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Francisco Moacir de Melo Catunda Martins
Citações | MARTINS, Francisco;MARTINS, Francisco Catunda |
Curso/Programa | Psicologia - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 1997 a 1998 - Université Catholique de Louvain
- Pós-Doutorado - Periodo: 2004 a 2004 - Université Catholique de Louvain
- Pós-Doutorado - Periodo: 2006 a 2006 - University of Kent
- Doutorado - Periodo: 1982 a 1986 - Psicologia
Université Catholique de Louvain - Mestrado - Periodo: 1980 a 1982 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1982 a 1984 - Licence Complementaire en Psychologie
Université Catholique de Louvain - Especialização - Periodo: 1977 a 1979 - Especialização em Psiquiatria Clínica
Faculdade Ciências da Saúde - UnB - Especialização - Periodo: 1981 a 1981 - Associação Brasileira de Psiquiatria
- Residência Médica - Periodo: 1977 a 1979 - Serviço de Saúde Mental Hospital Universitário Sobradinho-DF (UISS) da UnB
- Graduação - Periodo: 1974 a 1979 - Psicologia
Centro de Ensino Unificado de Brasília - Graduação - Periodo: 1974 a 1979 - Licenciatura em Psicologia
Centro de Ensino Unificado de Brasília - Graduação - Periodo: 1971 a 1977 - Medicina
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Arquivos Brasileiros de Psicologia- / Periodo: 2007 a atual
- Boletim. Academia Paulista de Psicologia- / Periodo: 2005 a atual
- Centre Medical Marmottan- / Periodo: 1989 a 1989
- Centro de Ensino Unificado de Brasília- / Periodo: 1980 a 1982
- Clínica de Repouso Nossa Senhora de Fátima- / Periodo: 1977 a 1980
- Clínica Psicomed- / Periodo: 1977 a 1982
- Cliniques Universitaire Saint Luc- / Periodo: 1983 a 1986
- Humanidades (Brasília)- / Periodo: 2008 a atual
- International Journal of Migration, Health and Social Care- / Periodo: 2005 a atual
- Justica Federal- / Periodo: 1980 a 1982
- Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso)- / Periodo: 2000 a atual
- Psicologia em Revista- / Periodo: 2002 a atual
- Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 2000 a atual
- Revista Mal-Estar e Subjetividade- / Periodo: 2008 a atual
- Sociedade de Psicanálise Pluralista- / Periodo: 2015 a atual
- Tempo Psicanalítico- / Periodo: 2007 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1997 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1996 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1993 a 1996
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1991 a 1993
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1989 a 1991
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1987 a 1989
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1980 a 1982
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1977 a 1979
- Universite Catholique de Louvain- / Periodo: 2004 a 2004
- Universite Catholique de Louvain- / Periodo: 1996 a 1996
- University of Warwick- / Periodo: 2001 a 2001
- Unversity of Kent- / Periodo: 2004 a 2004
Linha de Pesquisa
- Psicopatologia, Psicoterapia e Linguagem
Projetos de Pesquisa
- A Metáfora em Freud (1892-1900): Dos Estudos Pré-psicanalíticos a Interpretação dos Sonhos
Elucidar como a metáfora se apresenta e contribuiu para a constituição da teoria e o campo psicoterapêutico na obra inicial de Freud é o fito da presente pesquisa. Visa explicitar e diferenciar com os conhecimentos atuais como a metáfora se apresenta em textos princeps freudianos. Para tanto será realizada exegese dos textos compreendidos entre 1892 e 1900, com atenção para o texto original em alemão e suas traduções em inglês e para o português. Apresentamos os principais tópicos, a lista das metáforas já levantadas e a análise redigida de duas metáforas como exemplo dos produtos a serem alcançados. As metáforas serão examinadas e desenvolvidas tanto nas suas relações biográficas, quanto com o Zeitgeist e com relação às principais teorias que emergiram durante os 109 anos seguintes a Interpretação dos Sonhos. Fez-se um estudo preliminar exploratório e pretende-se estender o trabalho e o método para as mais de trinta e cinco metáforas listadas e as que coletaremos ainda na Interpretação dos Sonhos. Os principais modelos de captação de dados para exegese e interpretação dos textos são apresentados bem como o método e procedimento adotado. Pretende-se a análise e redação com a interpretação das metáforas compreendidas na obra de Freud entre 1892 e 1900. O estudo diferenciado das metáforas permitirá a formação docente pós-graduada, discente e aprofundar critérios para uso delas, articulando melhor a teoria com a prática. O estudo específico das metáforas de Freud pretende ser uma contribuição que ainda não foi realizada de maneira sistemática e que cubra temática central no campo psicanalítico e psicoterapêutico. Contribuirá também para diferenciar critérios exegéticos em pesquisas que se utilizem da argumentação, tornando este campo mais renovado e explicitado.
Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Migração e Saúde Mental
Período: 2005 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Pulsão e verbo na obra de Freud e de Gustave Guillaume
Resumo Elucidar o conceito freudiano de pulsão e demonstrar sua relação na linguagem com o verbo é o objetivo geral do presente projeto. Como concepção geral de fundo as teorias da ação se fazem presente tanto para explicar o conceito de pulsão quanto o de verbo. Investigaremos na obra freudiana os principais momentos que estão concebidos os conceitos de pulsão e verbo. Trieb, pulsão, inicialmente, é palavra do cotidiano em alemão, mas passo a passo ela se torna nocional (Begrieff). Em seguida, o entendimento de Freud sobre a linguagem e especificamente o verbo, enquanto elemento gramatical que porta a ação na linguagem, será examinado na obra freudiana tanto na metapsicologia quanto em exemplos clínicos. Buscaremos demonstrar que o verbo é o elemento gramatical que porta a representação da pulsão. Ato contínuo, utilizaremos a teoria do linguista Gustave Guillaume que desenvolveu em detalhes e a teoria dos atos de linguagem mais elaborada e esquecida das teorias que estudamos até hoje. Apresentamos no presente projeto todos os textos de Freud e de Guillaume bem como dos principais autores interlocutores que nos ajudarão nesta construção comum. Os dois autores em foco partilham a ideia que a mente se organiza através da linguagem e tem seu dinamismo por conta da pulsão (Freud) e do verbo (Guillaume). No pensamento, na fala e na escrita mostraremos que o verbo é o principal representante psíquico da pulsão. O estudo diferenciado das duas teorias permitirá a formação docente pós-graduada, discente a aprofundar critérios para uso delas, articulando melhor a teoria com a prática, dando assim, continuidade a linha de pesquisa `Linguagem e Psicopatologia`. O estudo permitirá análises de corpus discursivos que contemplem os dinamismos psicanalíticos da linguística de Guillaume. O estudo específico da articulação verbo - pulsão nos levará necessariamente a sermos introduzidos na experiência temporal que somente a flexão do verbo nos traz. Desta maneira, pretendemos reintroduzir cum granus salis o tempo como tópico fundamental para toda e qualquer clínica, inclusive a de Freud. Palavras Chaves: Psicanálise, Linguagem, Verbo, Gramática, Psicopatologia
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A Metáfora em Freud (1892-1900): Dos Estudos Pré-psicanalíticos a Interpretação dos Sonhos
A Metáfora em Freud (1892-1900): Dos Estudos Pré-psicanalíticos a Interpretação dos Sonhos Elucidar como a metáfora se apresenta e contribuiu para a constituição da teoria e o campo psicoterapêutico na obra inicial de Freud é o fito da presente pesquisa. Visa explicitar e diferenciar com os conhecimentos atuais como a metáfora se apresenta em textos princeps freudianos. Para tanto será realizada exegese dos textos compreendidos entre 1892 e 1900, com atenção para o texto original em alemão e suas traduções em inglês e para o português. Apresentamos os principais tópicos, a lista das metáforas já levantadas e a análise redigida de duas metáforas como exemplo dos produtos a serem alcançados. As metáforas serão examinadas e desenvolvidas tanto nas suas relações biográficas, quanto com o Zeitgeist e com relação às principais teorias que emergiram durante os 109 anos seguintes a Interpretação dos Sonhos. Fez-se um estudo preliminar exploratório e pretende-se estender o trabalho e o método para as mais de trinta e cinco metáforas listadas e as que coletaremos ainda na Interpretação dos Sonhos. Os principais modelos de captação de dados para exegese e interpretação dos textos são apresentados bem como o método e procedimento adotado. Pretende-se a análise e redação com a interpretação das metáforas compreendidas na obra de Freud entre 1892 e 1900. O estudo diferenciado das metáforas permitirá a formação docente pós-graduada, discente e aprofundar critérios para uso delas, articulando melhor a teoria com a prática. O estudo específico das metáforas de Freud pretende ser uma contribuição que ainda não foi realizada de maneira sistemática e que cubra temática central no campo psicanalítico e psicoterapêutico. Contribuirá também para diferenciar critérios exegéticos em pesquisas que se utilizem da argumentação, tornando este campo mais renovado e explicitado. Palavras Chaves: Psicanálise; Metáfora; Linguagem; Psicoterapia; Retórica; Psicopatologia
Período: 2009 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Metáfora e Psicoterapia
Palavras chaves: Linguagem, metáfora, psicoterapia, técnica terapêutica. A metáfora tem sido desqualificada no trabalho clínico e mesmo de investigação científica por promover equivocidade e engano. Não obstante ela está presente na prática diária de todo clinico e mais ainda na prática da psicoterapia e da psicanálise. O presente projeto dá continuidade as investigações acerca de Linguagem e psicoterapia e visa investigar teórica clinicamente a presença de metáforas em psicoterapia e o seu uso no processo terapêutico. A hipótese central a ser investigada diz respeito a transformação que a metáfora sofre ao longo do processo contribuindo para a cura psicoterápica. Dito isso pressupomos que a cura pela fala implica principalmente na elaboração de metáforas e criação de novas possibilidades de simbolização para o paciente. Propõe-se ao longo de atendimentos clínicos se colher material que permita a análise das metáforas e da sua participação na retórica mais elaborada tal como ocorre com o emprego de perífrases, ironias, sarcasmos, do chiste e do Wit (palavra espirituosa) e bom humor. Empregar-se-á a teoria analítica freudiana, textos de Lacan, da semiótica de Peirce e principalmente da Filosofia da Linguagem ordinária para proceder a análise do material. As situações a serem analisadas do ponto de vista do método adotado por Searle serão retiradas de exemplos clássicos e de transcrições de situações terapêuticas feitas de pesquisas anteriores e de terapias analíticas em andamento na clínica universitária. O esclarecimento desta situação ajudará a compreender e diferenciar o trabalho clínico psicoterapêutico e psicanalítico como processo de cura. Constitui assim um passo para entendimento dos processos terapêuticos em geral que se vêem envolvidos com a fala.
Período: 2005 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Metáfora e Psicoterapia
A metáfora tem sido desqualificada no trabalho clínico e mesmo de investigação científica por promover equivocidade e engano. Não obstante ela está presente na prática diária de todo clinico e mais ainda na prática da psicoterapia e da psicanálise. O projeto dá continuidade as investigações acerca de Linguagem e psicoterapia e visa investigar teórica clinicamente a presença de metáforas em psicoterapia e o seu uso no processo terapêutico. A hipótese central a ser investigada diz respeito a transformação que a metáfora sofre ao longo do processo contribuindo para a cura psicoterápica. Dito isso pressupomos que a cura pela fala implica principalmente na elaboração de metáforas e criação de novas possibilidades de simbolização para o paciente. Propõe-se ao longo de atendimentos clínicos se colher material que permita a análise das metáforas e da sua participação na retórica mais elaborada tal como ocorre com o emprego de perífrases, ironias, sarcasmos, do chiste e do Wit (palavra espirituosa) e bom humor. Empregar-se-á a teoria analítica freudiana, textos de Lacan, da semiótica de Peirce e principalmente da Filosofia da Linguagem ordinária para proceder a análise do material. As situações a serem analisadas do ponto de vista do método adotado por Searle serão retiradas de exemplos clássicos e de transcrições de situações terapêuticas feitas de pesquisas anteriores e de terapias analíticas em andamento na clínica universitária. O esclarecimento desta situação ajudará a compreender e diferenciar o trabalho clínico psicoterapêutico e psicanalítico como processo de cura. Constitui assim um passo para entendimento dos processos terapêuticos em geral que se veem envolvidos com a fala.
Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Placebo e Psicoterapia
Objetivo geral: aprofundar de um ponto de vista teórico e exploratório a noção de efeito placebo dentro das teorias clínicas, em especial do ponto de vista psicanalítico visando elucidar o processo de cura terapêutico. Objetivos específicos. Estudar as particularidades do conceito de placebo e de efeito placebo do ponto de vista teórico clínico. Levantar e revisar a literatura global acerca do placebo e do efeito placebo, em especial das teorias acerca do efeito placebo em clínica. Iniciar dados para elaboração de uma possível teoria geral da clínica psicológica, onde o placebo é elemento essencial. Articular o processo de cura em geral com a teoria dos atos de fala de Austin em prosseguimento a linha de pesquisa já iniciada. Investigar especificamente a noção de placebo na obra de Freud e sua articulação com o conceito de sugestão.
Período: 2003 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Referência e Associação Livre
O estudo se coloca em continuidade com estudos empíricos realizados anteriormente e busca aprofundar de um ponto de vista teórico a situação típica da cura analítica a partir das teorias da linguagem ordinária. A hipótese central investigada diz respeito a colocação entre parêntese pelo paciente das operações de referência objetivas concretas na situação da cura descrita por Freud. Para realizar tal empreendimento foi necessário o estudo e aprofundamento teórico principalmente de autores que contribuiram para a constituição do conceito de referência, inscrevendo assim a investigação como uma proposta de articulação da psicanálise com o ponto de vista fenomenológico positivo. As situações a serem analisadas do ponto de vista do método adotado por Searle foram retiradas de exemplos clássicos e de transcrições de situações terapêuticas feitas de pesquisas anteriores e de terapias analíticas em andamento na clínica universitária. O esclarecimento desta situação ajudou a compreender e diferenciar o trabalho clínico psicanalítico como processo de cura. Constitui assim um passo para entendimento dos processos terapêuticos em geral que se veem envolvidos com a fala.
Período: 1999 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Linguagem e Psicoterapias
Este estudo visou investigar que tipos de atos de fala compromissivos ocorrem nas entrevistas iniciais de psicoterapia analítica, quais seus conteúdos proposicionais e seus efeitos sobre a constituição ou não (performance feliz ou infeliz) de um contrato de trabalho. Dois objetivos específicos foram realizados: 1. Identificar e descrever tipos padrões seqüenciais de atos de fala compromissivos, em termos de resultados felizes e infelizes; 2. Identificar e descrever os tipos diferentes de força ilocucionária promissiva presentes, isto é, identificar que tipos de promessas são realizadas.
Período: 1998 - 2001 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Psicose e Referência
Linguagem e psicose têm uma relação intrínseca e logicamente necessária posto que os delírios, como exemplo clássico, necessitam da produção significante linguística para sua ocorrência plena. O estudo aprofundou uma das dimensões essenciais da linguagem no discurso psicótico: a operação de referência. Ela pode ser conceituada das seguintes maneiras: ?It should be pointed out... that many authors use ?reference? and perhaps more particularly ?referential? in a way which, unless one is aware that there are...rather different senses involved, can lead to confusion? (Lyons, 1977). At times the referential function of language has been defined as purely ostensive or pragamatic. Here reference is opposed to sense; sense, as we have seen, can be characterized as intensional meaning, while reference in this case indicates the way signs function extensionally in picking out specific referents in the world. Entendemos o conceito de referência como a operação que articula e constitui o mundo extra-linguístico e a linguagem. Chamamos de referente, justamente, o objeto extra-linguístico, seja coisa concreta, ou seja, um objeto, por exemplo, uma coisa imaginária que se constitui na operação de referenciação. Esse processo, mais que tão somente um meio indicador, é um elemento fundamental na constituição da realidade humana. Cabe aqui fazer a distinção clássica, conhecida desde Kant, e retomada por Freud, entre Wirklchkeit (realidade efetiva, concreta) e Realität (realidade psíquica). A realidade tal como estudamos em Psicopatologia é sempre psichicher Realität. - Articular perda de realidade com um problema de referência (tese D - Freud) - Diferenciar demência de psicose (Freud, Lacan, pesquisas anteriores)
Período: 1995 - 1997 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Linguagem e Psicose: termos lexicais de parentesco e instabilidade na relação pais e filhos
O projeto realizou investigação da linguagem de pacientes psicóticos com os seguintes objetivos: esclarecer a indicação de alteração da dimensão de diferença de geração como problemática maior na psicose esquizofrênica; elucidou as diferenças existentes entre pacientes dementes e esquizofrênicos; investigou a dimensão da relação pais filhos na psicose especificamente a instabilidade da relação do sujeito (ego) com os pais na genealogia. Esta instabilidade foi confirmada pela presença de maior número de erros na dimensão de gerações das relações de parentesco.
Período: 1993 - 1995 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências da Saúde :: Medicina :: Psiquiatria ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicanálise ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: psicopatologia ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Técnica Psicoterapêutica ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica :: Intervenção Terapêutica
Idiomas
- Alemão: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 13 | 0 | 0 | 0 | 13 |
Banca Julgadora para Professor Titular | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 29 | 0 | 0 | 0 | 29 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 35 | 5 | 0 | 1 | 41 |
Participação em Banca de Graduação | 5 | 7 | 1 | 0 | 13 |
Participação em Banca de Mestrado | 88 | 1 | 1 | 0 | 90 |
Total | 171 | 13 | 2 | 1 | 187 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 29 | 1 | 1 | 31 |
Participação em Encontro | 13 | 0 | 0 | 13 |
Participação em Seminário | 10 | 2 | 0 | 12 |
Participação em Simpósio | 9 | 1 | 1 | 11 |
Total | 61 | 4 | 2 | 67 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 4 | 2 | 1 | 0 | 7 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 0 | 2 | 1 | 0 | 3 |
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado | 1 | 0 | 1 | 0 | 2 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 13 | 1 | 0 | 1 | 15 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 35 | 2 | 1 | 1 | 39 |
Orientações em Andamento para Graduação | 6 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Outras Orientações Concluídas | 25 | 4 | 1 | 0 | 30 |
Total | 84 | 11 | 5 | 2 | 102 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 5 | 2 | 7 |
Total | 5 | 2 | 7 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 14 | 4 | 0 | 1 | 19 |
Artigo Aceito para Publicação | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 |
Artigo Publicado | 62 | 1 | 2 | 0 | 65 |
Capitulo de Livro Publicado | 18 | 3 | 0 | 0 | 21 |
Demais Trabalhos | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 16 | 2 | 1 | 0 | 19 |
Organização de Evento | 13 | 2 | 0 | 0 | 15 |
Outras Bancas Julgadoras | 8 | 0 | 0 | 0 | 8 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 25 | 0 | 0 | 0 | 25 |
Outras Produções Bibliográfica | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 10 | 0 | 0 | 1 | 11 |
Total | 170 | 12 | 3 | 4 | 189 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 19 | 19 |
Tradução | 3 | 3 |
Total | 22 | 22 |