Jardelino Menegat

CitaçõesMENEGAT, J.;MENEGAT, JARDELINO
Curso/ProgramaReitoria
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a 2017 - Universidade Federal Fluminense
  • Doutorado - Periodo: 2014 a 2016 - Educação
    Universidade La Salle - Canoas
  • Doutorado - Periodo: 2013 a 2017 - ADMINISTRAÇÃO
    UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA
  • Mestrado - Periodo: 2003 a 2004 - Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1988 a 1988 - Metodologia de Ensino
    Universidade La Salle - Canoas
  • Especialização - Periodo: 1986 a 1987 - Recursos Humanos para Adm. e Sup. de Escolas
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Especialização - Periodo: 1988 a 1989 - Administração da Educação
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Especialização - Periodo: 2005 a 2006 - MBA - Executivo em Administração de Empresas
    Fundação Getúlio Vargas
  • Especialização - Periodo: 2005 a 2006 - MBA - EXECUTIVO INTERNACIONAL - IRVINE
    Fundação Getúlio Vargas
  • Graduação - Periodo: 1981 a 1984 - Licenciado em Matemática
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1982 a 1986 - Licenciado em Pedagogia
    Universidade La Salle - Canoas
  • Graduação - Periodo: 1979 a 1981 - Licenciado em Ciências
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1975 a 1978 - Teologia
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ensino Médio - Periodo: 1972 a 1974 - Centro Educacional La Salle
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1967 a 1971 - Colégio La Salle

Atuação Profissional

  • Associação Brasileira de Educações Lassalistas- / Periodo: 2015 a atual
  • Centro Educacional La Salle Manaus- / Periodo: 2002 a 2005
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO- / Periodo: 2015 a atual
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO- / Periodo: 2015 a atual
  • Colégio Nossa Senhora do Carmo- / Periodo: 1987 a 1989
  • Conferencia dos Religiosos do Brasil- / Periodo: 2016 a atual
  • Conferencia dos Religiosos do Brasil- / Periodo: 2010 a 2016
  • Conhecimento & Diversidade- / Periodo: 2016 a 2016
  • CONHECIMENTO & DIVERSIDADE- / Periodo: 2018 a atual
  • CONHECIMENTO & DIVERSIDADE- / Periodo: 2015 a atual
  • CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS- / Periodo: 2003 a 2004
  • Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Niteroi - RJ- / Periodo: 2015 a 2017
  • DIÁLOGO (CANOAS)- / Periodo: 2017 a atual
  • Escola Irmão Miguel La Salle- / Periodo: 1985 a 1986
  • Escola La Salle do Rio de Janeiro- / Periodo: 2015 a atual
  • Escola Tricentenário La Salle- / Periodo: 1991 a 1992
  • Faculdade de Tecnologia La Salle - Estrela- / Periodo: 2008 a 2009
  • Faculdade La Salle- / Periodo: 2004 a 2005
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2019 a atual
  • PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2019 a atual
  • PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2019 a atual
  • PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2019 a atual
  • PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2012 a 2014
  • Província La Salle Brasil Chile- / Periodo: 2015 a atual
  • Província Lassalista de Porto Alegre- / Periodo: 1996 a 2001
  • Región Latina Americana Lasallista- / Periodo: 1997 a 2001
  • Revista de Educação ANEC- / Periodo: 2018 a atual
  • ROTEIRO (UNOESC)- / Periodo: 2017 a atual
  • Sociedade Porvir Cientifico- / Periodo: 2006 a 2009
  • Sociedade Porvir Científico- / Periodo: 2015 a atual
  • União Brasíliense de Educação e Cultura- / Periodo: 2012 a 2018
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2018
  • Universidade Católica de Petrópolis- / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Federal do Amazonas- / Periodo: 2004 a 2004
  • Universidade La Salle - Canoas- / Periodo: 2018 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • A implantação da Base Nacional Comum Curricular como uma política pública articulada ao ideário do direito a educação de qualidade: perspectivas e desafios para a sua efetivação na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita
      A pesquisa-ação colaborativa, em desenvolvimento, tem como problema de investigação: Quais são as perspectivas e os desafios que a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto uma política pública articulada ao ideário do direito a educação de qualidade, traz para a ação educativa na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita e de que forma a pesquisa-ação colaborativa pode contribuir para que esta implantação ocorra de forma reflexiva e participativa? A revitalização da organização curricular pressupõe revisitar e refletir sobre dimensões tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP), tanto no âmbito da Mantenedora quanto das suas mantidas; as concepções docentes acerca do currículo e, no caso em tela, da BNCC; as demandas formativas do coletivo docente para a efetivação desse currículo na ação educativa. O referencial teórico está constituído por meio de um diálogo com autores que discutem as temáticas que permeiam a investigação. Fundamentado na ideia dos movimentos espirais reflexivos, próprios da pesquisa-ação colaborativa, o estudo será realizado em três fases articuladas. Na primeira, em andamento, o foco recai sobre a revitalização do PPP da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e do conjunto de 17 escolas da Rede Municipal. Na segunda, a ênfase está na elaboração dos planos de estudos (por meio de matrizes de competências). Na terceira, a prioridade é a elaboração de matrizes de avaliação por competências. Os protagonistas do estudo são: os integrantes da equipe de gestão, no âmbito da SMEC; os integrantes da equipe de gestão de cada escola; os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; os estudantes líderes de turma e os integrantes do Conselho Escolar de cada escola. Os dados coletados, por meio da análise documental, do questionário, da observação e dos registros no Diário de Campo serão realizados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Almeja-se com os resultados do estudo: a) a consolidação da relação entre a Universidade e a Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita, estabelecendo uma rede de cooperação em prol da efetivação do direito a educação de qualidade, b) a constituição de redes de aprendizagem alicerçadas nos princípios da auto e hetero-formação, do prático reflexivo, da postura investigativa e dialógica sobre o fazer educativo, da sistematização e da socialização dos saberes (re)construídos colaborativamente; c) a revitalização dos dispositivos orientadores da ação educativa, no âmbito da SMEC e das escolas; d) a formação continuada e a reflexão sobre a ação educativa na Rede Municipal.
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Unidades Educativas
    • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Italiano: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de Produção2016201720182019Total
    Participação em Banca de Doutorado00314
    Participação em Banca de Exame de Qualificação22127
    Participação em Banca de Mestrado21104
    Total435315

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Participação em Congresso2241614056
    Participação em Encontro16324429
    Participação em Oficina001001
    Participação em Seminário9453425
    Participação em Simpósio120115
    Total481324229116

    Orientação

    Tipo de Produção201720182019Total
    Orientação em Andamento de Doutorado0303
    Orientações Concluídas para Doutorado0011
    Outras Orientações Concluídas1001
    Total1315

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Prêmios3115414
    Total3115414

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Apresentação de Trabalho6992644112
    Artigo Publicado9678232
    Capitulo de Livro Publicado5144115
    Curso de Curta Duração Ministrado500005
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional000011
    Editoração010012
    Livro Publicado ou Organizado9011213
    Organização de Evento11343021
    Outras Participações em Eventos e Congressos400116
    Participação em Olimpiadas000011
    Programa de Rádio ou TV5312718
    Texto em Jornal ou Revista1032454118
    Trabalho em Eventos71191937
    Total22726662933381

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Prefacio Posfacio17111323
    Trabalho Técnico9614020
    Total26725343