This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Vanessa Terezinha Alves Tentes de Ourofino
Citações | OUROFINO, V. T. A. T.;TENTES, V.A.T.;TENTES, V. T. A.;TENTES, VANESSA TEREZINHA ALVES |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2007 a 2010 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Psicologia
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1991 a 1996 - Psicologia
Centro de Ensino Unificado de Brasília
Atuação Profissional
- Em Si - Psicologia e Desenvolvimento- / Periodo: 2002 a atual
- Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1991 a atual
- Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
Linha de Pesquisa
- Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem
Projetos de Pesquisa
- Educação Inclusiva
Projeto Educação Inclusiva ? Universidade Católica de Brasília O Projeto Educação Inclusiva é uma sub-proposta vinculada ao Projeto de Cooperação MEC-UNESCO-UCB, intitulado Tendências Contemporâneas da Educação, inserido no acordo de cooperação UNESCO-Governo Brasileiro, coordenado pela professora/pesquisadora Dra Vanessa Terezinha Alves Tentes, da Universidade Católica de Brasília. A Pesquisa em Educação Inclusiva tem por finalidade criar oportunidades de conhecimento e discussão acerca da Educação Especial e das várias questões que a envolvem, tais como a educação em direitos humanos, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. Visa contribuir para a valorização das diferenças e da diversidade, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental e possibilitar a reflexão sobre a transformação conceitual e prática do sistema educacional apoiada nos princípios da inclusão educacional e social. O Projeto de Educação Inclusiva implica na responsabilidade de conhecer os cenários, os atores e as necessidades da área, influenciar políticas públicas e contribuir para fazer acontecer o processo de inclusão educacional das pessoas com deficiências, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Deste modo, tem como desafio implementar um conjunto de ações e estratégias de investigação que fomentem a acessibilidade desse público, a fim de garantir-lhe no contexto escolar, o acesso, a permanência e o sucesso em seu desenvolvimento, conforme previsto na legislação vigente e ansiado por estudantes, pais, educadores e sociedade em geral. O atendimento pleno às necessidades educacionais individuais dos estudantes, público da modalidade de Educação Especial, está fundamentado, sobretudo na Lei 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação para o período de 2014 a 2024. Nesse sentido, a Meta 4 do PNE e suas respectivas estratégias visam universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) atendida pela Educação Especial o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Educação Especial e Inclusiva ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Altas Habilidades/Superdotação ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem :: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
Idiomas
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 3 | 0 | 3 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 6 | 0 | 6 |
Participação em Banca de Mestrado | 8 | 1 | 9 |
Total | 17 | 1 | 18 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 17 | 17 |
Participação em Encontro | 12 | 12 |
Participação em Seminário | 5 | 5 |
Participação em Simpósio | 3 | 3 |
Total | 37 | 37 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 11 | 11 |
Total | 12 | 12 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 27 | 27 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 6 | 6 |
Capitulo de Livro Publicado | 5 | 5 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 16 | 16 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 7 | 7 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 3 | 3 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 5 | 5 |
Total | 73 | 73 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 4 | 4 |
Trabalho Técnico | 9 | 9 |
Total | 13 | 13 |