Ana Carolina Kalume Maranhão

CitaçõesKALUME, Ana Carolina;MARANHAO, A. C. K.
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2011 a 2014 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2004 a 2004 - Bioética
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1999 a 2003 - Comunicação Social
    Centro Universitário de Brasília

Atuação Profissional

  • ACT Brasil Edições- / Periodo: 2006 a 2009
  • ACT Brasil Edições- / Periodo: 2006 a 2009
  • Brazilian Journalism Research (BJR)- / Periodo: 2016 a atual
  • Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - Ministério da Saúde- / Periodo: 2003 a 2004
  • Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - Ministério da Saúde- / Periodo: 2001 a 2002
  • Editora Equipe de Conservação da Amazônia, ACT Brasil- / Periodo: 2006 a 2009
  • Editora Equipe de Conservação da Amazônia, ACT Brasil- / Periodo: 2006 a 2009
  • Euroamericana- / Periodo: 2008 a 2012
  • Faculdade Brasília deTecnologia, Ciências e Educação- / Periodo: 2007 a 2008
  • Faculdade Senac DF- / Periodo: 2009 a 2014
  • Federação das Indústrias do Distrito Federal- / Periodo: 2000 a 2000
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2015 a 2015
  • Grupo Informe Comunicação Integrada- / Periodo: 2004 a 2005
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2009 a 2010
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF- / Periodo: 2001 a 2001
  • Jornal Correio Braziliense- / Periodo: 2002 a 2003
  • Jornal de Brasília- / Periodo: 2005 a 2006
  • Redes.com (Sevilla)- / Periodo: 2017 a atual
  • Redes.com (Sevilla)- / Periodo: 2013 a atual
  • Revista Augustus (Rio de Janeiro. Impresso)- / Periodo: 2014 a atual
  • Secretaria de Estado de Saúde Pública do Distrito Federal- / Periodo: 2003 a 2003
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2014
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a 2011
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- / Periodo: 2014 a 2014

Linha de Pesquisa

  • Gestão e Produção Editorial
  • Novas Metodologias de Aprendizagem
  • Tecnologias da Informação e Comunicação

Projetos de Pesquisa

  • Aprendizagem baseada em problemas e projetos associado ao e-learning: pesquisa e aplicações de novas metodologias educacionais colaborativas com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
    Projeto voltado para disseminação do conhecimento em instituições federais de ensino tendo como referência a utilização de metodologia de aprendizagem baseada na resolução de problemas (PBL), em conjunto com e-learning, que centra suas ações no ensino, pesquisa e extensão. Isto será feito através do desenvolvimento de cursos de extensão para docentes, desenvolvimento de cursos de extensão em conteúdo digital, projetos de pesquisa sobre design instrucional e PBL, desenvolvimento de conteúdos interativos para EaD. O projeto visa tanto a utilização da tecnologia disponível para a relação ensino-aprendizagem, quanto a aproximação metodológica necessária para o desenvolvimento de ações voltadas ao suporte e evolução do ensino tradicional rumo a uma aprendizagem ativa em e-learning.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Pesquisa e aplicações de novas metodologias educacionais colaborativas com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
    O projeto agrega uma proposta multidisciplinar envolvendo quatro áreas do conhecimento: Design, Comunicação, Educação e Engenharia Elétrica e Mecânica, onde serão utilizados recursos advindos das Tecnologias da Informação e Comunicação para o desenvolvimento de experiências inovadoras para Educação à distância via dispositivos móveis. O projeto prevê a disseminação de novas possibilidades de aplicações envolvendo dispositivos móveis com base em metodologias colaborativas e estudos de redes sociais.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Cidadania Digital: Redes Sociais baseada nas Tecnologias da Informação e Comunicação
    As possibilidades abertas pelas novas tecnologias à construção coletiva do desenvolvimento local apresentam como necessária a interação cidadã com os novos sistemas modernos de comunicação, a cooperação e a organização de redes cívicas e, sobretudo, o desenho da organização com base na criatividade individual e em grupo
    Período: 2006 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Suporte Técnico-metodológico à Rede de Incubadoras Brasil Criativo
    O projeto é uma cooperação com o Ministério da Cultura - Secretaria de Economia Criativa que visa oferecer suporte técnico-metodológico à implantação da rede de incubadoras do programa Brasil Criativo, com foco na consolidação da gestão e da sustentabilidade das 13 incubadoras que serão implantadas, a partir das vocações, realidades, oportunidades e demandas específicas de cada estado brasileiro beneficiado.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Observatório de Migração e Comunicação Intercultural: fluxos transnacionais, interferências locais e uso das TICs
    Este projeto de pesquisa propõe a construção de um observatório sobre migrações contemporâneas para o Brasil com o foco sobre as práticas e os usos das chamadas Tecnologias Informacionais e Comunicacionais, as TICs, entrelaçada ao contexto da globalização. Nossas premissas de pesquisa partem das seguintes perguntas: podemos qualificar os recentes fluxos migratórios para o Brasil como um fenômeno transnacional? Se sim, qual o papel das TICs nas trocas informacionais entre os migrantes? Elas participam na formulação de estratégias lançadas para ingressar e, em seguida, permanecer no Brasil? Como essas tecnologias interferem no processo de pertencimento do migrante? Identificamos quatro maneiras de atuação das TICs no processo migratório: 1) as mídias sociais ajudam os migrantes a manter fortes os laços com a família e os amigos; 2) as mídias sociais podem fornecer um meio de comunicação com as pessoas relevantes na organização do processo de migração e pertencimento; 3) usando a mídia social, estabelece-se uma nova infraestrutura de laços latentes; 4) as mídias sociais são uma rica fonte de conhecimento interno não oficial sobre a migração. Para esta pesquisa, interessa-nos dois grupos de imigrantes recentes no Brasil, de haitianos e de bengaleses, com o foco daqueles estabelecidos no Distrito Federal.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O Mundo do Trabalho do Profissional de Jornalismo: confrontando alterações no perfil profissional frente a inserção das tecnologias da informação e comunicação
    Na sociedade da informação, o cenário econômico foi de tal modo alterado que fatores como a inovação e conversão do conhecimento em vantagem competitiva são importantes diferenciais. Da mesma forma, regiões, setores econômicos e segmentos sociais são afetados de diferentes formas pela Sociedade da Informação, em função das condições de acesso à informação, da base de conhecimentos à capacidade de empreender e inovar. Para esta expansão também é necessário incremento tecnológico, que permitirá melhor uso do tempo e espaço, e acima de tudo um corpo de profissionais adaptados a uma nova lógica de produção sobre as práticas jornalísticas. Levando em consideração este cenário, é necessário aprofundar conhecimentos sobre como o desenvolvimento tecnológico apresenta impactos direto no mercado de trabalho, com a necessidade de novas competências, por parte do profissional de jornalismo. O presente projeto propõe o desenvolvimento de um estudo com ênfase no mapeamento de competências e habilidades requeridas do profissional de jornalismo em um cenário de mudanças estruturais propiciado pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Com foco na investigação sobre as mudanças do perfil profissional, empregados em organizações jornalísticas, a presente pesquisa utiliza conceitos de Sociologia da Profissão e conceitos relativos e a aproximação metodológica necessária para a construção de pesquisa quantitativa
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mídia, Migração, Interculturalidade - discursos e imaginários
    Em um país miscigenado como o Brasil, onde os encontros interculturais estão na origem da formação do povo, como se manifesta a interculturalidade quando, num contexto contemporâneo, o país passa a ser cultura receptora de populações historicamente indesejadas como as africanas, latino-americanas e asiáticas? O que motiva essas populações a escolherem o Brasil como destino migratório, como se dá o processo de negociação de pertencimentos uma vez chegado ao Brasil e como o país trata dessas negociações no âmbito midiático? Tendo como meta a resposta a estas perguntas, gostaríamos de analisar o processo migratório desenvolvido pelos novos grupos de migrantes para o Brasil. Desta forma, procuramos distinguir a migração atual da migração histórica, uma vez que se pretende acompanhar o processo de negociação do pertencimento desses grupos na sociedade brasileira, tendo como foco a comunicação intercultural que se estabelece entre as culturas envolvidas, seja a cultura de acolhimento, a cultura das comunidades de imigrantes e a cultura dos recém-chegados. A construção do Observatório de Mídia MídiaMigra constitui parte essencial da pesquisa, a fim de monitorar os sentidos que vêm sendo elaborados na mídia acerca da imigração recente para o Brasil.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Localidade em rede e paisagens urbanas: interfaces móveis em locais públicos suas poéticas, formas de sociabilidade e conexões com o entorno
    A partir do conceito de interface social para tecnologias móveis procura-se pensar esses dispositivos tanto como tecnologias locativas e plataformas de acesso à informação, como também filtros, elementos de controle e organizadores de relações sociais. Analisa-se como os suportes e novas interfaces reconceituam o tipo de relações sociais e os espaços mediados.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de pesquisa sobre o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) dentro das organizações.
    O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) dentro das organizações. O projeto investiga o modo como as TICs organizam-se ou são estruturadas no contexto das organizações e busca evidenciar se os investimentos nesta área são revertidos em ganhos de eficiência, ou melhor, desempenho organizacional.
    Período: 2003 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de pesquisa e desenvolvimento em Políticas e Tecnologias das Comunicações.
    A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como um vetor catalisador para a ampliação do espaço de participação na construção de políticas públicas em saúde no Brasil. Foram pesquisados aspectos ligados a utilização de recursos baseados nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de construção de políticas públicas, a partir das experiências construídas no Conselho Nacional de Saúde. O projeto analisou questões relacionadas às redes de participação política, bem como sua construção e uso. Foram identificadas ligações existentes entre os atores envolvidos, o processo de estruturação das redes de conhecimento e informação e os recursos utilizados com foco na ampliação do espaço de participação para a formulação de políticas públicas em saúde no Brasil.
    Período: 2006 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Novas Metodologias de Aprendizagem ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: TEcnologias da Informação e Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teorias da Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Desenho Industrial :: Produção Editorial ::
  • Engenharias :: Engenharia Elétrica :: Telecomunicações :: Gestão de Projetos de Tecnologia

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização100010
Participação em Banca de Doutorado0011
Participação em Banca de Exame de Qualificação3003
Participação em Banca de Graduação726078
Participação em Banca de Mestrado2002
Total876194

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso9211
Participação em Encontro202
Participação em Seminário415
Total15318

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica134
Orientações em Andamento para Graduação011
Outras Orientações Concluídas21122
Total22527

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho19019
Artigo Publicado15116
Capitulo de Livro Publicado9110
Curso de Curta Duração Ministrado235
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional101
Editoração20020
Organização de Evento12113
Outras Bancas Julgadoras213
Outras Participações em Eventos e Congressos819
Outras Produções Bibliográfica617
Programa de Rádio ou TV202
Texto em Jornal ou Revista14014
Trabalho em Eventos32335
Total14212154

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Mídia Social, Website ou Blog202
Outra Produção Técnica213
Processos e Técnicas202
Software101
Trabalho Técnico9312
Total16420