Edilene Simões Costa dos Santos

CitaçõesCOSTA, Edilene S.
Curso/ProgramaEspecialização em Educação Matemática
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1998 a 2000 - Manejo e Conservação de Recursos Ambientais
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Graduação - Periodo: 1982 a 1985 - Ciências Habilitação Em Matemática
    Centro de Ensino Unificado de Brasília Faculdade de Filosofia Ciências e Le

Atuação Profissional

  • Colégio Militar de Brasília- / Periodo: 1983 a 1986
  • Escola de 2º Grau Cera Senar- / Periodo: 1994 a 1998
  • Escola Particular de 1º e 2º Grau Irene Cicalise- / Periodo: 1995 a 2002
  • Faculdade Fortium- / Periodo: 2006 a 2008
  • Faculdade Fortium- / Periodo: 2006 a 2006
  • Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1986 a 1990
  • Instituto de Educação de Gestão Pública- / Periodo: 2011 a 2011
  • Instituto de Ensino Superior de Brasília- / Periodo: 2005 a 2005
  • Instituto de Ensino Superior de Brasília- / Periodo: 2004 a 2005
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2013 a 2013
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2012 a 2012
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2010 a 2010
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2010 a 2010
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2010 a 2010
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2008 a 2009
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2007 a 2008
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2007 a 2007
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2006 a 2006
  • Perspectivas da Educação Matemática- / Periodo: 2016 a atual
  • Perspectivas da Educação Matemática- / Periodo: 2016 a 2016
  • Secretaria de Estado de Educação de MS- / Periodo: 1993 a 2003
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2011
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2011
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a 2010
  • Universidade Estadual de Goiás- / Periodo: 2005 a 2005
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2002 a 2002
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2001 a 2001
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2000 a 2000
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1999 a 2000
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1998 a 1998
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1997 a 1998
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1995 a 1996
  • Universidade Federal de São Paulo- / Periodo: 2014 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970.
      A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, é reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA NOS SÉCULOS XIX-XX: ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE O BRASIL E A FRANÇA.
      A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, é reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • PRÁTICAS E SABERES ESCOLARES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ELEMENTAR NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
      O objetivo deste projeto é analisar aspectos históricos relacionados à cultura material escolar no caso específico do ensino primário da Aritmética em instituições escolares brasileiras no período delimitado de 1870 a 1950. Mais especificamente, a intenção é analisar elementos epistemológicos e didáticos através de recursos didáticos do ensino da Aritmética, difundidos para uso pedagógico em escolas primárias brasileiras, bem como em instituições formadoras de professores primários. O referencial adotado para fazer a análise teórica envolve conceitos propostos por André Chervel e Roger Chartier, articulando aspectos específicos da disciplina focalizada e o efetivo campo de produção e apropriação docente. A análise histórica dos objetos analisados será conduzida em sintonia com análise de livros didáticos que circularam no período focalizado, assim como em programas de ensino e regulamentos prescritos para a orientação da instrução primária da época. Em sintonia com os aspectos matemáticos, será analisada a legislação do período mencionado, quanto aos aspectos específicos do ensino da Aritmética. A identificação de aspectos históricos é concebida nesta pesquisa em sintonia com aspectos didáticos, assim como com os métodos de ensino propostos para o ensino do tema, sem perder de vista os aspectos conceituais referentes à disciplina objeto de estudo.
      Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • X SESEMAT ? SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
      O Seminário Sul Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) é um evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat). No realizado em 2016 trabalhamos e alcançamos os seguintes objetivos: (1) apresentar pesquisas, teses e dissertações que estão sendo realizadas na área de Educação Matemática; (2) divulgar de informações científicas do interesse dos professores que ensinam matemática e pesquisadores da área de educação Matemática; (3)Possibilitar reflexões de cunho teórico-metodológico acerca da Educação Matemática como área de estudo; (4)Propor um ambiente de discussão científica; (5) Propor a qualificação da prática docente; (6) Contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes;(7) Difundir a Educação Matemática entre professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior e entre alunos de graduação.(8) Fomentar ações voltadas para a formação continuada dos educadores matemáticos.
      Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

    Áreas de Atuação

    • Ciências Exatas e da Terra :: Matemática :: Álgebra ::
    • Ciências Exatas e da Terra :: Matemática :: Matemática Aplicada :: Física Matemática
    • Ciências Exatas e da Terra :: Probabilidade e Estatística :: Estatística ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Currículo ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Banca Julgadora para Concurso Público202
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização404
    Participação em Banca de Exame de Qualificação066
    Participação em Banca de Graduação16016
    Participação em Banca de Mestrado202
    Total24630

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Participação em Congresso516
    Participação em Encontro314
    Participação em Seminário325
    Total11415

    Orientação

    Tipo de Produção2016Total
    Orientação em Andamento de Mestrado22
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Apresentação de Trabalho24832
    Artigo Publicado213
    Capitulo de Livro Publicado303
    Curso de Curta Duração Ministrado17219
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional202
    Livro Publicado ou Organizado101
    Organização de Evento718
    Outras Participações em Eventos e Congressos303
    Outras Produções Bibliográfica101
    Trabalho em Eventos24428
    Total8416100

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Outra Produção Técnica101
    Trabalho Técnico011
    Total112