This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Jardelino Menegat
Citações | MENEGAT, J.;MENEGAT, JARDELINO |
Curso/Programa | Reitoria |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a 2017 - Universidade Federal Fluminense
- Doutorado - Periodo: 2014 a 2016 - Educação
Universidade La Salle - Canoas - Doutorado - Periodo: 2013 a 2017 - ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA - Mestrado - Periodo: 2003 a 2004 - Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 1988 a 1988 - Metodologia de Ensino
Universidade La Salle - Canoas - Especialização - Periodo: 1986 a 1987 - Recursos Humanos para Adm. e Sup. de Escolas
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Especialização - Periodo: 1988 a 1989 - Administração da Educação
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Especialização - Periodo: 2005 a 2006 - MBA - Executivo em Administração de Empresas
Fundação Getúlio Vargas - Especialização - Periodo: 2005 a 2006 - MBA - EXECUTIVO INTERNACIONAL - IRVINE
Fundação Getúlio Vargas - Graduação - Periodo: 1981 a 1984 - Licenciado em Matemática
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Graduação - Periodo: 1982 a 1986 - Licenciado em Pedagogia
Universidade La Salle - Canoas - Graduação - Periodo: 1979 a 1981 - Licenciado em Ciências
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Graduação - Periodo: 1975 a 1978 - Teologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Ensino Médio - Periodo: 1972 a 1974 - Centro Educacional La Salle
- Ensino Fundamental - Periodo: 1967 a 1971 - Colégio La Salle
Atuação Profissional
- Associação Brasileira de Educações Lassalistas- / Periodo: 2015 a atual
- Centro Educacional La Salle Manaus- / Periodo: 2002 a 2005
- CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO- / Periodo: 2015 a atual
- CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO- / Periodo: 2015 a atual
- Colégio Nossa Senhora do Carmo- / Periodo: 1987 a 1989
- Conferencia dos Religiosos do Brasil- / Periodo: 2016 a atual
- Conferencia dos Religiosos do Brasil- / Periodo: 2010 a 2016
- Conhecimento & Diversidade- / Periodo: 2016 a 2016
- CONHECIMENTO & DIVERSIDADE- / Periodo: 2018 a atual
- CONHECIMENTO & DIVERSIDADE- / Periodo: 2015 a atual
- CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS- / Periodo: 2003 a 2004
- Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Niteroi - RJ- / Periodo: 2015 a 2017
- DIÁLOGO (CANOAS)- / Periodo: 2017 a atual
- Escola Irmão Miguel La Salle- / Periodo: 1985 a 1986
- Escola La Salle do Rio de Janeiro- / Periodo: 2015 a atual
- Escola Tricentenário La Salle- / Periodo: 1991 a 1992
- Faculdade de Tecnologia La Salle - Estrela- / Periodo: 2008 a 2009
- Faculdade La Salle- / Periodo: 2004 a 2005
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2019 a atual
- PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2019 a atual
- PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2019 a atual
- PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2019 a atual
- PROVINCIA LA SALLE BRASIL-CHILE- / Periodo: 2012 a 2014
- Província La Salle Brasil Chile- / Periodo: 2015 a atual
- Província Lassalista de Porto Alegre- / Periodo: 1996 a 2001
- Región Latina Americana Lasallista- / Periodo: 1997 a 2001
- Revista de Educação ANEC- / Periodo: 2018 a atual
- ROTEIRO (UNOESC)- / Periodo: 2017 a atual
- Sociedade Porvir Cientifico- / Periodo: 2006 a 2009
- Sociedade Porvir Científico- / Periodo: 2015 a atual
- União Brasíliense de Educação e Cultura- / Periodo: 2012 a 2018
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2018
- Universidade Católica de Petrópolis- / Periodo: 2017 a atual
- Universidade Federal do Amazonas- / Periodo: 2004 a 2004
- Universidade La Salle - Canoas- / Periodo: 2018 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- A implantação da Base Nacional Comum Curricular como uma política pública articulada ao ideário do direito a educação de qualidade: perspectivas e desafios para a sua efetivação na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita
A pesquisa-ação colaborativa, em desenvolvimento, tem como problema de investigação: Quais são as perspectivas e os desafios que a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto uma política pública articulada ao ideário do direito a educação de qualidade, traz para a ação educativa na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita e de que forma a pesquisa-ação colaborativa pode contribuir para que esta implantação ocorra de forma reflexiva e participativa? A revitalização da organização curricular pressupõe revisitar e refletir sobre dimensões tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP), tanto no âmbito da Mantenedora quanto das suas mantidas; as concepções docentes acerca do currículo e, no caso em tela, da BNCC; as demandas formativas do coletivo docente para a efetivação desse currículo na ação educativa. O referencial teórico está constituído por meio de um diálogo com autores que discutem as temáticas que permeiam a investigação. Fundamentado na ideia dos movimentos espirais reflexivos, próprios da pesquisa-ação colaborativa, o estudo será realizado em três fases articuladas. Na primeira, em andamento, o foco recai sobre a revitalização do PPP da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e do conjunto de 17 escolas da Rede Municipal. Na segunda, a ênfase está na elaboração dos planos de estudos (por meio de matrizes de competências). Na terceira, a prioridade é a elaboração de matrizes de avaliação por competências. Os protagonistas do estudo são: os integrantes da equipe de gestão, no âmbito da SMEC; os integrantes da equipe de gestão de cada escola; os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; os estudantes líderes de turma e os integrantes do Conselho Escolar de cada escola. Os dados coletados, por meio da análise documental, do questionário, da observação e dos registros no Diário de Campo serão realizados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Almeja-se com os resultados do estudo: a) a consolidação da relação entre a Universidade e a Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita, estabelecendo uma rede de cooperação em prol da efetivação do direito a educação de qualidade, b) a constituição de redes de aprendizagem alicerçadas nos princípios da auto e hetero-formação, do prático reflexivo, da postura investigativa e dialógica sobre o fazer educativo, da sistematização e da socialização dos saberes (re)construídos colaborativamente; c) a revitalização dos dispositivos orientadores da ação educativa, no âmbito da SMEC e das escolas; d) a formação continuada e a reflexão sobre a ação educativa na Rede Municipal.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Unidades Educativas
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Italiano: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 0 | 0 | 3 | 1 | 4 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 2 | 2 | 1 | 2 | 7 |
Participação em Banca de Mestrado | 2 | 1 | 1 | 0 | 4 |
Total | 4 | 3 | 5 | 3 | 15 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 22 | 4 | 16 | 14 | 0 | 56 |
Participação em Encontro | 16 | 3 | 2 | 4 | 4 | 29 |
Participação em Oficina | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 9 | 4 | 5 | 3 | 4 | 25 |
Participação em Simpósio | 1 | 2 | 0 | 1 | 1 | 5 |
Total | 48 | 13 | 24 | 22 | 9 | 116 |
Orientação
Tipo de Produção | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 3 | 0 | 3 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 0 | 0 | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 1 | 0 | 0 | 1 |
Total | 1 | 3 | 1 | 5 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Prêmios | 3 | 1 | 1 | 5 | 4 | 14 |
Total | 3 | 1 | 1 | 5 | 4 | 14 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 69 | 9 | 26 | 4 | 4 | 112 |
Artigo Publicado | 9 | 6 | 7 | 8 | 2 | 32 |
Capitulo de Livro Publicado | 5 | 1 | 4 | 4 | 1 | 15 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Editoração | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 9 | 0 | 1 | 1 | 2 | 13 |
Organização de Evento | 11 | 3 | 4 | 3 | 0 | 21 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 0 | 0 | 1 | 1 | 6 |
Participação em Olimpiadas | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 5 | 3 | 1 | 2 | 7 | 18 |
Texto em Jornal ou Revista | 103 | 2 | 4 | 5 | 4 | 118 |
Trabalho em Eventos | 7 | 1 | 19 | 1 | 9 | 37 |
Total | 227 | 26 | 66 | 29 | 33 | 381 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Prefacio Posfacio | 17 | 1 | 1 | 1 | 3 | 23 |
Trabalho Técnico | 9 | 6 | 1 | 4 | 0 | 20 |
Total | 26 | 7 | 2 | 5 | 3 | 43 |