avaliados em relação a citotoxicidade, no controle na produção de TGF-β, IL-6, IL-10 e óxido nítrico em cultura de célula pulpares primárias, pelos ensaios de MTT e Enzyme Linked Immunosorbent Assay (ELISA), respectivamente. Todos os experimentos in vitro serão conduzidos com estímulo adicional de antígenos mortos pelo calor dos microrganismos previamente mencionados, além da presença de IFN-γ. Para avaliar a morfologia celular após o emprego dos peptídeos, será realizado microscopia eletrônica de varredura (MEV). A avaliação da possibilidade dos peptídeos em promover a diferenciação celular e estimular a biomineralização será por meio da análise de produção da fosfatase alcalina e coloração por vermelho de Alizarina. A avaliação da expressão dos genes marcadores de diferenciação de odontoblastos: ALP, DSPP, DMP-1, colágeno tipo I e fibronectina será por meio da técnica de PCR em tempo real. Os resultados deste projeto podem auxiliar no desenvolvimento de novos produtos para a indústria odontológica, possibilitando o desenvolvimento de novas terapias conservadoras, com o intuito de possibilitar o processo de rizogênese completa e assim diminuir risco de fraturas dentárias e assim preservar cada vez mais um maior número de elementos dentários na cavidade bucal da população, fornecendo maiores expectativa e qualidade de vida.
      Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Peptídeos antimicrobianos e o seu uso na terapia periodontal: análise antimicrobiana, imunomoduladora e regenerativa in vitro.
      A doença periodontal consiste em uma patologia infecciosa cuja etiologia primária pode ser bacteriana e acomete os tecidos periodontais, podendo resultar na perda progressiva de inserção conjuntiva e osso alveolar. Instalada a doença periodontal, a terapia básica consiste na raspagem, alisamento radicular e debridamento mecânico das superfícies com o objetivo de promover a desinfecção através da remoção de microrganismos patogênicos encontrados no biofilme. Esta abordagem consiste em um procedimento terapêutico com limitações, principalmente relacionados com a dificuldade ao acesso das bolsas periodontais profundas, bifurcações e na eliminação de patógenos específicos. Nestes casos, o uso adicional de antimicrobianos torna-se uma opção de terapia viável que objetiva reduzir ou suprimir a microbiota patogênica e, dessa forma, tentar promover ganhos clínicos relevantes. Dentre os antimicrobianos de ação local, muitos têm demonstrado eficácia clínica, especialmente durante a terapia de manutenção e como complementares à raspagem e alisamento radicular, a exemplo dos fármacos metronidazol, clorexidina e tetraciclina. Diante da busca por novos antimicrobianos, os peptídeos antimicrobianos (AMPs) são biomoléculas que têm despertado um especial interesse, pois além da capacidade antimicrobiana, também expressam competência imunomodulatória e indutora de regeneração tecidual, de fundamental importância para a manutenção da saúde dos tecidos periodontais. Portanto, frente à dificuldade no tratamento efetivo de bolsas periodontais com maiores profundidades e da necessidade da busca por novas formas de tratamento, os AMPs vislumbram novas possibilidades terapêuticas. Neste projeto, 3 peptídeos serão analisados: o IDR-1018 com relatadas propriedades antimicrobianas e de modulação da resposta imune; a LL-37 com capacidade antimicrobiana, imunomodulatória e angiogênica, além de inibir o processo de reabsorção óssea; a Synoeca-MP com capacidade antimicrobiana e hemolítica somente em doses dezessete vezes maiores que as efetivas como antimicrobiano; entre outros peptídeos já descritos na literatura..
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Projeto Promoção de saúde bucal em Diabéticos
      Projeto atuante, com ênfase na promoção de qualidade de vida em diabéticos, composto por parcerias entre UCB e Centro de Saúde 11 de Ceilândia - DF.
      Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Abordagem Interdisciplinar na promoção de saúde e impacto na qualidade de vida de pacientes portadores de Diabetes Melittus
      Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

    Áreas de Atuação

    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: ::
    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Periodontia ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso99
    Total99

    Orientação

    Tipo de Produção20162019Total
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica101
    Orientações em Andamento para Graduação123
    Total224

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios22
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201820192021Total
    Apresentação de Trabalho700007
    Artigo Publicado020125
    Organização de Evento103004
    Trabalho em Eventos241007
    Total10641223