Danilo César Mota Martins

CitaçõesMARTINS, D. C. M.;MARTINS, DANILO CÉSAR MOTA;MARTINS, DANILO C.M.;MARTINS, DANILO C. M.
Curso/ProgramaOdontologia
TitulaçãoMestrado
ÁreaN.I. :: N.I.

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2020 a atual - Ciências da Saúde
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2017 a 2019 - Ciências da Saúde
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2016 a 2018 - Especialização em Endodontia
    Faculdade do Centro Oeste Paulista
  • Especialização - Periodo: 2020 a 2021 - Odontologia Hospitalar
    Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2019 a 2019 - Harmonização Orofacial
    Instituto Aria - Ciência, tecnologia e inovação
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2015 a 2016 - Cirurgia Oral Menor
    Associação Brasileira de Odontologia
  • Graduação - Periodo: 2013 a 2016 - Odontologia
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Centro Universitário ICESP- / Periodo: 2019 a atual
  • Hospital Santa Lúcia - BRASÍLIA- / Periodo: 2020 a 2022
  • Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal IGESDF- / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2021 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a 2019
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2017
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2014
  • UNIVERSIDADE DE BRASÃ?LIA- / Periodo: 2017 a 2019
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2017 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • ANÁLISE MICROBIOMA E PROTOCOLOS DE TRATAMENTO DE INFECÇÕES DE ORIGEM ODONTOGÊNICA NO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL.
      Novos avanços tecnológicos estão começando a erodir as barreiras para uma compreensão mais completa da fisiologia do biofilme oral e da ecologia, e ao fazê-lo estão começando a fornecer informações para o entendimento das patologias bucais e sua terapêutica (3). Neste contexto, as infecções odontogênicas severas são sempre um risco para os pacientes. Elas continuam a ser um importante problema de saúde pública e tornaram-se um fardo econômico significativo para o sistema de saúde público. O tratamento incorreto ou atrasado geralmente leva a sérias complicações, tais como comprometimento das vias aéreas (27). A propagação da infecção depende de fatores locais e sistêmicos do hospedeiro e da virulência do agente patogênico (3). As intervenções odontológicas precoces, nestes casos, são os principais fatores para minimizar a morbidade e mortalidade de infecções graves (9). Desta forma, pretende-se através da análise do microbioma de exsudatos de pacientes com abcessos orais, juntamente com os dados clínicos, séricos e de tratamento dos pacientes, definir condutas mais precisas de intervenções nos casos dos abcessos orais. Em adição, este projeto utilizará de novas tecnologias como o sequenciamento de DNA e bioinformática, incidindo sobre as evidências atuais, além de propor futuras direções na investigação, diagnóstico e abordagens terapêuticas para esta doença. Todo este conhecimento possibilitará a definição de protocolos de tratamento que permitirão menor tempo de tratamento, menor índice de desenvolvimento de resistência microbiana e menor gasto de investimento público para estes tratamentos. Por fim, este projeto pretende atuar na construção permanente do sistema único de saúde, pela discussão sobre o modelo de atenção, paradigmas do processo saúde-doença e papel do cirurgião-dentista. Objetivo Geral: Avaliar dados clínicos, microbioma e protocolos de tratamento de infecções de origem odontogênicas no Hospital de Base de Brasília e correlacionar estes dados com o desfecho clínico da infecção.
      Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • ESTUDO COMPARATIVO DA ASSOCIAÇÃO SINÉRGICA ENTRE PEPTÍDEO DE DEFESA DO HOSPEDEIRO IDR1002 E CIPROFLOXACINO EM CULTURA DE CÉLULAS PULPARES HUMANAS
      Terapias regenerativas recentes como a revascularização pulpar vem ganhando espaço na endodontia em dentes permanentes imaturos. Porém o uso das medicações difundidas para técnica como a pasta dupla antibiótica (DAP) contendo metronidazol (MTZ) e ciprofloxaxino (CIP) ou tripla antibiótica (TAP) contendo CIP, MTZ e minociclina pode causar resistência, citotoxicidade e manchamento dentinário. Em contrapartida, peptídeos de defesa do hospedeiro (PDHs) podem apresentar atividade antimicrobiana e imunomodulatória, surgindo como uma opção para a revascularização pulpar. Com base em evidências científicas atestando o potencial da molécula antimicrobiana sinérgica em células ATCC de origem de camundongos passou-se a analisar a atividade desta molécula formada pelo peptídeo IDR1002 e Ciprofloxacino, em células humanas de origem pulpar e do ligamento periodontal. O objetivo deste estudo é realizar a avaliação das atividades migratórias e imunomodulatórias da associação antimicrobiana sinérgica composta por IDR1002 e Ciprofloxacino em células humanas pulpares e do ligamento periodontal, em comparação com os resultados obtidos com a pasta duplo antibiótica (DAP), medicação atualmente utilizada nos casos de revascularização pulpar. O estudo será dividido em 6 etapas: 1) Estabelecimento de culturas primárias de células pulpares e células do ligamento periodontal humanas. 2) Avaliação da viabilidade celular de culturas de células pulpares e do ligamento periodontal humanas, na presença da associação sinérgica (IDR1002 e ciprofloxacino) e da pasta DAP. 3)Avaliação da atividade migratória de culturas de células pulpares e do ligamento periodontal humanas, na presença da associação sinérgica (IDR1002 e ciprofloxacino) e da pasta DAP. 4) Avaliação da produção dos mediadores inflamatórios fator de necrose tumoral (TNF)-α, interleucina (IL)-6 e óxido nítrico (NO) nas culturas de células pulpares e do ligamento periodontal, estimuladas com antígenos mortos pelo calor de S. aureus e E. Faecalis, com e sem IFN-, na presença da associação sinérgica (IDR1002 e Ciprofloxacino) e da pasta DAP. 5 )Avaliação da produção do mediador antiinflamatório IL-10, nas culturas de células pulpares e do ligamento periodontal, estimuladas com antígenos mortos pelo calor de S. aureus e E. Faecalis, com e sem IFN-, na presença da associação sinérgica (IDR1002 e Ciprofloxacino) e da pasta DAP. 6) Análise do potencial biotecnológico da associação sinérgica (IDR1002 e ciprofloxacino) para as terapias endodônticas. Em vista disto, uma maior exploração desta associação sinérgica no contexto endodôntico, se faz necessária, uma vez que esta pode fornecer novos caminhos e técnicas que possibilitem melhorias na terapia voltada a revascularização pulpar.
      Período: 2017 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Etiopatogênese da Lesão Perirradicular: Análise Histológica
      O processo de reabsorção óssea consiste em um fator importante para o metabolismo e homeostase do sistema esquelético. Alterações nesse processo ocasionarão um desequilíbrio, podendo desenvolver graves doenças como a lesão perirradicular. O tecido pulpar em condições de normalidade pode ser considerado imunocompetente e tem a capacidade de responder aos estímulos nocivos. No entanto, quando as defesas pulpares são vencidas, instala-se a necrose pulpar. Ocorre então, uma rápida colonização bacteriana no interior do sistema de canais radiculares e região periapical. A presença destes microrganismos desencadeia uma série de alterações perirradiculares mediadas por reações inflamatórias não específicas e/ou respostas imunes específicas, além da destruição óssea. Em vista disto, a busca por terapias com maiores índices de sucesso no tratamento desta patologia se faz necessário, sobretudo no que se refere a extensão precisa da área óssea afetada, aumentando a possibilidade da análise da resposta osteoimunológica, favorecendo a terapêutica endodôntica e propiciando qualidade de vida para os indivíduos acometidos por essa patologia. Por conseguinte, este projeto visa executar análise etiopatogênica das lesões perirradiculares, por meio de análise histológica do infiltrado inflamatório e do quantitativo de osteoclastos diferenciados localmente. Estes resultados contribuirão para avanços científicos na endodontia, uma vez que permite um melhor conhecimento das condições periapicais, nos casos de desenvolvimento de lesão.
      Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Etiopatogênese da lesão perirradicular: Análise Microtomográfica
      O processo de reabsorção óssea consiste em um fator importante para o metabolismo e homeostase do sistema esquelético. Alterações nesse processo ocasionarão um desequilíbrio, podendo desenvolver graves doenças como a lesão perirradicular. O tecido pulpar em condições de normalidade pode ser considerado imunocompetente e tem a capacidade de responder aos estímulos nocivos. No entanto, quando a defesas pulpares são vencidas, instala-se a necrose pulpar. Ocorre então, uma rápida colonização bacteriana no interior do sistema de canais radiculares e região periapical. A presença destes microrganismos desencadeia uma série de alterações perirradiculares mediadas por reações inflamatórias não específicas e/ou respostas imunes específicas, além da destruição óssea. Em vista disto, a busca por terapias com maiores índices de sucesso no tratamento desta patologia se faz necessário, sobretudo no que se refere a extensão precisa da área óssea afetada, aumentando a possibilidade da análise da resposta osteoimunológica, favorecendo a terapêutica endodôntica e propiciando qualidade de vida para os indivíduos acometidos por essa patologia. Dessa forma, o uso da microtomografia, é um mecanismo capaz de auxiliar no diagnóstico e determinação, com maior exatidão, do plano de tratamento a ser realizado, além de auxiliar nas etapas transoperatórias e de acompanhamento de casos na endodontia. Por conseguinte, este projeto visa executar análise etiopatogênica das lesões perirradiculares e explorar o tamanho da área de degradação óssea acometida pela patologia, avaliando o potencial imunomodulatório de acordo com a extensão da área afetada, por meio do levantamento quantitativo de osteoclastos diferenciados localmente. Este estudo será realizado em parceria com o Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, posto que esta instituição oferece linhas de pesquisa e equipamentos específicos (Microtomógrafo Skyscan 1076 micro-CT) fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa e aquisição de resultados efetivos e competentes que contribuirão para os avanços científicos na área de Odontologia.
      Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS ASSOCIADOS A TERAPIA ENDODÔNTICA DE LESÕES PERSISTENTES
      Objetiva-se avaliar o potencial de peptídeos antimicrobianos na terapêutica endodôntica mediante avaliação dos potenciais antimicrobianos, imunomodulatórios e papel na osteoclastogênese. A atividade antimicrobiana será avaliada pela concentrações inibitórias mínimas para Enterococcus faecalis e Candida albicans. Para análise do potencial imunomodulatório dos peptídeos, culturas de células precursoras de osteoclastos serão realizadas seguidas pelos ensaios de viabilidade e proliferação celular e produção das citocinas fator de necrose tumoral (TNF), proteína quimiotática de monócitos 1 (M-CP1) e interleucinas (IL) - 1 alfa, 1 beta, 6, 10 e 12, além do óxido nítrico. Para análise do papel dos peptídeos na diferenciação dos osteoclastos, um modelo de osteoclastogênese in vitro, mediada por rRANKL será utilizado. Serão avaliados o número de osteoclastos diferenciados, seguida pela análise proteômica de culturas contendo células precurssoras e culturas contendo osteoclastos, por nanoUPLC-MSE. Os resultados deste projeto serão definidores quanto à seleção ou exclusão das moléculas testadas como potenciais biotecnológicos, para a criação de novas medicações intra-canais que viabilizem um aumento no sucesso dos tratamentos endodônticos.
      Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Mega Triagem da Turma do bem
      Foi realizado uma Mega Triagem da ONG Turma do Bem, no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga(CEMEIT) no primeiro semestre de 2015, cujo objetivo era favorecer a população carente, por meio de tratamento odontológico gratuito,gerenciado pela ONG Turma do Bem.
      Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA

    Áreas de Atuação

      Idiomas

      • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
      • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

      Banca Julgadora

      Tipo de Produção2018201920202021Total
      Participação em Banca de Graduação11114
      Total11114

      Eventos

      Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182020Total
      Participação em Congresso610018
      Participação em Simpósio011103
      Total6211111

      Orientação

      Tipo de Produção2019Total
      Outras Orientações Concluídas11
      Total11

      Prêmios

      Tipo de ProduçãoAnterior20162018Total
      Prêmios1113
      Total1113

      Produção Bibliográfica

      Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182021Total
      Apresentação de Trabalho5322012
      Artigo Aceito para Publicação000033
      Curso de Curta Duração Ministrado130004
      Outras Participações em Eventos e Congressos100001
      Total7622320