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Edilene Simões Costa dos Santos
Citações | COSTA, Edilene S. |
Curso/Programa | Especialização em Educação Matemática |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - Educação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 1998 a 2000 - Manejo e Conservação de Recursos Ambientais
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Graduação - Periodo: 1982 a 1985 - Ciências Habilitação Em Matemática
Centro de Ensino Unificado de Brasília Faculdade de Filosofia Ciências e Le
Atuação Profissional
- Colégio Militar de Brasília- / Periodo: 1983 a 1986
- Escola de 2º Grau Cera Senar- / Periodo: 1994 a 1998
- Escola Particular de 1º e 2º Grau Irene Cicalise- / Periodo: 1995 a 2002
- Faculdade Fortium- / Periodo: 2006 a 2008
- Faculdade Fortium- / Periodo: 2006 a 2006
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1986 a 1990
- Instituto de Educação de Gestão Pública- / Periodo: 2011 a 2011
- Instituto de Ensino Superior de Brasília- / Periodo: 2005 a 2005
- Instituto de Ensino Superior de Brasília- / Periodo: 2004 a 2005
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2013 a 2013
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2012 a 2012
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2010 a 2010
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2010 a 2010
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2010 a 2010
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2008 a 2009
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2007 a 2008
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2007 a 2007
- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- / Periodo: 2006 a 2006
- Perspectivas da Educação Matemática- / Periodo: 2016 a atual
- Perspectivas da Educação Matemática- / Periodo: 2016 a 2016
- Secretaria de Estado de Educação de MS- / Periodo: 1993 a 2003
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2014
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2011
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2011
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a 2010
- Universidade Estadual de Goiás- / Periodo: 2005 a 2005
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2002 a 2002
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2001 a 2001
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 2000 a 2000
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1999 a 2000
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1998 a 1998
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1997 a 1998
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1995 a 1996
- Universidade Federal de São Paulo- / Periodo: 2014 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970.
A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, é reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA NOS SÉCULOS XIX-XX: ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE O BRASIL E A FRANÇA.
A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, é reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - PRÁTICAS E SABERES ESCOLARES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ELEMENTAR NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
O objetivo deste projeto é analisar aspectos históricos relacionados à cultura material escolar no caso específico do ensino primário da Aritmética em instituições escolares brasileiras no período delimitado de 1870 a 1950. Mais especificamente, a intenção é analisar elementos epistemológicos e didáticos através de recursos didáticos do ensino da Aritmética, difundidos para uso pedagógico em escolas primárias brasileiras, bem como em instituições formadoras de professores primários. O referencial adotado para fazer a análise teórica envolve conceitos propostos por André Chervel e Roger Chartier, articulando aspectos específicos da disciplina focalizada e o efetivo campo de produção e apropriação docente. A análise histórica dos objetos analisados será conduzida em sintonia com análise de livros didáticos que circularam no período focalizado, assim como em programas de ensino e regulamentos prescritos para a orientação da instrução primária da época. Em sintonia com os aspectos matemáticos, será analisada a legislação do período mencionado, quanto aos aspectos específicos do ensino da Aritmética. A identificação de aspectos históricos é concebida nesta pesquisa em sintonia com aspectos didáticos, assim como com os métodos de ensino propostos para o ensino do tema, sem perder de vista os aspectos conceituais referentes à disciplina objeto de estudo.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - X SESEMAT ? SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
O Seminário Sul Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) é um evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat). No realizado em 2016 trabalhamos e alcançamos os seguintes objetivos: (1) apresentar pesquisas, teses e dissertações que estão sendo realizadas na área de Educação Matemática; (2) divulgar de informações científicas do interesse dos professores que ensinam matemática e pesquisadores da área de educação Matemática; (3)Possibilitar reflexões de cunho teórico-metodológico acerca da Educação Matemática como área de estudo; (4)Propor um ambiente de discussão científica; (5) Propor a qualificação da prática docente; (6) Contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes;(7) Difundir a Educação Matemática entre professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior e entre alunos de graduação.(8) Fomentar ações voltadas para a formação continuada dos educadores matemáticos.
Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Matemática :: Álgebra ::
- Ciências Exatas e da Terra :: Matemática :: Matemática Aplicada :: Física Matemática
- Ciências Exatas e da Terra :: Probabilidade e Estatística :: Estatística ::
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 2 | 0 | 2 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 4 | 0 | 4 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 0 | 6 | 6 |
Participação em Banca de Graduação | 16 | 0 | 16 |
Participação em Banca de Mestrado | 2 | 0 | 2 |
Total | 24 | 6 | 30 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 5 | 1 | 6 |
Participação em Encontro | 3 | 1 | 4 |
Participação em Seminário | 3 | 2 | 5 |
Total | 11 | 4 | 15 |
Orientação
Tipo de Produção | 2016 | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 24 | 8 | 32 |
Artigo Publicado | 2 | 1 | 3 |
Capitulo de Livro Publicado | 3 | 0 | 3 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 17 | 2 | 19 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 0 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 0 | 1 |
Organização de Evento | 7 | 1 | 8 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 0 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 24 | 4 | 28 |
Total | 84 | 16 | 100 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 1 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 0 | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 | 2 |