Wesley Cândido de Melo

CitaçõesMELO, W. C.;MELO, WESLEY CANDIDO DE
Curso/ProgramaLicenciatura Física
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Física

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2017 a atual - Transportes
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2013 a 2015 - Transportes
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2006 a 2007 - Matemática e Estatística
    Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológias
  • Graduação - Periodo: 2001 a 2006 - Licenciatura em Física
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Colégio Isaac Newton - Ltda- / Periodo: 2002 a 2008
  • Colégio Marista Champagnat- / Periodo: 2008 a 2012
  • Serviço Social do Comércio - SESC- / Periodo: 2008 a 2010
  • UNIPLAN- / Periodo: 2013 a 2016
  • United Nations Education, Scientific and Cultural Organization- / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Paulista- / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Paulista- / Periodo: 2009 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • ?Barreiras Acústicas como Medida de Mitigação dos Ruídos Gerados Pelo Tráfego Rodoviário no DF
      A pesquisa tem como principal foco visa analisar as mudanças nos cenários acústicos de cidades, bairros ou municípios após a implantação de barreiras acústicas contornando as principais rodovias com alto volume de tráfego. Através de simulações computacionais, pretende-se obter com softwares de modelagem acústicas, mapas de ruídos e de conformidade que confrontem os níveis de pressão sonora provenientes das avenidas com a legislação vigente.
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Alterações no Clima Acústico Devido à Expansão do Tráfego Aéreo Brasileiro: Estudo de Caso do AIB
      A evolução do transporte aéreo tem seguido uma tendência crescente há várias décadas. A necessidade da ampliação das principais estruturas brasileira é incontestável, com o advento dos grandes eventos esportivos programados para ocorrer no Brasil nos próximos anos, esta necessidade fica potencializada. Neste contexto tem-se o Aeroporto Internacional de Brasília (AIB), que é o terceiro em movimentação de aeronaves e de passageiros no Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado ponto de conexão para destinos em todo o país, estima-se que em 2018 este aeródromo atenda cerca de 25 milhões de passageiros por ano. Nos últimos anos a sociedade tem pressionado para que o desenvolvimento do setor respeite padrões de sustentabilidade. Este posicionamento reflete a preocupação social crescente com os impactos negativos que este modal impõe à comunidade residente na região circunvizinha aos aeródromos. O aumento do fluxo aeroviário nos principais aeroportos do Brasil versus o adensamento populacional nos centros urbanos e a crescente preocupação da população com a manutenção da qualidade de vida está agravando o conflito entre os vizinhos, gestores dos aeroportos e órgãos ambientais. O principal impacto negativo provocado pelo transporte aéreo é a poluição sonora, que prejudica a qualidade de vida humana, causando: incômodo, perturbação do sono, problemas de pressão sanguínea, risco cardiovascular, interferência no desenvolvimento cognitivo, deficiência auditiva, perda de produtividade e distúrbios de comunicação. Ruído aeroportuário vem afetando cada vez mais as comunidades e causando preocupações nas autoridades públicas e gestores do sistema. Atualmente, verifica-se a ausência de consenso na negociação entre os atores envolvidos em regiões próximas a aeroportos. Além dos impactos ambientais e sociais causados pelo ruído de aeronaves, também deve ser levado em conta os impactos de ordem econômica, vários estudos mostram a desvalorização ocorrida em áreas circunvizi
      Período: 2011 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Qualificação da Gestão Ambiental
      Realizando Atividades de Elaboração de Estudos Sobre Ruído Devido ao Tráfego Veicular na Região Central de Brasília-DF.
      Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Acústica ::
    • Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Física ::
    • Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Planejamento de Transportes ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Participação em Banca de Graduação1412127
    Total1412127

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Participação em Congresso404
    Participação em Encontro213
    Participação em Seminário415
    Total10212

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Outras Orientações Concluídas314
    Total314

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Artigo Publicado101
    Editoração101
    Organização de Evento415
    Outras Participações em Eventos e Congressos202
    Participação em Olimpiadas101
    Trabalho em Eventos10515
    Total19625

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Trabalho Técnico1414
    Total1414