This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Leonardo Monteiro Monasterio
Citações | MONASTERIO, L. M.;Monasterio, Leonardo Monteiro;Monasterio, Leonardo;Monasterio, Leo |
Curso/Programa | Economia de Empresas - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Economia |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a 2016 - University of California, Los Angeles
- Pós-Doutorado - Periodo: 2006 a 2007 - University of London
- Doutorado - Periodo: 1999 a 2002 - Desenvolvimento Econômico
Universidade Federal do Paraná - Mestrado - Periodo: 1992 a 1995 - Economia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Graduação - Periodo: 1987 a 1992 - Ciências Econômicas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Atuação Profissional
- Análise Econômica- / Periodo: 2006 a atual
- Análise (Porto Alegre)- / Periodo: 2006 a atual
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2009 a 2012
- Economia e Sociedade (UNICAMP. Impresso)- / Periodo: 2005 a atual
- Economics and Human Biology- / Periodo: 2006 a atual
- Ensaios FEE- / Periodo: 2004 a atual
- Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas- / Periodo: 2005 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2017 a atual
- História Econômica & História de Empresas- / Periodo: 2008 a atual
- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF- / Periodo: 2009 a atual
- International Regional Science Review- / Periodo: 2007 a atual
- Journal of Geographical Systems (Print)- / Periodo: 2013 a atual
- Journal of Iberian and Latin American Economic History- / Periodo: 2009 a 2009
- Papers in Regional Science- / Periodo: 2008 a atual
- Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro)- / Periodo: 2006 a atual
- Planejamento e Politicas Publicas- / Periodo: 2012 a atual
- Planejamento e Politicas Publicas- / Periodo: 2008 a atual
- Revista ANPEC- / Periodo: 2005 a atual
- Revista de Economia Aplicada- / Periodo: 2006 a atual
- Revista de Economia Contemporânea- / Periodo: 2005 a atual
- Revista Desafios do Desenvolvimento- / Periodo: 2014 a atual
- San Diego State University- / Periodo: 2005 a 2005
- Spatial Economic Analysis- / Periodo: 2009 a atual
- Studies in Regional Science- / Periodo: 2008 a atual
- Universidad Carlos III de Madrid- / Periodo: 2011 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
- Universidade Federal de Pelotas- / Periodo: 1995 a 2009
- Universidade Federal do ABC- / Periodo: 2009 a 2009
- University of California, Los Angeles- / Periodo: 2015 a 2016
- University of Cambridge- / Periodo: 2002 a 2002
- University of London- / Periodo: 2006 a 2007
- Utrecht University- / Periodo: 2017 a 2017
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Análise de microdados dos impactos locais das transferências fiscais
O projeto busca revelar os mecanismos que levam à dissipação das transferências verticais no nível local, mediante a combinação da análise municipal com microdados dos trabalhadores e georreferenciamento dos estabelecimentos. Diversos estudos sobre as transferências fiscais federais para os municípios brasileiros sugerem que essas tendem a serem dissipadas, sem efeitos substantivos sobre o bem-estar local. Contudo, as razões e meandros desses fenômenos não são esclarecidas. Assim, esse projeto se propõe a utilizar os microdados identificados da RAIS-Migra para analisar os impactos de tais transferências na trajetórias individuais dos trabalhadores ao longo do tempo. Padrões na mudança de vínculo, local ou setor de trabalho serão desvelados com o auxílio de análises econométricas de painel de microdadados individuais (2000-2015). Além disso, a combinação desse banco de dados com a já disponível base georreferenciada de estabelecimentos da RAIS permitirá incorporar elementos espaciais sem ter que enfrentar os problemas da arbitrariedade das fronteiras municipais (Modifiable Areal Unit Problem). Mediante tais bancos de dados e técnicas de análise, será possível testar a hipótese de crowding-out do gasto público, quer via atração de trabalhadores do setor privado localmente ou de outros municípios próximos.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Efeitos de longo prazo da imigração para o Brasil na desigualdade regional e social
O objetivo do projeto é avaliar os efeitos de longo prazo da imigração não-ibérica sobre a desigualdade regional e social mediante uma técnica recente e inédita para o caso brasileiro: a distribuição atual dos sobrenomes. Recentemente, sobrenomes têm sido utilizados para examinar a mobilidade social no longo prazo em diversos países do mundo (Clark, 2014). Aplicando as técnicas de machine learning, os nomes dos indivíduos na Rais-Migra e no CadÚnico serão classificados de acordo com a sua ancestralidade. No caso presente, registros históricos que identificam o país de origem dos imigrantes serão input para o treinamento de algoritmos que permitem identificar os padrões textuais de ancestralidade nos nomes dos trabalhadores. Isso permitirá a elaboração de contrafactuais para que sejam estimados os efeitos da imigração sobre a desigualdade regional e social. O projeto está sendo realizado no Departamento de Economia da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Mobilidade social de longo prazo: sobrenomes no Brasil
O objetivo do estudo é estimar a mobilidade social de longo prazo no Brasil. As pesquisas tradicionais tendem a se concentrar apenas na taxa de mudança entre uma geração e com isso superestimam a mobilidade intergeracional. Clark et al (2015) propuseram métodos para estimar tal valor a partir da distribuição dos sobrenomes raros na elite do passado e do presente. O projeto aplicará esses métodos ao caso brasileiro, entre o Império e o tempo atual. Para isso, diversas fontes históricas sobre a composição das elites nacionais serão compiladas e cotejadas com a distribuição atual de status dos sobrenomes em bases de dados de grande escala. O resultado revelará os limites e possibilidades da mobilidade social no longo prazo no Brasil.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Desigualdade regional no longo prazo no Brasil: colonização subsidiada (1824-1918) como experimento natural
O projeto avaliará o impacto local da imigração subsidiada no Brasil, como forma de iluminar a questão mais ampla referente à relação entre instituições e desenvolvimento no longo prazo. A estratégia empírica é analisar as colônias oficiais como um experimento natural, cujos efeitos podem ser identificados com os devidos controles. Trata-se de um aprofundamento e ampliação do trabalho anterior de Carvalho Filho e Monasterio (2011), o qual estudou apenas o Rio Grande do Sul. A ampliação geográfica permitirá identificar novos padrões regionais e explorar os diversos impactos das políticas provinciais/estaduais de imigração. Trata-se de um projeto mais aprofundado, pois incorporará dois aspectos relevantes da localização da atividade econômica: os custos de transporte históricos e a disponibilidade de energia elétrica no começo da industrialização brasileira. Ao incorporar tais dimensões à análise ter-se-á uma visão mais clara, baseada nos métodos econométricos contemporâneos, das origens das desigualdades regionais de longo prazo no Brasil.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Fronteira de Desigualdade Regional: Brasil, China e Índia
Milanovic, Lindert and Williamson (2007) introduced the concept of the ?Inequality Possibility Frontier?. Their starting point is that very poor societies will never display high Gini indexes of personal distribution of income because there is very little surplus to be appropriated by the upper classes of these societies. The Inequality Possibility Frontier is the maximum level of inequality possible at each level of income. This paper extends the concept to cover regional cases. Countries with populations close to subsistence level inevitably display low regional inequality of income per capita. Rising levels of wealth imply higher attainable degrees of regional inequality. The concepts of Regional Inequality Frontier and Regional Inequality Ratio are presented illustrated by the case of Brazil (1872-2008), India (1960-2008), and China (1952-2008).
Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Uma análise cliométrica do bem-estar biológico no Rio Grande do Sul (1889 - 1984)
Análise da evolução das condições biológicas de vida da população do Rio Grande do Sul no longo prazo (1889-1984) através de dados antropométricos.
Período: 2009 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Edital MCT/CNPq 50/2006 - Nova Geografia Econômica, Custos de Transporte e Localização no Brasil (1872-1920)
Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Expectativa de vida por sexo e condição no Rio Grande do Sul de 1872
O projeto busca calcular a expectativa de vida por sexo e por condição (livre ou escravo) com base no Recenseamento Geral de 1872. O método de ARRIAGA será utilizado neste projeto.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Evolução dos indicadores sociais no RS durante o século XX: uma abordagem regional
O projeto busca calcular o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) para os municípios gaúchos no período 1920-1960. Para isso, será preciso levantar indicadores de renda, saúde e educação para os municípios nos anos censitários do periodo. Isto permitirá uma melhor compreensão da evolção das desigualdades espaciais gaúchas durante o século.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Edital Universal CNPQ 01/2002 : O Rio Grande do Sul de 1872: análise do censo paroquial
O projeto trata da digitação e análise e divulgação dos dados Recenseamento Geral de 1872 para as 88 paróquias do Rio Grande do Sul. Essa fonte de dados era considerada perdida e a meta do projeto é o aprofundamento de sua análise com o o instrumental de geoprocessanto.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Fapergs Auxílio Recém-Doutor: Desigualdade, capital social e crescimento econômico
O objetivo do projeto é analisar os determinantes do desempenho das regiões gaúchas no período 1920-2000 com o auxílio do instrumental da econometria espacial.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: Economia Regional e Urbana :: Economia Regional
- Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: Métodos Quantitativos em Economia :: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos
- Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: Teoria Econômica :: História Econômica
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 15 | 2 | 3 | 20 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 6 | 1 | 0 | 7 |
Participação em Banca de Graduação | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Mestrado | 13 | 0 | 2 | 15 |
Total | 35 | 3 | 5 | 43 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 1 | 1 | 2 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 0 | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 2 | 0 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 3 | 1 | 4 |
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado | 1 | 0 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 19 | 1 | 20 |
Total | 26 | 4 | 30 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 11 | 11 |
Total | 11 | 11 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 25 | 2 | 2 | 0 | 29 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 0 | 0 | 3 | 4 |
Artigo Publicado | 29 | 2 | 3 | 0 | 34 |
Capitulo de Livro Publicado | 18 | 0 | 0 | 0 | 18 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Editoração | 5 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Livro Publicado ou Organizado | 5 | 1 | 0 | 0 | 6 |
Organização de Evento | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outras Bancas Julgadoras | 3 | 1 | 1 | 0 | 5 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outras Produções Bibliográfica | 12 | 1 | 0 | 0 | 13 |
Programa de Rádio ou TV | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 |
Relatório de Pesquisa | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 3 | 0 | 0 | 6 |
Trabalho em Eventos | 57 | 3 | 0 | 0 | 60 |
Total | 163 | 15 | 6 | 3 | 187 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | Total |
---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 1 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 15 | 1 | 16 |
Total | 16 | 1 | 17 |