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Ivar César Oliveira de Vasconcelos
Citações | VASCONCELOS, I. C. O.;VASCONCELOS, IVAR CÉSAR OLIVEIRA DE;DE VASCONCELOS, TRADUÇÃO DE IVAR CÉSAR OLIVEIRA |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a 2016 - Universidade Católica de Brasília
- Doutorado - Periodo: 2012 a 2014 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Mestrado - Periodo: 2008 a 2011 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2011 a 2012 - Formação em Educação a Distância
Universidade Paulista DF - Especialização - Periodo: 2007 a 2008 - Docência Superior
Universidade Gama Filho - Especialização - Periodo: 2001 a 2001 - Reengenharia e Recursos Humanos
Universidade Candido Mendes - Especialização - Periodo: 2004 a 2005 - Filosofia
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1988 a 1997 - Licenciatura Plena em Filosofia
Universidade Federal do Piauí
Atuação Profissional
- Alteridad: Revista de Ciencias Humanas, Sociales y Educación- / Periodo: 2017 a atual
- Banco do Brasil- / Periodo: 1975 a 2011
- Cadernos de Educação (UFPel)- / Periodo: 2017 a atual
- EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA)- / Periodo: 2017 a atual
- Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2015 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2016 a atual
- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2013 a 2014
- Revista de la escuela de ciencias de la educación- / Periodo: 2016 a atual
- Revista Diálogos- / Periodo: 2016 a atual
- REVISTA DIÁLOGOS: PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA- / Periodo: 2017 a atual
- Sisyphus - Jornal of education- / Periodo: 2018 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2016
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2014
- Universidade Corporativa Banco do Brasil- / Periodo: 1999 a 2010
- Universidade Paulista DF- / Periodo: 2005 a atual
Linha de Pesquisa
- Educação, Juventude e Sociedade
- Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem
- Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem.
- Juventude, processos comunicacionais e tecnologias
- Juventude, processos comunicacionais e tecnologias
Projetos de Pesquisa
- Inclusão educacional em contextos de extrema exclusão (IECEE)
Esta pesquisa tem o objetivo de entender a inclusão educacional, buscando identificar a presença e a ausência desta na prática didático-pedagógica que envolve jovens alunos, os com deficiência/transtornos globais de desenvolvimento/super dotação/altas habilidades, os que são vítimas de violências escolares, os suicidas, os infratores e os vulneráveis nos contextos de alta racionalidade da sociedade moderna. Entende-se os termos presença e ausência, respectivamente, como a ocorrência da inclusão desse público em processos de formação plena do ser humano ou como a sua exclusão destes mesmos processos. Para atingir esse objetivo utiliza como percurso metodológico um estudo de caso interativo, pelo qual alia aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos numa única perspectiva, reunindo as mencionadas vertentes. Assim, tem como métodos uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual visa à comprovação de uma hipótese; um estudo de casos múltiplos integrado, com duas unidades integradas de análise, a exclusão e a inclusão. A partir desse objetivo e percurso metodológico, a pesquisa se propõe a contribuir, dentre outros impactos, para o Distrito Federal, com o fortalecimento da cidadania por meio da disseminação de práticas didático-pedagógicas favoráveis à inclusão educacional; com a entrega de material que pode ser utilizado por escolas (p. ex., guias e vídeos com orientações sobre inclusão educacional); subsídios para a elaboração de políticas públicas da educação com foco na educação inclusiva, podendo ser utilizado o banco de casos resultante da pesquisa; subsídios para a mudança de paradigmas na educação, pois os resultados e as conclusões da pesquisa advirão diretamente de contextos de extrema exclusão social; informações úteis à preparação de professores para atuar na perspectiva da educação inclusiva; capacitação de pesquisadores para a realização de pesquisas com estudo de caso interativo. Propõe-se ainda contribuir para ampliar o conjunto de pesquisas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UCB, pois este trabalho dá continuidade aos resultados de projetos articulados das linhas de pesquisa do mencionado Programa, "Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem" e "Juventude, processos comunicacionais e tecnologias".
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Caracterização do processo de inclusão/exclusão de jovens universitários da rede IUS - UNESCO
A investigação pretende sistematizar a percepção do fenômeno da exclusão/inclusão social por parte de estudantes universitários de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos, em cinco universidades da rede IUS (UCSH/CHILE, UPS/ECUADOR, UCB/BRASIL, USB/BOLIVIA e UDB/EL SALVADOR). A proposta encontra relevância teórica na medida em que busca dar fundamento empírico a uma leitura particular da inclusão/exclusão, a partir de uma perspectiva claramente multidimensional à compreensão do fenômeno. Constitui-se, além do mais, como um aporte à construção local de conhecimento sobre o tema da exclusão social. Para tanto, busca-se analisar a exclusão/inclusão a partir de um grupo que vivencia o paradoxo de ser uma coletividade, os jovens universitários, que, a partir da variável etária, encontra-se estruturalmente excluído, e sobre o qual se depositam esperanças sociais de continuidade, mudança e transformação. As questões que motivam a pesquisa se referem ao avançar da compreensão das manifestações da inclusão/exclusão na juventude brasileira através de um modelo que contemple os âmbitos e níveis de exclusão/inclusão propostos. Para analisar o fenômeno, o modelo teórico que se propõe funciona em dois vetores: por um lado, contempla em paralelo as três dimensões descritas para a exclusão social (politica, econômica e cultural); contudo, agrega a ideia de que nessas dimensões é possível apreciar manifestações estruturais, intergrupais e subjetivas da exclusão. O objetivo geral do projeto é o de compreender as continuidades e as descontinuidades entre as dimensões estruturais e subjetivas do fenômeno de inclusão/exclusão, nos âmbitos politico, econômico e cultural de jovens universitários brasileiros e latino-americanos entre 18 e 24 anos. A metodologia da pesquisa será mista, contendo elementos qualitativos, de análise social do discurso e análise documental, e quantitativos, próprios da construção de um instrumento psicométrico. Para a coleta de dados serão utilizadas, inicialmente, entrevistas abertas com jovens de diversos cursos; seguindo-se grupos focais por cursos. Depois, uma análise social do discurso. A segunda parte, quantitativa, constará da elaboração de um questionário e apresentação de resultados. Espera-se, como resultado, a constituição de uma rede temática sobre inclusão/exclusão juvenil no âmbito educativo na Rede IUS; a sistematização de uma escala de percepção da exclusão e inclusão social entre os jovens universitários; construção de um instrumento de medição de tal percepção no mundo universitário.
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Violência e exclusão: superação em contextos educacionais
No mundo atual, pessoas inseridas em contextos educacionais são submetidas a uma avalanche de informações que, frequentemente, reforçam a lógica violência-exclusão. Dentre elas, citam-se aquelas que vivem em comunidades vulneráveis e as que se inserem nos ambientes universitários. As que vivem nas mencionadas comunidades enfrentam a falta de informações precisas sobre diversos temas, inclusive direitos e oportunidades. Por outro lado, podem sofrer a abundância e a confusão de mensagens, como as advindas das mídias e as emitidas em bares. Estes problemas reforçam o círculo vicioso de violência, exclusão, dominação, alcançando o interior das escolas. Apesar disso, e ainda que exista a escolarização, pode-se desenvolver a educação não-escolar, favorável à superação. Embora sofra os efeitos do mencionado círculo, quais estratégias de superação as pessoas dessas comunidades podem usar para se emancipar? Quanto aos estudantes universitários, estes sofrem processos educativos não correspondentes às anunciadas intenções de pleno desenvolvimento. Assim, expõem-se a informações que, frequentemente, reforçam a lógica violência-exclusão-silêncio. Geralmente, eles interagem com professores que os consideram pessoas que não pensam e não são críticas. Numa parcial negação de diálogo, os mais frágeis preferem o silêncio, evidenciando que, no lugar da educação baseada no monólogo, a universidade precisa ser palco da educação dialógica. Quais estratégias de superação o estudante pode empregar para o rompimento desse círculo vicioso? Para responder a estas perguntas, tanto nos contextos das comunidades vulneráveis como nas universidades escolhidas, realizam-se dois estudos de casos múltiplos, em que, cada caso único recebe nomes que os caracterizam em sua singularidade. De acordo com os resultados e análises, até o momento, já se conclui, provisoriamente com relação à primeira pesquisa, que a educação não-escolar pode constituir-se num amplo leque educativo favorável à superação da contradição opressor-oprimido, proporcionando alcançar realidades além das situações-limite, pois desenvolve-se com base na articulação entre aspectos informativos e formativos da educação; conclui-se, também provisoriamente com relação à segunda pesquisa, que os momentos de superação precisam ser aproveitados como estratégias educacionais efetivamente transformadoras, que saiam do discurso para a prática, da opressão à esperança.
Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Avaliação participativa da escola: entre a regulação e a emancipação
Com a crescente expansão das iniciativas de avaliação pelos diversos entes federados, a instituição escolar tornou-se objeto de avaliação das mais variadas instituições. A partir das evidências produzidas por essas avaliações podem ser discutidos os problemas enfrentados pelas escolas. Por outro lado, há pouca participação da comunidade escolar na determinação da qualidade das escolas e na proposição de intervenções. Diante disso, propõe-se a seguinte questão: como construir um modelo de avaliação da escola na qual haja participação efetiva da comunidade escolar? Interessa, em particular, desenvolver juntamente com a comunidade escolar uma proposta de avaliação participativa da escola. A pesquisa apresentará estudo de casos múltiplos em escolas da rede pública do Distrito Federal e assumirá um caráter de pesquisa participante, vez que tem a pretensão de intervir intencionalmente na realidade. Além da observação participante, serão utilizados grupo focal e inquéritos como entrevistas individuais e aplicação de formulário.
Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Juventude Universitária e Direitos Humanos
O projeto se volta para a percepção dos direitos humanos por parte de estudantes da educação superior e como o assunto é desenvolvido nesse nível de ensino. O problema gira em torno de algumas perguntas sobre a efetividade da formação em direitos humanos. Num momento crítico da história, grupos humanos, em especial as camadas juvenis, se orientam por um sistema de ensino dirigido quase que exclusivamente para o domínio competitivo dos conhecimentos e técnicas. Qual a sensibilidade destas camadas em relação aos valores, à ética, à justiça e à convivência humana? Existem tendências de arrefecimento das noções como as de justiça, direitos, igualdade social? Tais conteúdos encontram-se presentes no processo formativo dos estudantes universitários? Assim, o projeto tem o objetivo de Indagar opiniões, percepções e atitudes que se destacam na fala de alunos da educação superior, e nos seus conteúdos curriculares, a respeito dos direitos humanos, da democracia, da justiça, do direito à educação democrática de qualidade. Para proceder à investigação científica, uma etapa será de caráter exploratório, pesquisa de natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupos focais. Com base nesta primeira fase, pretende-se elaborar um questionário de aplicação a uma amostra a ser definida.
Período: 2013 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Metodologia do Trabalho Acadêmico ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: ::
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia da Educação ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Italiano: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 3 | 2 | 3 | 3 | 11 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 2 | 7 | 3 | 7 | 19 |
Participação em Banca de Graduação | 14 | 0 | 0 | 0 | 14 |
Participação em Banca de Mestrado | 0 | 3 | 5 | 8 | 16 |
Total | 19 | 12 | 11 | 18 | 60 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 6 | 0 | 0 | 1 | 7 |
Participação em Encontro | 7 | 1 | 2 | 2 | 12 |
Participação em Seminário | 12 | 3 | 0 | 2 | 17 |
Total | 25 | 4 | 2 | 5 | 36 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 0 | 1 | 5 | 6 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 0 | 1 | 0 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 0 | 3 | 6 | 9 |
Outras Orientações Concluídas | 16 | 0 | 0 | 16 |
Total | 16 | 5 | 11 | 32 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 10 | 1 | 1 | 0 | 12 |
Artigo Publicado | 11 | 6 | 2 | 1 | 20 |
Capitulo de Livro Publicado | 5 | 4 | 0 | 4 | 13 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 15 | 0 | 0 | 0 | 15 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 1 | 1 | 2 | 4 |
Organização de Evento | 3 | 2 | 2 | 0 | 7 |
Outras Bancas Julgadoras | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 1 | 0 | 1 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 10 | 0 | 2 | 0 | 12 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 7 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Total | 68 | 15 | 8 | 9 | 100 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 5 | 0 | 10 | 7 | 22 |
Tradução | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Total | 5 | 2 | 10 | 7 | 24 |