Vanessa Terezinha Alves Tentes de Ourofino

CitaçõesOUROFINO, V. T. A. T.;TENTES, V.A.T.;TENTES, V. T. A.;TENTES, VANESSA TEREZINHA ALVES
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2007 a 2010 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1991 a 1996 - Psicologia
    Centro de Ensino Unificado de Brasília

Atuação Profissional

  • Em Si - Psicologia e Desenvolvimento- / Periodo: 2002 a atual
  • Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1991 a atual
  • Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual

Linha de Pesquisa

  • Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem

Projetos de Pesquisa

  • Educação Inclusiva
    Projeto Educação Inclusiva ? Universidade Católica de Brasília O Projeto Educação Inclusiva é uma sub-proposta vinculada ao Projeto de Cooperação MEC-UNESCO-UCB, intitulado Tendências Contemporâneas da Educação, inserido no acordo de cooperação UNESCO-Governo Brasileiro, coordenado pela professora/pesquisadora Dra Vanessa Terezinha Alves Tentes, da Universidade Católica de Brasília. A Pesquisa em Educação Inclusiva tem por finalidade criar oportunidades de conhecimento e discussão acerca da Educação Especial e das várias questões que a envolvem, tais como a educação em direitos humanos, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. Visa contribuir para a valorização das diferenças e da diversidade, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental e possibilitar a reflexão sobre a transformação conceitual e prática do sistema educacional apoiada nos princípios da inclusão educacional e social. O Projeto de Educação Inclusiva implica na responsabilidade de conhecer os cenários, os atores e as necessidades da área, influenciar políticas públicas e contribuir para fazer acontecer o processo de inclusão educacional das pessoas com deficiências, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Deste modo, tem como desafio implementar um conjunto de ações e estratégias de investigação que fomentem a acessibilidade desse público, a fim de garantir-lhe no contexto escolar, o acesso, a permanência e o sucesso em seu desenvolvimento, conforme previsto na legislação vigente e ansiado por estudantes, pais, educadores e sociedade em geral. O atendimento pleno às necessidades educacionais individuais dos estudantes, público da modalidade de Educação Especial, está fundamentado, sobretudo na Lei 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação para o período de 2014 a 2024. Nesse sentido, a Meta 4 do PNE e suas respectivas estratégias visam universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) atendida pela Educação Especial o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação Especial e Inclusiva ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Altas Habilidades/Superdotação ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem :: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos

Idiomas

  • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Banca de Doutorado303
Participação em Banca de Exame de Qualificação606
Participação em Banca de Mestrado819
Total17118

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1717
Participação em Encontro1212
Participação em Seminário55
Participação em Simpósio33
Total3737

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado11
Orientações Concluídas para Mestrado1111
Total1212

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho2727
Artigo Aceito para Publicação11
Artigo Publicado66
Capitulo de Livro Publicado55
Curso de Curta Duração Ministrado1616
Organização de Evento11
Outras Participações em Eventos e Congressos77
Outras Produções Bibliográfica11
Programa de Rádio ou TV33
Texto em Jornal ou Revista11
Trabalho em Eventos55
Total7373

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica44
Trabalho Técnico99
Total1313